O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.041,23

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.268 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itabuna - BA

R$ 8.198,26

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.830 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve organizar eventos na escola, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar senso de organização, atualizar-se, limpar material, observar a socialização, desenhar, contar estórias, avaliar atividades dos alunos, comentar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar sensibilidade, determinar parâmetros do projeto, demonstrar afetividade, mostrar filmes, registrar observações, demonstrar paciência, interagir com a comunidade, participar da elaboração de calendário escolar, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, convocar pais e responsáveis, confeccionar material pedagógico, dar banho nos alunos, construir regras com os alunos, utilizar sucata, participar de conselhos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, modelar massas e argila, supervisionar recreio, observar o raciocínio lógico, organizar material pedagógico, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar eventos extracurriculares, alimentar os alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, elaborar cronograma, contornar situações adversas, conferir cadastro dos alunos, solicitar material pedagógico, estabelecer vínculos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, cantar músicas, selecionar material didático, selecionar eventos e atividades extracurriculares, apresentar regras da escola, planejar o roteiro de aula, definir atividades pedagógicas, organizar espaços em geral, reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar momento do sono e descanso, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), auto avaliar-se, reciclar material, orientar atividades de desenho, reestruturar estratégias, acompanhar alunos em cursos extraclasses, preencher diário de classe, organizar sala de aula, observar a linguagem, apresentar projeto aos alunos, corrigir atividades, desenvolver atividades com informática, trabalhar em equipe, criar jogos e brincadeiras, ler textos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, investigar interesse do aluno, explicar atividades propostas, trocar roupa dos alunos, definir objetivos da ação didática, demonstrar autocontrole, elaborar relatórios, servir alimentação aos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, trocar roupa de cama, ensinar culinária, preencher agenda, supervisionar entrada e saída dos alunos, discutir resultados dos projetos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar o desenvolvimento motor, brincar com os alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, comprar material pedagógico, desenvolver capacidades intelectuais, pintar, definir métodos de avaliação, demonstrar capacidade de observação, participar da associação de pais e mestres, preencher fichas de avaliação, reunir-se com pais e responsáveis, visitar locais para eventos extracurriculares, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), elaborar estórias com alunos, desenvolver capacidades motoras, desenvolver atividades artísticas, dramatizar estórias e músicas, orientar higiene pessoal, conversar com alunos (roda da conversa), escrever letras e números, colar materiais, definir técnica de trabalho (estratégias), servir como referencial de conduta, criar espaço para brincadeiras, demonstrar criatividade, trocar fralda dos alunos, demonstrar versatilidade, recortar materiais, participar de eventos de qualificação profissional, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar refeições, orientar atividades artísticas, identificar material pedagógico, participar da definição do horário, administrar biblioteca circulante.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2024

O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 41080 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Médio na Educação Infantil CBO 331105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Nível Médio na Educação Infantil em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Nível Médio na Educação Infantil por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 36h 2.927,76 3.041,23 4.291,87 17,11 4.60%
Rio Grande do Sul 39h 2.076,64 2.157,12 3.044,20 11,15 8.10%
Minas Gerais 37h 2.410,29 2.503,71 3.533,31 13,58 4.10%
Rio de Janeiro 31h 2.219,72 2.305,75 3.253,94 15,10 4.60%
Paraná 37h 2.329,47 2.419,75 3.414,82 13,26 6.40%
Santa Catarina 37h 2.441,13 2.535,74 3.578,52 13,59 4.40%
Bahia 35h 2.227,29 2.313,61 3.265,04 13,38 6.00%
Goiás 34h 2.176,03 2.260,37 3.189,90 13,33 4.80%
Ceará 38h 2.298,35 2.387,42 3.369,20 12,56 4.80%
Mato Grosso do Sul 33h 2.132,62 2.215,28 3.126,26 13,44 5.80%
Distrito Federal 28h 2.700,12 2.804,77 3.958,18 19,68 5.10%
Pernambuco 34h 1.995,52 2.072,86 2.925,29 12,20 4.60%
Alagoas 38h 2.160,54 2.244,28 3.167,19 11,77 4.80%
Rio Grande do Norte 40h 2.036,66 2.115,59 2.985,59 10,57 5.30%
Mato Grosso 30h 2.504,06 2.601,11 3.670,77 17,27 5.60%
Maranhão 33h 1.790,25 1.859,64 2.624,38 11,12 8.00%
Amazonas 40h 1.710,74 1.777,05 2.507,82 8,83 4.70%
Espírito Santo 32h 1.912,78 1.986,91 2.803,99 12,41 7.40%
Pará 33h 2.055,93 2.135,61 3.013,84 12,80 7.10%
Sergipe 37h 1.673,07 1.737,91 2.452,59 9,33 7.70%
Paraíba 36h 1.921,61 1.996,09 2.816,94 11,20 8.00%
Piauí 32h 2.385,14 2.477,58 3.496,43 15,36 6.80%
Rondônia 38h 2.187,47 2.272,25 3.206,66 11,94 6.30%
Amapá 39h 2.054,02 2.133,63 3.011,05 10,85 5.30%
Tocantins 38h 2.246,35 2.333,42 3.292,99 12,26 5.70%
Roraima 42h 1.778,51 1.847,43 2.607,16 8,70 4.40%
Acre 32h 1.760,52 1.828,76 2.580,80 11,61 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.

Dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil por cidade

Quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Nível Médio na Educação Infantil na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 3.199,76 3.323,78 4.690,61 17,71 7.50%
Rio de Janeiro, RJ 30 2.545,05 2.643,69 3.730,86 17,56 4.40%
Porto Alegre, RS 40 2.185,72 2.270,43 3.204,10 11,25 7.10%
Caxias do Sul, RS 41 2.036,99 2.115,94 2.986,08 10,30 6.30%
Belo Horizonte, MG 37 3.225,17 3.350,17 4.727,86 18,08 7.90%
Franca, SP 42 2.217,65 2.303,60 3.250,91 10,95 5.90%
Curitiba, PR 38 1.983,23 2.060,09 2.907,26 10,82 5.10%
Betim, MG 40 2.689,08 2.793,30 3.941,99 14,12 6.10%
Guarulhos, SP 37 2.737,55 2.843,65 4.013,05 15,28 6.10%
Uberlândia, MG 39 1.856,77 1.928,73 2.721,88 9,91 5.10%
Limeira, SP 30 3.092,27 3.212,12 4.533,04 21,33 5.00%
São Carlos, SP 33 3.789,80 3.936,68 5.555,57 23,86 5.30%
Canoas, RS 39 2.069,09 2.149,28 3.033,13 11,16 5.30%
Itajaí, SC 39 2.331,58 2.421,94 3.417,92 12,42 5.70%
Juiz de Fora, MG 38 2.282,05 2.370,49 3.345,31 12,63 8.20%
Bertioga, SP 38 3.819,15 3.967,17 5.598,58 20,97 7.30%
Brasília, DF 28 2.700,12 2.804,77 3.958,18 19,68 5.40%
Salvador, BA 35 2.202,41 2.287,77 3.228,57 13,06 8.10%
Fortaleza, CE 39 1.714,78 1.781,24 2.513,74 9,23 7.60%
São Bernardo do Campo, SP 35 2.560,12 2.659,35 3.752,95 15,09 5.90%
Ponta Grossa, PR 32 3.027,50 3.144,84 4.438,09 19,39 5.50%
Ipatinga, MG 43 2.504,20 2.601,26 3.670,97 12,09 6.30%
Gravatai, RS 31 1.748,38 1.816,14 2.562,99 11,56 6.20%
Florianópolis, SC 36 2.467,49 2.563,12 3.617,15 14,20 8.10%
Campinas, SP 37 2.709,02 2.814,01 3.971,22 15,34 4.40%
Joinville, SC 39 2.487,17 2.583,57 3.646,01 13,26 5.10%
Maceió, AL 39 2.304,18 2.393,48 3.377,75 12,25 4.20%
Londrina, PR 41 2.597,49 2.698,16 3.807,72 13,04 6.30%
Blumenau, SC 41 2.593,95 2.694,48 3.802,53 13,00 7.40%
São Leopoldo, RS 38 2.107,60 2.189,29 3.089,59 11,47 4.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Nível Médio na Educação Infantil. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Nível Médio na Educação Infantil no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação infantil - creche 2.404,45 2.497,64 3.524,75 7.50%
Educação infantil - pré-escola 2.110,70 2.192,51 3.094,14 5.00%
Administração pública em geral 3.474,58 3.609,25 5.093,48 7.70%
Ensino fundamental 2.286,94 2.375,57 3.352,48 4.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.431,46 2.525,70 3.564,34 5.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.446,86 2.541,69 3.586,91 4.90%
Ensino médio 3.041,97 3.159,87 4.459,30 6.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.303,13 2.392,39 3.376,21 7.40%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.768,94 2.876,25 4.059,05 5.50%
Atividades de organizações religiosas 2.058,96 2.138,76 3.018,28 8.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.297,11 2.386,14 3.367,39 5.90%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.588,13 2.688,44 3.794,00 6.20%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 1.975,53 2.052,10 2.895,98 6.10%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.285,28 2.373,86 3.350,06 5.70%
Educação profissional de nível técnico 2.033,77 2.112,59 2.981,36 5.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.979,38 3.094,85 4.367,55 5.50%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.203,55 2.288,95 3.230,24 7.00%
Locação de mão-de-obra temporária 6.042,93 6.277,14 8.858,48 5.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.456,29 3.590,24 5.066,66 6.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.379,52 2.471,74 3.488,20 7.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.