O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Escolinha (maternal)
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve comunicar-se, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve colar materiais, participar da elaboração de calendário escolar, definir objetivos da ação didática, trocar roupa de cama, desenvolver capacidades motoras, determinar parâmetros do projeto, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar autocontrole, observar o raciocínio lógico, cantar músicas, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, recortar materiais, organizar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, confeccionar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar senso de organização, participar de reuniões com demais profissionais da escola, pintar, demonstrar paciência, observar o desenvolvimento motor, definir métodos de avaliação, participar de eventos de qualificação profissional, servir como referencial de conduta, organizar eventos extracurriculares, apresentar regras da escola, apresentar projeto aos alunos, criar jogos e brincadeiras, administrar biblioteca circulante, preencher diário de classe, preencher fichas de avaliação, estabelecer vínculos, mostrar filmes, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades artísticas, utilizar sucata, dramatizar estórias e músicas, preencher agenda, construir regras com os alunos, supervisionar recreio, especificar materiais de ensino-aprendizagem, desenvolver atividades artísticas, demonstrar criatividade, alimentar os alunos, comentar filmes, planejar o roteiro de aula, orientar atividades de desenho, trabalhar em equipe, limpar material, contornar situações adversas, explicar atividades propostas, avaliar atividades dos alunos, brincar com os alunos, escrever letras e números, demonstrar afetividade, ensinar culinária, definir técnica de trabalho (estratégias), servir alimentação aos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, elaborar estórias com alunos, limpar sala de aula e mobiliário, elaborar relatórios, trocar fralda dos alunos, supervisionar refeições, desenhar, observar a linguagem, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar versatilidade, organizar eventos na escola, conversar com alunos (roda da conversa), trocar roupa dos alunos, registrar observações, visitar locais para eventos extracurriculares, corrigir atividades, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reestruturar estratégias, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver atividades com informática, elaborar cronograma, debater projeto com direção e coordenação, atualizar-se, supervisionar entrada e saída dos alunos, interagir com a comunidade, ler textos, demonstrar sensibilidade, contar estórias, selecionar eventos e atividades extracurriculares, criar espaço para brincadeiras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, dar banho nos alunos, identificar material pedagógico, investigar interesse do aluno, desenvolver capacidades emocionais, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, discutir resultados dos projetos, convocar pais e responsáveis, participar da associação de pais e mestres, organizar pastas de atividades dos alunos, definir atividades pedagógicas, organizar espaços em geral, discutir plano de aula com coordenação e direção, reciclar material, desenvolver capacidades intelectuais, organizar sala de aula, auto avaliar-se, modelar massas e argila, demonstrar capacidade de observação, orientar higiene pessoal, participar de conselhos, participar da definição do horário, conferir cadastro dos alunos, observar a socialização, selecionar material didático, comprar material pedagógico, solicitar material pedagógico, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, reunir-se com a coordenação e a direção.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: