O dissídio de Professor de Pré-escola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Pré-escola.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Pré-escola

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

.

Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Pré-escola deve elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, comunicar-se, planejar ações didáticas, ensinar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve administrar biblioteca circulante, demonstrar capacidade de observação, observar a linguagem, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, mostrar filmes, conferir cadastro dos alunos, observar o desenvolvimento motor, encaminhar alunos para outros profissionais, ler textos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), observar o raciocínio lógico, definir métodos de avaliação, interagir com a comunidade, preencher fichas de avaliação, demonstrar afetividade, elaborar cronograma, supervisionar entrada e saída dos alunos, modelar massas e argila, solicitar material pedagógico, preencher agenda, cantar músicas, orientar higiene pessoal, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, colar materiais, reunir-se com pais e responsáveis, acompanhar alunos em cursos extraclasses, analisar necessidades do aluno e da comunidade, desenvolver capacidades intelectuais, desenvolver atividades artísticas, servir como referencial de conduta, supervisionar refeições, identificar material pedagógico, demonstrar senso de organização, organizar eventos na escola, determinar parâmetros do projeto, orientar atividades de desenho, utilizar sucata, debater projeto com direção e coordenação, convocar pais e responsáveis, atualizar-se, investigar interesse do aluno, reestruturar estratégias, discutir plano de aula com coordenação e direção, apresentar regras da escola, selecionar material didático, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, observar a socialização, participar de conselhos, dar banho nos alunos, definir atividades pedagógicas, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades motoras, desenvolver atividades com informática, demonstrar autocontrole, confeccionar material pedagógico, conversar com alunos (roda da conversa), selecionar eventos e atividades extracurriculares, visitar locais para eventos extracurriculares, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, contar estórias, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, definir técnica de trabalho (estratégias), organizar eventos extracurriculares, ensinar culinária, reciclar material, trocar roupa de cama, auto avaliar-se, demonstrar sensibilidade, demonstrar criatividade, elaborar relatórios, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, brincar com os alunos, trabalhar em equipe, orientar atividades com jogos e brinquedos, supervisionar recreio, supervisionar momento do sono e descanso, estabelecer vínculos, elaborar estórias com alunos, dramatizar estórias e músicas, pintar, construir regras com os alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar versatilidade, participar da definição do horário, organizar pastas de atividades dos alunos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar sala de aula, servir alimentação aos alunos, participar da associação de pais e mestres, contornar situações adversas, escrever letras e números, limpar sala de aula e mobiliário, planejar o roteiro de aula, explicar atividades propostas, organizar espaços em geral, recortar materiais, avaliar atividades dos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar paciência, criar jogos e brincadeiras, limpar material, registrar observações, corrigir atividades, participar de eventos de qualificação profissional, alimentar os alunos, organizar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, pesquisar materiais e recursos disponíveis, preencher diário de classe, orientar atividades artísticas, discutir resultados dos projetos, criar espaço para brincadeiras, reunir-se com a coordenação e a direção, comentar filmes, definir objetivos da ação didática, especificar materiais de ensino-aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pré-escola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pré-escola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Pré-escola mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pré-escola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Pré-escola CBO 331105 salário