O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve criar espaço para brincadeiras, reunir-se com pais e responsáveis, convocar pais e responsáveis, elaborar cronograma, demonstrar afetividade, brincar com os alunos, preencher agenda, desenvolver atividades com informática, reunir-se com a coordenação e a direção, debater projeto com direção e coordenação, reciclar material, trocar roupa de cama, definir métodos de avaliação, atualizar-se, escrever letras e números, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar pastas de atividades dos alunos, mostrar filmes, elaborar estórias com alunos, investigar interesse do aluno, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenvolver capacidades motoras, desenvolver capacidades emocionais, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar autocontrole, dar banho nos alunos, definir objetivos da ação didática, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, demonstrar criatividade, demonstrar sensibilidade, explicar atividades propostas, observar o desenvolvimento motor, especificar materiais de ensino-aprendizagem, construir regras com os alunos, dramatizar estórias e músicas, trocar roupa dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, reestruturar estratégias, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar atividades artísticas, determinar parâmetros do projeto, apresentar regras da escola, discutir resultados dos projetos, organizar eventos extracurriculares, preencher diário de classe, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), alimentar os alunos, conversar com alunos (roda da conversa), contar estórias, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar versatilidade, observar a socialização, identificar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, limpar material, supervisionar refeições, selecionar eventos e atividades extracurriculares, definir atividades pedagógicas, recortar materiais, desenvolver capacidades intelectuais, visitar locais para eventos extracurriculares, cantar músicas, criar jogos e brincadeiras, preencher fichas de avaliação, organizar material pedagógico, participar de conselhos, supervisionar recreio, apresentar projeto aos alunos, confeccionar material pedagógico, estabelecer vínculos, colar materiais, selecionar material didático, pintar, conferir cadastro dos alunos, avaliar atividades dos alunos, comentar filmes, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir técnica de trabalho (estratégias), planejar o roteiro de aula, orientar atividades de desenho, limpar sala de aula e mobiliário, auto avaliar-se, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, elaborar relatórios, trocar fralda dos alunos, trabalhar em equipe, registrar observações, demonstrar capacidade de observação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, interagir com a comunidade, ler textos, demonstrar paciência, corrigir atividades, ensinar culinária, supervisionar momento do sono e descanso, solicitar material pedagógico, demonstrar senso de organização, comprar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar sala de aula, utilizar sucata, pesquisar materiais e recursos disponíveis, organizar espaços em geral, servir como referencial de conduta, organizar eventos na escola, participar de eventos de qualificação profissional, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), acompanhar alunos em cursos extraclasses, observar a linguagem, servir alimentação aos alunos, participar da definição do horário, observar o raciocínio lógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, administrar biblioteca circulante, participar da associação de pais e mestres, desenhar, contornar situações adversas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: