O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Mental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239215 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 9.138,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.448 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Mossoró - RN

R$ 2.141,85

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Ourinhos - SP

400 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 6.045,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

2.139 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência mental Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Alunos Com Deficiência Mental

O Professor de alunos com deficiência mental participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.

Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.

Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.

Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.

Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.

Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do Professor de alunos com deficiência mental

O profissional Professor de Alunos Com Deficiência Mental deve participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, divulgar conhecimentos da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental

Um Professor de alunos com deficiência mental deve conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da elaboração de textos sobre temas da área, definir conteúdos escolares, dominar braile, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, dominar língua de sinais, elaborar plano de aulas, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar tolerância, corrigir trabalhos dos alunos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, orientar voluntários para educação especial em comunidades, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar de conselhos de classe, demonstrar flexibilidade, orientar estágios dos alunos, participar de projetos de pesquisa, ensinar língua portuguesa, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar programas de atendimento educacional, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, elaborar material visual para alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de liderança, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, criar materiais para comunicação alternativa, avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar da elaboração do currículo escolar, elaborar projetos de pesquisa, avaliar conhecimento do aluno iniciante, planejar atividades extraclasse, participar das associações da área, orientar trabalho em sala de leitura, encaminhar aluno para ensino regular, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, proceder com ética, criar materiais didático-pedagógicos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, demonstrar capacidade de administrar frustações, analisar propostas pedagógicas, atuar em programas de estimulação essencial, participar da organização de eventos sobre prevenção, ensinar as atividades de vida diária (avd), demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, implementar programas de atendimento educacional, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, registrar notas e conteúdos em diários de classe, pesquisar o uso de tecnologias, demonstrar criatividade, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, adequar o currículo às necessidades dos alunos, prestar assessoria à comunidade escolar, atuar em programas de habilitação educacional, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, elaborar projetos de estimulação essencial, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, participar da elaboração do plano de ensino, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar rendimento escolar, preparar professores para classes de inclusão, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de planejamento, elaborar projetos com instituições não escolares, ensinar as atividades de vida autônoma, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de motivar o outro, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, elaborar relatórios, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, confeccionar materiais didático-pedagógicos, ministrar palestras e cursos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar de associações da categoria, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, pesquisar temas de educação especial, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar de fóruns de saúde e educação, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, analisar novas teorias para implementação prática, coordenar curso, dominar conteúdos e metodologias da área, participar das atividades do programa de integração sensorial, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de observação, participar de reuniões pedagógicas, participar de programas de inclusão escolar, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, participar de palestras e cursos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, avaliar comunicação receptiva dos alunos, ensinar atividades recreativas, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiência Mental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025

O salário de Professor de Alunos Com Deficiência Mental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.751 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Mental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Alunos Com Deficiência Mental CBO 239215 salário