O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve visitar locais para eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, organizar espaços em geral, apresentar projeto aos alunos, demonstrar capacidade de observação, participar de reuniões com demais profissionais da escola, organizar sala de aula, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar paciência, observar o raciocínio lógico, estabelecer vínculos, supervisionar entrada e saída dos alunos, conferir cadastro dos alunos, preencher diário de classe, investigar interesse do aluno, servir como referencial de conduta, elaborar cronograma, organizar eventos extracurriculares, desenvolver capacidades emocionais, ensinar culinária, demonstrar sensibilidade, conversar com alunos (roda da conversa), elaborar estórias com alunos, apresentar regras da escola, analisar necessidades do aluno e da comunidade, selecionar material didático, desenvolver capacidades intelectuais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar autocontrole, administrar biblioteca circulante, reunir-se com pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, comentar filmes, explicar atividades propostas, observar o desenvolvimento motor, limpar material, servir alimentação aos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, trabalhar em equipe, participar da elaboração de calendário escolar, cantar músicas, planejar o roteiro de aula, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, trocar fralda dos alunos, supervisionar refeições, registrar observações, discutir resultados dos projetos, auto avaliar-se, demonstrar afetividade, elaborar relatórios, brincar com os alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, mostrar filmes, participar de conselhos, desenvolver atividades artísticas, definir atividades pedagógicas, demonstrar criatividade, escrever letras e números, definir métodos de avaliação, contar estórias, participar de eventos de qualificação profissional, participar da definição do horário, orientar higiene pessoal, dramatizar estórias e músicas, colar materiais, debater projeto com direção e coordenação, orientar atividades com jogos e brinquedos, avaliar atividades dos alunos, desenvolver atividades com informática, participar da associação de pais e mestres, desenhar, orientar atividades artísticas, solicitar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, organizar material pedagógico, demonstrar senso de organização, convocar pais e responsáveis, supervisionar momento do sono e descanso, preencher agenda, modelar massas e argila, criar jogos e brincadeiras, definir técnica de trabalho (estratégias), reunir-se com a coordenação e a direção, atualizar-se, selecionar eventos e atividades extracurriculares, trocar roupa de cama, determinar parâmetros do projeto, reciclar material, dar banho nos alunos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), especificar materiais de ensino-aprendizagem, reestruturar estratégias, utilizar sucata, preencher fichas de avaliação, interagir com a comunidade, criar espaço para brincadeiras, recortar materiais, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), observar a socialização, confeccionar material pedagógico, construir regras com os alunos, organizar eventos na escola, encaminhar alunos para outros profissionais, ler textos, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar atividades de desenho, supervisionar recreio, observar a linguagem, corrigir atividades, contornar situações adversas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, identificar material pedagógico, pintar, organizar espaço para momento do sono e descanso, alimentar os alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: