O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim da Infância
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Jardim da Infância deve elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, comunicar-se, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve organizar espaços em geral, demonstrar capacidade de observação, desenvolver capacidades motoras, demonstrar paciência, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), definir técnica de trabalho (estratégias), recortar materiais, especificar materiais de ensino-aprendizagem, comprar material pedagógico, interagir com a comunidade, acompanhar alunos em cursos extraclasses, participar de reuniões com demais profissionais da escola, identificar material pedagógico, convocar pais e responsáveis, contar estórias, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar o raciocínio lógico, registrar observações, utilizar sucata, demonstrar criatividade, observar a socialização, organizar eventos na escola, explicar atividades propostas, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar estórias com alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver atividades com informática, pintar, cantar músicas, conversar com alunos (roda da conversa), administrar biblioteca circulante, brincar com os alunos, contornar situações adversas, estabelecer vínculos, reestruturar estratégias, conferir cadastro dos alunos, dramatizar estórias e músicas, ensinar culinária, definir atividades pedagógicas, orientar atividades com jogos e brinquedos, discutir resultados dos projetos, participar da associação de pais e mestres, elaborar relatórios, demonstrar senso de organização, analisar necessidades do aluno e da comunidade, reunir-se com a coordenação e a direção, pesquisar materiais e recursos disponíveis, servir como referencial de conduta, apresentar projeto aos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, ler textos, mostrar filmes, reunir-se com pais e responsáveis, avaliar atividades dos alunos, comentar filmes, supervisionar recreio, preencher diário de classe, modelar massas e argila, demonstrar sensibilidade, demonstrar versatilidade, observar a linguagem, organizar sala de aula, criar jogos e brincadeiras, participar de eventos de qualificação profissional, preencher fichas de avaliação, trabalhar em equipe, alimentar os alunos, limpar sala de aula e mobiliário, visitar locais para eventos extracurriculares, participar da elaboração de calendário escolar, observar o desenvolvimento motor, desenvolver capacidades emocionais, demonstrar afetividade, supervisionar entrada e saída dos alunos, organizar material pedagógico, colar materiais, limpar material, auto avaliar-se, confeccionar material pedagógico, atualizar-se, servir alimentação aos alunos, escrever letras e números, dar banho nos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de conselhos, construir regras com os alunos, reciclar material, definir objetivos da ação didática, corrigir atividades, desenvolver atividades artísticas, elaborar cronograma, participar da definição do horário, supervisionar momento do sono e descanso, organizar eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, criar espaço para brincadeiras, supervisionar refeições, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, desenhar, apresentar regras da escola, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), trocar roupa dos alunos, planejar o roteiro de aula, solicitar material pedagógico, selecionar material didático, trocar fralda dos alunos, investigar interesse do aluno, trocar roupa de cama, debater projeto com direção e coordenação, definir métodos de avaliação, orientar atividades artísticas, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar autocontrole, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar higiene pessoal, preencher agenda, determinar parâmetros do projeto, selecionar eventos e atividades extracurriculares, orientar atividades de desenho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: