O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve organizar o trabalho, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, cuidar dos alunos, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve comprar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar sensibilidade, visitar locais para eventos extracurriculares, reestruturar estratégias, orientar atividades artísticas, desenvolver atividades com informática, trocar roupa dos alunos, colar materiais, utilizar sucata, ensinar culinária, demonstrar capacidade de observação, estabelecer vínculos, reunir-se com pais e responsáveis, organizar material pedagógico, solicitar material pedagógico, organizar espaços em geral, dar banho nos alunos, elaborar cronograma, observar a linguagem, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, especificar materiais de ensino-aprendizagem, limpar sala de aula e mobiliário, dramatizar estórias e músicas, reciclar material, definir atividades pedagógicas, cantar músicas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, construir regras com os alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, supervisionar refeições, limpar material, participar de reuniões com demais profissionais da escola, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), organizar eventos na escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar da associação de pais e mestres, demonstrar autocontrole, selecionar eventos e atividades extracurriculares, organizar espaço para momento do sono e descanso, mostrar filmes, orientar atividades com jogos e brinquedos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, convocar pais e responsáveis, investigar interesse do aluno, identificar material pedagógico, comentar filmes, selecionar material didático, avaliar atividades dos alunos, apresentar projeto aos alunos, servir como referencial de conduta, observar o raciocínio lógico, supervisionar momento do sono e descanso, preencher fichas de avaliação, definir técnica de trabalho (estratégias), encaminhar alunos para outros profissionais, participar de eventos de qualificação profissional, debater projeto com direção e coordenação, administrar biblioteca circulante, demonstrar afetividade, supervisionar recreio, acompanhar alunos em cursos extraclasses, orientar atividades de desenho, demonstrar senso de organização, demonstrar versatilidade, discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar paciência, determinar parâmetros do projeto, modelar massas e argila, alimentar os alunos, servir alimentação aos alunos, apresentar regras da escola, observar o desenvolvimento motor, demonstrar criatividade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), desenvolver capacidades motoras, desenvolver capacidades emocionais, atualizar-se, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver atividades artísticas, desenhar, trabalhar em equipe, trocar roupa de cama, organizar sala de aula, brincar com os alunos, desenvolver capacidades intelectuais, discutir resultados dos projetos, trocar fralda dos alunos, participar de conselhos, registrar observações, corrigir atividades, planejar o roteiro de aula, criar jogos e brincadeiras, recortar materiais, elaborar relatórios, auto avaliar-se, explicar atividades propostas, contornar situações adversas, organizar eventos extracurriculares, participar da definição do horário, organizar pastas de atividades dos alunos, criar espaço para brincadeiras, contar estórias, observar a socialização, definir objetivos da ação didática, preencher diário de classe, conferir cadastro dos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, pintar, confeccionar material pedagógico, orientar higiene pessoal, elaborar estórias com alunos, ler textos, interagir com a comunidade, definir métodos de avaliação, preencher agenda, conversar com alunos (roda da conversa), participar da elaboração de calendário escolar, escrever letras e números.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Médio na Educação Infantil CBO 331105 salário