O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Escolinha (maternal)

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve organizar espaços em geral, escrever letras e números, brincar com os alunos, planejar o roteiro de aula, registrar observações, reunir-se com pais e responsáveis, criar espaço para brincadeiras, investigar interesse do aluno, colar materiais, estabelecer vínculos, participar da definição do horário, discutir resultados dos projetos, desenvolver capacidades intelectuais, observar a socialização, demonstrar capacidade de observação, utilizar sucata, participar de conselhos, dar banho nos alunos, apresentar projeto aos alunos, desenvolver atividades com informática, mostrar filmes, definir objetivos da ação didática, observar o desenvolvimento motor, definir métodos de avaliação, preencher fichas de avaliação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, cantar músicas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, confeccionar material pedagógico, administrar biblioteca circulante, reestruturar estratégias, recortar materiais, organizar material pedagógico, definir atividades pedagógicas, selecionar eventos e atividades extracurriculares, definir técnica de trabalho (estratégias), organizar sala de aula, preencher diário de classe, pintar, demonstrar senso de organização, acompanhar alunos em cursos extraclasses, desenhar, elaborar cronograma, organizar eventos extracurriculares, ler textos, supervisionar entrada e saída dos alunos, reciclar material, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, limpar sala de aula e mobiliário, conversar com alunos (roda da conversa), observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), modelar massas e argila, conferir cadastro dos alunos, atualizar-se, trocar fralda dos alunos, elaborar estórias com alunos, ensinar culinária, participar da elaboração de calendário escolar, contornar situações adversas, desenvolver capacidades emocionais, visitar locais para eventos extracurriculares, debater projeto com direção e coordenação, convocar pais e responsáveis, explicar atividades propostas, comprar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar paciência, demonstrar autocontrole, participar da associação de pais e mestres, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar relatórios, demonstrar sensibilidade, observar o raciocínio lógico, demonstrar afetividade, reunir-se com a coordenação e a direção, pesquisar materiais e recursos disponíveis, avaliar atividades dos alunos, contar estórias, comentar filmes, selecionar material didático, construir regras com os alunos, limpar material, identificar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, servir alimentação aos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), observar a linguagem, demonstrar criatividade, orientar atividades artísticas, trocar roupa dos alunos, demonstrar versatilidade, orientar atividades de desenho, preencher agenda, encaminhar alunos para outros profissionais, orientar higiene pessoal, organizar pastas de atividades dos alunos, dramatizar estórias e músicas, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa de cama, determinar parâmetros do projeto, participar de eventos de qualificação profissional, solicitar material pedagógico, supervisionar refeições, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar eventos na escola, trabalhar em equipe, servir como referencial de conduta, alimentar os alunos, apresentar regras da escola, supervisionar recreio, corrigir atividades, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades motoras, interagir com a comunidade, auto avaliar-se.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Escolinha (maternal) CBO 331105 salário