O dissídio de Vistoriador Naval 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215150 no cargo de Vistoriador Naval.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 8.415,82

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

78 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.178,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

44 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Testes e Análises Técnicas

R$ 2.245,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas

47 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Vistoriador naval Planeja, define estratégias de execução e realiza vistoria naval, verificando o cumprimento de normas referentes à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações e plataformas Aplica conhecimentos de legislação marítima e ambiental, estruturas navais, equipamentos e sistemas de propulsão e navegação, segurança e prevenção à poluição no meio ambiente aquaviário, dentre outros do campo das ciências navais e afins.

Realiza vistorias regulares e especiais de embarcações, vistoria para arqueação, perícias de plataformas, embarcações, navios-sondas, unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás, dentre outras ações de vistoria naval Ministra treinamento e forma pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário.

O que faz um Vistoriador Naval

O Vistoriador naval planeja as atividades de vistoria naval, seguindo a legislação e de acordo com normas da autoridade marítima Executa vistoria naval, verificando o cumprimento de requisitos estabelecidos em normas nacionais e internacionais referentes à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações e plataformas.

Nas atividades de vistoria, conta com assistência de pessoal indicado pelo comandante da embarcação, proprietário, agente marítimo ou pessoa responsável, para facilitar as tarefas e acionar equipamentos.

Seleciona e organiza os instrumentos, aparelhos, manuais, laudos periciais, protocolos e demais elementos previstos nas normas de vistoria naval Certifica-se que a embarcação ou instalação esteja devidamente preparada para vistoria naval, que os acessos à embarcação ou instalação sejam adequados, seguros, organizados e limpos.

Aplica conhecimentos de legislação marítima e ambiental, estruturas navais, equipamentos e sistemas de propulsão e navegação, segurança e prevenção à poluição no meio ambiente aquaviário, dentre outros do campo das ciências navais e afins Realiza vistorias navais regulares – inicial, anual, intermediária e de renovação – e vistorias navais especiais, em portos ou em áreas abrigadas, estando o navio fundeado ou atracado, tais como: vistoria em seco para obtenção de certificado de segurança da navegação (CSN), vistoria flutuando para obtenção do CSN, vistoria para realização da prova de máquinas e de navegação, vistoria para emissão do certificado de borda-livre, vistoria de constatação de borda-livre, vistoria de emissão de laudo pericial para confecção de cartão de tripulação de segurança (CTS), vistoria para reclassificação para uma viagem, vistoria para prova de mar.

Realiza vistoria para arqueação, levantando dimensões da embarcação para cálculos, a fim de determinar sua arqueação, bem como verificar se a construção do navio está, efetivamente, de acordo com os planos e/ou documentos utilizados no cálculo das arqueações bruta e líquida, considerando detalhes do arranjo e dos espaços fechados levados em conta.

Realiza perícias – para emissão de declaração de conformidade ou retirada de exigências de declaração de conformidade – de plataformas fixas, embarcações, plataformas móveis, navios-sondas, FPSO – Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência e FSO – Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência, de óleo e gás Realiza vistoria naval de condição para navios graneleiros e para embarcações de carregamento de carga viva.

Realiza perícias de embarcações de bandeira estrangeira autorizadas a operar em águas jurisdicionais brasileiras, para emissão de declaração de conformidade, e perícias de conformidade para operação em águas jurisdicionais brasileiras e emissão de atestado de inscrição temporária (AIT).

Realiza perícia para emissão de declaração de conformidade para transporte de petróleo Realiza vistoria de sistemas de mergulho, avaliando componentes e equipamentos do sistema, bem como sua montagem em embarcações, plataformas de petróleo ou estruturas em terra, para obtenção de certificado de segurança de sistema de mergulho (CSSM) Realiza perícia em acidente de mergulho.

Nas conclusões das vistorias navais, declara as exigências cujo cumprimento é condição imprescindível para a garantia de tráfego aquaviário com segurança, definindo prazos Efetua registros pertinentes Ministra aulas de formação profissional e treinamentos, para qualificação de pessoal aquaviário, nos campos de conhecimento relacionados com as atividades de vistoria naval, definindo o conteúdo programático das atividades formadoras.

Profere palestras.

Funções do Vistoriador naval

O profissional Vistoriador Naval deve gerenciar material de bordo, gerenciar operações, navegar com segurança, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), realizar inspeção naval a bordo.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Vistoriador naval

Um Vistoriador naval deve demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, ministrar aulas de formação profissional, inspecionar equipamentos de salvatagem, inspecionar condições de navegabilidade, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, inspecionar equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de convés, tomar decisões rápidas em situações críticas, elaborar apresentações, demonstrar raciocínio analítico, efetuar os registros pertinentes, elaborar material didático, conferir certificação de equipamentos, aplicar legislação, demonstrar capacidade de improvisação, fiscalizar a aplicação da legislação, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar raciocínio sintético, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, discriminar sons e ruídos, proferir palestras, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar percepção espacial, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, tomar decisões, consultar legislação, discriminar cores, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar liderança, emitir notificação de detenção e liberação da embarcação, fiscalizar o uso de epi, demonstrar percepção cinemática, trabalhar sob pressão, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, inspecionar as condições de segurança, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de autocontrole, inspecionar condições de flutuabilidade, inspecionar equipamentos da seção de máquinas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, conferir certificação da embarcação, demonstrar comportamento proativo, demonstrar capacidade de adaptação, avaliar estanqueidade dos porões.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Vistoriador Naval ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vistoriador Naval e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vistoriador Naval em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vistoriador Naval ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025

O salário de Vistoriador Naval mostrado aqui é resultado do levantamento de 328 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vistoriador Naval com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Vistoriador Naval CBO 215150 salário