O dissídio de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Primeiro Oficial de Náutica (comandante) deve qualificar pessoal, navegar com segurança, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas, coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações, administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar comportamento proativo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar manutenção de equipamentos de convés, fiscalizar a aplicação da legislação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, supervisionar equipe de convés, elaborar o plano para reboque, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, operar guincho de reboque, verificar marcação das cargas, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, elaborar conteúdo programático, tomar decisões rápidas em situações críticas, ministrar treinamento a bordo, realizar o plano de viagem, demonstrar capacidade de negociação, controlar temperatura dos tanques, coordenar operações de manuseio de âncora, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, manobrar a embarcação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), verificar sistema de segurança para cargas perigosas, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar as condições para desatracação, transportar passageiros, coordenar reuniões de segurança, avaliar a quantidade de carga movimentada, controlar pressão atmosférica dos tanques, conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, controlar planos de bordo, demonstrar criatividade, coordenar postos de emergência, controlar material de passadiço, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar atmosfera do tanque, operar guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar as condições de calado, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, definir área segura para trabalho, conferir certificação da embarcação, demonstrar percepção cinemática, coordenar a operação do guincho de reboque, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, executar procedimentos para navegação em águas rasas, efetuar embarque e desembarque da tripulação, demonstrar capacidade de autocontrole, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, elaborar apresentações, coordenar operação de controle à poluição, trabalhar sob pressão, controlar as condições da carga durante a viagem, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar medicamento de bordo, proferir palestras, aplicar legislação, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, conferir certificação da tripulação, orientar a navegação, avaliar estanqueidade dos porões, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, consultar legislação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar condições de navegabilidade, elaborar material didático, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, inspecionar equipamentos de comunicação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, testar equipamentos de segurança, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar raciocínio sintético, avaliar o preparo da tripulação, verificar a permissão de acesso de terceiros, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), efetuar os registros pertinentes, executar procedimentos para navegação com o prático, demonstrar percepção espacial, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, verificar peação da carga, controlar certificação da tripulação, controlar material de combate à poluição, realizar manutenção de equipamentos de segurança, preparar a unidade para reboque, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de adaptação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, executar procedimentos para navegação costeira, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), executar procedimentos para navegação em mau tempo, controlar material de custeio, tomar decisões, efetuar auditorias internas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, inspecionar equipamentos de navegação, operar o sistema de lastro, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, acionar plano de emergência, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, avaliar as condições para desamarração, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, controlar certificados regulamentares de bordo, coordenar operações de reboque, discriminar cores, preparar documentação para despacho da embarcação, avaliar as condições para amarração, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar raciocínio analítico, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar manuais técnicos de bordo, supervisionar o sms, trabalhar em equipe, supervisionar equipe de combate à poluição, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, operar sistema de posicionamento dinâmico, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar equipe de resgate, operar equipamentos de navegação, supervisionar equipe de lastro, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, conduzir embarcação de salvamento, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, coordenar operações de resgate, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar rancho, orientar estagiário-aluno a bordo, avaliar as condições de atracação, supervisionar postos de manobra de fundeio, ministrar aulas de formação profissional, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar publicações regulamentares de bordo, efetuar embarque e desembarque de passageiros, supervisionar seção de câmara, realizar manutenção de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, acionar plano de contingência, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar raciocínio matemático, discriminar sons e ruídos, emitir permissão para trabalho, testar equipamentos de salvatagem, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, supervisionar operações de carga e descarga, fiscalizar o uso de epi, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, avaliar as condições meteorológicas, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, demonstrar liderança, inspecionar equipamentos de convés, supervisionar equipe de hotelaria, inspecionar as condições de segurança, realizar comunicação de bordo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Náutica (comandante) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Primeiro Oficial de Náutica (comandante) ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Náutica (comandante) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Agente de Manobra e Docagem
- Capitão de Longo Curso
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- Segundo Oficial de Náutica
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Cabotagem (comandante)
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante