O dissídio de Professor de Maternal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Maternal.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Maternal

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Maternal deve elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, comunicar-se, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve comentar filmes, criar espaço para brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver capacidades intelectuais, orientar atividades de desenho, estabelecer vínculos, auto avaliar-se, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), interagir com a comunidade, pintar, orientar higiene pessoal, demonstrar versatilidade, dar banho nos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, planejar o roteiro de aula, recortar materiais, construir regras com os alunos, brincar com os alunos, determinar parâmetros do projeto, orientar atividades artísticas, utilizar sucata, discutir resultados dos projetos, limpar material, servir alimentação aos alunos, participar da associação de pais e mestres, elaborar estórias com alunos, observar o desenvolvimento motor, desenvolver atividades com informática, demonstrar paciência, elaborar relatórios, preencher agenda, escrever letras e números, cantar músicas, comprar material pedagógico, organizar eventos na escola, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, preencher diário de classe, dramatizar estórias e músicas, reunir-se com pais e responsáveis, atualizar-se, supervisionar momento do sono e descanso, debater projeto com direção e coordenação, administrar biblioteca circulante, reestruturar estratégias, supervisionar recreio, contornar situações adversas, corrigir atividades, observar o raciocínio lógico, observar a linguagem, convocar pais e responsáveis, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar sensibilidade, demonstrar capacidade de observação, confeccionar material pedagógico, reciclar material, conferir cadastro dos alunos, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar senso de organização, desenvolver capacidades motoras, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, trocar fralda dos alunos, selecionar material didático, identificar material pedagógico, contar estórias, desenhar, selecionar eventos e atividades extracurriculares, avaliar atividades dos alunos, definir objetivos da ação didática, desenvolver atividades artísticas, ler textos, organizar espaços em geral, criar jogos e brincadeiras, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), apresentar regras da escola, explicar atividades propostas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir atividades pedagógicas, trocar roupa de cama, encaminhar alunos para outros profissionais, investigar interesse do aluno, definir métodos de avaliação, solicitar material pedagógico, organizar sala de aula, conversar com alunos (roda da conversa), apresentar projeto aos alunos, preencher fichas de avaliação, acompanhar alunos em cursos extraclasses, definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar autocontrole, modelar massas e argila, alimentar os alunos, demonstrar afetividade, supervisionar entrada e saída dos alunos, organizar eventos extracurriculares, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar de conselhos, ensinar culinária, pesquisar materiais e recursos disponíveis, registrar observações, especificar materiais de ensino-aprendizagem, colar materiais, servir como referencial de conduta, trocar roupa dos alunos, elaborar cronograma, limpar sala de aula e mobiliário, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar a socialização, demonstrar criatividade, organizar pastas de atividades dos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar da definição do horário, supervisionar refeições, trabalhar em equipe, organizar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, visitar locais para eventos extracurriculares, reunir-se com a coordenação e a direção, mostrar filmes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Maternal ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Maternal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Maternal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Maternal ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Maternal mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Maternal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Maternal CBO 331105 salário