O dissídio de Professor de Química no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232165 no cargo de Professor de Química no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 22.004,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
444 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 11.769,20
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
159 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de química no ensino médio Ministra aulas de química no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda matéria e energia, suas propriedades, constituição, transformações Promove educação e a relação ensino e aprendizagem.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos de fenômenos químicos, para a compreensão dos processos químicos da matéria, suas propriedades e as leis que os regem Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Química no Ensino Médio
O Professor de química no ensino médio prepara as atividades de química, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar química, considerando temas como fenômenos da natureza, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, impactos socioambientais, conservação e obtenção da energia, desenvolvimento sustentável.
Ministra aulas de química no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos científicos e tecnológicos de relevância social, cultural, ambiental, histórica e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão das ciências da natureza.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de química Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos, podendo utilizar dispositivos e aplicativos digitais.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos químicos da matéria e da energia, considerando estrutura, transformações químicas, leis, cálculos, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar, elaborar hipóteses, estimativas, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais, utilizar instrumentos de medição, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros e laboratórios de pesquisas científicas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de química no ensino médio
O profissional Professor de Química no Ensino Médio deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de química no ensino médio
Um Professor de química no ensino médio deve desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, estimular a continuidade da escolaridade, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, administrar conflitos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, preparar-se para concursos docentes, incentivar a capacidade criadora dos alunos, expressar-se com clareza, estimular a participação do aluno nas atividades, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, acompanhar processo de aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Química no Ensino Médio ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Química no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 5.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Química no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Química no Ensino Médio ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024
O salário de Professor de Química no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1385 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Química no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Química no Ensino Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 20h | 4.668,33 | 4.849,26 | 6.843,42 | 49,47 | 4.10% |
Rio de Janeiro | 22h | 4.638,37 | 4.818,14 | 6.799,50 | 43,13 | 7.00% |
Minas Gerais | 21h | 3.444,55 | 3.578,05 | 5.049,45 | 33,84 | 6.10% |
Pará | 22h | 8.114,50 | 8.428,99 | 11.895,25 | 77,20 | 7.60% |
Goiás | 24h | 3.724,55 | 3.868,90 | 5.459,91 | 32,49 | 5.80% |
Bahia | 23h | 2.909,80 | 3.022,58 | 4.265,56 | 26,56 | 7.40% |
Pernambuco | 30h | 7.074,70 | 7.348,90 | 10.370,99 | 49,47 | 5.40% |
Paraná | 19h | 3.833,00 | 3.981,56 | 5.618,89 | 41,16 | 6.20% |
Rio Grande do Sul | 16h | 3.214,72 | 3.339,31 | 4.712,53 | 41,68 | 7.10% |
Santa Catarina | 23h | 3.410,17 | 3.542,34 | 4.999,06 | 30,93 | 4.10% |
Distrito Federal | 24h | 4.629,83 | 4.809,26 | 6.786,98 | 39,59 | 6.00% |
Paraíba | 34h | 5.075,85 | 5.272,57 | 7.440,81 | 31,02 | 6.00% |
Rio Grande do Norte | 37h | 4.606,55 | 4.785,09 | 6.752,86 | 25,64 | 7.20% |
Sergipe | 33h | 3.104,93 | 3.225,26 | 4.551,59 | 19,52 | 7.60% |
Mato Grosso | 20h | 3.377,20 | 3.508,09 | 4.950,72 | 35,84 | 6.80% |
Espírito Santo | 29h | 7.690,82 | 7.988,89 | 11.274,17 | 55,40 | 6.00% |
Ceará | 20h | 11.995,91 | 12.460,83 | 17.585,10 | 124,26 | 4.60% |
Amazonas | 24h | 2.968,45 | 3.083,50 | 4.351,53 | 26,17 | 5.10% |
Mato Grosso do Sul | 21h | 4.516,11 | 4.691,14 | 6.620,28 | 43,78 | 6.90% |
Piauí | 18h | 21.183,01 | 22.004,00 | 31.052,70 | 247,66 | 5.30% |
Amapá | 31h | 3.544,62 | 3.682,00 | 5.196,15 | 23,87 | 7.00% |
Maranhão | 12h | 2.563,06 | 2.662,40 | 3.757,26 | 44,66 | 4.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Química no Ensino Médio. |
Dissídio de Professor de Química no Ensino Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 20 | 5.876,93 | 6.104,70 | 8.615,14 | 61,30 | 7.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 20 | 4.751,45 | 4.935,60 | 6.965,27 | 48,86 | 8.00% |
Belém, PA | 20 | 11.330,08 | 11.769,20 | 16.609,04 | 120,04 | 5.00% |
Goiânia, GO | 24 | 3.620,24 | 3.760,55 | 5.307,01 | 31,24 | 5.70% |
Brasília, DF | 24 | 4.629,83 | 4.809,26 | 6.786,98 | 39,59 | 8.00% |
Recife, PE | 29 | 5.470,34 | 5.682,35 | 8.019,11 | 39,15 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 20 | 4.619,94 | 4.798,99 | 6.772,48 | 47,08 | 5.80% |
Aracaju, SE | 33 | 3.079,11 | 3.198,44 | 4.513,74 | 19,58 | 5.20% |
Feira de Santana, BA | 19 | 2.932,01 | 3.045,65 | 4.298,11 | 31,47 | 5.40% |
Uberlândia, MG | 17 | 2.520,21 | 2.617,88 | 3.694,43 | 30,27 | 5.20% |
Salvador, BA | 20 | 3.011,09 | 3.127,79 | 4.414,04 | 31,57 | 6.70% |
Manaus, AM | 24 | 2.968,45 | 3.083,50 | 4.351,53 | 26,17 | 4.90% |
Ribeirão Preto, SP | 12 | 2.279,89 | 2.368,25 | 3.342,15 | 38,86 | 4.10% |
Curitiba, PR | 23 | 4.260,41 | 4.425,53 | 6.245,45 | 39,16 | 6.40% |
Campinas, SP | 15 | 5.973,68 | 6.205,20 | 8.756,96 | 80,94 | 5.90% |
São José dos Campos, SP | 14 | 3.169,84 | 3.292,69 | 4.646,75 | 45,54 | 6.50% |
Taubaté, SP | 12 | 2.200,11 | 2.285,38 | 3.225,20 | 37,85 | 6.50% |
São Bernardo do Campo, SP | 14 | 2.752,62 | 2.859,31 | 4.035,14 | 41,77 | 8.00% |
Jundiaí, SP | 10 | 2.308,29 | 2.397,75 | 3.383,78 | 48,36 | 4.10% |
Guarulhos, SP | 22 | 3.627,33 | 3.767,92 | 5.317,40 | 34,12 | 4.50% |
João Pessoa, PB | 33 | 4.982,72 | 5.175,83 | 7.304,29 | 30,98 | 7.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Química no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Química no Ensino Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.688,86 | 4.870,58 | 6.873,51 | 4.60% | |
Ensino médio | 4.689,65 | 4.871,40 | 6.874,67 | 6.10% | |
Educação infantil - pré-escola | 5.445,03 | 5.656,07 | 7.982,01 | 6.10% | |
Cursos preparatórios para concursos | 7.683,71 | 7.981,51 | 11.263,74 | 7.00% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.915,88 | 4.067,64 | 5.740,38 | 8.10% | |
Educação infantil - creche | 4.590,95 | 4.768,88 | 6.729,99 | 4.60% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.112,52 | 3.233,15 | 4.562,72 | 7.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.833,30 | 2.943,11 | 4.153,41 | 7.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.294,93 | 4.461,38 | 6.296,04 | 7.20% | |
Educação superior - graduação | 3.876,51 | 4.026,75 | 5.682,67 | 8.30% | |
Ensino de idiomas | 7.563,05 | 7.856,17 | 11.086,86 | 8.00% | |
Atividades de organizações religiosas | 5.102,25 | 5.300,00 | 7.479,52 | 4.80% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 4.864,15 | 5.052,67 | 7.130,47 | 5.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 9.166,40 | 9.521,67 | 13.437,26 | 5.90% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.940,30 | 2.015,50 | 2.844,33 | 6.60% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 3.809,36 | 3.957,00 | 5.584,24 | 7.50% | |
Administração pública em geral | 3.658,70 | 3.800,50 | 5.363,38 | 4.90% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 3.274,11 | 3.401,00 | 4.799,59 | 4.20% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 7.226,91 | 7.507,00 | 10.594,10 | 6.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.358,59 | 2.450,00 | 3.457,51 | 5.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |