O dissídio de Coordenador de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420110 no cargo de Coordenador de Cobrança.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 4.011,08
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.632 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 2.776,75
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
868 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial
R$ 11.838,14
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais
887 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Coordenador de Cobrança
O Supervisor de cobrança planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.
Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.
Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.
Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.
Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.
Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.
Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.
Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.
Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.
Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.
Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .
Funções do Supervisor de cobrança
O profissional Coordenador de Cobrança deve demonstrar competências pessoais, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança
Um Supervisor de cobrança deve promover rodízio de funções, administrar conflitos entre funcionários e clientes, reenquadrar funcionários em outra função, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, elaborar escalas de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, emitir relatórios de controle e desempenho, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, promover atendimento personalizado ao cliente, agir com flexibilidade, definir rotinas de trabalho, manter-se atualizado, estimar volume de trabalho, propor admissões de funcionários, elaborar cronograma de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, justificar diferenças de caixa, elaborar programação de férias, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, agir com desenvoltura, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, propor novos serviços aos clientes, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, administrar conflitos entre funcionários, identificar prioridades, analisar relatórios, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, conferir faturas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, reconhecer diferenças pessoais, controlar as emoções, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, propor promoções de funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor reciclagem de funcionários, negociar pagamentos com devedores, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, propor desligamentos de funcionários, promover reuniões, orientar trabalho dos empregados, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, criar relacionamento interpessoal, relatar necessidades de clientes e não clientes, definir perfil para cargos, monitorar atendimento telefônico, agir com criatividade, atuar com dinamismo, liderar equipe, controlar ligações telefônicas, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, prestar informações ao público e informantes, avaliar desempenho dos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, conferir numerário e produtos do caixa, rever rotinas de trabalho, treinar novos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, relatar falhas do processo de trabalho, definir recursos de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, esclarecer dúvidas dos funcionários, administrar banco de dados e listagens, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, verificar consistência de dados coletados, agir com empatia, expressar-se com fluência verbal, selecionar pessoal, verificar necessidades de novos equipamentos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, demonstrar atitude proativa, aplicar penalidades aos funcionários, agir com ética e atitude profissional, propor penalidades aos funcionários, identificar falhas do processo de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Coordenador de Cobrança ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Coordenador de Cobrança ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Coordenador de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.531 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: