O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Jardim da Infância
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Jardim da Infância deve orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, ensinar alunos, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve participar da associação de pais e mestres, participar de eventos de qualificação profissional, definir métodos de avaliação, supervisionar refeições, acompanhar alunos em cursos extraclasses, reunir-se com pais e responsáveis, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, comprar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, brincar com os alunos, demonstrar criatividade, cantar músicas, reciclar material, trabalhar em equipe, organizar material pedagógico, atualizar-se, organizar pastas de atividades dos alunos, alimentar os alunos, supervisionar momento do sono e descanso, observar a linguagem, reestruturar estratégias, trocar roupa de cama, selecionar eventos e atividades extracurriculares, mostrar filmes, planejar o roteiro de aula, estabelecer vínculos, participar da elaboração de calendário escolar, contar estórias, debater projeto com direção e coordenação, participar da definição do horário, criar espaço para brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, limpar material, limpar sala de aula e mobiliário, contornar situações adversas, demonstrar sensibilidade, registrar observações, discutir resultados dos projetos, observar o desenvolvimento motor, colar materiais, definir objetivos da ação didática, organizar sala de aula, conferir cadastro dos alunos, explicar atividades propostas, conversar com alunos (roda da conversa), observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), reunir-se com a coordenação e a direção, preencher diário de classe, selecionar material didático, identificar material pedagógico, apresentar regras da escola, elaborar cronograma, corrigir atividades, pesquisar materiais e recursos disponíveis, administrar biblioteca circulante, convocar pais e responsáveis, supervisionar entrada e saída dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, ler textos, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar atividades de desenho, recortar materiais, supervisionar recreio, demonstrar paciência, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar eventos na escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, organizar espaços em geral, desenvolver capacidades motoras, apresentar projeto aos alunos, demonstrar afetividade, observar a socialização, desenvolver atividades com informática, desenhar, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, orientar atividades artísticas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, criar jogos e brincadeiras, utilizar sucata, dramatizar estórias e músicas, servir como referencial de conduta, avaliar atividades dos alunos, definir técnica de trabalho (estratégias), dar banho nos alunos, trocar fralda dos alunos, servir alimentação aos alunos, investigar interesse do aluno, definir atividades pedagógicas, modelar massas e argila, determinar parâmetros do projeto, preencher fichas de avaliação, pintar, desenvolver capacidades emocionais, interagir com a comunidade, construir regras com os alunos, preencher agenda, elaborar estórias com alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, solicitar material pedagógico, comentar filmes, participar de conselhos, demonstrar versatilidade, organizar eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, observar o raciocínio lógico, confeccionar material pedagógico, escrever letras e números, demonstrar autocontrole, demonstrar senso de organização, trocar roupa dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, auto avaliar-se, elaborar relatórios, orientar higiene pessoal, ensinar culinária, demonstrar capacidade de observação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: