O dissídio de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233210 no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 17.482,24
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.827 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.606,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
774 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 8.669,37
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
4.330 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
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Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O profissional Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial deve dialogar com os outros professores, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, dialogar com os alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, sistematizar os termos técnicos da área, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, participar de campanhas educativas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, estabelecer referenciais de avaliação, sistematizar as mudanças tecnológicas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, dialogar com membros e instituições da comunidade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, identificar novas fontes para atualização, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de organização, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, comprovar experiência na área específica, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, revisar as metodologias e técnicas de ensino, analisar as avaliações, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, controlar o estoque de peças de reposição, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar criatividade, sistematizar a legislação na sua área, especificar equipamentos para manutenção e reposição, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demonstrar perseverança, preencher planilhas de custo, demonstrar liderança, participar de ações institucionais com objetivo social, promover intercâmbios institucionais, prestar assessoria técnica à comunidade, processar materiais para a utilização em ensino, criar relacionamentos de confiabilidade, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, selecionar recursos didáticos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, programar calendário de atividades para estágios de alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demonstrar flexibilidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, divulgar ideias através de projetos de ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, propor cronograma de atividades pedagógicas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, integrar-se em eventos da área, agir eticamente na profissão, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, criar situações de trabalho em equipe, participar da captação de recursos financeiros e físicos, comprovar certificação das competências, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de aprendizagem, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de curso, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, estimular os alunos na busca de conhecimento, identificar características e interesses pessoais dos alunos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, utilizar referenciais de avaliação normatizados, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, registrar controles de estoque, programar a utilização de material didático-pedagógico, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, adequar material pedagógico, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, auto avaliar-se, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, investigar diferentes recursos didáticos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, ministrar palestras para públicos de fora da escola, negociar projetos e cursos, preencher diários de classe ou similares, fixar critérios de avaliação dos alunos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, limpar os equipamentos, demonstrar capacidade de avaliação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, criar situações operacionais de atividades, selecionar material pedagógico, conferir a execução da manutenção, dialogar com os meios de comunicação de massa, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, dialogar com outros setores ou unidades da escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, sistematizar a produção científica da área, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, preparar material didático, sistematizar as normas técnicas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, orientar os alunos, tomar providências em casos de emergência, preparar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar tolerância e paciência, consultar manual do equipamento para manutenção, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, organizar exposições de produtos, expressar-se com clareza, elaborar os planos de aula, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, executar a manutenção preventiva, simular situações atuais de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.803 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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