O dissídio de Supervisor de Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420110 no cargo de Supervisor de Cobrança.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 3.750,56
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.671 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barueri - SP
R$ 4.432,99
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
897 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Cobrança
O Supervisor de cobrança planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.
Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.
Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.
Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.
Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.
Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.
Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.
Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.
Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.
Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.
Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .
Funções do Supervisor de cobrança
O profissional Supervisor de Cobrança deve demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, atender público e informantes, planejar trabalho da equipe.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança
Um Supervisor de cobrança deve manter-se atualizado, expressar-se com fluência verbal, negociar pagamentos com devedores, propor admissões de funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, monitorar atendimento telefônico, promover reuniões, propor reciclagem de funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificar falhas do processo de trabalho, aplicar penalidades aos funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, promover rodízio de funções, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, verificar necessidades de novos equipamentos, treinar novos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, conferir numerário e produtos do caixa, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, controlar as emoções, orientar trabalho dos empregados, emitir relatórios de controle e desempenho, elaborar escalas de trabalho, liderar equipe, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, definir recursos de trabalho, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, administrar conflitos entre funcionários, agir com flexibilidade, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, demonstrar atitude proativa, propor novos serviços aos clientes, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, estimar volume de trabalho, conferir faturas, prestar informações ao público e informantes, agir com desenvoltura, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, analisar relatórios, promover atendimento personalizado ao cliente, definir rotinas de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, elaborar cronograma de trabalho, elaborar programação de férias, agir com criatividade, propor desligamentos de funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, definir perfil para cargos, rever rotinas de trabalho, administrar banco de dados e listagens, justificar diferenças de caixa, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, propor penalidades aos funcionários, identificar prioridades, avaliar desempenho dos funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, reconhecer diferenças pessoais, relatar necessidades de clientes e não clientes, controlar ligações telefônicas, propor promoções de funcionários, agir com ética e atitude profissional, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, reenquadrar funcionários em outra função, verificar consistência de dados coletados, selecionar pessoal, criar relacionamento interpessoal, agir com empatia, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, atuar com dinamismo, administrar conflitos entre funcionários e clientes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Cobrança ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Cobrança ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024
O salário de Supervisor de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 3602 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Telefonistas
- Chefe de Recepção
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Supervisor de Coleta
- Líder de Recepção
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Coordenador de Cobrança
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Supervisor de Recepcionistas
Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Cobrança em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 3.524,95 | 3.661,56 | 5.167,31 | 17,10 | 5.50% |
Paraná | 43h | 2.647,33 | 2.749,93 | 3.880,78 | 12,70 | 8.10% |
Minas Gerais | 42h | 2.649,68 | 2.752,38 | 3.884,24 | 12,97 | 8.20% |
Ceará | 44h | 2.148,67 | 2.231,94 | 3.149,79 | 10,17 | 5.70% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.946,70 | 3.060,91 | 4.319,64 | 14,16 | 4.50% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.610,62 | 3.750,56 | 5.292,90 | 17,84 | 5.40% |
Santa Catarina | 44h | 2.960,17 | 3.074,90 | 4.339,39 | 14,14 | 7.20% |
Goiás | 43h | 3.174,66 | 3.297,70 | 4.653,82 | 15,25 | 8.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.852,87 | 2.963,44 | 4.182,10 | 13,67 | 7.40% |
Maranhão | 43h | 1.933,63 | 2.008,58 | 2.834,56 | 9,28 | 6.90% |
Pernambuco | 44h | 2.504,56 | 2.601,63 | 3.671,50 | 11,91 | 6.90% |
Pará | 44h | 1.980,90 | 2.057,68 | 2.903,85 | 9,39 | 4.30% |
Bahia | 42h | 2.352,67 | 2.443,86 | 3.448,84 | 11,55 | 6.90% |
Distrito Federal | 42h | 2.423,49 | 2.517,42 | 3.552,65 | 12,11 | 5.00% |
Espírito Santo | 42h | 2.412,57 | 2.506,08 | 3.536,65 | 11,84 | 5.50% |
Mato Grosso | 44h | 2.283,22 | 2.371,71 | 3.347,02 | 10,84 | 5.70% |
Piauí | 44h | 2.372,40 | 2.464,35 | 3.477,76 | 11,25 | 7.90% |
Amazonas | 44h | 2.614,98 | 2.716,33 | 3.833,37 | 12,47 | 6.60% |
Alagoas | 42h | 1.794,43 | 1.863,98 | 2.630,51 | 8,83 | 4.60% |
Rondônia | 44h | 1.833,98 | 1.905,06 | 2.688,48 | 8,66 | 5.50% |
Sergipe | 40h | 2.476,52 | 2.572,50 | 3.630,39 | 12,84 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Cobrança. |
Dissídio de Supervisor de Cobrança por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 3.838,84 | 3.987,62 | 5.627,45 | 18,70 | 8.10% |
Curitiba, PR | 43 | 2.730,04 | 2.835,85 | 4.002,04 | 13,17 | 5.70% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.118,04 | 2.200,13 | 3.104,89 | 10,02 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.906,78 | 3.019,44 | 4.261,12 | 14,31 | 7.30% |
Bauru, SP | 42 | 2.903,23 | 3.015,75 | 4.255,92 | 14,39 | 4.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.736,37 | 3.881,18 | 5.477,24 | 18,51 | 4.10% |
Porto Alegre, RS | 43 | 3.209,56 | 3.333,95 | 4.704,97 | 15,43 | 7.00% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 3.203,88 | 3.328,05 | 4.696,65 | 15,28 | 5.00% |
Joinville, SC | 44 | 2.800,21 | 2.908,74 | 4.104,90 | 13,36 | 5.20% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.933,47 | 3.047,16 | 4.300,24 | 14,09 | 6.90% |
Goiânia, GO | 43 | 3.081,77 | 3.201,21 | 4.517,65 | 14,75 | 5.60% |
Uberlândia, MG | 43 | 2.397,87 | 2.490,80 | 3.515,09 | 11,65 | 8.20% |
Barueri, SP | 43 | 4.267,59 | 4.432,99 | 6.255,97 | 20,63 | 8.20% |
Recife, PE | 44 | 2.498,66 | 2.595,50 | 3.662,85 | 11,89 | 4.90% |
Brasília, DF | 42 | 2.423,49 | 2.517,42 | 3.552,65 | 12,11 | 5.60% |
Sorocaba, SP | 43 | 2.336,04 | 2.426,57 | 3.424,45 | 11,27 | 5.70% |
São Caetano do Sul, SP | 44 | 2.249,10 | 2.336,27 | 3.297,01 | 10,67 | 6.50% |
Araçatuba, SP | 41 | 2.299,41 | 2.388,53 | 3.370,76 | 11,68 | 6.50% |
Osasco, SP | 43 | 2.865,97 | 2.977,05 | 4.201,30 | 13,93 | 7.60% |
Maringá, PR | 44 | 2.687,41 | 2.791,57 | 3.939,54 | 12,69 | 6.20% |
Mogi das Cruzes, SP | 44 | 2.964,82 | 3.079,72 | 4.346,20 | 14,00 | 7.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.721,13 | 2.826,59 | 3.988,97 | 12,85 | 6.90% |
Campinas, SP | 43 | 3.108,82 | 3.229,31 | 4.557,30 | 14,88 | 8.10% |
São José dos Campos, SP | 43 | 2.753,03 | 2.859,73 | 4.035,74 | 13,30 | 7.90% |
Marilia, SP | 44 | 3.323,53 | 3.452,34 | 4.872,05 | 15,80 | 5.10% |
Santos, SP | 43 | 2.964,73 | 3.079,64 | 4.346,08 | 14,25 | 7.20% |
Manaus, AM | 44 | 2.614,98 | 2.716,33 | 3.833,37 | 12,47 | 7.40% |
Teresina, PI | 44 | 2.514,26 | 2.611,71 | 3.685,72 | 11,94 | 8.00% |
Rio Bonito, RJ | 42 | 1.523,94 | 1.583,00 | 2.233,98 | 7,52 | 5.10% |
Salvador, BA | 41 | 2.917,79 | 3.030,88 | 4.277,26 | 14,78 | 4.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Cobrança no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 2.551,52 | 2.650,41 | 3.740,34 | 7.20% | |
Atividades de teleatendimento | 2.655,30 | 2.758,21 | 3.892,47 | 7.30% | |
Serviços advocatícios | 2.607,45 | 2.708,51 | 3.822,33 | 4.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.418,92 | 3.551,43 | 5.011,88 | 6.90% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.386,72 | 2.479,23 | 3.498,76 | 6.20% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 3.119,04 | 3.239,92 | 4.572,27 | 6.20% | |
Comércio varejista de móveis | 1.838,00 | 1.909,23 | 2.694,36 | 5.00% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 4.259,75 | 4.424,84 | 6.244,47 | 8.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.878,63 | 2.990,20 | 4.219,86 | 7.70% | |
Correspondentes de instituições financeiras | 4.285,20 | 4.451,29 | 6.281,79 | 8.10% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 4.574,48 | 4.751,77 | 6.705,85 | 4.80% | |
Administração de cartões de crédito | 8.160,48 | 8.476,76 | 11.962,66 | 7.80% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.214,62 | 2.300,45 | 3.246,46 | 8.20% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.948,55 | 2.024,07 | 2.856,43 | 5.00% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.910,28 | 5.100,59 | 7.198,11 | 7.20% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.840,57 | 1.911,91 | 2.698,14 | 7.10% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.717,30 | 1.783,86 | 2.517,43 | 4.60% | |
Estacionamento de veículos | 1.928,89 | 2.003,65 | 2.827,61 | 6.80% | |
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente | 4.499,09 | 4.673,46 | 6.595,32 | 5.60% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.490,67 | 2.587,20 | 3.651,13 | 4.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |