O dissídio de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas).

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 10.945,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.444 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Bertioga - SP

R$ 4.977,05

Cidade que mais contrata

Imbituba - SC

300 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.

Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.

Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.

Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.

Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.

Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.

Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.

Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.

Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla

O profissional Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve participar de fóruns de saúde e educação, preparar materiais de autocontrate, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, participar de reuniões pedagógicas, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, elaborar códigos de interação social, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, analisar propostas pedagógicas, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar das atividades do programa de integração sensorial, demonstrar capacidade de planejamento, participar de associações da categoria, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, definir conteúdos escolares, divulgar a língua de sinais para a comunidade, ministrar aulas de orientação para o trabalho, orientar voluntários para educação especial em comunidades, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, transcrever textos em tipos ampliados, confeccionar materiais didático-pedagógicos, corrigir trabalhos dos alunos, encaminhar alunos para avaliações específicas, pesquisar temas de educação especial, dominar braile, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, criar materiais didático-pedagógicos, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, planejar atividades extraclasse, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, ensinar atividades recreativas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, avaliar comunicação receptiva dos alunos, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, preparar a comunidade para uso do braile, formar guia-intérprete para surdo cego, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar de palestras e cursos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da organização de eventos sobre prevenção, elaborar material visual para alunos, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar criatividade, orientar trabalho em sala de leitura, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, alfabetizar em braile, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, analisar novas teorias para implementação prática, elaborar plano de aulas, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, transcrever textos em tinta para o braile, demonstrar capacidade de observação, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, pesquisar o uso de tecnologias, atuar em programas de reabilitação educacional, estudar a língua escrita da língua de sinais, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, dominar conteúdos e metodologias da área, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, participar de projetos de pesquisa, realizar atividades para orientação e mobilidade, atuar em programas de estimulação essencial, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos com instituições não escolares, registrar notas e conteúdos em diários de classe, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de improvisação, orientar estágios dos alunos, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, ministrar palestras e cursos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar da elaboração do plano de ensino, demonstrar capacidade de administrar frustações, adequar o currículo às necessidades dos alunos, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, ensinar as atividades de vida diária (avd), analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, avaliar rendimento escolar, ensinar as atividades de vida autônoma, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, elaborar registros de avanços dos alunos, coordenar curso, pesquisar língua escrita de sinais, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de motivar o outro, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, participar de programas de inclusão escolar, trabalhar com recursos da linguagem da informática, implementar programas de atendimento educacional, ensinar língua portuguesa, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, ensinar o uso de objetos de referência, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, proceder com ética, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, dominar língua de sinais, demonstrar tolerância, prestar assessoria à comunidade escolar, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar os resultados dos projetos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, participar de conselhos de classe, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, participar da elaboração do currículo escolar, encaminhar aluno para ensino regular, participar das associações da área, acompanhar treinamento do aluno em empresas, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar flexibilidade, elaborar programas de atendimento educacional, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, elaborar relatórios, atuar em programas de habilitação educacional.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024

O salário de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4183 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 239220 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 2.989,00 3.104,85 4.381,65 20,65 6.10%
Santa Catarina 30h 3.178,50 3.301,69 4.659,45 22,05 4.10%
Paraná 26h 2.626,72 2.728,52 3.850,57 20,97 4.30%
Minas Gerais 34h 2.165,95 2.249,89 3.175,12 13,09 7.40%
Rio Grande do Sul 27h 2.866,36 2.977,45 4.201,87 22,34 8.30%
Pará 40h 2.178,71 2.263,15 3.193,83 11,39 6.90%
Mato Grosso do Sul 27h 2.347,46 2.438,44 3.441,20 17,83 5.40%
Mato Grosso 29h 3.187,59 3.311,13 4.672,77 22,60 7.30%
Bahia 43h 1.802,95 1.872,82 2.642,98 8,66 5.30%
Rio de Janeiro 28h 1.962,79 2.038,87 2.877,31 14,43 6.20%
Goiás 34h 2.231,22 2.317,70 3.270,80 13,67 4.70%
Ceará 43h 2.558,80 2.657,97 3.751,00 12,36 6.10%
Amazonas 41h 2.478,67 2.574,73 3.633,54 12,70 7.80%
Espírito Santo 32h 1.966,31 2.042,52 2.882,46 12,96 4.10%
Rio Grande do Norte 42h 2.124,81 2.207,16 3.114,82 10,42 7.30%
Roraima 21h 1.537,03 1.596,60 2.253,17 14,88 6.90%
Acre 39h 2.855,78 2.966,47 4.186,37 15,06 6.50%
Amapá 43h 4.136,27 4.296,58 6.063,46 19,83 4.40%
Pernambuco 33h 2.064,89 2.144,92 3.026,97 13,17 5.70%
Distrito Federal 40h 10.536,63 10.945,00 15.445,91 54,73 5.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas).

Dissídio de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) por cidade

Quanto ganha um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Imbituba, SC 21 2.070,32 2.150,56 3.034,93 20,80 8.20%
Limeira, SP 30 3.528,36 3.665,10 5.172,30 24,39 6.80%
São Paulo, SP 36 2.421,89 2.515,75 3.550,30 13,89 8.00%
Belo Horizonte, MG 35 2.071,69 2.151,98 3.036,94 12,46 4.10%
São Carlos, SP 24 3.277,83 3.404,87 4.805,05 28,37 6.70%
Gaspar, SC 40 4.282,41 4.448,39 6.277,70 22,33 6.20%
Salvador, BA 44 1.752,48 1.820,40 2.569,01 8,27 5.10%
Chavantes, SP 30 3.106,21 3.226,60 4.553,48 21,51 6.20%
Brusque, SC 33 4.190,55 4.352,96 6.143,03 26,65 7.20%
Paranapanema, SP 25 2.496,55 2.593,31 3.659,76 20,69 7.80%
Canaã dos Carajás, PA 44 1.437,31 1.493,02 2.106,99 6,79 6.90%
Monte Alto, SP 23 2.521,83 2.619,57 3.696,82 22,41 7.00%
Três Lagoas, MS 27 2.172,39 2.256,58 3.184,56 16,82 5.10%
Rio Verde, GO 33 2.014,15 2.092,21 2.952,59 12,67 7.10%
Rio de Janeiro, RJ 28 2.427,89 2.521,99 3.559,11 18,20 5.00%
São Jose, SC 42 2.093,85 2.175,00 3.069,43 10,45 5.80%
Londrina, PR 23 2.756,99 2.863,85 4.041,55 25,16 4.70%
Porto Alegre, RS 32 4.718,87 4.901,76 6.917,51 31,02 4.90%
Foz do Iguaçu, PR 37 3.514,71 3.650,93 5.152,30 19,97 4.40%
Campinas, SP 26 2.478,35 2.574,40 3.633,07 20,18 6.00%
Porto União, SC 24 3.142,40 3.264,19 4.606,52 26,93 6.90%
Itirapina, SP 30 2.882,31 2.994,02 4.225,25 20,27 7.90%
Manaus, AM 40 2.507,70 2.604,89 3.676,09 12,89 7.90%
Aracoiaba da Serra, SP 36 3.255,33 3.381,50 4.772,07 18,79 4.10%
Fortaleza, CE 44 2.738,60 2.844,74 4.014,58 13,02 4.30%
Campos Novos, SC 21 3.878,11 4.028,41 5.685,02 38,57 7.80%
Bertioga, SP 40 4.791,36 4.977,05 7.023,77 24,89 4.60%
Curitiba, PR 29 2.960,29 3.075,02 4.339,56 20,93 7.70%
Curitibanos, SC 24 2.888,07 3.000,00 4.233,69 24,83 6.50%
Joinville, SC 36 3.658,31 3.800,10 5.362,81 20,95 6.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.910,72 3.023,53 4.266,90 4.10%
Administração pública em geral 3.088,18 3.207,87 4.527,04 6.60%
Educação infantil - pré-escola 2.187,09 2.271,86 3.206,11 7.40%
Ensino fundamental 2.476,86 2.572,85 3.630,89 5.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.756,69 2.863,53 4.041,10 6.90%
Educação infantil - creche 2.135,47 2.218,24 3.130,44 6.10%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.138,94 2.221,84 3.135,53 4.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.925,24 3.038,61 4.288,18 8.10%
Construção de edifícios 1.361,68 1.414,45 1.996,12 4.50%
Ensino médio 2.802,01 2.910,61 4.107,54 4.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.515,98 3.652,25 5.154,17 5.20%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.224,48 2.310,69 3.260,91 5.70%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.889,58 1.962,81 2.769,98 4.50%
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante 3.125,15 3.246,28 4.581,24 6.00%
Limpeza em prédios e em domicílios 3.454,84 3.588,74 5.064,54 5.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.923,31 3.036,61 4.285,36 4.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.440,28 3.573,61 5.043,19 7.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 14.680,04 15.249,00 21.519,84 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 1.841,21 1.912,57 2.699,08 6.60%
Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente 2.990,04 3.105,92 4.383,17 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.