O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.041,23

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.268 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itabuna - BA

R$ 8.198,26

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.830 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Escolinha (maternal)

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve desenvolver capacidades intelectuais, reestruturar estratégias, orientar atividades artísticas, participar da definição do horário, apresentar regras da escola, supervisionar recreio, recortar materiais, apresentar projeto aos alunos, elaborar cronograma, registrar observações, explicar atividades propostas, alimentar os alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, participar da associação de pais e mestres, desenvolver atividades artísticas, participar de eventos de qualificação profissional, pesquisar materiais e recursos disponíveis, determinar parâmetros do projeto, debater projeto com direção e coordenação, observar a linguagem, orientar atividades com jogos e brinquedos, modelar massas e argila, observar a socialização, encaminhar alunos para outros profissionais, trabalhar em equipe, supervisionar refeições, desenvolver atividades com informática, definir métodos de avaliação, comprar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, participar de conselhos, organizar pastas de atividades dos alunos, escrever letras e números, colar materiais, elaborar relatórios, supervisionar momento do sono e descanso, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, observar o desenvolvimento motor, reunir-se com pais e responsáveis, conversar com alunos (roda da conversa), organizar eventos extracurriculares, interagir com a comunidade, comentar filmes, ensinar culinária, observar o raciocínio lógico, criar jogos e brincadeiras, avaliar atividades dos alunos, discutir resultados dos projetos, limpar sala de aula e mobiliário, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar versatilidade, servir alimentação aos alunos, definir atividades pedagógicas, planejar o roteiro de aula, corrigir atividades, cantar músicas, conferir cadastro dos alunos, demonstrar sensibilidade, atualizar-se, selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar entrada e saída dos alunos, elaborar estórias com alunos, solicitar material pedagógico, investigar interesse do aluno, dar banho nos alunos, organizar eventos na escola, orientar atividades de desenho, orientar higiene pessoal, demonstrar afetividade, utilizar sucata, ler textos, preencher agenda, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), auto avaliar-se, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trocar roupa dos alunos, trocar fralda dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, servir como referencial de conduta, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, analisar necessidades do aluno e da comunidade, desenvolver capacidades emocionais, confeccionar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, criar espaço para brincadeiras, contornar situações adversas, limpar material, demonstrar criatividade, selecionar material didático, reciclar material, preencher diário de classe, acompanhar alunos em cursos extraclasses, brincar com os alunos, organizar espaços em geral, organizar material pedagógico, demonstrar senso de organização, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir técnica de trabalho (estratégias), organizar espaço para momento do sono e descanso, desenhar, preencher fichas de avaliação, definir objetivos da ação didática, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), pintar, desenvolver capacidades motoras, construir regras com os alunos, contar estórias, demonstrar capacidade de observação, administrar biblioteca circulante, trocar roupa de cama, dramatizar estórias e músicas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar paciência, demonstrar autocontrole, estabelecer vínculos, identificar material pedagógico, organizar sala de aula, mostrar filmes, convocar pais e responsáveis.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2024

O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 41080 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Escolinha (maternal) CBO 331105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Escolinha (maternal) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Escolinha (maternal) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 36h 2.927,76 3.041,23 4.291,87 17,11 7.40%
Rio Grande do Sul 39h 2.076,64 2.157,12 3.044,20 11,15 7.70%
Minas Gerais 37h 2.410,29 2.503,71 3.533,31 13,58 8.10%
Rio de Janeiro 31h 2.219,72 2.305,75 3.253,94 15,10 8.20%
Paraná 37h 2.329,47 2.419,75 3.414,82 13,26 5.40%
Santa Catarina 37h 2.441,13 2.535,74 3.578,52 13,59 7.40%
Bahia 35h 2.227,29 2.313,61 3.265,04 13,38 6.90%
Goiás 34h 2.176,03 2.260,37 3.189,90 13,33 5.70%
Ceará 38h 2.298,35 2.387,42 3.369,20 12,56 4.90%
Mato Grosso do Sul 33h 2.132,62 2.215,28 3.126,26 13,44 4.30%
Distrito Federal 28h 2.700,12 2.804,77 3.958,18 19,68 4.70%
Pernambuco 34h 1.995,52 2.072,86 2.925,29 12,20 6.60%
Alagoas 38h 2.160,54 2.244,28 3.167,19 11,77 5.20%
Rio Grande do Norte 40h 2.036,66 2.115,59 2.985,59 10,57 7.30%
Mato Grosso 30h 2.504,06 2.601,11 3.670,77 17,27 6.50%
Maranhão 33h 1.790,25 1.859,64 2.624,38 11,12 4.10%
Amazonas 40h 1.710,74 1.777,05 2.507,82 8,83 5.50%
Espírito Santo 32h 1.912,78 1.986,91 2.803,99 12,41 7.00%
Pará 33h 2.055,93 2.135,61 3.013,84 12,80 5.20%
Sergipe 37h 1.673,07 1.737,91 2.452,59 9,33 6.10%
Paraíba 36h 1.921,61 1.996,09 2.816,94 11,20 6.90%
Piauí 32h 2.385,14 2.477,58 3.496,43 15,36 4.60%
Rondônia 38h 2.187,47 2.272,25 3.206,66 11,94 5.20%
Amapá 39h 2.054,02 2.133,63 3.011,05 10,85 7.50%
Tocantins 38h 2.246,35 2.333,42 3.292,99 12,26 7.30%
Roraima 42h 1.778,51 1.847,43 2.607,16 8,70 8.10%
Acre 32h 1.760,52 1.828,76 2.580,80 11,61 5.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Escolinha (maternal).

Dissídio de Professor de Escolinha (maternal) por cidade

Quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Escolinha (maternal) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 38 3.199,76 3.323,78 4.690,61 17,71 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 30 2.545,05 2.643,69 3.730,86 17,56 5.50%
Porto Alegre, RS 40 2.185,72 2.270,43 3.204,10 11,25 6.00%
Caxias do Sul, RS 41 2.036,99 2.115,94 2.986,08 10,30 6.90%
Belo Horizonte, MG 37 3.225,17 3.350,17 4.727,86 18,08 5.00%
Franca, SP 42 2.217,65 2.303,60 3.250,91 10,95 7.10%
Curitiba, PR 38 1.983,23 2.060,09 2.907,26 10,82 7.30%
Betim, MG 40 2.689,08 2.793,30 3.941,99 14,12 8.10%
Guarulhos, SP 37 2.737,55 2.843,65 4.013,05 15,28 6.20%
Uberlândia, MG 39 1.856,77 1.928,73 2.721,88 9,91 7.50%
Limeira, SP 30 3.092,27 3.212,12 4.533,04 21,33 7.30%
São Carlos, SP 33 3.789,80 3.936,68 5.555,57 23,86 7.20%
Canoas, RS 39 2.069,09 2.149,28 3.033,13 11,16 4.30%
Itajaí, SC 39 2.331,58 2.421,94 3.417,92 12,42 7.80%
Juiz de Fora, MG 38 2.282,05 2.370,49 3.345,31 12,63 8.00%
Bertioga, SP 38 3.819,15 3.967,17 5.598,58 20,97 4.30%
Brasília, DF 28 2.700,12 2.804,77 3.958,18 19,68 7.20%
Salvador, BA 35 2.202,41 2.287,77 3.228,57 13,06 8.30%
Fortaleza, CE 39 1.714,78 1.781,24 2.513,74 9,23 4.70%
São Bernardo do Campo, SP 35 2.560,12 2.659,35 3.752,95 15,09 5.10%
Ponta Grossa, PR 32 3.027,50 3.144,84 4.438,09 19,39 5.40%
Ipatinga, MG 43 2.504,20 2.601,26 3.670,97 12,09 5.50%
Gravatai, RS 31 1.748,38 1.816,14 2.562,99 11,56 4.80%
Florianópolis, SC 36 2.467,49 2.563,12 3.617,15 14,20 7.70%
Campinas, SP 37 2.709,02 2.814,01 3.971,22 15,34 4.60%
Joinville, SC 39 2.487,17 2.583,57 3.646,01 13,26 4.50%
Maceió, AL 39 2.304,18 2.393,48 3.377,75 12,25 7.30%
Londrina, PR 41 2.597,49 2.698,16 3.807,72 13,04 8.20%
Blumenau, SC 41 2.593,95 2.694,48 3.802,53 13,00 7.10%
São Leopoldo, RS 38 2.107,60 2.189,29 3.089,59 11,47 8.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Escolinha (maternal). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Escolinha (maternal) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação infantil - creche 2.404,45 2.497,64 3.524,75 7.80%
Educação infantil - pré-escola 2.110,70 2.192,51 3.094,14 4.70%
Administração pública em geral 3.474,58 3.609,25 5.093,48 5.30%
Ensino fundamental 2.286,94 2.375,57 3.352,48 5.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.431,46 2.525,70 3.564,34 7.80%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.446,86 2.541,69 3.586,91 5.00%
Ensino médio 3.041,97 3.159,87 4.459,30 7.80%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.303,13 2.392,39 3.376,21 4.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.768,94 2.876,25 4.059,05 6.10%
Atividades de organizações religiosas 2.058,96 2.138,76 3.018,28 4.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.297,11 2.386,14 3.367,39 7.30%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.588,13 2.688,44 3.794,00 6.40%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 1.975,53 2.052,10 2.895,98 7.40%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.285,28 2.373,86 3.350,06 7.60%
Educação profissional de nível técnico 2.033,77 2.112,59 2.981,36 5.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.979,38 3.094,85 4.367,55 6.00%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 2.203,55 2.288,95 3.230,24 6.60%
Locação de mão-de-obra temporária 6.042,93 6.277,14 8.858,48 6.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.456,29 3.590,24 5.066,66 7.70%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.379,52 2.471,74 3.488,20 7.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.