O dissídio de Professor de Pré-escola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Pré-escola.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Pré-escola

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Pré-escola deve preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve planejar o roteiro de aula, elaborar cronograma, servir como referencial de conduta, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades motoras, determinar parâmetros do projeto, orientar atividades artísticas, preencher agenda, avaliar atividades dos alunos, definir atividades pedagógicas, explicar atividades propostas, auto avaliar-se, demonstrar capacidade de observação, supervisionar recreio, trocar roupa de cama, atualizar-se, demonstrar paciência, contornar situações adversas, orientar atividades com jogos e brinquedos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar sensibilidade, comprar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos, preencher fichas de avaliação, utilizar sucata, organizar pastas de atividades dos alunos, participar da associação de pais e mestres, supervisionar momento do sono e descanso, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, alimentar os alunos, participar da elaboração de calendário escolar, criar espaço para brincadeiras, desenvolver atividades com informática, comentar filmes, solicitar material pedagógico, ensinar culinária, observar a socialização, mostrar filmes, organizar espaço para momento do sono e descanso, cantar músicas, apresentar regras da escola, organizar eventos na escola, demonstrar afetividade, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar senso de organização, elaborar relatórios, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, modelar massas e argila, demonstrar criatividade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), observar o raciocínio lógico, trocar roupa dos alunos, organizar material pedagógico, reciclar material, dar banho nos alunos, escrever letras e números, reunir-se com a coordenação e a direção, construir regras com os alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, orientar higiene pessoal, selecionar eventos e atividades extracurriculares, conferir cadastro dos alunos, conversar com alunos (roda da conversa), orientar atividades de desenho, organizar espaços em geral, participar da definição do horário, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), reunir-se com pais e responsáveis, encaminhar alunos para outros profissionais, contar estórias, demonstrar versatilidade, registrar observações, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar autocontrole, supervisionar refeições, definir métodos de avaliação, identificar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, limpar material, selecionar material didático, reestruturar estratégias, investigar interesse do aluno, participar de eventos de qualificação profissional, dramatizar estórias e músicas, debater projeto com direção e coordenação, desenhar, definir técnica de trabalho (estratégias), acompanhar alunos em eventos extracurriculares, desenvolver capacidades intelectuais, supervisionar entrada e saída dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, desenvolver atividades artísticas, recortar materiais, interagir com a comunidade, corrigir atividades, organizar eventos extracurriculares, elaborar estórias com alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trabalhar em equipe, pintar, visitar locais para eventos extracurriculares, administrar biblioteca circulante, servir alimentação aos alunos, preencher diário de classe, organizar sala de aula, discutir resultados dos projetos, criar jogos e brincadeiras, observar o desenvolvimento motor, participar de conselhos, ler textos, estabelecer vínculos, colar materiais, especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenvolver capacidades emocionais, definir objetivos da ação didática, observar a linguagem, brincar com os alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pré-escola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pré-escola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Pré-escola mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pré-escola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Pré-escola CBO 331105 salário