O dissídio de Segundo Oficial de Náutica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Segundo Oficial de Náutica.

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 12.246,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

1.818 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 5.891,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

999 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Obras de Montagem Industrial

R$ 12.427,24

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

821 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.

Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.

Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Segundo Oficial de Náutica

O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.

Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.

Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.

Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.

Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.

Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.

Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.

Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.

Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.

Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.

Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.

Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.

Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.

Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

O profissional Segundo Oficial de Náutica deve gerenciar operações, operar cargas, administrar pessoal, qualificar pessoal, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, coordenar manutenção de bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante

Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve executar procedimentos para navegação em canais estreitos, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, inspecionar condições de flutuabilidade, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar operações de resgate, discriminar cores, preparar a unidade para reboque, testar equipamentos de segurança, aplicar legislação, tomar decisões, executar procedimentos para navegação em águas rasas, avaliar as condições para desamarração, ministrar aulas de formação profissional, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar condições de navegabilidade, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar liderança, definir área segura para trabalho, demonstrar criatividade, orientar praticante-aluno a bordo, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, demonstrar percepção cinemática, efetuar embarque e desembarque de passageiros, operar equipamentos de navegação, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de navegação, controlar publicações regulamentares de bordo, avaliar as condições para amarração, supervisionar seção de câmara, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar equipe de conexão de mangote, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, avaliar o preparo da tripulação, coordenar reuniões de segurança, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, orientar estagiário-aluno a bordo, realizar o plano de viagem, demonstrar capacidade de adaptação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, supervisionar o sms, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, demonstrar raciocínio analítico, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar rancho, demonstrar capacidade de negociação, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar manuais técnicos de bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), manusear cargas a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, manobrar a embarcação, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, acionar plano de contingência, inspecionar equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de comunicação, executar procedimentos para navegação com o prático, elaborar conteúdo programático, ministrar treinamento em terra, avaliar as condições de atracação, operar guincho de manuseio de âncoras, conferir certificação da tripulação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, verificar marcação das cargas, controlar atmosfera do tanque, conferir certificação da embarcação, elaborar material didático, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, operar guincho de reboque, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições meteorológicas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, efetuar os registros pertinentes, operar rampas de acesso, verificar a permissão de acesso de terceiros, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, trabalhar em equipe, operar o sistema de lastro, supervisionar postos de manobra de amarração, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar comportamento proativo, controlar certificação da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar epi e epc, demonstrar percepção espacial, avaliar as condições para desatracação, conduzir embarcação rápida de salvamento, testar equipamentos de salvatagem, supervisionar equipe de convés, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, trabalhar sob pressão, acionar plano de emergência, discriminar sons e ruídos, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar a manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar operações de reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar postos de manobra de fundeio, coordenar navegação de objeto rebocado, inspecionar equipamentos de convés, inspecionar as condições de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, avaliar as condições de calado, operar cobertas de cargas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), coordenar postos de emergência, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, controlar material de passadiço, demonstrar raciocínio matemático, verificar peação da carga, transportar passageiros, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar as condições da carga durante a viagem, fiscalizar a aplicação da legislação, preparar documentação para despacho da embarcação, operar tampas de escotilha, realizar manutenção de equipamentos de segurança, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, orientar a navegação, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar medicamento de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar certificados regulamentares de bordo, executar procedimentos de serviços no porto, controlar pressão atmosférica dos tanques, coordenar manutenção de equipamentos de convés, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar apresentações, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), operar rampas de cargas, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar raciocínio sintético, avaliar estanqueidade dos porões, elaborar o plano para reboque, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação em mau tempo, consultar legislação, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar temperatura dos tanques, ministrar treinamento a bordo, inspecionar equipamentos de segurança, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, emitir permissão para trabalho, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, proferir palestras, controlar planos de bordo, coordenar a operação do guincho de reboque, controlar material de combate à poluição, realizar comunicação de bordo, efetuar auditorias internas, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar capacidade de autocontrole, conduzir embarcação de salvamento, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Segundo Oficial de Náutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Segundo Oficial de Náutica CBO 215140 salário