O dissídio de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420105 no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.984,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.542 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.000,35

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

956 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

O Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) planeja o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, estabelecendo prioridades, elaborando cronograma de trabalho e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços Define estratégias para atingimento de metas e prazos.

Analisa e implementa rotinas administrativas.

Propõe ações de melhoria em processos Controla atividades financeiras, distribuindo numerário para carga inicial de operação de bilheterias e/ou caixas, administrando recursos financeiros em espécie, conferindo documentos – tais como faturas, ingressos, tíquetes e recibos - e estornando valores indevidos.

Supervisiona a execução dos serviços, auxiliando e orientando operadores nos procedimentos de abertura, conferência e fechamento de caixa, bem como na apuração de diferenças Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra conflitos entre funcionários e clientes.

Define alternativas de negociação para retenção do cliente Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o atendimento ao cliente, identificando as falhas do processo de trabalho, controlando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, verificando o desempenho dos funcionários, examinando o funcionamento de equipamentos e analisando os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Administra pessoal, dimensionando a equipe de trabalho, definindo perfil para cargos, selecionando pessoal, distribuindo os serviços e orientando a execução de tarefas.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Elabora a programação de férias Administra os conflitos entre funcionários.

Manifesta reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe Propõe promoções e desligamentos de funcionários Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta informações aos clientes.

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Funções do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) deve atender público e informantes, controlar atividades financeiras, demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços, avaliar qualidade dos serviços, planejar trabalho da equipe.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) deve verificar consistência de dados coletados, definir rotinas de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, avaliar desempenho dos funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar prioridades, definir preço de vendas de produtos, controlar ligações telefônicas, intermediar conflitos entre áreas internas, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados), inventariar móveis, equipamentos e produtos, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, promover rodízio de funções, dimensionar equipe de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, reconhecer diferenças pessoais, definir recursos de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, analisar relatórios, relatar necessidades de clientes e não clientes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, agir com criatividade, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, controlar as emoções, propor penalidades aos funcionários, orientar trabalho dos empregados, agir com desenvoltura, agir com flexibilidade, administrar conflitos entre funcionários, prestar informações ao público e informantes, tabular dados, orçar custos, conferir faturas, demonstrar atitude proativa, emitir relatórios de controle e desempenho, treinar novos funcionários, selecionar pessoal, rever rotinas de trabalho, administrar banco de dados e listagens, monitorar atendimento telefônico, reenquadrar funcionários em outra função, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, propor admissões de funcionários, liderar equipe, relatar falhas do processo de trabalho, distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê, definir perfil para cargos, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, promover atendimento personalizado ao cliente, expressar-se com fluência verbal, controlar utilização de máquinas de franquias postais, propor desligamentos de funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, agir com ética e atitude profissional, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor reciclagem de funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, propor promoções de funcionários, elaborar escalas de trabalho, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, propor fechamento de contratos, administrar conflitos entre funcionários e clientes, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, estimar volume de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, propor novos serviços aos clientes, elaborar programação de férias, promover reuniões, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar falhas do processo de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, esclarecer dúvidas dos funcionários, criar relacionamento interpessoal, atuar com dinamismo, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, agir com empatia, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, verificar necessidades de novos equipamentos, aplicar penalidades aos funcionários, manter-se atualizado, conferir numerário e produtos do caixa, justificar diferenças de caixa, identificar necessidades de reciclagem de funcionários.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10372 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 420105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.872,77 2.984,11 4.211,26 13,69 6.20%
Minas Gerais 44h 1.695,90 1.761,63 2.486,07 8,05 4.30%
Paraná 44h 2.020,10 2.098,39 2.961,32 9,59 7.70%
Rio de Janeiro 43h 1.879,79 1.952,65 2.755,63 9,03 5.40%
Santa Catarina 43h 2.132,66 2.215,31 3.126,32 10,19 7.70%
Rio Grande do Sul 43h 1.967,86 2.044,13 2.884,74 9,44 7.30%
Goiás 43h 1.749,24 1.817,03 2.564,25 8,41 4.10%
Bahia 44h 1.632,08 1.695,33 2.392,50 7,76 5.50%
Mato Grosso 43h 1.837,39 1.908,61 2.693,48 8,84 7.10%
Ceará 44h 1.528,60 1.587,84 2.240,81 7,22 4.60%
Mato Grosso do Sul 43h 1.807,96 1.878,03 2.650,34 8,69 7.00%
Pernambuco 44h 1.664,10 1.728,59 2.439,44 7,92 7.20%
Distrito Federal 44h 1.799,35 1.869,09 2.637,72 8,59 4.80%
Espírito Santo 44h 1.820,17 1.890,72 2.668,24 8,63 6.10%
Rondônia 44h 1.626,67 1.689,72 2.384,58 7,69 4.10%
Pará 43h 1.664,05 1.728,54 2.439,37 7,97 5.80%
Tocantins 42h 1.700,14 1.766,03 2.492,28 8,33 6.60%
Amazonas 43h 1.577,16 1.638,28 2.311,99 7,64 5.40%
Roraima 44h 1.596,53 1.658,41 2.340,39 7,59 4.40%
Alagoas 44h 1.682,99 1.748,22 2.467,14 8,00 7.60%
Rio Grande do Norte 44h 1.560,00 1.620,46 2.286,85 7,38 6.20%
Paraíba 44h 1.861,21 1.933,35 2.728,40 8,79 5.40%
Maranhão 44h 1.598,86 1.660,82 2.343,80 7,57 7.70%
Acre 44h 1.571,24 1.632,14 2.303,32 7,47 4.80%
Amapá 44h 1.554,60 1.614,85 2.278,93 7,34 4.40%
Piauí 43h 1.584,65 1.646,06 2.322,97 7,59 5.60%
Sergipe 40h 1.485,51 1.543,08 2.177,65 7,73 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros).

Dissídio de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) por cidade

Quanto ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 3.851,09 4.000,35 5.645,41 18,41 6.10%
Belo Horizonte, MG 44 1.683,45 1.748,70 2.467,82 7,99 4.50%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.127,14 2.209,58 3.118,22 10,27 7.00%
Curitiba, PR 44 1.991,79 2.068,99 2.919,81 9,45 4.60%
Brasília, DF 44 1.799,35 1.869,09 2.637,72 8,59 5.80%
Porto Alegre, RS 43 1.988,14 2.065,19 2.914,46 9,58 7.70%
Joinville, SC 44 1.755,52 1.823,56 2.573,46 8,31 5.10%
Goiânia, GO 43 1.773,85 1.842,60 2.600,33 8,59 5.00%
Fortaleza, CE 44 1.532,73 1.592,14 2.246,87 7,24 7.80%
Cascavel, PR 44 2.142,18 2.225,21 3.140,28 10,13 5.50%
Salvador, BA 44 1.795,26 1.864,84 2.631,72 8,49 6.00%
Campo Grande, MS 43 1.956,99 2.032,84 2.868,80 9,55 6.40%
Guarulhos, SP 44 2.737,23 2.843,31 4.012,57 12,95 5.80%
Maringá, PR 44 2.045,90 2.125,19 2.999,13 9,75 4.20%
Manaus, AM 43 1.568,01 1.628,78 2.298,58 7,61 4.70%
Boa Vista, RR 44 1.598,56 1.660,52 2.343,37 7,59 4.80%
Campinas, SP 44 2.387,35 2.479,87 3.499,67 11,34 6.40%
Florianópolis, SC 43 2.201,14 2.286,45 3.226,70 10,58 7.10%
Contagem, MG 44 1.659,17 1.723,47 2.432,22 7,90 4.50%
Recife, PE 43 1.628,51 1.691,62 2.387,27 7,81 4.50%
Porto Velho, RO 44 1.514,61 1.573,31 2.220,30 7,16 8.10%
Londrina, PR 44 2.208,89 2.294,50 3.238,07 10,47 7.80%
São José do Rio Preto, SP 44 2.332,79 2.423,20 3.419,69 11,02 6.90%
São Gonçalo, RJ 44 1.557,29 1.617,64 2.282,87 7,41 6.10%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.278,39 2.366,70 3.339,95 10,76 8.20%
Fazenda Rio Grande, PR 44 1.835,42 1.906,56 2.690,59 8,72 6.40%
Santo André, SP 44 2.093,29 2.174,42 3.068,60 9,93 7.90%
Cuiabá, MT 43 1.859,48 1.931,55 2.725,86 9,03 6.40%
Sorocaba, SP 44 2.145,53 2.228,69 3.145,19 10,22 5.40%
Caucaia, CE 44 1.523,02 1.582,05 2.232,63 7,19 6.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.954,48 2.030,23 2.865,12 6.00%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.711,18 1.777,50 2.508,46 6.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.718,20 1.784,79 2.518,76 6.20%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 2.085,13 2.165,95 3.056,65 6.90%
Locação de mão-de-obra temporária 3.450,14 3.583,86 5.057,65 7.10%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 1.834,16 1.905,24 2.688,74 6.90%
Casas lotéricas 1.789,34 1.858,69 2.623,03 6.20%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.812,08 1.882,31 2.656,38 7.80%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 6.558,02 6.812,19 9.613,57 5.60%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios 1.823,04 1.893,70 2.672,44 5.10%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários 2.418,35 2.512,07 3.545,11 4.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.900,77 1.974,44 2.786,39 6.50%
Restaurantes e similares 1.889,68 1.962,92 2.770,14 4.20%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.841,32 1.912,68 2.699,23 5.20%
Comércio varejista de hortifrutigranjeiros 1.606,12 1.668,37 2.354,45 5.70%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.353,92 2.445,15 3.450,68 4.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.817,00 1.887,42 2.663,58 6.20%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.673,43 1.738,28 2.453,12 4.60%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 1.777,69 1.846,59 2.605,96 6.40%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.665,49 1.730,04 2.441,48 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.