O dissídio de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239205 no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 5.123,37
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
133 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 3.662,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
26 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 3.985,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
214 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O profissional Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação deve demonstrar competências pessoais, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, formar profissionais para atuação na Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos deve planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar conhecimento do aluno iniciante, elaborar registros de avanços dos alunos, proceder com ética, participar de conselhos de classe, demonstrar capacidade de improvisação, atuar em programas de estimulação essencial, demonstrar capacidade de observação, pesquisar a língua de sinais, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, pesquisar temas de educação especial, estudar a língua escrita da língua de sinais, estabelecer parcerias com as famílias, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dominar conteúdos e metodologias da área, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, criar materiais para comunicação alternativa, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, atuar em programas de habilitação educacional, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, elaborar material visual para alunos, demonstrar capacidade de planejamento, participar da organização de eventos sobre prevenção, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, pesquisar o uso de tecnologias, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar de reuniões pedagógicas, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, participar de associações da categoria, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, implementar programas de atendimento educacional, divulgar a língua de sinais para a comunidade, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de liderança, estudar as propostas da legislação educacional, dominar língua de sinais, ensinar atividades recreativas, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, avaliar rendimento escolar, registrar notas e conteúdos em diários de classe, dominar braile, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, demonstrar capacidade de motivar o outro, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, participar de palestras e cursos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, coordenar curso, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, orientar trabalho em sala de leitura, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, definir conteúdos escolares, analisar propostas pedagógicas, ensinar as atividades de vida autônoma, participar da elaboração do currículo escolar, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, preparar professores para classes de inclusão, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, participar das associações da área, elaborar instrumentos de avaliação, dominar diferentes formas de comunicação, participar da elaboração do plano de ensino, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, elaborar relatórios, orientar estágios dos alunos, encaminhar alunos para avaliações específicas, participar de projetos de pesquisa, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, participar de fóruns de saúde e educação, corrigir trabalhos dos alunos, analisar novas teorias para implementação prática, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, avaliar comunicação receptiva dos alunos, ministrar palestras e cursos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, criar materiais didático-pedagógicos, pesquisar língua escrita de sinais, elaborar projetos de pesquisa, criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, planejar programas de intervenção educacional individual, ensinar as atividades de vida diária (avd), avaliar o desempenho linguístico do surdos, atuar em programas de reabilitação educacional, elaborar programas de atendimento educacional, prestar assessoria à comunidade escolar, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar de programas de inclusão escolar, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, pesquisar estratégias de aquisição de língua, planejar atividades extraclasse, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ministrar aulas de orientação para o trabalho, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar criatividade, ensinar língua portuguesa, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, acompanhar treinamento do aluno em empresas, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de administrar frustações, elaborar plano de aulas, encaminhar aluno para ensino regular, avaliar os resultados dos projetos, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar o aluno para treinamento em empresas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação mostrado aqui é resultado do levantamento de 461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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