O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Escolinha (maternal)

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve encaminhar alunos para outros profissionais, participar da definição do horário, construir regras com os alunos, orientar higiene pessoal, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades intelectuais, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar versatilidade, avaliar atividades dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, registrar observações, reestruturar estratégias, trocar fralda dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar criatividade, organizar sala de aula, conferir cadastro dos alunos, desenvolver atividades com informática, atualizar-se, solicitar material pedagógico, discutir resultados dos projetos, ensinar culinária, elaborar estórias com alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, elaborar cronograma, analisar necessidades do aluno e da comunidade, supervisionar entrada e saída dos alunos, preencher fichas de avaliação, limpar sala de aula e mobiliário, investigar interesse do aluno, demonstrar paciência, cantar músicas, servir alimentação aos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, criar espaço para brincadeiras, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, supervisionar momento do sono e descanso, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar senso de organização, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), administrar biblioteca circulante, elaborar relatórios, mostrar filmes, criar jogos e brincadeiras, orientar atividades artísticas, organizar eventos extracurriculares, debater projeto com direção e coordenação, modelar massas e argila, trabalhar em equipe, organizar eventos na escola, pintar, preencher agenda, estabelecer vínculos, dramatizar estórias e músicas, participar de conselhos, contornar situações adversas, utilizar sucata, ler textos, organizar espaços em geral, identificar material pedagógico, colar materiais, desenvolver capacidades motoras, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, apresentar regras da escola, comentar filmes, reciclar material, observar o raciocínio lógico, servir como referencial de conduta, definir técnica de trabalho (estratégias), contar estórias, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, planejar o roteiro de aula, observar a socialização, explicar atividades propostas, brincar com os alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, trocar roupa dos alunos, conversar com alunos (roda da conversa), definir métodos de avaliação, preencher diário de classe, participar da elaboração de calendário escolar, determinar parâmetros do projeto, orientar atividades com jogos e brinquedos, definir objetivos da ação didática, observar a linguagem, supervisionar recreio, participar de eventos de qualificação profissional, reunir-se com a coordenação e a direção, desenhar, definir atividades pedagógicas, participar da associação de pais e mestres, limpar material, interagir com a comunidade, escrever letras e números, organizar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, demonstrar capacidade de observação, dar banho nos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, confeccionar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, recortar materiais, supervisionar refeições, selecionar material didático, organizar pastas de atividades dos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, desenvolver capacidades emocionais, comprar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, convocar pais e responsáveis, alimentar os alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, corrigir atividades, demonstrar autocontrole, auto avaliar-se, apresentar projeto aos alunos, trocar roupa de cama.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Escolinha (maternal) CBO 331105 salário