O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Escolinha (maternal)
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, comunicar-se, ensinar alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve desenhar, estabelecer vínculos, mostrar filmes, trocar roupa dos alunos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), limpar sala de aula e mobiliário, determinar parâmetros do projeto, criar jogos e brincadeiras, reciclar material, observar o raciocínio lógico, preencher agenda, demonstrar autocontrole, contar estórias, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da associação de pais e mestres, identificar material pedagógico, organizar eventos extracurriculares, organizar material pedagógico, investigar interesse do aluno, supervisionar recreio, demonstrar paciência, conversar com alunos (roda da conversa), desenvolver capacidades emocionais, reunir-se com pais e responsáveis, participar de eventos de qualificação profissional, servir alimentação aos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, interagir com a comunidade, colar materiais, explicar atividades propostas, visitar locais para eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, desenvolver capacidades intelectuais, dar banho nos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, servir como referencial de conduta, alimentar os alunos, organizar espaços em geral, auto avaliar-se, demonstrar senso de organização, modelar massas e argila, reestruturar estratégias, demonstrar sensibilidade, elaborar cronograma, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar a linguagem, brincar com os alunos, desenvolver atividades artísticas, corrigir atividades, debater projeto com direção e coordenação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, solicitar material pedagógico, organizar sala de aula, construir regras com os alunos, participar da definição do horário, convocar pais e responsáveis, apresentar projeto aos alunos, planejar o roteiro de aula, trocar roupa de cama, organizar espaço para momento do sono e descanso, discutir resultados dos projetos, administrar biblioteca circulante, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), recortar materiais, desenvolver atividades com informática, orientar atividades de desenho, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar pastas de atividades dos alunos, contornar situações adversas, demonstrar versatilidade, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de observação, confeccionar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar regras da escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, especificar materiais de ensino-aprendizagem, preencher diário de classe, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir técnica de trabalho (estratégias), definir atividades pedagógicas, comentar filmes, cantar músicas, observar o desenvolvimento motor, atualizar-se, comprar material pedagógico, limpar material, organizar eventos na escola, ler textos, orientar higiene pessoal, pesquisar materiais e recursos disponíveis, observar a socialização, ensinar culinária, supervisionar entrada e saída dos alunos, registrar observações, demonstrar criatividade, trocar fralda dos alunos, elaborar estórias com alunos, utilizar sucata, supervisionar refeições, orientar atividades artísticas, criar espaço para brincadeiras, avaliar atividades dos alunos, selecionar material didático, definir métodos de avaliação, trabalhar em equipe, participar de conselhos, pintar, conferir cadastro dos alunos, desenvolver capacidades motoras, escrever letras e números, preencher fichas de avaliação, participar de reuniões com demais profissionais da escola, discutir plano de aula com coordenação e direção, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar afetividade, dramatizar estórias e músicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: