O dissídio de Professor de Maternal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Maternal.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Maternal

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Maternal deve organizar o trabalho, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, comunicar-se, preparar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve observar a linguagem, discutir resultados dos projetos, avaliar atividades dos alunos, organizar eventos extracurriculares, comprar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, organizar material pedagógico, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, utilizar sucata, planejar o roteiro de aula, supervisionar refeições, contar estórias, participar de reuniões com demais profissionais da escola, pesquisar materiais e recursos disponíveis, atualizar-se, investigar interesse do aluno, discutir plano de aula com coordenação e direção, analisar necessidades do aluno e da comunidade, brincar com os alunos, corrigir atividades, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), orientar atividades com jogos e brinquedos, desenhar, desenvolver capacidades emocionais, definir atividades pedagógicas, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar sensibilidade, organizar sala de aula, demonstrar capacidade de observação, demonstrar criatividade, encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver atividades com informática, construir regras com os alunos, reciclar material, organizar espaço para momento do sono e descanso, identificar material pedagógico, estabelecer vínculos, colar materiais, comentar filmes, mostrar filmes, observar a socialização, escrever letras e números, apresentar projeto aos alunos, preencher fichas de avaliação, selecionar material didático, conversar com alunos (roda da conversa), selecionar eventos e atividades extracurriculares, elaborar relatórios, orientar atividades artísticas, participar da associação de pais e mestres, dar banho nos alunos, elaborar cronograma, debater projeto com direção e coordenação, definir métodos de avaliação, servir alimentação aos alunos, interagir com a comunidade, demonstrar senso de organização, criar espaço para brincadeiras, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, trabalhar em equipe, apresentar regras da escola, dramatizar estórias e músicas, acompanhar alunos em cursos extraclasses, supervisionar recreio, elaborar estórias com alunos, reunir-se com pais e responsáveis, cantar músicas, solicitar material pedagógico, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, demonstrar paciência, auto avaliar-se, limpar sala de aula e mobiliário, desenvolver atividades artísticas, alimentar os alunos, convocar pais e responsáveis, limpar material, desenvolver capacidades motoras, supervisionar entrada e saída dos alunos, confeccionar material pedagógico, observar o raciocínio lógico, orientar atividades de desenho, participar da definição do horário, demonstrar autocontrole, trocar roupa dos alunos, contornar situações adversas, recortar materiais, administrar biblioteca circulante, demonstrar versatilidade, demonstrar afetividade, participar da elaboração de calendário escolar, preencher diário de classe, reunir-se com a coordenação e a direção, ensinar culinária, registrar observações, organizar espaços em geral, ler textos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trocar fralda dos alunos, servir como referencial de conduta, trocar roupa de cama, preencher agenda, organizar eventos na escola, determinar parâmetros do projeto, participar de conselhos, definir técnica de trabalho (estratégias), visitar locais para eventos extracurriculares, participar de eventos de qualificação profissional, criar jogos e brincadeiras, organizar pastas de atividades dos alunos, explicar atividades propostas, pintar, supervisionar momento do sono e descanso, especificar materiais de ensino-aprendizagem, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), reestruturar estratégias, conferir cadastro dos alunos, observar o desenvolvimento motor.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Maternal ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Maternal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Maternal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Maternal ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Maternal mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Maternal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Maternal CBO 331105 salário