O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar paciência, trabalhar em equipe, orientar atividades com jogos e brinquedos, colar materiais, servir como referencial de conduta, limpar sala de aula e mobiliário, discutir plano de aula com coordenação e direção, solicitar material pedagógico, utilizar sucata, acompanhar alunos em cursos extraclasses, elaborar estórias com alunos, participar de eventos de qualificação profissional, desenvolver capacidades intelectuais, participar de conselhos, recortar materiais, participar da associação de pais e mestres, definir atividades pedagógicas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, planejar o roteiro de aula, servir alimentação aos alunos, observar a linguagem, organizar espaço para momento do sono e descanso, dar banho nos alunos, trocar roupa dos alunos, organizar sala de aula, demonstrar versatilidade, participar de reuniões com demais profissionais da escola, apresentar regras da escola, preencher fichas de avaliação, pintar, supervisionar momento do sono e descanso, identificar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, administrar biblioteca circulante, mostrar filmes, discutir resultados dos projetos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, comentar filmes, definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar criatividade, demonstrar afetividade, observar o desenvolvimento motor, trocar fralda dos alunos, corrigir atividades, reciclar material, selecionar material didático, orientar atividades artísticas, brincar com os alunos, debater projeto com direção e coordenação, ler textos, contornar situações adversas, criar jogos e brincadeiras, participar da elaboração de calendário escolar, determinar parâmetros do projeto, organizar eventos na escola, cantar músicas, desenvolver capacidades motoras, trocar roupa de cama, observar o raciocínio lógico, organizar pastas de atividades dos alunos, escrever letras e números, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), supervisionar recreio, demonstrar autocontrole, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades com informática, participar da definição do horário, orientar higiene pessoal, apresentar projeto aos alunos, definir métodos de avaliação, limpar material, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), conferir cadastro dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, conversar com alunos (roda da conversa), dramatizar estórias e músicas, atualizar-se, estabelecer vínculos, modelar massas e argila, reestruturar estratégias, reunir-se com pais e responsáveis, organizar material pedagógico, observar a socialização, comprar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, supervisionar refeições, contar estórias, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, elaborar cronograma, preencher diário de classe, organizar eventos extracurriculares, alimentar os alunos, demonstrar senso de organização, criar espaço para brincadeiras, definir objetivos da ação didática, interagir com a comunidade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver atividades artísticas, desenhar, avaliar atividades dos alunos, organizar espaços em geral, auto avaliar-se, preencher agenda, orientar atividades de desenho, explicar atividades propostas, reunir-se com a coordenação e a direção, ensinar culinária, confeccionar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, construir regras com os alunos, registrar observações, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar sensibilidade, investigar interesse do aluno, desenvolver capacidades emocionais, visitar locais para eventos extracurriculares.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: