O dissídio de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239220 no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas).
Estado com maior salário médio
Paraíba
R$ 5.329,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.788 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.086,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Imbituba - SC
335 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 6.110,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
1.681 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)
O Professor de alunos com deficiência múltipla participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.
Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.
Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.
Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.
Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência múltipla
O profissional Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, divulgar conhecimentos da Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla
Um Professor de alunos com deficiência múltipla deve preparar materiais de autocontrate, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, preparar a comunidade para uso do braile, atuar em programas de reabilitação educacional, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, orientar trabalho em sala de leitura, participar da elaboração do plano de ensino, participar das associações da área, dominar diferentes formas de comunicação, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, divulgar a língua de sinais para a comunidade, demonstrar capacidade de improvisação, participar de programas de inclusão escolar, elaborar projetos de estimulação essencial, participar de conselhos de classe, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, encaminhar alunos para avaliações específicas, transcrever textos em tipos ampliados, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, elaborar material visual para alunos, pesquisar língua escrita de sinais, adequar o currículo às necessidades dos alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, estudar a língua escrita da língua de sinais, analisar novas teorias para implementação prática, dominar conteúdos e metodologias da área, participar da organização de eventos sobre prevenção, formar guia-intérprete para surdo cego, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, ministrar aulas de orientação para o trabalho, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar flexibilidade, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), preparar professores para classes de inclusão, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, ensinar as atividades de vida autônoma, prestar assessoria à comunidade escolar, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar relatórios, elaborar projetos com instituições não escolares, dominar braile, avaliar os resultados dos projetos, estabelecer parcerias com as famílias, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, ministrar palestras e cursos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, ensinar as atividades de vida diária (avd), preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, ensinar o uso de objetos de referência, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar programas de atendimento educacional, registrar notas e conteúdos em diários de classe, pesquisar temas de educação especial, demonstrar capacidade de administrar frustações, criar materiais para comunicação alternativa, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, avaliar comunicação expressiva dos alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, confeccionar materiais didático-pedagógicos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, avaliar conhecimento do aluno iniciante, encaminhar aluno para ensino regular, orientar voluntários para educação especial em comunidades, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar de fóruns de saúde e educação, atuar em programas de habilitação educacional, demonstrar criatividade, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, participar de associações da categoria, corrigir trabalhos dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, planejar atividades extraclasse, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, atuar em programas de estimulação essencial, avaliar comunicação receptiva dos alunos, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, alfabetizar em braile, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, implementar programas de atendimento educacional, participar da elaboração do currículo escolar, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, dominar língua de sinais, coordenar curso, ensinar língua portuguesa, demonstrar capacidade de motivar o outro, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, elaborar registros de avanços dos alunos, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, proceder com ética, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, elaborar plano de aulas, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, criar materiais didático-pedagógicos, transcrever textos em tinta para o braile, demonstrar capacidade de observação, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar de palestras e cursos, demonstrar tolerância, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar de projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, realizar atividades para orientação e mobilidade, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, elaborar instrumentos de avaliação, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, definir conteúdos escolares, analisar propostas pedagógicas, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, planejar programas de intervenção educacional individual, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar de reuniões pedagógicas, elaborar códigos de interação social, ensinar atividades recreativas, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, demonstrar capacidade de planejamento, pesquisar o uso de tecnologias.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.865 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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