O dissídio de Professor de Pré-escola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Pré-escola.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Pré-escola

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Pré-escola deve ensinar alunos, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve supervisionar entrada e saída dos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, atualizar-se, observar a linguagem, participar da associação de pais e mestres, construir regras com os alunos, participar de eventos de qualificação profissional, trocar fralda dos alunos, elaborar estórias com alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, estabelecer vínculos, ler textos, elaborar cronograma, limpar material, analisar necessidades do aluno e da comunidade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar espaço para momento do sono e descanso, criar jogos e brincadeiras, demonstrar afetividade, trocar roupa de cama, observar a socialização, modelar massas e argila, preencher agenda, encaminhar alunos para outros profissionais, pintar, colar materiais, desenvolver capacidades motoras, selecionar material didático, contornar situações adversas, dramatizar estórias e músicas, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar senso de organização, interagir com a comunidade, organizar pastas de atividades dos alunos, desenhar, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar sensibilidade, reestruturar estratégias, orientar higiene pessoal, orientar atividades de desenho, demonstrar capacidade de observação, comprar material pedagógico, definir técnica de trabalho (estratégias), desenvolver capacidades emocionais, trabalhar em equipe, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), demonstrar versatilidade, organizar eventos na escola, desenvolver atividades com informática, servir alimentação aos alunos, recortar materiais, demonstrar paciência, conferir cadastro dos alunos, apresentar projeto aos alunos, definir atividades pedagógicas, contar estórias, registrar observações, definir objetivos da ação didática, participar de conselhos, avaliar atividades dos alunos, reciclar material, organizar eventos extracurriculares, mostrar filmes, administrar biblioteca circulante, utilizar sucata, planejar o roteiro de aula, organizar material pedagógico, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa dos alunos, preencher fichas de avaliação, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), supervisionar recreio, cantar músicas, conversar com alunos (roda da conversa), criar espaço para brincadeiras, convocar pais e responsáveis, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, comentar filmes, participar da definição do horário, apresentar regras da escola, observar o desenvolvimento motor, explicar atividades propostas, reunir-se com a coordenação e a direção, desenvolver capacidades intelectuais, auto avaliar-se, orientar atividades com jogos e brinquedos, identificar material pedagógico, corrigir atividades, observar o raciocínio lógico, supervisionar refeições, ensinar culinária, debater projeto com direção e coordenação, confeccionar material pedagógico, brincar com os alunos, desenvolver atividades artísticas, alimentar os alunos, dar banho nos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, escrever letras e números, determinar parâmetros do projeto, limpar sala de aula e mobiliário, organizar sala de aula, discutir resultados dos projetos, demonstrar criatividade, servir como referencial de conduta, supervisionar momento do sono e descanso, definir métodos de avaliação, investigar interesse do aluno, participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar autocontrole, organizar espaços em geral, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, solicitar material pedagógico, elaborar relatórios, acompanhar alunos em cursos extraclasses, reunir-se com pais e responsáveis, preencher diário de classe, visitar locais para eventos extracurriculares, orientar atividades artísticas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pré-escola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pré-escola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Pré-escola mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pré-escola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Pré-escola CBO 331105 salário