O dissídio de Comandante da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Comandante da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Comandante da Marinha Mercante
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Comandante da Marinha Mercante deve demonstrar competências pessoais, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, operar cargas, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal, realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve supervisionar o sms, fiscalizar a aplicação da legislação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar rancho, realizar comunicação de bordo, coordenar operações de reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, discriminar cores, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, inspecionar as condições de segurança, controlar manuais técnicos de bordo, executar procedimentos para navegação em mau tempo, verificar a permissão de acesso de terceiros, avaliar estanqueidade dos porões, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar as condições para amarração, elaborar apresentações, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar a manutenção de equipamentos de segurança, discriminar sons e ruídos, ministrar treinamento a bordo, inspecionar equipamentos de navegação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar navegação de objeto rebocado, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade de improvisação, avaliar as condições de calado, manobrar a embarcação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, coordenar operações de manuseio de âncora, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar temperatura dos tanques, controlar material de custeio, trabalhar sob pressão, executar procedimentos de serviços no porto, definir área segura para trabalho, verificar peação da carga, realizar o plano de viagem, trabalhar em equipe, supervisionar postos de manobra de amarração, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar as condições de atracação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar as condições da carga durante a viagem, avaliar as condições para desatracação, ministrar aulas de formação profissional, controlar pressão atmosférica dos tanques, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, supervisionar postos de manobra de fundeio, inspecionar condições de flutuabilidade, supervisionar equipe de lastro, supervisionar seção de câmara, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, testar equipamentos de salvatagem, elaborar conteúdo programático, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar medicamento de bordo, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade de negociação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de convés, preparar a unidade para reboque, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, consultar legislação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, proferir palestras, avaliar as condições meteorológicas, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, coordenar equipe de resgate, acionar plano de contingência, operar guincho de reboque, controlar atmosfera do tanque, efetuar auditorias internas, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar certificação da tripulação, inspecionar condições de navegabilidade, orientar a navegação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, elaborar material didático, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar equipe de combate à poluição, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, supervisionar equipe de hotelaria, avaliar o preparo da tripulação, orientar estagiário-aluno a bordo, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar comportamento proativo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), elaborar o plano para reboque, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, tomar decisões, conduzir embarcação de salvamento, demonstrar percepção cinemática, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, efetuar os registros pertinentes, operar guincho de manuseio de âncoras, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, conduzir embarcação rápida de salvamento, controlar material de passadiço, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, acionar plano de emergência, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar postos de emergência, emitir permissão para trabalho, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar raciocínio sintético, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de autocontrole, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, coordenar operações de resgate, transportar passageiros, demonstrar liderança, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), operar o sistema de lastro, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar raciocínio analítico, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar publicações regulamentares de bordo, operar equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação costeira, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), demonstrar raciocínio matemático, aplicar legislação, testar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de adaptação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar material de combate à poluição, fiscalizar o uso de epi, coordenar reuniões de segurança, verificar marcação das cargas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, avaliar as condições para desamarração, coordenar operação de controle à poluição, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), executar procedimentos para navegação em águas rasas, efetuar embarque e desembarque da tripulação, conferir certificação da embarcação, controlar planos de bordo, conferir certificação da tripulação, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Comandante da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Comandante da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Comandante da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Comandante da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Segundo Oficial de Náutica
- Inspetor de Terminal
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Inspetor Naval
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Cabotagem
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário
- Agente de Manobra e Docagem
- Prático de Portos da Marinha Mercante