O dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141725 no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 9.118,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
73 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 4.534,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
50 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 11.022,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Corretagem na Compra e Venda e Avaliação de Imóveis
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de crédito imobiliário Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de crédito imobiliário
O profissional Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário deve traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, implementar processos operacionais, comunicar-se, planejar processos de operações bancárias, demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comercializar produtos e serviços financeiros, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário
Um Gerente de crédito imobiliário deve autorizar pagamento de serviços terceirizados, determinar perfil de ocupações, solicitar manutenção de sistemas informatizados, atribuir perfil de acesso aos sistemas, promover interação da equipe, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, visitar clientes, avaliar riscos inerentes ao produto, demonstrar liderança, demonstrar flexibilidade, assegurar padrões de atendimento, realizar avaliação cruzada de desempenho, delegar atribuições, estipular políticas por produto, demonstrar pensamento estruturado, conduzir reuniões com equipe, sugerir promoção de pessoal, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, validar contratos de produtos com compliance, participar das comissões febraban, abecip, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, reciclar-se profissionalmente, solicitar compra de equipamentos, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, elaborar orçamento da área, checar aplicação do crédito na finalidade, verificar enquadramento de garantias, recomendar ações de marketing e vendas, demonstrar poder de decisão, especificar condições e fluxos operacionais, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, programar férias da equipe, atender auditoria interna e externa, adequar perfil ocupacional à função, remanejar pessoal, demonstrar percepção (feeling), acompanhar formalização de operações, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, examinar operações gerenciais, respeitar valores da instituição, analisar mercado e concorrência, consolidar informações gerenciais, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, estabelecer objetivos e metas, propor alteração de rating ou score para clientes, estabelecer indicadores de resultados, definir atribuições para cada cargo, propor remuneração de pessoal, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, gerir processos de crédito, selecionar pessoas, ajustar parâmetros operacionais, demonstrar persuasão, classificar clientes (rating e score), submeter plano diretor à aprovação superior, detectar riscos inerentes ao processo operacional, identificar necessidade de cliente, controlar custos, programar desenvolvimento de equipes, coordenar equipes, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar capacidade de negociação, divulgar normas e procedimentos, administrar conflitos, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), participar do comitê operacional e de produtos, interagir com demais áreas do banco, implementar políticas internas e externas, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, executar consultas de crédito, divulgar objetivos e metas da área, solucionar reclamações de clientes, autorizar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar segurança, monitorar qualidade da carteira de crédito, otimizar fluxo de trabalho, incrementar resultados, motivar equipes, dispensar pessoas, revisar plano diretor, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, reconhecer nichos de mercado, executar políticas de manutenção de clientes, estabelecer prioridades, homologar piloto de produtos, serviços e processos, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, obter conformidade legal de produtos e serviços, estudar sugestões de clientes, prever impactos de normas internas e externas, analisar evolução de inadimplência das carteiras, avaliar potencial de pessoal da equipe, conferir autenticidade de informações, demonstrar visão gerencial, definir estrutura organizacional da área, demonstrar raciocínio analítico, contratar serviços terceirizados, controlar execução de serviços de terceiros, coordenar processo de revisão de crédito, participar de comitê de crédito, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, fomentar prospecção de clientes, controlar orçamento da área, participar de projetos da instituição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025
O salário de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário mostrado aqui é resultado do levantamento de 203 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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