O dissídio de Chefe de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420110 no cargo de Chefe de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.750,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.671 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 4.432,99

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

897 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Cobrança

O Supervisor de cobrança planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.

Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.

Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.

Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.

Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.

Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .

Funções do Supervisor de cobrança

O profissional Chefe de Cobrança deve administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança deve promover atendimento personalizado ao cliente, atuar com dinamismo, esclarecer dúvidas dos funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor admissões de funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, reconhecer diferenças pessoais, orientar trabalho dos empregados, demonstrar atitude proativa, definir recursos de trabalho, treinar novos funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, definir rotinas de trabalho, definir perfil para cargos, propor desligamentos de funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, reenquadrar funcionários em outra função, agir com flexibilidade, propor reciclagem de funcionários, agir com desenvoltura, controlar as emoções, propor novos serviços aos clientes, relatar necessidades de clientes e não clientes, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, controlar ligações telefônicas, estimar volume de trabalho, justificar diferenças de caixa, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, criar relacionamento interpessoal, administrar conflitos entre funcionários e clientes, analisar relatórios, expressar-se com fluência verbal, agir com ética e atitude profissional, elaborar escalas de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, avaliar desempenho dos funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, promover reuniões, conferir faturas, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, administrar banco de dados e listagens, promover rodízio de funções, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, negociar pagamentos com devedores, aplicar penalidades aos funcionários, verificar consistência de dados coletados, agir com criatividade, prestar informações ao público e informantes, relatar falhas do processo de trabalho, identificar prioridades, agir com empatia, verificar necessidades de novos equipamentos, monitorar atendimento telefônico, elaborar programação de férias, propor penalidades aos funcionários, manter-se atualizado, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, elaborar cronograma de trabalho, selecionar pessoal, conferir numerário e produtos do caixa, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, liderar equipe, emitir relatórios de controle e desempenho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, administrar conflitos entre funcionários, propor promoções de funcionários, rever rotinas de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Cobrança ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Cobrança ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Chefe de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 3602 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Cobrança CBO 420110 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Chefe de Cobrança em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Chefe de Cobrança por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 43h 3.524,95 3.661,56 5.167,31 17,10 4.20%
Paraná 43h 2.647,33 2.749,93 3.880,78 12,70 4.90%
Minas Gerais 42h 2.649,68 2.752,38 3.884,24 12,97 7.60%
Ceará 44h 2.148,67 2.231,94 3.149,79 10,17 5.00%
Rio Grande do Sul 43h 2.946,70 3.060,91 4.319,64 14,16 8.10%
Rio de Janeiro 42h 3.610,62 3.750,56 5.292,90 17,84 7.80%
Santa Catarina 44h 2.960,17 3.074,90 4.339,39 14,14 5.40%
Goiás 43h 3.174,66 3.297,70 4.653,82 15,25 6.70%
Mato Grosso do Sul 43h 2.852,87 2.963,44 4.182,10 13,67 8.00%
Maranhão 43h 1.933,63 2.008,58 2.834,56 9,28 4.90%
Pernambuco 44h 2.504,56 2.601,63 3.671,50 11,91 7.40%
Pará 44h 1.980,90 2.057,68 2.903,85 9,39 5.20%
Bahia 42h 2.352,67 2.443,86 3.448,84 11,55 7.60%
Distrito Federal 42h 2.423,49 2.517,42 3.552,65 12,11 4.80%
Espírito Santo 42h 2.412,57 2.506,08 3.536,65 11,84 7.20%
Mato Grosso 44h 2.283,22 2.371,71 3.347,02 10,84 7.10%
Piauí 44h 2.372,40 2.464,35 3.477,76 11,25 7.20%
Amazonas 44h 2.614,98 2.716,33 3.833,37 12,47 7.90%
Alagoas 42h 1.794,43 1.863,98 2.630,51 8,83 4.50%
Rondônia 44h 1.833,98 1.905,06 2.688,48 8,66 6.60%
Sergipe 40h 2.476,52 2.572,50 3.630,39 12,84 7.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Cobrança.

Dissídio de Chefe de Cobrança por cidade

Quanto ganha um Chefe de Cobrança nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Chefe de Cobrança na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 43 3.838,84 3.987,62 5.627,45 18,70 8.30%
Curitiba, PR 43 2.730,04 2.835,85 4.002,04 13,17 5.80%
Fortaleza, CE 44 2.118,04 2.200,13 3.104,89 10,02 4.20%
Belo Horizonte, MG 42 2.906,78 3.019,44 4.261,12 14,31 7.60%
Bauru, SP 42 2.903,23 3.015,75 4.255,92 14,39 6.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.736,37 3.881,18 5.477,24 18,51 7.50%
Porto Alegre, RS 43 3.209,56 3.333,95 4.704,97 15,43 5.20%
Ribeirão Preto, SP 44 3.203,88 3.328,05 4.696,65 15,28 6.10%
Joinville, SC 44 2.800,21 2.908,74 4.104,90 13,36 7.30%
Campo Grande, MS 43 2.933,47 3.047,16 4.300,24 14,09 5.60%
Goiânia, GO 43 3.081,77 3.201,21 4.517,65 14,75 6.10%
Uberlândia, MG 43 2.397,87 2.490,80 3.515,09 11,65 8.30%
Barueri, SP 43 4.267,59 4.432,99 6.255,97 20,63 4.40%
Recife, PE 44 2.498,66 2.595,50 3.662,85 11,89 8.20%
Brasília, DF 42 2.423,49 2.517,42 3.552,65 12,11 4.50%
Sorocaba, SP 43 2.336,04 2.426,57 3.424,45 11,27 5.60%
São Caetano do Sul, SP 44 2.249,10 2.336,27 3.297,01 10,67 4.90%
Araçatuba, SP 41 2.299,41 2.388,53 3.370,76 11,68 7.70%
Osasco, SP 43 2.865,97 2.977,05 4.201,30 13,93 7.20%
Maringá, PR 44 2.687,41 2.791,57 3.939,54 12,69 4.30%
Mogi das Cruzes, SP 44 2.964,82 3.079,72 4.346,20 14,00 5.40%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.721,13 2.826,59 3.988,97 12,85 8.30%
Campinas, SP 43 3.108,82 3.229,31 4.557,30 14,88 7.10%
São José dos Campos, SP 43 2.753,03 2.859,73 4.035,74 13,30 8.30%
Marilia, SP 44 3.323,53 3.452,34 4.872,05 15,80 5.90%
Santos, SP 43 2.964,73 3.079,64 4.346,08 14,25 8.00%
Manaus, AM 44 2.614,98 2.716,33 3.833,37 12,47 5.00%
Teresina, PI 44 2.514,26 2.611,71 3.685,72 11,94 7.20%
Rio Bonito, RJ 42 1.523,94 1.583,00 2.233,98 7,52 7.10%
Salvador, BA 41 2.917,79 3.030,88 4.277,26 14,78 6.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Chefe de Cobrança no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Atividades de cobrança e informações cadastrais 2.551,52 2.650,41 3.740,34 7.10%
Atividades de teleatendimento 2.655,30 2.758,21 3.892,47 6.80%
Serviços advocatícios 2.607,45 2.708,51 3.822,33 4.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.418,92 3.551,43 5.011,88 5.00%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.386,72 2.479,23 3.498,76 6.70%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 3.119,04 3.239,92 4.572,27 5.10%
Comércio varejista de móveis 1.838,00 1.909,23 2.694,36 7.80%
Serviços de comunicação multimídia - scm 4.259,75 4.424,84 6.244,47 4.20%
Locação de mão-de-obra temporária 2.878,63 2.990,20 4.219,86 6.40%
Correspondentes de instituições financeiras 4.285,20 4.451,29 6.281,79 7.50%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 4.574,48 4.751,77 6.705,85 6.60%
Administração de cartões de crédito 8.160,48 8.476,76 11.962,66 6.00%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.214,62 2.300,45 3.246,46 5.90%
Educação profissional de nível técnico 1.948,55 2.024,07 2.856,43 7.70%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.910,28 5.100,59 7.198,11 6.80%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.840,57 1.911,91 2.698,14 4.10%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.717,30 1.783,86 2.517,43 6.40%
Estacionamento de veículos 1.928,89 2.003,65 2.827,61 6.80%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 4.499,09 4.673,46 6.595,32 4.70%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.490,67 2.587,20 3.651,13 5.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.