O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Escolinha (maternal)
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, preparar material pedagógico, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve dramatizar estórias e músicas, definir métodos de avaliação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, discutir resultados dos projetos, explicar atividades propostas, determinar parâmetros do projeto, identificar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, debater projeto com direção e coordenação, preencher diário de classe, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar versatilidade, supervisionar refeições, preencher fichas de avaliação, confeccionar material pedagógico, orientar higiene pessoal, desenvolver atividades artísticas, investigar interesse do aluno, demonstrar afetividade, contornar situações adversas, observar o raciocínio lógico, supervisionar momento do sono e descanso, apresentar projeto aos alunos, criar jogos e brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, estabelecer vínculos, auto avaliar-se, administrar biblioteca circulante, demonstrar sensibilidade, desenhar, demonstrar capacidade de observação, organizar pastas de atividades dos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver capacidades motoras, organizar eventos na escola, participar da elaboração de calendário escolar, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), observar o desenvolvimento motor, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, apresentar regras da escola, cantar músicas, participar de eventos de qualificação profissional, utilizar sucata, participar de conselhos, definir técnica de trabalho (estratégias), atualizar-se, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar autocontrole, registrar observações, colar materiais, discutir plano de aula com coordenação e direção, criar espaço para brincadeiras, reunir-se com pais e responsáveis, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, alimentar os alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, dar banho nos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, trocar roupa dos alunos, organizar espaços em geral, organizar sala de aula, mostrar filmes, orientar atividades artísticas, ensinar culinária, recortar materiais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, observar a linguagem, planejar o roteiro de aula, comprar material pedagógico, visitar locais para eventos extracurriculares, reciclar material, elaborar cronograma, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar material pedagógico, servir como referencial de conduta, pintar, corrigir atividades, conferir cadastro dos alunos, ler textos, escrever letras e números, construir regras com os alunos, supervisionar recreio, supervisionar entrada e saída dos alunos, limpar material, desenvolver atividades com informática, trocar roupa de cama, preencher agenda, participar da definição do horário, brincar com os alunos, demonstrar senso de organização, conversar com alunos (roda da conversa), elaborar estórias com alunos, selecionar material didático, observar a socialização, participar da associação de pais e mestres, solicitar material pedagógico, reestruturar estratégias, servir alimentação aos alunos, demonstrar paciência, definir atividades pedagógicas, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar relatórios, limpar sala de aula e mobiliário, orientar atividades de desenho, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, contar estórias, interagir com a comunidade, desenvolver capacidades intelectuais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, comentar filmes, modelar massas e argila, avaliar atividades dos alunos, organizar eventos extracurriculares, convocar pais e responsáveis.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: