O dissídio de Segundo Oficial de Náutica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Segundo Oficial de Náutica.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 18.988,22

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.943 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Gonçalo - RJ

R$ 19.460,19

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

996 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica deve trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), navegar com segurança, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar operações, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo, qualificar pessoal, operar cargas, coordenar manutenção de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve avaliar as condições para amarração, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, discriminar sons e ruídos, operar sistema de posicionamento dinâmico, verificar marcação das cargas, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), realizar comunicação de bordo, demonstrar percepção cinemática, orientar praticante-aluno a bordo, controlar planos de bordo, demonstrar criatividade, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, coordenar a operação do guincho de reboque, realizar o plano de viagem, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), supervisionar seção de câmara, operar rampas de cargas, avaliar as condições meteorológicas, coordenar manutenção de equipamentos de convés, orientar estagiário-aluno a bordo, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar capacidade de negociação, controlar publicações regulamentares de bordo, verificar peação da carga, coordenar operações de resgate, acionar plano de contingência, preparar a unidade para reboque, coordenar reuniões de segurança, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar manuais técnicos de bordo, elaborar o plano para reboque, ministrar treinamento em terra, avaliar as condições para desamarração, testar equipamentos de segurança, acionar plano de emergência, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar material de combate à poluição, controlar epi e epc, inspecionar equipamentos de comunicação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, operar rampas de acesso, supervisionar postos de manobra de amarração, operar equipamentos de navegação, orientar a navegação, efetuar auditorias internas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, aplicar legislação, controlar certificados regulamentares de bordo, trabalhar em equipe, coordenar operações de reboque, conferir certificação da embarcação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar raciocínio analítico, controlar medicamento de bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar temperatura dos tanques, definir área segura para trabalho, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar o preparo da tripulação, supervisionar equipe de conexão de mangote, operar o sistema de lastro, emitir permissão para trabalho, realizar manutenção de equipamentos de segurança, fiscalizar a aplicação da legislação, discriminar cores, supervisionar operações de carga e descarga, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de convés, conferir certificação da tripulação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, coordenar operação de controle à poluição, trabalhar sob pressão, executar procedimentos para navegação em mau tempo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, avaliar as condições de calado, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), ministrar treinamento a bordo, controlar material de passadiço, controlar rancho, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar pressão atmosférica dos tanques, operar tampas de escotilha, avaliar as condições de atracação, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, efetuar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar percepção espacial, testar equipamentos de salvatagem, controlar as condições da carga durante a viagem, tomar decisões rápidas em situações críticas, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar material didático, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, efetuar os registros pertinentes, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, consultar legislação, demonstrar raciocínio sintético, tomar decisões, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar raciocínio matemático, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar o sms, inspecionar as condições de segurança, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), manusear cargas a bordo, manobrar a embarcação, controlar certificação da tripulação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar comportamento proativo, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar liderança, coordenar navegação de objeto rebocado, fiscalizar o uso de epi, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar equipe de convés, avaliar a quantidade de carga movimentada, transportar passageiros, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, elaborar conteúdo programático, executar procedimentos de serviços no porto, preparar documentação para despacho da embarcação, operar guincho de manuseio de âncoras, elaborar apresentações, proferir palestras, efetuar embarque e desembarque da tripulação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, conduzir embarcação de salvamento, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de autocontrole, operar cobertas de cargas, ministrar aulas de formação profissional, inspecionar equipamentos de navegação, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos para navegação costeira, inspecionar equipamentos de salvatagem, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar postos de emergência, operar guincho de reboque, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, avaliar as condições para desatracação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 2231 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica CBO 215140 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Segundo Oficial de Náutica em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Segundo Oficial de Náutica por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Rio de Janeiro 42h 7.323,00 7.606,82 10.734,97 36,08 4.70%
Santa Catarina 44h 5.159,48 5.359,44 7.563,41 24,39 5.50%
Espírito Santo 44h 11.946,16 12.409,16 17.512,17 56,41 7.00%
São Paulo 43h 9.572,22 9.943,21 14.032,16 45,79 6.60%
Pará 44h 5.594,96 5.811,81 8.201,80 26,65 5.30%
Amazonas 42h 4.268,13 4.433,55 6.256,76 21,21 5.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Segundo Oficial de Náutica.

Dissídio de Segundo Oficial de Náutica por cidade

Quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Segundo Oficial de Náutica na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 6.879,28 7.145,90 10.084,50 33,76 4.70%
Macaé, RJ 42 7.388,34 7.674,69 10.830,75 36,13 6.10%
Rio das Ostras, RJ 41 7.981,97 8.291,33 11.700,97 40,16 4.40%
São João da Barra, RJ 40 7.384,54 7.670,74 10.825,19 38,83 7.40%
Itajaí, SC 44 5.145,55 5.344,97 7.542,99 24,32 7.20%
Vitoria, ES 44 11.946,16 12.409,16 17.512,17 56,41 5.10%
Niterói, RJ 41 6.739,76 7.000,97 9.879,98 34,53 5.30%
São Paulo, SP 43 10.092,50 10.483,65 14.794,84 48,47 6.90%
São Gonçalo, RJ 44 18.734,11 19.460,19 27.462,81 88,46 4.40%
Guapimirim, RJ 44 6.285,92 6.529,55 9.214,70 29,68 7.30%
Manaus, AM 42 4.268,13 4.433,55 6.256,76 21,21 8.20%
Belém, PA 43 7.641,83 7.938,00 11.202,34 36,67 7.10%
Barcarena, PA 44 2.075,29 2.155,73 3.042,23 9,80 4.10%
Santos, SP 44 8.176,21 8.493,10 11.985,72 38,61 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Segundo Oficial de Náutica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Segundo Oficial de Náutica no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Navegação de apoio marítimo 7.197,69 7.476,65 10.551,27 7.20%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 9.297,48 9.657,82 13.629,41 5.10%
Atividades de agenciamento marítimo 7.052,22 7.325,54 10.338,02 6.00%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 6.615,22 6.871,61 9.697,42 6.10%
Locação de mão-de-obra temporária 9.451,26 9.817,56 13.854,84 6.80%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.627,01 5.845,10 8.248,77 6.80%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 6.864,54 7.130,59 10.062,91 7.40%
Transporte dutoviário 5.332,61 5.539,29 7.817,21 4.50%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 11.946,16 12.409,16 17.512,17 4.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 8.203,62 8.521,57 12.025,89 6.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.262,85 6.505,58 9.180,87 8.30%
Transporte marítimo de longo curso - carga 3.286,75 3.414,13 4.818,13 4.80%
Escafandria e mergulho 6.262,10 6.504,80 9.179,77 5.10%
Obras de montagem industrial 11.946,01 12.409,00 17.511,95 4.60%
Operador de transporte multimodal - otm 6.582,61 6.837,74 9.649,62 8.20%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 6.120,13 6.357,33 8.971,66 4.90%
Serviços de engenharia 7.742,96 8.043,06 11.350,61 6.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 5.776,62 6.000,50 8.468,09 4.50%
Operações de terminais 5.760,41 5.983,67 8.444,33 6.70%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 9.803,76 10.183,73 14.371,58 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.