O dissídio de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420105 no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.942,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.723 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Jaru - RO

R$ 1.914,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

883 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 4.788,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Supermercados

3.902 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)

O Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) planeja o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, estabelecendo prioridades, elaborando cronograma de trabalho e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços Define estratégias para atingimento de metas e prazos.

Analisa e implementa rotinas administrativas.

Propõe ações de melhoria em processos Controla atividades financeiras, distribuindo numerário para carga inicial de operação de bilheterias e/ou caixas, administrando recursos financeiros em espécie, conferindo documentos – tais como faturas, ingressos, tíquetes e recibos - e estornando valores indevidos.

Supervisiona a execução dos serviços, auxiliando e orientando operadores nos procedimentos de abertura, conferência e fechamento de caixa, bem como na apuração de diferenças Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra conflitos entre funcionários e clientes.

Define alternativas de negociação para retenção do cliente Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o atendimento ao cliente, identificando as falhas do processo de trabalho, controlando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, verificando o desempenho dos funcionários, examinando o funcionamento de equipamentos e analisando os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Administra pessoal, dimensionando a equipe de trabalho, definindo perfil para cargos, selecionando pessoal, distribuindo os serviços e orientando a execução de tarefas.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Elabora a programação de férias Administra os conflitos entre funcionários.

Manifesta reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe Propõe promoções e desligamentos de funcionários Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta informações aos clientes.

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Funções do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) deve atender público e informantes, administrar pessoal, controlar atividades financeiras, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, avaliar qualidade dos serviços.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) deve definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, elaborar programação de férias, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, verificar necessidades de novos equipamentos, propor reciclagem de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, analisar relatórios, propor desligamentos de funcionários, treinar novos funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, avaliar desempenho dos funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, aplicar penalidades aos funcionários, distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê, elaborar escalas de trabalho, justificar diferenças de caixa, administrar banco de dados e listagens, conferir numerário e produtos do caixa, propor penalidades aos funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, promover reuniões, agir com desenvoltura, administrar conflitos entre funcionários, agir com empatia, expressar-se com fluência verbal, emitir relatórios de controle e desempenho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, controlar ligações telefônicas, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, promover atendimento personalizado ao cliente, identificar falhas do processo de trabalho, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, orientar trabalho dos empregados, dimensionar equipe de trabalho, verificar consistência de dados coletados, reenquadrar funcionários em outra função, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, controlar utilização de máquinas de franquias postais, controlar as emoções, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, selecionar pessoal, definir preço de vendas de produtos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, inventariar móveis, equipamentos e produtos, monitorar atendimento telefônico, demonstrar atitude proativa, agir com ética e atitude profissional, definir rotinas de trabalho, relatar falhas do processo de trabalho, definir recursos de trabalho, propor fechamento de contratos, promover rodízio de funções, tabular dados, rever rotinas de trabalho, definir perfil para cargos, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, estimar volume de trabalho, relatar necessidades de clientes e não clientes, prestar informações ao público e informantes, liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados), intermediar conflitos entre áreas internas, reconhecer diferenças pessoais, esclarecer dúvidas dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, liderar equipe, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, propor admissões de funcionários, manter-se atualizado, criar relacionamento interpessoal, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, orçar custos, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, elaborar cronograma de trabalho, propor promoções de funcionários, atuar com dinamismo, conferir faturas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, agir com flexibilidade, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, identificar prioridades, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, agir com criatividade, propor novos serviços aos clientes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.424 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco) CBO 420105 salário