O dissídio de Professor de Maternal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Maternal.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Maternal

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Maternal deve ensinar alunos, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve ensinar culinária, administrar biblioteca circulante, preencher diário de classe, encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar senso de organização, organizar eventos na escola, acompanhar alunos em cursos extraclasses, limpar material, corrigir atividades, escrever letras e números, apresentar projeto aos alunos, organizar material pedagógico, criar espaço para brincadeiras, participar de conselhos, selecionar material didático, debater projeto com direção e coordenação, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, definir métodos de avaliação, pesquisar materiais e recursos disponíveis, contornar situações adversas, organizar espaço para momento do sono e descanso, investigar interesse do aluno, demonstrar afetividade, definir técnica de trabalho (estratégias), desenvolver atividades artísticas, organizar pastas de atividades dos alunos, brincar com os alunos, observar a socialização, servir alimentação aos alunos, pintar, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar atividades artísticas, recortar materiais, desenvolver atividades com informática, orientar atividades com jogos e brinquedos, reunir-se com pais e responsáveis, modelar massas e argila, participar de reuniões com demais profissionais da escola, servir como referencial de conduta, reestruturar estratégias, trocar roupa dos alunos, mostrar filmes, interagir com a comunidade, dramatizar estórias e músicas, definir objetivos da ação didática, demonstrar paciência, participar de eventos de qualificação profissional, supervisionar recreio, utilizar sucata, preencher agenda, solicitar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), apresentar regras da escola, definir atividades pedagógicas, participar da associação de pais e mestres, comprar material pedagógico, demonstrar autocontrole, reunir-se com a coordenação e a direção, avaliar atividades dos alunos, observar o desenvolvimento motor, construir regras com os alunos, participar da definição do horário, colar materiais, atualizar-se, contar estórias, reciclar material, auto avaliar-se, trabalhar em equipe, conversar com alunos (roda da conversa), especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de observação, elaborar relatórios, selecionar eventos e atividades extracurriculares, demonstrar criatividade, determinar parâmetros do projeto, cantar músicas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, observar o raciocínio lógico, orientar atividades de desenho, limpar sala de aula e mobiliário, orientar higiene pessoal, registrar observações, discutir resultados dos projetos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), trocar roupa de cama, conferir cadastro dos alunos, organizar eventos extracurriculares, trocar fralda dos alunos, estabelecer vínculos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, alimentar os alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, demonstrar versatilidade, desenvolver capacidades emocionais, desenvolver capacidades motoras, ler textos, demonstrar sensibilidade, organizar sala de aula, criar jogos e brincadeiras, convocar pais e responsáveis, confeccionar material pedagógico, organizar espaços em geral, elaborar estórias com alunos, explicar atividades propostas, observar a linguagem, elaborar cronograma, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, identificar material pedagógico, dar banho nos alunos, comentar filmes, preencher fichas de avaliação, supervisionar momento do sono e descanso, supervisionar refeições, planejar o roteiro de aula, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Maternal ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Maternal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Maternal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Maternal ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Maternal mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Maternal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Maternal CBO 331105 salário