O dissídio de Comandante da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Comandante da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Comandante da Marinha Mercante
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Comandante da Marinha Mercante deve gerenciar operações, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), qualificar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, operar cargas, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais, gerenciar material de bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, verificar a permissão de acesso de terceiros, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, inspecionar as condições de segurança, testar equipamentos de salvatagem, elaborar material didático, ministrar treinamento em terra, transportar passageiros, inspecionar condições de navegabilidade, preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar medicamento de bordo, conduzir embarcação de salvamento, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar comportamento proativo, elaborar apresentações, supervisionar equipe de lastro, demonstrar raciocínio sintético, controlar material de custeio, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar comunicação de bordo, controlar certificados regulamentares de bordo, acionar plano de emergência, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, aplicar legislação, coordenar reuniões de segurança, discriminar cores, coordenar postos de emergência, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar liderança, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, demonstrar criatividade, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, orientar praticante-aluno a bordo, supervisionar postos de manobra de amarração, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar percepção cinemática, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, preparar a unidade para reboque, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, avaliar a quantidade de carga movimentada, avaliar as condições de atracação, avaliar as condições para desatracação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar raciocínio analítico, ministrar treinamento a bordo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar equipe de convés, elaborar conteúdo programático, demonstrar raciocínio matemático, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, coordenar equipe de resgate, controlar temperatura dos tanques, fiscalizar o uso de epi, inspecionar equipamentos de salvatagem, verificar peação da carga, manobrar a embarcação, trabalhar sob pressão, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, demonstrar capacidade de improvisação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, supervisionar operações de carga e descarga, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar postos de manobra de fundeio, operar equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar material de combate à poluição, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade de adaptação, controlar planos de bordo, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), avaliar as condições para amarração, controlar rancho, controlar manuais técnicos de bordo, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar capacidade de negociação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, trabalhar em equipe, avaliar o preparo da tripulação, executar procedimentos para navegação em águas rasas, executar procedimentos para navegação costeira, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), efetuar os registros pertinentes, avaliar estanqueidade dos porões, ministrar aulas de formação profissional, discriminar sons e ruídos, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar operações de resgate, executar procedimentos para navegação em mau tempo, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, fiscalizar a aplicação da legislação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, avaliar as condições de calado, inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar o sms, efetuar auditorias internas, realizar o plano de viagem, controlar certificação da tripulação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, verificar marcação das cargas, consultar legislação, avaliar as condições meteorológicas, operar o sistema de lastro, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar pressão atmosférica dos tanques, elaborar o plano para reboque, supervisionar equipe de combate à poluição, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, testar equipamentos de segurança, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de segurança, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade de autocontrole, acionar plano de contingência, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, avaliar as condições para desamarração, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, orientar a navegação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, tomar decisões, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, orientar estagiário-aluno a bordo, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar seção de câmara, controlar publicações regulamentares de bordo, supervisionar equipe de hotelaria, controlar material de passadiço, operar guincho de reboque, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, conferir certificação da tripulação, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), proferir palestras, definir área segura para trabalho, conferir certificação da embarcação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, realizar manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de navegação, realizar manutenção de equipamentos de segurança, emitir permissão para trabalho, coordenar operações de reboque, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, conduzir embarcação rápida de salvamento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Comandante da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Comandante da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Comandante da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Comandante da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: