O dissídio de Professor de Pré-escola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Pré-escola.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Pré-escola

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Pré-escola deve organizar o trabalho, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve demonstrar versatilidade, interagir com a comunidade, demonstrar paciência, explicar atividades propostas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, trocar roupa dos alunos, administrar biblioteca circulante, observar o desenvolvimento motor, definir técnica de trabalho (estratégias), avaliar atividades dos alunos, determinar parâmetros do projeto, contar estórias, selecionar material didático, recortar materiais, comprar material pedagógico, comentar filmes, demonstrar capacidade de observação, mostrar filmes, participar de eventos de qualificação profissional, construir regras com os alunos, debater projeto com direção e coordenação, orientar higiene pessoal, desenvolver capacidades emocionais, elaborar estórias com alunos, auto avaliar-se, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, pintar, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reunir-se com pais e responsáveis, reunir-se com a coordenação e a direção, brincar com os alunos, participar da definição do horário, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), servir alimentação aos alunos, observar a socialização, demonstrar afetividade, trabalhar em equipe, trocar roupa de cama, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, alimentar os alunos, desenvolver capacidades motoras, acompanhar alunos em cursos extraclasses, preencher diário de classe, desenvolver atividades com informática, planejar o roteiro de aula, observar a linguagem, organizar material pedagógico, organizar eventos na escola, cantar músicas, trocar fralda dos alunos, confeccionar material pedagógico, organizar espaços em geral, apresentar regras da escola, apresentar projeto aos alunos, colar materiais, atualizar-se, convocar pais e responsáveis, criar jogos e brincadeiras, desenhar, limpar material, definir atividades pedagógicas, observar o raciocínio lógico, organizar eventos extracurriculares, supervisionar recreio, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, contornar situações adversas, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar sensibilidade, demonstrar autocontrole, conversar com alunos (roda da conversa), especificar materiais de ensino-aprendizagem, registrar observações, supervisionar refeições, discutir resultados dos projetos, modelar massas e argila, ler textos, reciclar material, visitar locais para eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, participar de conselhos, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenvolver atividades artísticas, orientar atividades com jogos e brinquedos, elaborar relatórios, organizar sala de aula, supervisionar momento do sono e descanso, investigar interesse do aluno, demonstrar senso de organização, servir como referencial de conduta, elaborar cronograma, participar da associação de pais e mestres, solicitar material pedagógico, desenvolver capacidades intelectuais, ensinar culinária, organizar pastas de atividades dos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, conferir cadastro dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, estabelecer vínculos, reestruturar estratégias, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), orientar atividades artísticas, utilizar sucata, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar criatividade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, selecionar eventos e atividades extracurriculares, corrigir atividades, definir métodos de avaliação, participar da elaboração de calendário escolar, criar espaço para brincadeiras, preencher fichas de avaliação, definir objetivos da ação didática, identificar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, dar banho nos alunos, orientar atividades de desenho, preencher agenda, escrever letras e números.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pré-escola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pré-escola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Pré-escola mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pré-escola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Pré-escola CBO 331105 salário