O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 7.972,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

76 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Carlos - SP

R$ 1.802,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Carlos - SP

17 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Formação de Condutores

R$ 1.790,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

28 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Agropecuária

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O profissional Instrutor de Aprendizagem Agropecuária deve comunicar-se, elaborar material pedagógico, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços À comunidade, planejar metas e estratégias de ações educacionais.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve participar de campanhas educativas, utilizar referenciais de avaliação normatizados, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, prestar assessoria técnica à comunidade, elaborar os planos de aula, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar os alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, sistematizar as mudanças tecnológicas, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar liderança, dialogar com os outros professores, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, identificar novas fontes para atualização, agir eticamente na profissão, demonstrar tolerância e paciência, divulgar ideias através de projetos de ensino, organizar exposições de produtos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, dialogar com os alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, preencher planilhas de custo, participar de atividades de elaboração do plano de curso, sistematizar a produção científica da área, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher diários de classe ou similares, conferir a execução da manutenção, processar materiais para a utilização em ensino, consultar manual do equipamento para manutenção, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, criar situações interativas com o mercado de trabalho, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, demonstrar capacidade de avaliação, adequar material pedagógico, confeccionar apostilas para apoio às aulas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, identificar características e interesses pessoais dos alunos, auto avaliar-se, analisar as avaliações, revisar material pedagógico, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, executar a manutenção preventiva, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, tomar providências em casos de emergência, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar criatividade, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, negociar projetos e cursos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, integrar-se em eventos da área, verificar o estado dos equipamentos de segurança, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, participar de ações institucionais com objetivo social, corrigir trabalhos, provas, exercícios, promover intercâmbios institucionais, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, controlar o estoque de peças de reposição, expressar-se com clareza, sistematizar os termos técnicos da área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, comprovar experiência na área específica, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, demonstrar capacidade de organização, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, avaliar competências adquiridas anteriormente, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar certificação das competências, limpar os equipamentos, dialogar com membros e instituições da comunidade, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demonstrar perseverança, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, fixar critérios de avaliação dos alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, sistematizar as normas técnicas, sistematizar a legislação na sua área, investigar diferentes recursos didáticos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de aprendizagem, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com outros setores ou unidades da escola, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar flexibilidade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, preparar recursos audiovisuais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agropecuária ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Agropecuária em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agropecuária ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Agropecuária com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Agropecuária CBO 233205 salário