O dissídio de Professor de Escolinha (maternal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Escolinha (maternal).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Escolinha (maternal)
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Escolinha (maternal) deve ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, cuidar dos alunos, comunicar-se, organizar o trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve participar da definição do horário, ensinar culinária, atualizar-se, construir regras com os alunos, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar paciência, modelar massas e argila, interagir com a comunidade, conferir cadastro dos alunos, organizar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, reunir-se com pais e responsáveis, organizar espaço para momento do sono e descanso, organizar sala de aula, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, desenhar, servir alimentação aos alunos, criar espaço para brincadeiras, administrar biblioteca circulante, elaborar estórias com alunos, participar de eventos de qualificação profissional, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, demonstrar senso de organização, auto avaliar-se, observar a socialização, escrever letras e números, participar da associação de pais e mestres, definir técnica de trabalho (estratégias), desenvolver capacidades emocionais, selecionar eventos e atividades extracurriculares, desenvolver atividades artísticas, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar sensibilidade, discutir resultados dos projetos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, especificar materiais de ensino-aprendizagem, avaliar atividades dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, supervisionar refeições, cantar músicas, mostrar filmes, desenvolver atividades com informática, organizar espaços em geral, trocar roupa dos alunos, estabelecer vínculos, orientar atividades artísticas, solicitar material pedagógico, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar a linguagem, definir métodos de avaliação, ler textos, recortar materiais, reciclar material, participar de reuniões com demais profissionais da escola, elaborar relatórios, conversar com alunos (roda da conversa), colar materiais, definir objetivos da ação didática, observar o raciocínio lógico, determinar parâmetros do projeto, organizar eventos extracurriculares, contar estórias, organizar eventos na escola, registrar observações, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, comprar material pedagógico, encaminhar alunos para outros profissionais, desenvolver capacidades motoras, investigar interesse do aluno, supervisionar momento do sono e descanso, observar o desenvolvimento motor, participar da elaboração de calendário escolar, supervisionar recreio, orientar higiene pessoal, contornar situações adversas, debater projeto com direção e coordenação, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), preencher fichas de avaliação, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, corrigir atividades, utilizar sucata, preencher agenda, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), demonstrar criatividade, selecionar material didático, confeccionar material pedagógico, orientar atividades de desenho, planejar o roteiro de aula, brincar com os alunos, pintar, visitar locais para eventos extracurriculares, demonstrar afetividade, reunir-se com a coordenação e a direção, convocar pais e responsáveis, apresentar projeto aos alunos, trocar fralda dos alunos, trabalhar em equipe, supervisionar entrada e saída dos alunos, criar jogos e brincadeiras, demonstrar autocontrole, alimentar os alunos, identificar material pedagógico, demonstrar capacidade de observação, servir como referencial de conduta, apresentar regras da escola, organizar pastas de atividades dos alunos, reestruturar estratégias, definir atividades pedagógicas, comentar filmes, preencher diário de classe, dar banho nos alunos, trocar roupa de cama, dramatizar estórias e músicas, demonstrar versatilidade, participar de conselhos, elaborar cronograma, explicar atividades propostas, orientar atividades com jogos e brinquedos, limpar material.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Escolinha (maternal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Escolinha (maternal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Escolinha (maternal) ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Escolinha (maternal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Escolinha (maternal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: