O dissídio de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 10.945,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.444 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Bertioga - SP

R$ 4.977,05

Cidade que mais contrata

Imbituba - SC

300 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.

Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.

Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.

Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.

Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.

Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla

O profissional Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, pesquisar sobre temas de interesse da Área.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve elaborar projetos de pesquisa, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, definir conteúdos escolares, demonstrar criatividade, orientar trabalho em sala de leitura, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar a comunidade para uso do braile, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar projetos com instituições não escolares, pesquisar temas de educação especial, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, preparar materiais de autocontrate, estudar as propostas da legislação educacional, proceder com ética, avaliar os resultados dos projetos, demonstrar capacidade de improvisação, atuar em programas de estimulação essencial, ensinar atividades recreativas, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, dominar conteúdos e metodologias da área, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, divulgar a língua de sinais para a comunidade, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de liderança, alfabetizar em braile, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da organização de eventos sobre prevenção, encaminhar aluno para ensino regular, avaliar rendimento escolar, criar materiais para comunicação alternativa, analisar novas teorias para implementação prática, estudar a língua escrita da língua de sinais, dominar braile, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, participar das atividades do programa de integração sensorial, orientar estágios dos alunos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, atuar em programas de reabilitação educacional, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, planejar atividades extraclasse, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de administrar frustações, demonstrar tolerância, ensinar as atividades de vida autônoma, pesquisar o uso de tecnologias, participar de fóruns de saúde e educação, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, dominar língua de sinais, ministrar aulas de orientação para o trabalho, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, coordenar curso, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, formar guia-intérprete para surdo cego, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, elaborar códigos de interação social, demonstrar capacidade de motivar o outro, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, prestar assessoria à comunidade escolar, transcrever textos em tipos ampliados, corrigir trabalhos dos alunos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar de projetos de pesquisa, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, criar materiais didático-pedagógicos, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar da elaboração do plano de ensino, avaliar comunicação receptiva dos alunos, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, elaborar material visual para alunos, realizar atividades para orientação e mobilidade, participar da elaboração de textos sobre temas da área, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, ensinar o uso de objetos de referência, atuar em programas de habilitação educacional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, analisar propostas pedagógicas, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, planejar programas de intervenção educacional individual, ensinar língua portuguesa, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, transcrever textos em tinta para o braile, elaborar relatórios, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, preparar professores para classes de inclusão, elaborar programas de atendimento educacional, participar da elaboração do currículo escolar, implementar programas de atendimento educacional, acompanhar treinamento do aluno em empresas, encaminhar alunos para avaliações específicas, estabelecer parcerias com as famílias, elaborar plano de aulas, ensinar as atividades de vida diária (avd), contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de observação, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, participar de programas de inclusão escolar, participar de conselhos de classe, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de palestras e cursos, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de planejamento, registrar notas e conteúdos em diários de classe, participar das associações da área, pesquisar língua escrita de sinais, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar de associações da categoria, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla mostrado aqui é resultado do levantamento de 4183 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 239220 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 2.989,00 3.104,85 4.381,65 20,65 7.70%
Santa Catarina 30h 3.178,50 3.301,69 4.659,45 22,05 7.10%
Paraná 26h 2.626,72 2.728,52 3.850,57 20,97 5.70%
Minas Gerais 34h 2.165,95 2.249,89 3.175,12 13,09 4.70%
Rio Grande do Sul 27h 2.866,36 2.977,45 4.201,87 22,34 5.30%
Pará 40h 2.178,71 2.263,15 3.193,83 11,39 6.40%
Mato Grosso do Sul 27h 2.347,46 2.438,44 3.441,20 17,83 7.00%
Mato Grosso 29h 3.187,59 3.311,13 4.672,77 22,60 7.80%
Bahia 43h 1.802,95 1.872,82 2.642,98 8,66 5.60%
Rio de Janeiro 28h 1.962,79 2.038,87 2.877,31 14,43 7.50%
Goiás 34h 2.231,22 2.317,70 3.270,80 13,67 8.30%
Ceará 43h 2.558,80 2.657,97 3.751,00 12,36 4.10%
Amazonas 41h 2.478,67 2.574,73 3.633,54 12,70 5.80%
Espírito Santo 32h 1.966,31 2.042,52 2.882,46 12,96 5.20%
Rio Grande do Norte 42h 2.124,81 2.207,16 3.114,82 10,42 6.90%
Roraima 21h 1.537,03 1.596,60 2.253,17 14,88 4.90%
Acre 39h 2.855,78 2.966,47 4.186,37 15,06 6.70%
Amapá 43h 4.136,27 4.296,58 6.063,46 19,83 5.90%
Pernambuco 33h 2.064,89 2.144,92 3.026,97 13,17 6.90%
Distrito Federal 40h 10.536,63 10.945,00 15.445,91 54,73 5.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla.

Dissídio de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Imbituba, SC 21 2.070,32 2.150,56 3.034,93 20,80 5.30%
Limeira, SP 30 3.528,36 3.665,10 5.172,30 24,39 7.20%
São Paulo, SP 36 2.421,89 2.515,75 3.550,30 13,89 7.80%
Belo Horizonte, MG 35 2.071,69 2.151,98 3.036,94 12,46 8.10%
São Carlos, SP 24 3.277,83 3.404,87 4.805,05 28,37 6.00%
Gaspar, SC 40 4.282,41 4.448,39 6.277,70 22,33 8.30%
Salvador, BA 44 1.752,48 1.820,40 2.569,01 8,27 6.50%
Chavantes, SP 30 3.106,21 3.226,60 4.553,48 21,51 5.30%
Brusque, SC 33 4.190,55 4.352,96 6.143,03 26,65 8.00%
Paranapanema, SP 25 2.496,55 2.593,31 3.659,76 20,69 7.20%
Canaã dos Carajás, PA 44 1.437,31 1.493,02 2.106,99 6,79 7.20%
Monte Alto, SP 23 2.521,83 2.619,57 3.696,82 22,41 8.10%
Três Lagoas, MS 27 2.172,39 2.256,58 3.184,56 16,82 7.30%
Rio Verde, GO 33 2.014,15 2.092,21 2.952,59 12,67 6.20%
Rio de Janeiro, RJ 28 2.427,89 2.521,99 3.559,11 18,20 5.50%
São Jose, SC 42 2.093,85 2.175,00 3.069,43 10,45 6.20%
Londrina, PR 23 2.756,99 2.863,85 4.041,55 25,16 7.50%
Porto Alegre, RS 32 4.718,87 4.901,76 6.917,51 31,02 4.70%
Foz do Iguaçu, PR 37 3.514,71 3.650,93 5.152,30 19,97 6.70%
Porto União, SC 24 3.142,40 3.264,19 4.606,52 26,93 7.10%
Campinas, SP 26 2.478,35 2.574,40 3.633,07 20,18 7.00%
Itirapina, SP 30 2.882,31 2.994,02 4.225,25 20,27 7.40%
Manaus, AM 40 2.507,70 2.604,89 3.676,09 12,89 6.20%
Aracoiaba da Serra, SP 36 3.255,33 3.381,50 4.772,07 18,79 6.10%
Fortaleza, CE 44 2.738,60 2.844,74 4.014,58 13,02 4.30%
Campos Novos, SC 21 3.878,11 4.028,41 5.685,02 38,57 7.30%
Bertioga, SP 40 4.791,36 4.977,05 7.023,77 24,89 4.60%
Curitiba, PR 29 2.960,29 3.075,02 4.339,56 20,93 5.90%
Curitibanos, SC 24 2.888,07 3.000,00 4.233,69 24,83 6.50%
Joinville, SC 36 3.658,31 3.800,10 5.362,81 20,95 4.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.910,72 3.023,53 4.266,90 7.80%
Administração pública em geral 3.088,18 3.207,87 4.527,04 4.30%
Educação infantil - pré-escola 2.187,09 2.271,86 3.206,11 8.00%
Ensino fundamental 2.476,86 2.572,85 3.630,89 5.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.756,69 2.863,53 4.041,10 4.90%
Educação infantil - creche 2.135,47 2.218,24 3.130,44 7.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.138,94 2.221,84 3.135,53 5.50%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.925,24 3.038,61 4.288,18 5.70%
Construção de edifícios 1.361,68 1.414,45 1.996,12 7.10%
Ensino médio 2.802,01 2.910,61 4.107,54 5.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.515,98 3.652,25 5.154,17 7.70%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.224,48 2.310,69 3.260,91 5.70%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.889,58 1.962,81 2.769,98 7.90%
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante 3.125,15 3.246,28 4.581,24 7.90%
Limpeza em prédios e em domicílios 3.454,84 3.588,74 5.064,54 5.50%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.923,31 3.036,61 4.285,36 5.40%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.440,28 3.573,61 5.043,19 8.20%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 14.680,04 15.249,00 21.519,84 6.30%
Locação de mão-de-obra temporária 1.841,21 1.912,57 2.699,08 7.70%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 2.990,04 3.105,92 4.383,17 6.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.