O dissídio de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420120 no cargo de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.666,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
217 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 3.176,86
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
126 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública
R$ 5.802,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Engenharia
97 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.
Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
O Supervisor de entrevistadores e recenseadores planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.
Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.
Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.
Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.
Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.
Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.
Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.
Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.
Funções do Supervisor de entrevistadores e recenseadores
O profissional Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores deve controlar atividades financeiras, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores
Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores deve verificar necessidades de novos equipamentos, reconhecer diferenças pessoais, inventariar móveis, equipamentos e produtos, agir com criatividade, prestar informações ao público e informantes, atuar com dinamismo, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, tabular dados, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, agir com empatia, liderar equipe, agir com ética e atitude profissional, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, treinar novos funcionários, demonstrar atitude proativa, relatar falhas do processo de trabalho, orçar custos, criticar questionários preenchidos, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, estimar volume de trabalho, criar relacionamento interpessoal, aplicar penalidades aos funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, propor promoções de funcionários, definir rotinas de trabalho, elaborar escalas de trabalho, expressar-se com fluência verbal, administrar conflitos entre funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, elaborar cronograma de trabalho, promover rodízio de funções, promover reuniões, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, analisar relatórios, rever rotinas de trabalho, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, agir com flexibilidade, esclarecer dúvidas dos funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, definir recursos de trabalho, controlar ligações telefônicas, controlar as emoções, manter-se atualizado, dimensionar equipe de trabalho, providenciar substituição de insumos pesquisados, propor reciclagem de funcionários, administrar banco de dados e listagens, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, emitir relatórios de controle e desempenho, propor desligamentos de funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, administrar conflitos entre funcionários e clientes, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, avaliar desempenho dos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, orientar trabalho dos empregados, agir com desenvoltura, verificar consistência de dados coletados, elaborar programação de férias, intermediar conflitos entre áreas internas, propor penalidades aos funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, propor admissões de funcionários, confrontar dados coletados, propor novos serviços aos clientes, identificar prioridades, controlar movimentação de questionários, definir perfil para cargos, selecionar pessoal.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores mostrado aqui é resultado do levantamento de 530 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Agente de Coleta Supervisor
- Supervisor de Coleta
- Supervisor de Recepcionistas
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Coordenador de Cobrança
- Chefe de Recepção
- Encarregado de Telefonistas