O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar refeições, supervisionar momento do sono e descanso, pintar, desenvolver atividades com informática, visitar locais para eventos extracurriculares, servir alimentação aos alunos, organizar sala de aula, desenvolver atividades artísticas, discutir resultados dos projetos, colar materiais, construir regras com os alunos, demonstrar senso de organização, criar espaço para brincadeiras, trocar roupa de cama, orientar higiene pessoal, preencher agenda, observar a socialização, reestruturar estratégias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, discutir plano de aula com coordenação e direção, conferir cadastro dos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, cantar músicas, comentar filmes, limpar sala de aula e mobiliário, registrar observações, limpar material, participar da definição do horário, avaliar atividades dos alunos, preencher diário de classe, trabalhar em equipe, utilizar sucata, trocar fralda dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, criar jogos e brincadeiras, identificar material pedagógico, comprar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, definir objetivos da ação didática, apresentar projeto aos alunos, auto avaliar-se, organizar eventos extracurriculares, mostrar filmes, observar o desenvolvimento motor, investigar interesse do aluno, contornar situações adversas, interagir com a comunidade, observar a linguagem, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar material pedagógico, solicitar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, organizar espaço para momento do sono e descanso, administrar biblioteca circulante, orientar atividades de desenho, participar de eventos de qualificação profissional, dar banho nos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, organizar eventos na escola, elaborar estórias com alunos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), observar o raciocínio lógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, participar de conselhos, preencher fichas de avaliação, convocar pais e responsáveis, brincar com os alunos, definir atividades pedagógicas, acompanhar alunos em cursos extraclasses, desenvolver capacidades emocionais, selecionar material didático, demonstrar criatividade, supervisionar recreio, dramatizar estórias e músicas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenvolver capacidades motoras, explicar atividades propostas, ler textos, reunir-se com pais e responsáveis, organizar pastas de atividades dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, servir como referencial de conduta, demonstrar paciência, organizar espaços em geral, demonstrar autocontrole, atualizar-se, participar da associação de pais e mestres, modelar massas e argila, estabelecer vínculos, elaborar cronograma, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar capacidade de observação, definir técnica de trabalho (estratégias), elaborar relatórios, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar versatilidade, participar da elaboração de calendário escolar, orientar atividades artísticas, trocar roupa dos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, recortar materiais, conversar com alunos (roda da conversa), contar estórias, desenhar, demonstrar sensibilidade, alimentar os alunos, desenvolver capacidades intelectuais, planejar o roteiro de aula, determinar parâmetros do projeto, apresentar regras da escola, escrever letras e números, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir métodos de avaliação, ensinar culinária, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar afetividade, corrigir atividades, reciclar material.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Médio na Educação Infantil CBO 331105 salário