O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, ensinar alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar capacidade de observação, criar jogos e brincadeiras, especificar materiais de ensino-aprendizagem, trocar roupa dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, participar de reuniões com demais profissionais da escola, pintar, reciclar material, demonstrar afetividade, elaborar estórias com alunos, elaborar relatórios, elaborar cronograma, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), selecionar material didático, determinar parâmetros do projeto, dramatizar estórias e músicas, criar espaço para brincadeiras, explicar atividades propostas, visitar locais para eventos extracurriculares, escrever letras e números, cantar músicas, organizar sala de aula, organizar eventos extracurriculares, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), comentar filmes, estabelecer vínculos, construir regras com os alunos, reestruturar estratégias, organizar eventos na escola, participar da elaboração de calendário escolar, dar banho nos alunos, auto avaliar-se, administrar biblioteca circulante, participar da associação de pais e mestres, confeccionar material pedagógico, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, modelar massas e argila, participar de conselhos, preencher agenda, participar da definição do horário, orientar atividades de desenho, recortar materiais, interagir com a comunidade, utilizar sucata, desenvolver atividades artísticas, desenvolver capacidades motoras, brincar com os alunos, observar a socialização, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar autocontrole, analisar necessidades do aluno e da comunidade, atualizar-se, supervisionar entrada e saída dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, apresentar projeto aos alunos, demonstrar senso de organização, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver atividades com informática, ensinar culinária, mostrar filmes, trocar fralda dos alunos, definir métodos de avaliação, servir como referencial de conduta, reunir-se com pais e responsáveis, limpar material, comprar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar espaços em geral, preencher diário de classe, ler textos, corrigir atividades, contar estórias, demonstrar paciência, apresentar regras da escola, trabalhar em equipe, colar materiais, orientar higiene pessoal, reunir-se com a coordenação e a direção, desenvolver capacidades emocionais, observar o desenvolvimento motor, pesquisar materiais e recursos disponíveis, conversar com alunos (roda da conversa), encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver capacidades intelectuais, supervisionar recreio, participar de eventos de qualificação profissional, definir objetivos da ação didática, solicitar material pedagógico, demonstrar criatividade, avaliar atividades dos alunos, organizar material pedagógico, selecionar eventos e atividades extracurriculares, limpar sala de aula e mobiliário, conferir cadastro dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, supervisionar momento do sono e descanso, orientar atividades artísticas, observar a linguagem, planejar o roteiro de aula, demonstrar sensibilidade, definir atividades pedagógicas, servir alimentação aos alunos, convocar pais e responsáveis, organizar pastas de atividades dos alunos, registrar observações, identificar material pedagógico, supervisionar refeições, discutir resultados dos projetos, trocar roupa de cama, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, preencher fichas de avaliação, demonstrar versatilidade, investigar interesse do aluno, observar o raciocínio lógico, desenhar, alimentar os alunos, contornar situações adversas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: