O dissídio de Capitão de Longo Curso (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Longo Curso (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Longo Curso (imediato) deve coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, gerenciar operações, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal, gerenciar material de bordo, operar cargas, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve controlar atmosfera do tanque, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar temperatura dos tanques, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), operar guincho de manuseio de âncoras, coordenar operação de controle à poluição, controlar certificação da tripulação, inspecionar equipamentos de convés, ministrar treinamento em terra, conferir certificação da tripulação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, realizar o plano de viagem, operar sistema de posicionamento dinâmico, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar equipe de conexão de mangote, manobrar a embarcação, demonstrar percepção espacial, efetuar os registros pertinentes, avaliar as condições meteorológicas, fiscalizar a aplicação da legislação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, supervisionar o sms, executar procedimentos para navegação em águas rasas, supervisionar seção de câmara, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, controlar as condições da carga durante a viagem, elaborar planos de carregamento descarga, controlar material de custeio, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar certificados regulamentares de bordo, avaliar as condições de atracação, trabalhar em equipe, transportar passageiros, inspecionar equipamentos de navegação, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, elaborar plano de manuseio da carga, proferir palestras, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar as condições de calado, operar equipamentos de navegação, orientar praticante-aluno a bordo, verificar compatibilidade de cargas, executar procedimentos para navegação costeira, emitir permissão para trabalho, demonstrar percepção cinemática, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar operações de manuseio de âncora, elaborar conteúdo programático, efetuar embarque e desembarque da tripulação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, verificar marcação das cargas, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar material de combate à poluição, inspecionar equipamentos de salvatagem, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar operações de resgate, definir área segura para trabalho, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, operar o sistema de lastro, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), preparar a unidade para reboque, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), executar procedimentos de navegação em situações de emergência, avaliar o preparo da tripulação, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, ministrar aulas de formação profissional, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, supervisionar equipe de convés, fiscalizar o uso de epi, ministrar treinamento a bordo, demonstrar criatividade, efetuar auditorias internas, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, orientar a navegação, supervisionar postos de manobra de amarração, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar capacidade de autocontrole, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar as condições para desatracação, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar raciocínio analítico, acionar plano de emergência, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, testar equipamentos de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar rancho, controlar material de passadiço, discriminar cores, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, conduzir embarcação de salvamento, elaborar material didático, orientar estagiário-aluno a bordo, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar a operação do guincho de reboque, avaliar estanqueidade dos porões, avaliar as condições para amarração, executar procedimentos para navegação em mau tempo, conferir certificação da embarcação, demonstrar raciocínio matemático, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, avaliar as condições para desamarração, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar cobertas de cargas, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar raciocínio sintético, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), elaborar o plano para reboque, demonstrar liderança, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, manusear cargas a bordo, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar operações de carga e descarga, controlar planos de bordo, controlar publicações regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, operar rampas de acesso, controlar epi e epc, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), inspecionar equipamentos de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, aplicar legislação, demonstrar capacidade de improvisação, verificar peação da carga, operar rampas de cargas, tomar decisões, preparar documentação para despacho da embarcação, operar guincho de reboque, realizar comunicação de bordo, elaborar apresentações, coordenar operações de reboque, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, coordenar reuniões de segurança, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar comportamento proativo, consultar legislação, coordenar postos de emergência, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar equipe de combate à poluição, discriminar sons e ruídos, inspecionar condições de navegabilidade, conduzir embarcação rápida de salvamento, acionar plano de contingência, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, operar tampas de escotilha, testar equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de comunicação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Longo Curso (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Longo Curso (imediato) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Longo Curso (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Longo Curso (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Imediato da Marinha Mercante
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Primeiro Oficial de Náutica
- Vistoriador Naval
- Agente de Manobra e Docagem
- Capitão de Cabotagem
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviário