O dissídio de Gerente de Agência 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141710 no cargo de Gerente de Agência.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 12.183,84

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.097 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 13.174,47

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

329 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de agência Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de rotina em agências bancárias, sob a direção de um diretor, gerente geral ou regional Coordena a implantação e comercialização de produtos e serviços bancários, analisando perfis e desenvolvendo processos de prospecção de clientes.

Implementa processos operacionais, detectando riscos, ajustando parâmetros e monitorando a qualidade da carteira de crédito Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho na agência bancária Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas da agência.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Agência

O Gerente de agência planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes em agências bancárias, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Define fluxo operacional das rotinas em agências bancárias.

Avalia riscos e identifica nichos de atuação Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.

Obtém aprovação interna de produtos, serviços e processos Homologa projeto-piloto, desenvolve processos de prospecção de clientes e recomenda ações de marketing e vendas.

Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena processo de gestão e revisão de crédito.

Acompanha formalização de operações e aprova taxas e tarifas Monitora qualidade das carteiras e coordena processos de recuperação de crédito Verifica enquadramento de garantias e aplicação do crédito na finalidade.

Instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.

Otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.

Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a agência bancária, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.

Estabelece prioridades, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e elabora orçamento do núcleo de negócio Define estrutura organizacional da agência, de acordo com as atribuições de cada cargo.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações, adequando-os quando necessário Seleciona, propõe remuneração, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena, motiva e promove a interação das equipes, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições.

Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da agência e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla execução de serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e divulga normas, procedimentos, objetivos e metas da agência Consolida informações gerenciais, comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Responde pela zeladoria e conservação do patrimônio da agência Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de agência

O profissional Gerente de Agência deve administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, implementar processos operacionais, demonstrar competências pessoais, comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, gerenciar pessoas, comunicar-se, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de agência

Um Gerente de agência deve autorizar pagamento de serviços terceirizados, avaliar potencial de pessoal da equipe, divulgar objetivos e metas da área, demonstrar flexibilidade, definir atribuições para cada cargo, coordenar processo de revisão de crédito, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, solicitar compra de equipamentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, submeter plano diretor à aprovação superior, monitorar qualidade da carteira de crédito, demonstrar visão gerencial, elaborar orçamento da área, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, controlar execução de serviços de terceiros, promover interação da equipe, monitorar recuperação de crédito, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, dispensar pessoas, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar pensamento estruturado, divulgar normas e procedimentos, otimizar fluxo de trabalho, propor remuneração de pessoal, determinar perfil de ocupações, motivar equipes, classificar clientes (rating e score), obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, identificar necessidade de cliente, estabelecer objetivos e metas, demonstrar poder de decisão, detectar riscos inerentes ao processo operacional, analisar evolução de inadimplência das carteiras, solicitar manutenção de sistemas informatizados, conferir autenticidade de informações, estabelecer prioridades, participar de comitê de crédito, reciclar-se profissionalmente, adequar perfil ocupacional à função, incrementar resultados, especificar condições e fluxos operacionais, interagir com demais áreas do banco, propor alteração de rating ou score para clientes, administrar conflitos, demonstrar segurança, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, remanejar pessoal, conduzir reuniões com equipe, implementar políticas internas e externas, coordenar processos de recuperação de crédito, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), homologar piloto de produtos, serviços e processos, desenvolver processos de prospecção de clientes, fomentar prospecção de clientes, respeitar valores da instituição, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, analisar mercado e concorrência, demonstrar percepção (feeling), ajustar parâmetros operacionais, checar aplicação do crédito na finalidade, gerir processos de crédito, sugerir promoção de pessoal, assegurar padrões de atendimento, definir estrutura organizacional da área, solucionar reclamações de clientes, atribuir perfil de acesso aos sistemas, controlar custos, demonstrar raciocínio analítico, avaliar riscos inerentes ao produto, acompanhar formalização de operações, examinar operações gerenciais, delegar atribuições, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, controlar orçamento da área, executar consultas de crédito, consolidar informações gerenciais, executar políticas de manutenção de clientes, programar desenvolvimento de equipes, contratar serviços terceirizados, coordenar equipes, estabelecer indicadores de resultados, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, autorizar manutenção de sistemas informatizados, reconhecer nichos de mercado, selecionar pessoas, revisar plano diretor, demonstrar capacidade de negociação, realizar avaliação cruzada de desempenho, prever impactos de normas internas e externas, demonstrar liderança, programar férias da equipe, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, aprovar taxas e tarifas, recomendar ações de marketing e vendas, estudar sugestões de clientes, atender auditoria interna e externa, demonstrar persuasão, participar de projetos da instituição, verificar enquadramento de garantias, visitar clientes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Agência ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Agência e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 7.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Agência em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Agência ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024

O salário de Gerente de Agência mostrado aqui é resultado do levantamento de 4504 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Agência com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Agência CBO 141710 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Agência em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Agência por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 10.565,01 10.974,48 15.487,51 52,57 5.40%
Minas Gerais 41h 6.984,42 7.255,12 10.238,64 35,73 7.50%
Santa Catarina 41h 8.003,70 8.313,90 11.732,83 40,30 6.10%
Paraná 41h 8.700,76 9.037,97 12.754,66 44,24 5.40%
Rio Grande do Sul 41h 6.857,76 7.123,54 10.052,96 34,86 4.50%
Rio de Janeiro 42h 11.729,25 12.183,84 17.194,20 57,84 8.10%
Mato Grosso 40h 8.682,22 9.018,71 12.727,48 44,58 4.90%
Goiás 41h 8.990,45 9.338,89 13.179,33 45,16 5.00%
Bahia 41h 10.242,91 10.639,89 15.015,34 52,07 7.00%
Mato Grosso do Sul 41h 8.623,58 8.957,81 12.641,53 43,84 7.30%
Pará 41h 9.639,81 10.013,42 14.131,24 48,54 5.10%
Pernambuco 42h 9.626,32 9.999,41 14.111,47 47,42 6.20%
Rondônia 41h 7.453,08 7.741,94 10.925,65 38,00 7.90%
Distrito Federal 42h 9.647,13 10.021,02 14.141,97 47,44 5.70%
Maranhão 41h 7.619,27 7.914,57 11.169,28 38,56 6.90%
Ceará 42h 9.400,46 9.764,80 13.780,37 46,45 5.60%
Espírito Santo 41h 10.013,41 10.401,50 14.678,91 50,42 5.90%
Rio Grande do Norte 42h 7.955,40 8.263,73 11.662,02 39,75 4.50%
Amazonas 41h 11.351,57 11.791,52 16.640,55 57,12 7.40%
Paraíba 43h 9.631,06 10.004,33 14.118,42 47,06 5.70%
Tocantins 42h 8.604,81 8.938,30 12.614,00 43,01 5.70%
Amapá 41h 8.764,66 9.104,35 12.848,33 44,68 4.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Agência.

Dissídio de Gerente de Agência por cidade

Quanto ganha um Gerente de Agência nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Agência na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 12.682,92 13.174,47 18.592,21 61,99 5.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 12.093,70 12.562,41 17.728,45 59,42 7.70%
Belo Horizonte, MG 41 8.770,33 9.110,24 12.856,65 44,02 8.10%
Brasília, DF 42 9.647,13 10.021,02 14.141,97 47,44 7.30%
Campinas, SP 42 10.048,31 10.437,75 14.730,07 49,48 4.70%
Florianópolis, SC 42 9.108,67 9.461,70 13.352,63 44,95 6.90%
Porto Alegre, RS 42 6.915,55 7.183,58 10.137,68 33,83 6.40%
Goiânia, GO 42 11.348,83 11.788,68 16.636,54 56,19 7.10%
Curitiba, PR 42 12.068,28 12.536,01 17.691,20 59,95 5.60%
Salvador, BA 42 12.467,21 12.950,41 18.276,00 61,75 4.90%
Recife, PE 43 9.931,30 10.316,21 14.558,55 48,01 5.20%
Joinville, SC 42 11.467,64 11.912,09 16.810,70 56,25 6.90%
Ribeirão Preto, SP 42 11.677,04 12.129,60 17.117,66 57,50 5.60%
Campo Grande, MS 41 10.987,20 11.413,03 16.106,42 55,53 6.10%
Contagem, MG 41 7.602,85 7.897,52 11.145,22 38,49 7.40%
Cascavel, PR 40 9.282,82 9.642,60 13.607,92 48,01 6.80%
Tangara da Serra, MT 40 6.549,71 6.803,56 9.601,39 34,02 7.30%
Uberlândia, MG 41 5.879,88 6.107,77 8.619,47 30,13 7.60%
Juiz de Fora, MG 41 9.588,00 9.959,60 14.055,29 48,64 5.80%
Franca, SP 41 8.744,40 9.083,31 12.818,64 44,57 5.80%
Cuiabá, MT 40 11.784,16 12.240,88 17.274,70 61,36 6.30%
Francisco Beltrão, PR 41 8.026,06 8.337,12 11.765,60 40,28 4.10%
Fortaleza, CE 43 8.307,12 8.629,08 12.177,62 39,77 6.00%
Guarulhos, SP 42 9.789,44 10.168,85 14.350,59 47,97 4.10%
Santos, SP 42 8.244,84 8.564,38 12.086,31 41,17 4.30%
Belém, PA 41 11.527,26 11.974,03 16.898,11 58,34 4.20%
São Gonçalo, RJ 43 14.168,78 14.717,92 20.770,37 68,54 6.50%
Sorocaba, SP 42 12.030,57 12.496,84 17.635,92 59,36 6.30%
Santo André, SP 43 11.950,47 12.413,63 17.518,49 58,09 7.70%
Manaus, AM 42 11.145,51 11.577,47 16.338,48 55,27 8.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Agência. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Agência no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Cooperativas de crédito mútuo 7.100,71 7.375,91 10.409,11 7.10%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 12.773,82 13.268,89 18.725,46 6.40%
Cooperativas de crédito rural 6.437,56 6.687,06 9.436,98 5.50%
Casas lotéricas 2.017,98 2.096,19 2.958,21 6.00%
Bancos comerciais 13.408,23 13.927,89 19.655,46 6.40%
Corretagem no aluguel de imóveis 4.054,81 4.211,96 5.944,05 7.10%
Agências de viagens 3.173,92 3.296,93 4.652,73 6.50%
Associações de poupança e empréstimo 12.935,42 13.436,76 18.962,36 6.80%
Comércio atacadista de soja 9.488,26 9.856,00 13.909,08 7.30%
Cooperativas centrais de crédito 6.945,13 7.214,30 10.181,04 4.60%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.628,62 2.730,50 3.853,36 4.70%
Outras atividades de serviços financeiros não especificadas anteriormente 4.699,05 4.881,17 6.888,45 6.00%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 1.957,15 2.033,00 2.869,03 7.10%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 2.186,86 2.271,62 3.205,78 4.10%
Atividades de teleatendimento 2.468,91 2.564,60 3.619,24 4.50%
Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores 1.828,87 1.899,75 2.680,98 8.10%
Sociedades de crédito ao microempreendedor 3.582,98 3.721,85 5.252,38 6.60%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 2.463,17 2.558,64 3.610,83 7.30%
Bancos cooperativos 5.040,88 5.236,25 7.389,55 4.50%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.738,86 1.806,25 2.549,03 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.