O dissídio de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 10.425,31

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.640 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Bertioga - SP

R$ 5.056,25

Cidade que mais contrata

Imbituba - SC

289 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.

Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.

Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.

Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.

Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.

Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla

O profissional Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, formar profissionais para atuação na Área, divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve demonstrar capacidade de planejamento, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar capacidade de motivar o outro, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, elaborar projetos de estimulação essencial, atuar em programas de estimulação essencial, confeccionar materiais didático-pedagógicos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, prestar assessoria à comunidade escolar, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, elaborar códigos de interação social, adequar o currículo às necessidades dos alunos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, realizar atividades para orientação e mobilidade, ensinar o uso de objetos de referência, demonstrar capacidade de administrar frustações, dominar braile, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar projetos com instituições não escolares, orientar trabalho em sala de leitura, elaborar registros de avanços dos alunos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, alfabetizar em braile, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, pesquisar temas de educação especial, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, demonstrar capacidade de observação, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar da elaboração do plano de ensino, definir conteúdos escolares, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, elaborar plano de aulas, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, planejar atividades extraclasse, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, ensinar língua portuguesa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de associações da categoria, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, estudar a língua escrita da língua de sinais, acompanhar treinamento do aluno em empresas, encaminhar alunos para avaliações específicas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, formar guia-intérprete para surdo cego, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, elaborar material visual para alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, participar de palestras e cursos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, demonstrar flexibilidade, transcrever textos em tinta para o braile, elaborar relatórios, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, ensinar as atividades de vida diária (avd), ensinar as atividades de vida autônoma, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, atuar em programas de reabilitação educacional, registrar notas e conteúdos em diários de classe, preparar professores para classes de inclusão, implementar programas de atendimento educacional, proceder com ética, participar de conselhos de classe, analisar novas teorias para implementação prática, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dominar diferentes formas de comunicação, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar das atividades do programa de integração sensorial, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar programas de atendimento educacional, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, pesquisar o uso de tecnologias, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, dominar conteúdos e metodologias da área, planejar programas de intervenção educacional individual, avaliar os resultados dos projetos, preparar materiais de autocontrate, divulgar a língua de sinais para a comunidade, demonstrar capacidade de liderança, avaliar rendimento escolar, participar da organização de eventos sobre prevenção, participar das associações da área, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, preparar a comunidade para uso do braile, atuar em programas de habilitação educacional, orientar estágios dos alunos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, encaminhar aluno para ensino regular, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, demonstrar criatividade, participar de reuniões pedagógicas, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar instrumentos de avaliação, corrigir trabalhos dos alunos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, pesquisar língua escrita de sinais, avaliar comunicação receptiva dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, transcrever textos em tipos ampliados, ministrar palestras e cursos, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, coordenar curso, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, demonstrar capacidade de improvisação, participar de fóruns de saúde e educação, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar de projetos de pesquisa, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, analisar propostas pedagógicas, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, estabelecer parcerias com as famílias, ensinar atividades recreativas, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, dominar língua de sinais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla mostrado aqui é resultado do levantamento de 4686 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 239220 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 31h 3.312,42 3.440,80 4.855,75 22,03 4.20%
Santa Catarina 30h 3.254,33 3.380,46 4.770,61 22,28 4.80%
Paraná 26h 2.851,42 2.961,94 4.179,97 22,82 7.80%
Minas Gerais 36h 2.462,16 2.557,58 3.609,34 14,29 4.90%
Rio Grande do Sul 27h 3.043,44 3.161,40 4.461,46 23,06 4.10%
Amapá 40h 3.083,09 3.202,58 4.519,58 15,89 6.90%
Mato Grosso do Sul 27h 2.360,53 2.452,02 3.460,36 18,04 4.40%
Mato Grosso 31h 3.206,03 3.330,29 4.699,80 21,46 4.30%
Bahia 43h 1.927,18 2.001,87 2.825,10 9,22 8.20%
Pará 38h 2.297,03 2.386,06 3.367,28 12,55 6.50%
Rio de Janeiro 30h 2.202,10 2.287,45 3.228,12 15,12 5.20%
Goiás 34h 2.157,59 2.241,21 3.162,86 13,32 5.60%
Espírito Santo 30h 2.366,42 2.458,13 3.468,99 16,14 6.90%
Ceará 43h 2.374,42 2.466,44 3.480,72 11,44 6.00%
Pernambuco 34h 2.049,85 2.129,29 3.004,92 12,68 7.10%
Rio Grande do Norte 44h 2.384,94 2.477,38 3.496,15 11,33 6.30%
Amazonas 40h 2.727,11 2.832,80 3.997,73 14,16 8.10%
Distrito Federal 37h 10.036,33 10.425,31 14.712,51 56,24 7.50%
Acre 40h 2.938,53 3.052,42 4.307,66 15,39 4.90%
Maranhão 40h 4.848,10 5.036,00 7.106,95 25,18 8.30%
Alagoas 20h 1.377,42 1.430,80 2.019,19 14,31 6.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla.

Dissídio de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Imbituba, SC 21 2.094,74 2.175,93 3.070,73 21,09 4.60%
Limeira, SP 30 3.599,76 3.739,28 5.276,98 24,71 6.20%
São Paulo, SP 36 2.603,69 2.704,61 3.816,82 15,07 8.00%
Belo Horizonte, MG 37 2.445,66 2.540,45 3.585,16 13,71 7.60%
São Carlos, SP 24 3.331,45 3.460,56 4.883,65 28,55 6.80%
Macapá, AP 40 3.108,71 3.229,19 4.557,13 16,06 7.70%
Salvador, BA 44 1.880,02 1.952,89 2.755,97 8,88 4.20%
Gaspar, SC 42 4.473,61 4.647,00 6.557,98 22,25 4.50%
Penha, SC 30 2.784,01 2.891,91 4.081,14 19,20 6.10%
Paranapanema, SP 25 2.505,49 2.602,59 3.672,86 20,77 7.80%
Chavantes, SP 30 3.123,98 3.245,05 4.579,51 21,63 6.00%
Brusque, SC 33 4.272,70 4.438,30 6.263,46 26,60 8.10%
Curitibanos, SC 31 3.653,68 3.795,29 5.356,03 24,54 5.30%
Três Lagoas, MS 27 2.152,54 2.235,97 3.155,47 16,61 7.60%
Canaã dos Carajás, PA 44 1.612,23 1.674,71 2.363,40 7,61 6.00%
Curitiba, PR 28 2.913,28 3.026,19 4.270,65 21,54 7.90%
Monte Alto, SP 24 2.613,48 2.714,77 3.831,16 22,82 6.60%
Rio Verde, GO 33 2.094,40 2.175,57 3.070,23 13,15 7.90%
Porto Alegre, RS 30 4.792,92 4.978,68 7.026,06 33,63 4.90%
Campinas, SP 27 2.770,46 2.877,84 4.061,29 21,09 4.50%
Joinville, SC 36 3.765,66 3.911,61 5.520,18 21,75 5.50%
Joaçaba, SC 28 2.837,33 2.947,30 4.159,31 20,97 4.10%
Rio de Janeiro, RJ 29 3.337,49 3.466,84 4.892,51 24,11 4.20%
Foz do Iguaçu, PR 38 4.101,55 4.260,52 6.012,57 22,32 7.70%
Campos dos Goytacazes, RJ 40 1.380,51 1.434,02 2.023,73 7,17 4.50%
Bauru, SP 24 2.573,39 2.673,13 3.772,39 22,19 8.20%
Fortaleza, CE 44 2.501,28 2.598,23 3.666,69 11,88 5.80%
Itirapina, SP 30 2.957,42 3.072,04 4.335,35 20,64 4.30%
São Caetano do Sul, SP 44 3.980,78 4.135,06 5.835,53 18,80 7.60%
Picarras, SC 39 3.173,15 3.296,13 4.651,60 16,88 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.068,45 3.187,38 4.498,12 4.30%
Administração pública em geral 3.078,40 3.197,71 4.512,71 5.90%
Educação infantil - pré-escola 2.148,64 2.231,92 3.149,75 5.10%
Ensino fundamental 2.472,44 2.568,27 3.624,42 5.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.839,82 2.949,88 4.162,96 4.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.753,22 5.976,19 8.433,79 5.70%
Educação infantil - creche 2.253,57 2.340,91 3.303,57 8.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.030,40 2.109,09 2.976,41 7.80%
Limpeza em prédios e em domicílios 3.201,32 3.325,40 4.692,90 7.70%
Ensino médio 3.819,25 3.967,28 5.598,74 5.10%
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante 3.534,78 3.671,78 5.181,73 5.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.263,93 3.390,44 4.784,68 6.70%
Locação de mão-de-obra temporária 1.896,82 1.970,33 2.780,59 7.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.457,10 3.591,09 5.067,86 7.10%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.361,26 2.452,78 3.461,43 6.20%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.958,25 2.034,15 2.870,65 6.70%
Construção de edifícios 1.363,17 1.416,00 1.998,30 7.60%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 13.994,61 14.537,00 20.515,05 4.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 3.069,05 3.188,00 4.499,00 5.20%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 2.941,03 3.055,02 4.311,34 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.