O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 7.342,85
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araraquara - SP
R$ 11.368,01
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
805 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, elaborar material pedagógico, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve estabelecer referenciais de avaliação, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, integrar-se em eventos da área, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, dialogar com outros setores ou unidades da escola, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar capacidade de organização, utilizar referenciais de avaliação normatizados, corrigir trabalhos, provas, exercícios, divulgar ideias através de projetos de ensino, participar de atividades de elaboração do plano de curso, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, executar a manutenção preventiva, orientar os alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, participar de ações institucionais com objetivo social, promover a exposição e venda de produtos do curso, selecionar material pedagógico, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, dialogar com os meios de comunicação de massa, tomar parte na organização do currículo escolar, encaminhar alunos para atendimentos específicos, processar materiais para a utilização em ensino, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, investigar diferentes recursos didáticos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, criar situações operacionais de atividades, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, registrar controles de estoque, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), definir metodologias e técnicas de ensino, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, limpar os equipamentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, tomar providências em casos de emergência, criar relacionamentos de confiabilidade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com membros e instituições da comunidade, promover intercâmbios institucionais, controlar o estoque de peças de reposição, propor cronograma de atividades pedagógicas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, comprovar qualificação profissional na área de atuação, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, criar situações de trabalho em equipe, participar de campanhas educativas, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de aprendizagem, confeccionar apostilas para apoio às aulas, agir eticamente na profissão, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, sistematizar as mudanças tecnológicas, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, criar situações interativas com o mercado de trabalho, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, simular situações atuais de trabalho, programar a utilização de material didático-pedagógico, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preencher planilhas de custo, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, demonstrar criatividade, elaborar os planos de aula, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, dialogar com os alunos, demonstrar perseverança, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar recursos audiovisuais, sistematizar os termos técnicos da área, demonstrar liderança, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, selecionar recursos didáticos, avaliar competências adquiridas anteriormente, preencher diários de classe ou similares, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar a legislação na sua área, identificar novas fontes para atualização, fixar metas educacionais para a escola, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, conferir a execução da manutenção, organizar exposições de produtos, analisar as avaliações, comprovar experiência na área específica, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, sistematizar as normas técnicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, auto avaliar-se, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, expressar-se com clareza, fixar critérios de avaliação dos alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar flexibilidade, negociar projetos e cursos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, comprovar certificação das competências, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, consultar manual do equipamento para manutenção, demonstrar capacidade de avaliação, programar calendário de atividades para estágios de alunos, sistematizar a produção científica da área, preparar material didático, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, adequar material pedagógico, especificar equipamentos para manutenção e reposição, dialogar com os outros professores, revisar material pedagógico, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 9002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 4.880,94 | 5.070,11 | 7.155,09 | 26,16 | 7.00% |
Santa Catarina | 43h | 7.068,88 | 7.342,85 | 10.362,44 | 34,53 | 6.00% |
Minas Gerais | 35h | 3.579,64 | 3.718,38 | 5.247,48 | 21,47 | 7.60% |
Paraná | 42h | 4.040,41 | 4.197,00 | 5.922,93 | 19,79 | 8.30% |
Rio de Janeiro | 39h | 3.481,67 | 3.616,61 | 5.103,86 | 18,50 | 5.90% |
Goiás | 41h | 4.456,46 | 4.629,18 | 6.532,83 | 22,55 | 8.00% |
Mato Grosso | 40h | 4.811,66 | 4.998,15 | 7.053,53 | 24,71 | 8.10% |
Bahia | 41h | 3.590,01 | 3.729,14 | 5.262,68 | 17,99 | 5.90% |
Maranhão | 39h | 4.244,26 | 4.408,76 | 6.221,77 | 22,86 | 4.90% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.591,08 | 3.730,26 | 5.264,25 | 18,19 | 6.40% |
Ceará | 42h | 2.969,54 | 3.084,63 | 4.353,12 | 14,73 | 6.80% |
Espírito Santo | 36h | 4.438,44 | 4.610,46 | 6.506,42 | 25,69 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 4.339,37 | 4.507,55 | 6.361,19 | 22,18 | 5.70% |
Pará | 42h | 5.180,42 | 5.381,20 | 7.594,11 | 25,67 | 4.80% |
Pernambuco | 36h | 3.096,09 | 3.216,09 | 4.538,64 | 18,04 | 6.70% |
Tocantins | 40h | 3.815,96 | 3.963,85 | 5.593,91 | 19,97 | 7.60% |
Distrito Federal | 38h | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 7.90% |
Paraíba | 41h | 2.732,15 | 2.838,04 | 4.005,13 | 13,92 | 5.00% |
Alagoas | 36h | 3.078,58 | 3.197,90 | 4.512,97 | 17,53 | 5.40% |
Amazonas | 34h | 4.056,94 | 4.214,17 | 5.947,17 | 24,52 | 7.10% |
Rondônia | 31h | 3.129,42 | 3.250,70 | 4.587,49 | 20,88 | 7.50% |
Roraima | 34h | 3.295,26 | 3.422,97 | 4.830,60 | 19,90 | 4.40% |
Piauí | 39h | 3.222,86 | 3.347,76 | 4.724,47 | 17,00 | 4.70% |
Amapá | 43h | 4.371,19 | 4.540,60 | 6.407,83 | 20,92 | 5.00% |
Rio Grande do Norte | 41h | 5.982,69 | 6.214,56 | 8.770,18 | 30,31 | 5.90% |
Acre | 40h | 3.671,15 | 3.813,43 | 5.381,62 | 19,07 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial. |
Dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.062,76 | 4.220,22 | 5.955,71 | 20,09 | 4.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 28 | 4.765,63 | 4.950,33 | 6.986,06 | 35,54 | 5.70% |
Curitiba, PR | 42 | 3.653,81 | 3.795,42 | 5.356,21 | 18,06 | 8.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.610,75 | 3.750,70 | 5.293,09 | 18,40 | 5.10% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 3.393,72 | 3.525,25 | 4.974,94 | 18,58 | 6.70% |
Goiânia, GO | 40 | 4.941,35 | 5.132,86 | 7.243,65 | 25,67 | 6.20% |
Macaé, RJ | 43 | 4.025,12 | 4.181,12 | 5.900,52 | 19,66 | 6.60% |
Joinville, SC | 40 | 6.312,31 | 6.556,96 | 9.253,38 | 32,41 | 4.30% |
Florianópolis, SC | 44 | 9.146,48 | 9.500,97 | 13.408,05 | 43,29 | 5.10% |
Campinas, SP | 40 | 7.639,40 | 7.935,48 | 11.198,78 | 40,00 | 5.70% |
Barueri, SP | 43 | 3.812,15 | 3.959,89 | 5.588,32 | 18,34 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 41 | 3.056,34 | 3.174,79 | 4.480,36 | 15,33 | 5.10% |
São Luís, MA | 37 | 4.202,81 | 4.365,69 | 6.161,00 | 23,48 | 7.10% |
Jaraguá do Sul, SC | 43 | 7.257,07 | 7.538,33 | 10.638,32 | 35,39 | 5.10% |
São Caetano do Sul, SP | 43 | 4.349,63 | 4.518,21 | 6.376,23 | 21,00 | 7.90% |
São Jose, SC | 43 | 5.955,57 | 6.186,39 | 8.730,43 | 28,63 | 7.30% |
Blumenau, SC | 44 | 8.543,66 | 8.874,79 | 12.524,37 | 40,65 | 6.90% |
Criciúma, SC | 43 | 6.341,00 | 6.586,76 | 9.295,43 | 30,46 | 8.00% |
Sorocaba, SP | 39 | 4.829,15 | 5.016,31 | 7.079,17 | 25,77 | 7.40% |
Guarulhos, SP | 39 | 5.163,01 | 5.363,12 | 7.568,59 | 27,36 | 5.20% |
Brasília, DF | 38 | 3.349,99 | 3.479,83 | 4.910,84 | 18,55 | 8.10% |
Contagem, MG | 34 | 3.848,13 | 3.997,27 | 5.641,07 | 23,47 | 7.90% |
Salvador, BA | 41 | 3.273,37 | 3.400,24 | 4.798,52 | 16,42 | 4.20% |
Uberlândia, MG | 39 | 3.483,63 | 3.618,65 | 5.106,74 | 18,71 | 4.60% |
Chapeco, SC | 43 | 7.393,36 | 7.679,90 | 10.838,11 | 35,89 | 4.20% |
Santos, SP | 43 | 3.283,76 | 3.411,03 | 4.813,75 | 15,88 | 5.20% |
Maceió, AL | 37 | 3.212,39 | 3.336,90 | 4.709,13 | 17,88 | 7.40% |
Cuiabá, MT | 40 | 4.351,43 | 4.520,08 | 6.378,88 | 22,35 | 5.00% |
Caçador, SC | 42 | 6.761,55 | 7.023,61 | 9.911,93 | 33,25 | 5.00% |
Manaus, AM | 34 | 4.148,46 | 4.309,25 | 6.081,34 | 25,25 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.702,53 | 5.923,54 | 8.359,48 | 6.60% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.643,63 | 1.707,33 | 2.409,44 | 7.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.619,31 | 4.798,34 | 6.771,56 | 7.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.383,28 | 3.514,41 | 4.959,64 | 8.30% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 7.773,32 | 8.074,59 | 11.395,11 | 7.10% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.910,02 | 5.100,32 | 7.197,73 | 5.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.614,82 | 2.716,16 | 3.833,13 | 5.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.401,59 | 9.765,96 | 13.782,02 | 7.90% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 3.844,78 | 3.993,80 | 5.636,16 | 6.20% | |
Serviços de engenharia | 3.680,42 | 3.823,07 | 5.395,23 | 5.60% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.052,60 | 4.209,67 | 5.940,81 | 7.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.828,14 | 2.937,75 | 4.145,84 | 6.60% | |
Atividades de teleatendimento | 2.522,96 | 2.620,74 | 3.698,47 | 5.40% | |
Frigorífico - abate de suínos | 2.618,01 | 2.719,48 | 3.837,81 | 4.70% | |
Formação de condutores | 2.552,31 | 2.651,23 | 3.741,49 | 5.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.151,17 | 4.312,06 | 6.085,30 | 6.90% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.535,75 | 2.634,03 | 3.717,22 | 6.40% | |
Promoção de vendas | 3.324,24 | 3.453,08 | 4.873,09 | 6.10% | |
Ensino de idiomas | 3.091,92 | 3.211,76 | 4.532,53 | 6.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.103,51 | 5.301,31 | 7.481,36 | 4.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |