O dissídio de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla.
Estado com maior salário médio
Paraíba
R$ 5.329,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.788 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.086,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Imbituba - SC
335 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 6.110,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
1.681 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.
Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.
Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.
Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.
Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla
O profissional Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla deve atuar no processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, formar profissionais para atuação na Área, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla
Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar da elaboração do plano de ensino, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, dominar diferentes formas de comunicação, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, dominar braile, orientar trabalho em sala de leitura, pesquisar língua escrita de sinais, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), ensinar atividades recreativas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, adequar o currículo às necessidades dos alunos, transcrever textos em tipos ampliados, elaborar programas de atendimento educacional, ensinar o uso de objetos de referência, participar da elaboração do currículo escolar, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, coordenar curso, participar de programas de inclusão escolar, elaborar plano de aulas, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, demonstrar capacidade de observação, analisar propostas pedagógicas, elaborar material visual para alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, avaliar comunicação receptiva dos alunos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, criar materiais didático-pedagógicos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, divulgar a língua de sinais para a comunidade, registrar notas e conteúdos em diários de classe, estudar a língua escrita da língua de sinais, dominar língua de sinais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, atuar em programas de estimulação essencial, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de administrar frustações, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, prestar assessoria à comunidade escolar, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, ensinar língua portuguesa, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, corrigir trabalhos dos alunos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, ministrar palestras e cursos, participar de projetos de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de motivar o outro, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, implementar programas de atendimento educacional, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, alfabetizar em braile, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, analisar novas teorias para implementação prática, planejar atividades extraclasse, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, atuar em programas de reabilitação educacional, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar de palestras e cursos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, criar materiais para comunicação alternativa, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, participar das associações da área, demonstrar tolerância, definir conteúdos escolares, demonstrar flexibilidade, elaborar projetos de estimulação essencial, orientar estágios dos alunos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, participar de conselhos de classe, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, avaliar os resultados dos projetos, pesquisar o uso de tecnologias, realizar atividades para orientação e mobilidade, acompanhar treinamento do aluno em empresas, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar das atividades do programa de integração sensorial, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de improvisação, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, dominar conteúdos e metodologias da área, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, atuar em programas de habilitação educacional, demonstrar capacidade de planejamento, participar de fóruns de saúde e educação, proceder com ética, transcrever textos em tinta para o braile, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar criatividade, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, preparar materiais de autocontrate, pesquisar temas de educação especial, preparar professores para classes de inclusão, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, planejar programas de intervenção educacional individual, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, elaborar projetos com instituições não escolares, preparar a comunidade para uso do braile, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da organização de eventos sobre prevenção, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, participar de associações da categoria, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar relatórios, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar códigos de interação social, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, ensinar as atividades de vida autônoma, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ministrar aulas de orientação para o trabalho, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, elaborar projetos de pesquisa, ensinar as atividades de vida diária (avd), criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, encaminhar alunos para avaliações específicas, avaliar rendimento escolar, estudar as propostas da legislação educacional, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, formar guia-intérprete para surdo cego, participar de reuniões pedagógicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.865 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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