O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve recortar materiais, planejar o roteiro de aula, conversar com alunos (roda da conversa), observar a linguagem, criar espaço para brincadeiras, apresentar regras da escola, definir métodos de avaliação, trocar roupa de cama, selecionar eventos e atividades extracurriculares, desenvolver atividades artísticas, conferir cadastro dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, elaborar estórias com alunos, observar o raciocínio lógico, comprar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, dar banho nos alunos, mostrar filmes, preencher fichas de avaliação, discutir plano de aula com coordenação e direção, servir alimentação aos alunos, organizar sala de aula, apresentar projeto aos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar afetividade, reciclar material, selecionar material didático, organizar eventos extracurriculares, utilizar sucata, organizar espaços em geral, pintar, investigar interesse do aluno, convocar pais e responsáveis, desenvolver atividades com informática, ler textos, organizar espaço para momento do sono e descanso, registrar observações, corrigir atividades, supervisionar recreio, brincar com os alunos, auto avaliar-se, solicitar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, elaborar cronograma, preencher agenda, escrever letras e números, orientar higiene pessoal, reestruturar estratégias, participar da definição do horário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar sensibilidade, acompanhar alunos em cursos extraclasses, criar jogos e brincadeiras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, preencher diário de classe, debater projeto com direção e coordenação, contornar situações adversas, organizar eventos na escola, modelar massas e argila, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), encaminhar alunos para outros profissionais, limpar sala de aula e mobiliário, explicar atividades propostas, construir regras com os alunos, trocar fralda dos alunos, cantar músicas, orientar atividades de desenho, demonstrar criatividade, trocar roupa dos alunos, identificar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, limpar material, desenhar, dramatizar estórias e músicas, supervisionar entrada e saída dos alunos, trabalhar em equipe, demonstrar senso de organização, organizar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, definir objetivos da ação didática, demonstrar autocontrole, desenvolver capacidades motoras, especificar materiais de ensino-aprendizagem, colar materiais, estabelecer vínculos, orientar atividades artísticas, demonstrar capacidade de observação, desenvolver capacidades emocionais, administrar biblioteca circulante, determinar parâmetros do projeto, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, interagir com a comunidade, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades intelectuais, confeccionar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, elaborar relatórios, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar pastas de atividades dos alunos, contar estórias, atualizar-se, definir atividades pedagógicas, alimentar os alunos, demonstrar paciência, discutir resultados dos projetos, ensinar culinária, participar da associação de pais e mestres, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar versatilidade, reunir-se com pais e responsáveis, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, supervisionar refeições, comentar filmes, participar de conselhos, avaliar atividades dos alunos, observar a socialização, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), visitar locais para eventos extracurriculares.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Médio na Educação Infantil CBO 331105 salário