O dissídio de Coordenador de Recepção 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Coordenador de Recepção.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.912,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.622 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.206,94

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Psicologia e Psicanálise

R$ 3.630,19

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

929 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Coordenador de Recepção

O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do Supervisor de recepcionistas

O profissional Coordenador de Recepção deve administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas deve analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, promover atendimento personalizado ao cliente, administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor desligamentos de funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, expressar-se com fluência verbal, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, elaborar programação de férias, promover reuniões, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, avaliar desempenho dos funcionários, conferir faturas, esclarecer dúvidas dos funcionários, treinar novos funcionários, agir com criatividade, emitir relatórios de controle e desempenho, orçar custos, controlar movimentação de questionários, propor promoções de funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, relatar necessidades de clientes e não clientes, agir com desenvoltura, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, criar relacionamento interpessoal, promover rodízio de funções, estimar volume de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, elaborar cronograma de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, tabular dados, relatar falhas do processo de trabalho, administrar conflitos entre funcionários, dimensionar equipe de trabalho, liderar equipe, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, elaborar escalas de trabalho, verificar necessidades de novos equipamentos, verificar consistência de dados coletados, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, definir rotinas de trabalho, conferir numerário e produtos do caixa, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, reenquadrar funcionários em outra função, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, justificar diferenças de caixa, agir com ética e atitude profissional, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar prioridades, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, definir recursos de trabalho, orientar trabalho dos empregados, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, manter-se atualizado, propor fechamento de contratos, propor admissões de funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, intermediar conflitos entre áreas internas, rever rotinas de trabalho, selecionar pessoal, monitorar atendimento telefônico, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, propor reciclagem de funcionários, inventariar móveis, equipamentos e produtos, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, controlar as emoções, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, aplicar penalidades aos funcionários, reconhecer diferenças pessoais, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, prestar informações ao público e informantes, administrar banco de dados e listagens, agir com empatia, propor novos serviços aos clientes, analisar relatórios, propor penalidades aos funcionários, agir com flexibilidade, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, atuar com dinamismo, definir perfil para cargos, demonstrar atitude proativa, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, controlar ligações telefônicas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Coordenador de Recepção ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Recepção e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Recepção em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Coordenador de Recepção ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Coordenador de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Recepção com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Recepção CBO 420125 salário