O dissídio de Pedagogo Especializado em Deficiência Física 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239210 no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 3.878,30
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
187 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Descalvado - SP
R$ 4.165,13
Cidade que mais contrata
Descalvado - SP
76 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência física Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência física Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Pedagogo Especializado em Deficiência Física
O Professor de alunos com deficiência física participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência física, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência física, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência física Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência física.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Planeja atividades complementares extracurriculares.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência física Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência física Elabora material visual.
Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio.
Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Trabalha com comunicação alternativa e aumentativa.
Participa das atividades de programas de integração sensorial Ensina a organizar objetos de referência para atender as atividades diárias Usa técnicas de aprendizado multissensorial e repetição para reforçar a aprendizagem.
Faz uso de computadores e recursos audiovisuais Fornece e instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, pernas robóticas que ajudam na locomoção e aparelhos que permitem que uma pessoa com deficiência motora se locomova na posição ereta Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa da avaliação de aspectos psicomotor e cognitivo dos alunos Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência física, atuando na elaboração e na execução das atividades.
Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros) Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência física para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência física
O profissional Pedagogo Especializado em Deficiência Física deve divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, atuar no processo de ensino-aprendizagem, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, formar profissionais para atuação na Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência física
Um Professor de alunos com deficiência física deve confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, orientar trabalho em sala de leitura, elaborar programas de atendimento educacional, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, implementar programas de atendimento educacional, dominar diferentes formas de comunicação, participar de programas de inclusão escolar, elaborar instrumentos de avaliação, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, definir conteúdos escolares, participar das associações da área, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar da organização de eventos sobre prevenção, analisar novas teorias para implementação prática, elaborar relatórios, elaborar registros de avanços dos alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, ensinar as atividades de vida diária (avd), preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, participar da elaboração do plano de ensino, atuar em programas de habilitação educacional, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de observação, elaborar projetos de pesquisa, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de administrar frustações, elaborar projetos de estimulação essencial, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, participar de conselhos de classe, participar de fóruns de saúde e educação, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, demonstrar capacidade de liderança, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, corrigir trabalhos dos alunos, criar materiais para comunicação alternativa, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, analisar propostas pedagógicas, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, demonstrar criatividade, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, participar da elaboração do currículo escolar, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de improvisação, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, avaliar conhecimento do aluno iniciante, atuar em programas de reabilitação educacional, criar materiais didático-pedagógicos, participar de projetos de pesquisa, proceder com ética, atuar em programas de estimulação essencial, participar de palestras e cursos, participar das atividades do programa de integração sensorial, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, pesquisar temas de educação especial, prestar assessoria à comunidade escolar, pesquisar o uso de tecnologias, preparar professores para classes de inclusão, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, avaliar comunicação expressiva dos alunos, elaborar plano de aulas, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, ensinar as atividades de vida autônoma, avaliar os resultados dos projetos, planejar programas de intervenção educacional individual, estudar as propostas da legislação educacional, coordenar curso, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, estudar a língua escrita da língua de sinais, avaliar rendimento escolar, elaborar material visual para alunos, demonstrar flexibilidade, planejar atividades extraclasse, adequar o currículo às necessidades dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, estabelecer parcerias com as famílias, ensinar atividades recreativas, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, orientar estágios dos alunos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, dominar braile, participar de associações da categoria, orientar voluntários para educação especial em comunidades, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de planejamento, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de motivar o outro, ensinar língua portuguesa, dominar língua de sinais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Pedagogo Especializado em Deficiência Física ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Pedagogo Especializado em Deficiência Física em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Pedagogo Especializado em Deficiência Física ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Pedagogo Especializado em Deficiência Física mostrado aqui é resultado do levantamento de 613 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Pedagogo Especializado em Deficiência Física com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Monitor de Braile
- Professor na Área de Deficiência Física
- Professor de Alunos Com Deficiência Múltipla
- Pedagogo em Educação Especial de Cegos
- Professor de Alunos Com Deficiência Mental
- Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
- Pedagogo Especializado em Deficientes da Áudio-comunicação
- Professor de Braile
- Pedagogo em Educação Especial de Surdos
- Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos
Valor do salário na CCT 2024 de Pedagogo Especializado em Deficiência Física em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 32h | 3.162,93 | 3.285,51 | 4.636,61 | 20,59 | 8.10% |
Paraná | 28h | 2.961,45 | 3.076,23 | 4.341,27 | 22,17 | 4.10% |
Acre | 29h | 1.807,52 | 1.877,57 | 2.649,68 | 13,14 | 5.20% |
Santa Catarina | 38h | 3.733,60 | 3.878,30 | 5.473,18 | 20,45 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 31h | 2.228,08 | 2.314,44 | 3.266,20 | 14,71 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 40h | 1.586,12 | 1.647,59 | 2.325,13 | 8,34 | 4.20% |
Mato Grosso | 38h | 2.241,28 | 2.328,14 | 3.285,55 | 12,30 | 7.30% |
Minas Gerais | 34h | 2.224,33 | 2.310,54 | 3.260,70 | 13,62 | 6.50% |
Goiás | 41h | 3.326,16 | 3.455,08 | 4.875,91 | 17,01 | 7.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Pedagogo Especializado em Deficiência Física. |
Dissídio de Pedagogo Especializado em Deficiência Física por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Descalvado, SP | 37 | 4.009,73 | 4.165,13 | 5.877,96 | 22,76 | 8.30% |
Rio Branco, AC | 29 | 1.807,52 | 1.877,57 | 2.649,68 | 13,14 | 4.80% |
Curitiba, PR | 25 | 2.999,53 | 3.115,78 | 4.397,09 | 24,56 | 7.60% |
Sorocaba, SP | 36 | 2.766,41 | 2.873,63 | 4.055,36 | 16,15 | 5.40% |
Itatinga, SP | 20 | 2.633,51 | 2.735,58 | 3.860,53 | 27,36 | 5.20% |
Maringá, PR | 22 | 2.929,35 | 3.042,88 | 4.294,21 | 27,47 | 4.20% |
Macaé, RJ | 43 | 1.453,66 | 1.510,00 | 2.130,96 | 7,09 | 4.10% |
Corupa, SC | 39 | 4.211,25 | 4.374,47 | 6.173,38 | 22,54 | 4.10% |
Marau, RS | 30 | 2.969,98 | 3.085,08 | 4.353,76 | 20,80 | 8.20% |
Rio Verde, GO | 40 | 3.493,34 | 3.628,73 | 5.120,97 | 18,14 | 4.50% |
Fartura, SP | 24 | 2.413,24 | 2.506,77 | 3.537,63 | 21,05 | 5.60% |
Campinas, SP | 29 | 2.042,83 | 2.122,00 | 2.994,63 | 14,58 | 7.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Pedagogo Especializado em Deficiência Física. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Pedagogo Especializado em Deficiência Física no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.812,08 | 2.921,07 | 4.122,30 | 8.10% | |
Administração pública em geral | 3.712,79 | 3.856,69 | 5.442,68 | 4.50% | |
Ensino fundamental | 1.912,18 | 1.986,29 | 2.803,12 | 8.00% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.766,41 | 2.873,63 | 4.055,36 | 4.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.620,47 | 2.722,03 | 3.841,41 | 7.30% | |
Educação infantil - creche | 1.834,94 | 1.906,06 | 2.689,89 | 6.30% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.105,36 | 3.225,71 | 4.552,22 | 7.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 1.825,15 | 1.895,88 | 2.675,53 | 5.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.513,95 | 1.572,63 | 2.219,34 | 5.40% | |
Distribuição de água por caminhões | 2.671,46 | 2.775,00 | 3.916,16 | 5.40% | |
Ensino médio | 2.045,71 | 2.125,00 | 2.998,86 | 4.40% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 1.983,14 | 2.060,00 | 2.907,13 | 8.20% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 3.453,81 | 3.587,67 | 5.063,02 | 4.70% | |
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante | 2.530,27 | 2.628,33 | 3.709,18 | 4.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.768,69 | 2.876,00 | 4.058,70 | 7.90% | |
Atividades de psicologia e psicanálise | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 4.80% | |
Atividades de fisioterapia | 4.977,10 | 5.170,00 | 7.296,06 | 7.10% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 2.310,45 | 2.400,00 | 3.386,95 | 5.90% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 2.612,74 | 2.714,00 | 3.830,08 | 5.10% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 6.474,08 | 6.725,00 | 9.490,52 | 6.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |