O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve cuidar dos alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve desenvolver capacidades motoras, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades com informática, brincar com os alunos, supervisionar momento do sono e descanso, servir alimentação aos alunos, elaborar estórias com alunos, determinar parâmetros do projeto, interagir com a comunidade, acompanhar alunos em cursos extraclasses, observar a linguagem, confeccionar material pedagógico, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), apresentar projeto aos alunos, preencher fichas de avaliação, modelar massas e argila, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar o raciocínio lógico, demonstrar afetividade, investigar interesse do aluno, planejar o roteiro de aula, demonstrar sensibilidade, comentar filmes, demonstrar senso de organização, contar estórias, definir objetivos da ação didática, apresentar regras da escola, explicar atividades propostas, demonstrar paciência, orientar higiene pessoal, atualizar-se, estabelecer vínculos, administrar biblioteca circulante, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar o desenvolvimento motor, trocar roupa de cama, construir regras com os alunos, ensinar culinária, supervisionar refeições, demonstrar criatividade, demonstrar autocontrole, supervisionar recreio, definir métodos de avaliação, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar espaços em geral, preencher agenda, organizar material pedagógico, organizar eventos na escola, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar versatilidade, desenvolver capacidades intelectuais, especificar materiais de ensino-aprendizagem, reciclar material, orientar atividades artísticas, criar espaço para brincadeiras, trocar fralda dos alunos, dramatizar estórias e músicas, desenhar, registrar observações, contornar situações adversas, alimentar os alunos, limpar material, organizar eventos extracurriculares, colar materiais, criar jogos e brincadeiras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, recortar materiais, servir como referencial de conduta, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, dar banho nos alunos, avaliar atividades dos alunos, corrigir atividades, solicitar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, pintar, organizar pastas de atividades dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, analisar necessidades do aluno e da comunidade, utilizar sucata, debater projeto com direção e coordenação, participar da associação de pais e mestres, trabalhar em equipe, supervisionar entrada e saída dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, participar da elaboração de calendário escolar, participar de eventos de qualificação profissional, participar da definição do horário, ler textos, discutir resultados dos projetos, observar a socialização, cantar músicas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, conversar com alunos (roda da conversa), definir atividades pedagógicas, limpar sala de aula e mobiliário, selecionar material didático, comprar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reunir-se com a coordenação e a direção, discutir plano de aula com coordenação e direção, conferir cadastro dos alunos, elaborar relatórios, organizar sala de aula, mostrar filmes, desenvolver capacidades emocionais, participar de conselhos, reestruturar estratégias, elaborar cronograma, reunir-se com pais e responsáveis, definir técnica de trabalho (estratégias), identificar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, orientar atividades de desenho, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), escrever letras e números, trocar roupa dos alunos, auto avaliar-se, preencher diário de classe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: