O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim da Infância
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
.
Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Jardim da Infância deve avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, ensinar alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve definir técnica de trabalho (estratégias), conversar com alunos (roda da conversa), comprar material pedagógico, explicar atividades propostas, demonstrar capacidade de observação, registrar observações, reciclar material, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, identificar material pedagógico, organizar espaços em geral, demonstrar criatividade, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), comentar filmes, demonstrar senso de organização, reunir-se com pais e responsáveis, conferir cadastro dos alunos, desenvolver capacidades motoras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, determinar parâmetros do projeto, definir atividades pedagógicas, preencher diário de classe, acompanhar alunos em cursos extraclasses, apresentar regras da escola, trocar roupa de cama, participar da associação de pais e mestres, apresentar projeto aos alunos, elaborar cronograma, definir objetivos da ação didática, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, modelar massas e argila, confeccionar material pedagógico, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar paciência, escrever letras e números, trocar fralda dos alunos, trocar roupa dos alunos, recortar materiais, demonstrar afetividade, corrigir atividades, utilizar sucata, supervisionar momento do sono e descanso, visitar locais para eventos extracurriculares, solicitar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, participar da definição do horário, participar da elaboração de calendário escolar, contornar situações adversas, desenvolver capacidades emocionais, observar o raciocínio lógico, orientar atividades artísticas, alimentar os alunos, demonstrar autocontrole, investigar interesse do aluno, pintar, brincar com os alunos, planejar o roteiro de aula, interagir com a comunidade, organizar material pedagógico, orientar atividades de desenho, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar eventos na escola, auto avaliar-se, selecionar material didático, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver atividades com informática, analisar necessidades do aluno e da comunidade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), ler textos, criar jogos e brincadeiras, debater projeto com direção e coordenação, dramatizar estórias e músicas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, discutir resultados dos projetos, demonstrar versatilidade, participar de reuniões com demais profissionais da escola, mostrar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, cantar músicas, administrar biblioteca circulante, servir alimentação aos alunos, estabelecer vínculos, atualizar-se, encaminhar alunos para outros profissionais, limpar material, supervisionar refeições, discutir plano de aula com coordenação e direção, definir métodos de avaliação, selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar recreio, contar estórias, participar de conselhos, observar a socialização, servir como referencial de conduta, trabalhar em equipe, organizar sala de aula, limpar sala de aula e mobiliário, dar banho nos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, avaliar atividades dos alunos, criar espaço para brincadeiras, construir regras com os alunos, elaborar estórias com alunos, elaborar relatórios, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar o desenvolvimento motor, observar a linguagem, colar materiais, preencher fichas de avaliação, organizar eventos extracurriculares, convocar pais e responsáveis, desenhar, demonstrar sensibilidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar higiene pessoal, participar de eventos de qualificação profissional, reestruturar estratégias, preencher agenda, ensinar culinária.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: