O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Mental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239215 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 10.637,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.411 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campos Novos - SC
R$ 4.832,35
Cidade que mais contrata
Ourinhos - SP
366 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência mental Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Alunos Com Deficiência Mental
O Professor de alunos com deficiência mental participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.
Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.
Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.
Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência mental
O profissional Professor de Alunos Com Deficiência Mental deve participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, formar profissionais para atuação na Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental
Um Professor de alunos com deficiência mental deve participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, ensinar língua portuguesa, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar de conselhos de classe, elaborar projetos com instituições não escolares, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar criatividade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de administrar frustações, orientar trabalho em sala de leitura, ministrar aulas de orientação para o trabalho, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar material visual para alunos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), planejar programas de intervenção educacional individual, elaborar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, prestar assessoria à comunidade escolar, registrar notas e conteúdos em diários de classe, avaliar os resultados dos projetos, atuar em programas de habilitação educacional, participar da elaboração do currículo escolar, corrigir trabalhos dos alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, pesquisar temas de educação especial, ensinar as atividades de vida diária (avd), trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, estudar a língua escrita da língua de sinais, orientar voluntários para educação especial em comunidades, dominar conteúdos e metodologias da área, participar de palestras e cursos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, atuar em programas de estimulação essencial, demonstrar capacidade de improvisação, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, participar da organização de eventos sobre prevenção, avaliar conhecimento do aluno iniciante, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, definir conteúdos escolares, participar de programas de inclusão escolar, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, proceder com ética, coordenar curso, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, orientar estágios dos alunos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, estudar as propostas da legislação educacional, encaminhar aluno para ensino regular, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar capacidade de liderança, ensinar as atividades de vida autônoma, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, ministrar palestras e cursos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, criar materiais para comunicação alternativa, encaminhar alunos para avaliações específicas, participar de fóruns de saúde e educação, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, acompanhar treinamento do aluno em empresas, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, dominar braile, dominar língua de sinais, demonstrar flexibilidade, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, participar de projetos de pesquisa, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar registros de avanços dos alunos, demonstrar capacidade de observação, planejar atividades extraclasse, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, avaliar comunicação expressiva dos alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, ensinar atividades recreativas, participar das associações da área, elaborar projetos de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar rendimento escolar, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, analisar propostas pedagógicas, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de motivar o outro, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, criar materiais didático-pedagógicos, implementar programas de atendimento educacional, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar tolerância, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, avaliar comunicação receptiva dos alunos, dominar diferentes formas de comunicação, confeccionar materiais didático-pedagógicos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, participar da elaboração do plano de ensino, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, preparar professores para classes de inclusão, participar de associações da categoria, demonstrar capacidade de planejamento, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiência Mental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2024
O salário de Professor de Alunos Com Deficiência Mental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3655 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Mental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Braile
- Monitor de Braile
- Professor de Alunos Com Deficiências Mentais
- Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla
- Professor de Orientação e Mobilidade de Cegos
- Professor Especializado em Deficiência Auditiva e Surdos
- Professor de Estimulação da Língua Portuguesa Modalidade Oral ( Ensino Especial)
- Professor de Reabilitação Funcional de Cego
- Professor Especializado em Excepcionais
- Professor de Sorobã
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Alunos Com Deficiência Mental em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 30h | 2.582,97 | 2.683,08 | 3.786,44 | 17,72 | 4.20% |
Paraná | 25h | 2.792,00 | 2.900,21 | 4.092,86 | 23,13 | 5.40% |
Santa Catarina | 35h | 3.764,49 | 3.910,39 | 5.518,46 | 22,34 | 4.30% |
Rio Grande do Sul | 26h | 2.347,77 | 2.438,76 | 3.441,65 | 18,46 | 5.10% |
Minas Gerais | 35h | 2.215,12 | 2.300,97 | 3.247,19 | 13,33 | 6.10% |
Espírito Santo | 32h | 2.758,33 | 2.865,24 | 4.043,51 | 18,12 | 5.10% |
Mato Grosso do Sul | 32h | 2.779,26 | 2.886,97 | 4.074,18 | 18,19 | 5.10% |
Amapá | 40h | 2.777,96 | 2.885,62 | 4.072,28 | 14,38 | 4.30% |
Rio de Janeiro | 33h | 2.960,25 | 3.074,98 | 4.339,50 | 18,46 | 7.40% |
Mato Grosso | 32h | 3.252,75 | 3.378,82 | 4.768,30 | 21,15 | 7.40% |
Goiás | 40h | 3.021,72 | 3.138,83 | 4.429,62 | 15,77 | 5.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.002,61 | 2.080,22 | 2.935,68 | 9,46 | 4.20% |
Pará | 37h | 2.916,07 | 3.029,08 | 4.274,73 | 16,23 | 6.50% |
Pernambuco | 29h | 10.240,32 | 10.637,20 | 15.011,54 | 74,65 | 4.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiência Mental. |
Dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Mental por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Ourinhos, SP | 28 | 2.609,94 | 2.711,10 | 3.825,98 | 19,22 | 5.60% |
Macapá, AP | 40 | 2.777,96 | 2.885,62 | 4.072,28 | 14,38 | 7.00% |
São Paulo, SP | 37 | 3.150,75 | 3.272,86 | 4.618,76 | 17,69 | 6.80% |
Florianópolis, SC | 40 | 3.906,23 | 4.057,63 | 5.726,24 | 20,42 | 8.00% |
Santos, SP | 37 | 2.110,61 | 2.192,41 | 3.093,99 | 12,01 | 7.50% |
Pinhão, PR | 20 | 2.242,07 | 2.328,96 | 3.286,70 | 22,78 | 4.70% |
Guarapari, ES | 28 | 2.909,59 | 3.022,35 | 4.265,24 | 21,85 | 8.30% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 2.136,97 | 2.219,79 | 3.132,63 | 11,59 | 6.60% |
Curitiba, PR | 24 | 2.698,86 | 2.803,46 | 3.956,32 | 23,62 | 6.50% |
Porto Alegre, RS | 21 | 2.421,78 | 2.515,65 | 3.550,15 | 24,32 | 8.20% |
Lages, SC | 38 | 4.049,31 | 4.206,25 | 5.935,99 | 22,14 | 5.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 32 | 3.629,56 | 3.770,23 | 5.320,67 | 23,21 | 6.90% |
Rio do Sul, SC | 38 | 4.345,85 | 4.514,29 | 6.370,70 | 24,00 | 6.00% |
Esteio, RS | 32 | 2.839,74 | 2.949,80 | 4.162,85 | 18,26 | 8.20% |
Paranaguá, PR | 28 | 3.707,70 | 3.851,40 | 5.435,21 | 27,51 | 7.20% |
Nova Esperança, PR | 22 | 2.832,49 | 2.942,27 | 4.152,22 | 27,35 | 5.50% |
Blumenau, SC | 37 | 4.467,25 | 4.640,39 | 6.548,66 | 24,80 | 4.40% |
Aparecida de Goiânia, GO | 44 | 3.169,49 | 3.292,33 | 4.646,24 | 15,06 | 5.70% |
Pirassununga, SP | 33 | 3.011,77 | 3.128,50 | 4.415,03 | 18,90 | 6.30% |
Maracaí, SP | 34 | 3.590,66 | 3.729,82 | 5.263,64 | 22,27 | 4.40% |
Nova Andradina, MS | 24 | 2.367,08 | 2.458,82 | 3.469,96 | 20,58 | 8.10% |
Guarulhos, SP | 29 | 3.007,32 | 3.123,87 | 4.408,50 | 21,33 | 4.60% |
Londrina, PR | 25 | 3.251,58 | 3.377,60 | 4.766,57 | 27,24 | 4.90% |
Mossoró, RN | 44 | 2.008,79 | 2.086,64 | 2.944,73 | 9,48 | 7.50% |
Porto Belo, SC | 39 | 4.204,52 | 4.367,48 | 6.163,52 | 22,65 | 4.50% |
Sorocaba, SP | 40 | 1.978,57 | 2.055,25 | 2.900,43 | 10,19 | 7.40% |
Aguai, SP | 42 | 1.893,60 | 1.966,99 | 2.775,87 | 9,37 | 7.70% |
Imbituba, SC | 20 | 1.796,42 | 1.866,04 | 2.633,41 | 19,02 | 5.10% |
Mafra, SC | 31 | 3.710,36 | 3.854,17 | 5.439,12 | 25,00 | 4.80% |
Tubarão, SC | 28 | 2.927,58 | 3.041,04 | 4.291,61 | 21,72 | 5.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Alunos Com Deficiência Mental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Alunos Com Deficiência Mental no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.900,73 | 3.013,15 | 4.252,25 | 6.10% | |
Administração pública em geral | 2.681,53 | 2.785,46 | 3.930,92 | 5.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.646,39 | 2.748,95 | 3.879,41 | 6.70% | |
Ensino fundamental | 2.996,17 | 3.112,30 | 4.392,17 | 4.30% | |
Educação infantil - creche | 2.205,15 | 2.290,61 | 3.232,58 | 5.60% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.686,04 | 3.828,90 | 5.403,46 | 6.20% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 2.039,39 | 2.118,43 | 2.989,59 | 6.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.360,75 | 2.452,24 | 3.460,68 | 6.20% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 2.943,19 | 3.057,26 | 4.314,50 | 5.20% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 2.008,79 | 2.086,64 | 2.944,73 | 7.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 3.338,28 | 3.467,67 | 4.893,68 | 6.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.640,93 | 2.743,29 | 3.871,41 | 4.50% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.882,61 | 2.994,33 | 4.225,68 | 6.00% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.369,85 | 2.461,70 | 3.474,02 | 7.10% | |
Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes | 3.195,77 | 3.319,63 | 4.684,75 | 5.30% | |
Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana | 1.843,49 | 1.914,93 | 2.702,41 | 6.40% | |
Serviços de pintura de edifícios em geral | 1.985,14 | 2.062,08 | 2.910,07 | 8.20% | |
Albergues assistenciais | 2.316,67 | 2.406,45 | 3.396,06 | 4.70% | |
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante | 3.572,98 | 3.711,45 | 5.237,72 | 7.70% | |
Ensino médio | 2.748,16 | 2.854,68 | 4.028,60 | 6.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |