O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Jardim da Infância

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Jardim da Infância deve avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, comunicar-se, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve orientar higiene pessoal, ensinar culinária, definir métodos de avaliação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, elaborar cronograma, contornar situações adversas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar eventos extracurriculares, dramatizar estórias e músicas, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar pastas de atividades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, auto avaliar-se, desenvolver capacidades motoras, utilizar sucata, modelar massas e argila, contar estórias, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, pintar, servir alimentação aos alunos, discutir resultados dos projetos, demonstrar versatilidade, construir regras com os alunos, confeccionar material pedagógico, comentar filmes, participar de eventos de qualificação profissional, supervisionar recreio, demonstrar capacidade de observação, convocar pais e responsáveis, definir técnica de trabalho (estratégias), orientar atividades com jogos e brinquedos, definir objetivos da ação didática, reciclar material, demonstrar criatividade, determinar parâmetros do projeto, conversar com alunos (roda da conversa), reestruturar estratégias, mostrar filmes, participar de reuniões com demais profissionais da escola, alimentar os alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar espaços em geral, demonstrar sensibilidade, observar a linguagem, dar banho nos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, visitar locais para eventos extracurriculares, observar a socialização, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar eventos na escola, explicar atividades propostas, planejar o roteiro de aula, colar materiais, identificar material pedagógico, participar de conselhos, orientar atividades artísticas, estabelecer vínculos, criar espaço para brincadeiras, recortar materiais, desenvolver atividades artísticas, investigar interesse do aluno, acompanhar alunos em cursos extraclasses, limpar material, trabalhar em equipe, atualizar-se, especificar materiais de ensino-aprendizagem, avaliar atividades dos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, trocar roupa de cama, preencher agenda, interagir com a comunidade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar sala de aula, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, demonstrar autocontrole, demonstrar paciência, desenvolver capacidades intelectuais, participar da associação de pais e mestres, organizar material pedagógico, cantar músicas, selecionar material didático, desenvolver capacidades emocionais, criar jogos e brincadeiras, conferir cadastro dos alunos, ler textos, preencher fichas de avaliação, participar da definição do horário, desenhar, definir atividades pedagógicas, elaborar estórias com alunos, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar relatórios, solicitar material pedagógico, corrigir atividades, observar o desenvolvimento motor, apresentar projeto aos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, servir como referencial de conduta, escrever letras e números, demonstrar senso de organização, supervisionar entrada e saída dos alunos, supervisionar refeições, comprar material pedagógico, preencher diário de classe, administrar biblioteca circulante, registrar observações, desenvolver atividades com informática, observar o raciocínio lógico, demonstrar afetividade, orientar atividades de desenho, apresentar regras da escola.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Jardim da Infância CBO 331105 salário