O dissídio de Capitão de Longo Curso (imediato) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 9.495,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

420 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio das Ostras - RJ

R$ 10.323,32

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

183 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.

Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Capitão de Longo Curso (imediato)

O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.

Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.

Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.

Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.

Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.

Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.

Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.

Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.

Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.

Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.

Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.

Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.

Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.

Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.

Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.

Funções do Imediato da marinha mercante

O profissional Capitão de Longo Curso (imediato) deve administrar pessoal, qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, operar cargas, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), realizar inspeção naval a bordo, navegar com segurança, gerenciar operações.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante deve verificar a permissão de acesso de terceiros, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar temperatura dos tanques, elaborar conteúdo programático, controlar epi e epc, manusear cargas a bordo, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar capacidade de autocontrole, operar sistema de posicionamento dinâmico, coordenar reuniões de segurança, operar equipamentos de navegação, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, realizar o plano de viagem, conferir certificação da tripulação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar o preparo da tripulação, realizar comunicação de bordo, orientar estagiário-aluno a bordo, orientar a navegação, discriminar sons e ruídos, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar cobertas de cargas, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar rancho, supervisionar postos de manobra de amarração, avaliar as condições para amarração, demonstrar criatividade, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, fiscalizar o uso de epi, supervisionar operações de carga e descarga, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, preparar a unidade para reboque, demonstrar raciocínio analítico, transportar passageiros, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, demonstrar capacidade de improvisação, controlar material de passadiço, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar as condições para desatracação, supervisionar o sms, controlar material de combate à poluição, controlar atmosfera do tanque, demonstrar liderança, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar operação de controle à poluição, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar equipe de conexão de mangote, controlar planos de bordo, avaliar as condições para desamarração, ministrar treinamento em terra, discriminar cores, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), executar procedimentos para navegação em mau tempo, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, operar rampas de acesso, coordenar operações de reboque, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, operar guincho de manuseio de âncoras, conduzir embarcação de salvamento, controlar medicamento de bordo, executar procedimentos de serviços no porto, controlar publicações regulamentares de bordo, efetuar auditorias internas, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, manobrar a embarcação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de negociação, testar equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar equipe de convés, testar equipamentos de segurança, preparar documentação para despacho da embarcação, verificar compatibilidade de cargas, operar guincho de reboque, avaliar as condições meteorológicas, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, realizar manutenção de equipamentos de navegação, avaliar as condições de calado, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, supervisionar seção de câmara, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, elaborar o plano para reboque, elaborar apresentações, aplicar legislação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de segurança, elaborar material didático, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, proferir palestras, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operações de resgate, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, orientar praticante-aluno a bordo, operar rampas de cargas, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), efetuar embarque e desembarque da tripulação, trabalhar sob pressão, coordenar manutenção de equipamentos de convés, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar certificados regulamentares de bordo, controlar material de custeio, inspecionar condições de flutuabilidade, definir área segura para trabalho, elaborar planos de carregamento descarga, conduzir embarcação rápida de salvamento, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, tomar decisões, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, efetuar embarque e desembarque de passageiros, ministrar aulas de formação profissional, demonstrar raciocínio matemático, supervisionar equipe de combate à poluição, avaliar a quantidade de carga movimentada, efetuar os registros pertinentes, elaborar plano de manuseio da carga, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar pressão atmosférica dos tanques, operar o sistema de lastro, verificar peação da carga, executar procedimentos para navegação com o prático, avaliar as condições de atracação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, coordenar a operação do guincho de reboque, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, verificar marcação das cargas, acionar plano de contingência, operar tampas de escotilha, demonstrar comportamento proativo, fiscalizar a aplicação da legislação, emitir permissão para trabalho, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar as condições da carga durante a viagem, tomar decisões rápidas em situações críticas, ministrar treinamento a bordo, conferir certificação da embarcação, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, consultar legislação, coordenar postos de emergência, demonstrar percepção cinemática, executar procedimentos para navegação costeira, realizar manutenção de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, inspecionar condições de navegabilidade, acionar plano de emergência, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, inspecionar equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de convés, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (imediato) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024

O salário de Capitão de Longo Curso (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 454 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (imediato) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Capitão de Longo Curso (imediato) CBO 215125 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Longo Curso (imediato) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Capitão de Longo Curso (imediato) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 9.141,37 9.495,67 13.400,57 45,27 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato).

Dissídio de Capitão de Longo Curso (imediato) por cidade

Quanto ganha um Capitão de Longo Curso (imediato) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 8.043,62 8.355,37 11.791,35 39,83 5.20%
Macaé, RJ 42 9.853,95 10.235,86 14.445,15 48,27 7.90%
Rio das Ostras, RJ 40 9.938,15 10.323,32 14.568,59 51,93 6.70%
Niterói, RJ 42 7.075,77 7.350,01 10.372,55 34,67 4.90%
São João da Barra, RJ 40 8.240,91 8.560,30 12.080,56 42,80 7.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Longo Curso (imediato). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Capitão de Longo Curso (imediato) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 8.733,34 9.071,82 12.802,42 7.20%
Locação de mão-de-obra temporária 6.705,27 6.965,14 9.829,42 7.50%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 11.390,98 11.832,46 16.698,32 5.80%
Atividades de agenciamento marítimo 7.449,11 7.737,81 10.919,83 7.40%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 12.168,84 12.640,47 17.838,61 4.70%
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes 10.334,41 10.734,94 15.149,47 7.50%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 7.820,46 8.123,56 11.464,21 4.20%
Escafandria e mergulho 8.240,08 8.559,44 12.079,34 8.10%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.840,77 3.989,63 5.630,28 5.00%
Navegação de apoio portuário 2.670,21 2.773,70 3.914,32 7.20%
Atividades de estudos geológicos 8.252,56 8.572,40 12.097,63 7.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 7.668,30 7.965,50 11.241,15 5.30%
Operações de terminais 4.935,23 5.126,50 7.234,67 7.10%
Operador de transporte multimodal - otm 10.171,77 10.566,00 14.911,06 5.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 22.141,85 23.000,00 32.458,29 4.20%
Extração de petróleo e gás natural 12.961,89 13.464,25 19.001,15 4.70%
Serviços de engenharia 17.581,83 18.263,25 25.773,65 6.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 11.826,31 12.284,67 17.336,49 4.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.694,79 5.915,50 8.348,13 8.00%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.973,49 6.205,00 8.756,68 6.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.