O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim da Infância
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Jardim da Infância deve demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve cantar músicas, convocar pais e responsáveis, recortar materiais, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar capacidade de observação, construir regras com os alunos, desenhar, corrigir atividades, participar da definição do horário, modelar massas e argila, servir alimentação aos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, preencher fichas de avaliação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, ler textos, demonstrar autocontrole, planejar o roteiro de aula, discutir resultados dos projetos, identificar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, limpar material, reunir-se com pais e responsáveis, reestruturar estratégias, alimentar os alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar eventos extracurriculares, trabalhar em equipe, criar espaço para brincadeiras, demonstrar afetividade, comprar material pedagógico, orientar atividades artísticas, apresentar projeto aos alunos, desenvolver atividades com informática, comentar filmes, orientar higiene pessoal, limpar sala de aula e mobiliário, organizar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar espaço para momento do sono e descanso, contornar situações adversas, reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar refeições, contar estórias, elaborar estórias com alunos, solicitar material pedagógico, brincar com os alunos, reciclar material, participar da associação de pais e mestres, apresentar regras da escola, participar da elaboração de calendário escolar, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenvolver capacidades intelectuais, supervisionar momento do sono e descanso, ensinar culinária, definir objetivos da ação didática, conversar com alunos (roda da conversa), elaborar cronograma, selecionar material didático, orientar atividades de desenho, criar jogos e brincadeiras, escrever letras e números, definir técnica de trabalho (estratégias), avaliar atividades dos alunos, registrar observações, demonstrar versatilidade, supervisionar entrada e saída dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, trocar fralda dos alunos, desenvolver atividades artísticas, participar de eventos de qualificação profissional, confeccionar material pedagógico, organizar eventos na escola, atualizar-se, observar a socialização, demonstrar sensibilidade, selecionar eventos e atividades extracurriculares, dramatizar estórias e músicas, definir métodos de avaliação, organizar sala de aula, preencher diário de classe, estabelecer vínculos, discutir plano de aula com coordenação e direção, explicar atividades propostas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, interagir com a comunidade, demonstrar senso de organização, trocar roupa de cama, conferir cadastro dos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, investigar interesse do aluno, preencher agenda, trocar roupa dos alunos, observar o desenvolvimento motor, mostrar filmes, desenvolver capacidades motoras, supervisionar recreio, utilizar sucata, observar a linguagem, demonstrar criatividade, demonstrar paciência, auto avaliar-se, definir atividades pedagógicas, observar o raciocínio lógico, organizar espaços em geral, desenvolver capacidades emocionais, pintar, encaminhar alunos para outros profissionais, elaborar relatórios, colar materiais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, administrar biblioteca circulante, participar de conselhos, dar banho nos alunos, servir como referencial de conduta, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, determinar parâmetros do projeto.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: