O dissídio de Supervisor de Coleta 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420120 no cargo de Supervisor de Coleta.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.666,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
217 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 3.176,86
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
126 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública
R$ 5.802,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Engenharia
97 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.
Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Coleta
O Supervisor de entrevistadores e recenseadores planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.
Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.
Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.
Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.
Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.
Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.
Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.
Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.
Funções do Supervisor de entrevistadores e recenseadores
O profissional Supervisor de Coleta deve avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, atender público e informantes, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores
Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores deve agir com desenvoltura, administrar conflitos entre funcionários e clientes, analisar relatórios, promover rodízio de funções, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor admissões de funcionários, agir com empatia, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, elaborar cronograma de trabalho, identificar prioridades, avaliar desempenho dos funcionários, propor penalidades aos funcionários, definir recursos de trabalho, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, expressar-se com fluência verbal, promover reuniões, rever rotinas de trabalho, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, administrar conflitos entre funcionários, prestar informações ao público e informantes, esclarecer dúvidas dos funcionários, agir com ética e atitude profissional, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, emitir relatórios de controle e desempenho, definir perfil para cargos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, identificar falhas do processo de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, aplicar penalidades aos funcionários, estimar volume de trabalho, definir rotinas de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, providenciar substituição de insumos pesquisados, tabular dados, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, controlar as emoções, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, promover atendimento personalizado ao cliente, treinar novos funcionários, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, verificar necessidades de novos equipamentos, relatar falhas do processo de trabalho, orientar trabalho dos empregados, propor reciclagem de funcionários, manter-se atualizado, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, criar relacionamento interpessoal, demonstrar atitude proativa, controlar ligações telefônicas, controlar movimentação de questionários, dimensionar equipe de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, inventariar móveis, equipamentos e produtos, elaborar programação de férias, administrar banco de dados e listagens, intermediar conflitos entre áreas internas, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, elaborar escalas de trabalho, propor novos serviços aos clientes, reenquadrar funcionários em outra função, confrontar dados coletados, reconhecer diferenças pessoais, criticar questionários preenchidos, verificar consistência de dados coletados, propor promoções de funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, atuar com dinamismo, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, orçar custos, agir com flexibilidade, propor desligamentos de funcionários, selecionar pessoal, liderar equipe, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, agir com criatividade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Coleta ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Coleta e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Coleta em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Coleta ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Supervisor de Coleta mostrado aqui é resultado do levantamento de 530 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Coleta com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Recepcionistas
- Supervisor de Arrecadação (apostas e Jogos)
- Líder de Recepção
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Supervisor de Telefonistas
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Coordenador de Cobrança
- Supervisor de Cobrança