O dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141725 no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.517,06

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

60 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 7.950,76

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

45 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de crédito imobiliário Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário

O Gerente de crédito imobiliário planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.

Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.

Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.

Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.

Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.

Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.

Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de crédito imobiliário

O profissional Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário deve implementar processos operacionais, gerenciar pessoas, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, demonstrar competências pessoais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário

Um Gerente de crédito imobiliário deve participar de projetos da instituição, demonstrar flexibilidade, motivar equipes, detectar riscos inerentes ao processo operacional, obter conformidade legal de produtos e serviços, estabelecer indicadores de resultados, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), demonstrar visão gerencial, definir atribuições para cada cargo, demonstrar poder de decisão, classificar clientes (rating e score), controlar custos, identificar necessidade de cliente, monitorar qualidade da carteira de crédito, programar férias da equipe, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, demonstrar persuasão, examinar operações gerenciais, adequar perfil ocupacional à função, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, implementar políticas internas e externas, definir estrutura organizacional da área, prever impactos de normas internas e externas, validar contratos de produtos com compliance, reconhecer nichos de mercado, solicitar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar capacidade de negociação, controlar orçamento da área, remanejar pessoal, controlar execução de serviços de terceiros, verificar enquadramento de garantias, executar consultas de crédito, analisar mercado e concorrência, promover interação da equipe, delegar atribuições, gerir processos de crédito, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, respeitar valores da instituição, selecionar pessoas, estipular políticas por produto, estabelecer objetivos e metas, conduzir reuniões com equipe, especificar condições e fluxos operacionais, interagir com demais áreas do banco, demonstrar liderança, solicitar compra de equipamentos, submeter plano diretor à aprovação superior, analisar evolução de inadimplência das carteiras, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, demonstrar segurança, programar desenvolvimento de equipes, divulgar objetivos e metas da área, otimizar fluxo de trabalho, avaliar potencial de pessoal da equipe, incrementar resultados, autorizar pagamento de serviços terceirizados, propor alteração de rating ou score para clientes, visitar clientes, dispensar pessoas, consolidar informações gerenciais, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, solucionar reclamações de clientes, demonstrar percepção (feeling), divulgar normas e procedimentos, autorizar manutenção de sistemas informatizados, estudar sugestões de clientes, participar das comissões febraban, abecip, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, fomentar prospecção de clientes, checar aplicação do crédito na finalidade, demonstrar raciocínio analítico, homologar piloto de produtos, serviços e processos, realizar avaliação cruzada de desempenho, executar políticas de manutenção de clientes, contratar serviços terceirizados, acompanhar formalização de operações, propor remuneração de pessoal, participar de comitê de crédito, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, administrar conflitos, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, ajustar parâmetros operacionais, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, assegurar padrões de atendimento, estabelecer prioridades, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, recomendar ações de marketing e vendas, avaliar riscos inerentes ao produto, atender auditoria interna e externa, reciclar-se profissionalmente, participar do comitê operacional e de produtos, determinar perfil de ocupações, elaborar orçamento da área, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, coordenar equipes, conferir autenticidade de informações, demonstrar pensamento estruturado, sugerir promoção de pessoal, revisar plano diretor, coordenar processo de revisão de crédito, atribuir perfil de acesso aos sistemas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 6.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024

O salário de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário mostrado aqui é resultado do levantamento de 174 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário CBO 141725 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 8.199,28 8.517,06 12.019,52 40,41 4.90%
Minas Gerais 44h 4.451,03 4.623,54 6.524,87 21,20 4.70%
Goiás 43h 3.470,10 3.604,60 5.086,91 16,88 7.70%
Rio de Janeiro 42h 6.437,26 6.686,75 9.436,54 31,84 5.30%
Rio Grande do Sul 44h 1.876,89 1.949,64 2.751,39 8,86 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário.

Dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário por cidade

Quanto ganha um Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 7.654,11 7.950,76 11.220,36 38,12 7.20%
Rio de Janeiro, RJ 42 7.206,25 7.485,54 10.563,82 35,78 7.10%
Belo Horizonte, MG 44 5.358,25 5.565,92 7.854,80 25,30 4.20%
Goiânia, GO 43 3.449,24 3.582,92 5.056,32 16,56 7.40%
Caxias do Sul, RS 44 1.702,61 1.768,60 2.495,90 8,04 8.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 2.793,72 2.902,00 4.095,39 4.80%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 7.085,13 7.359,73 10.386,27 4.50%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 2.443,08 2.537,76 3.581,37 6.30%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 6.935,79 7.204,60 10.167,35 4.90%
Corretagem no aluguel de imóveis 3.558,94 3.696,88 5.217,14 5.80%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 3.410,13 3.542,30 4.999,00 5.30%
Construção de edifícios 7.568,47 7.861,80 11.094,81 6.10%
Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos 5.111,88 5.310,00 7.493,63 5.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 5.152,79 5.352,50 7.553,61 5.00%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 5.033,76 5.228,86 7.379,12 5.80%
Correspondentes de instituições financeiras 3.635,76 3.776,67 5.329,75 4.70%
Bancos comerciais 5.336,83 5.543,67 7.823,39 6.10%
Promoção de vendas 2.462,56 2.558,00 3.609,93 8.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 16.622,43 17.266,67 24.367,24 5.90%
Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão 10.696,12 11.110,67 15.679,71 7.70%
Locação de mão-de-obra temporária 10.044,06 10.433,33 14.723,83 7.60%
Holdings de instituições não-financeiras 2.998,13 3.114,33 4.395,04 4.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.381,93 3.513,00 4.957,65 7.50%
Educação profissional de nível técnico 3.706,35 3.850,00 5.433,24 5.50%
Casas lotéricas 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.