O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Visual 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Visual.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 4.681,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
66 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Mossoró - RN
R$ 1.636,13
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
34 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
R$ 4.687,59
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
85 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Alunos Com Deficiência Visual
O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência visual
O profissional Professor de Alunos Com Deficiência Visual deve participar de atividades pedagógico-administrativas, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, formar profissionais para atuação na Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual
Um Professor de alunos com deficiência visual deve estudar a língua escrita da língua de sinais, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar flexibilidade, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, elaborar relatórios, demonstrar criatividade, participar de palestras e cursos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, implementar programas de atendimento educacional, ensinar língua portuguesa, elaborar projetos de pesquisa, confeccionar materiais didático-pedagógicos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, avaliar conhecimento do aluno iniciante, definir conteúdos escolares, avaliar os resultados dos projetos, participar de fóruns de saúde e educação, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, demonstrar capacidade de motivar o outro, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, prestar assessoria à comunidade escolar, orientar voluntários para educação especial em comunidades, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da elaboração de textos sobre temas da área, elaborar projetos com instituições não escolares, analisar propostas pedagógicas, participar de conselhos de classe, demonstrar capacidade de planejamento, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, estudar as propostas da legislação educacional, avaliar comunicação receptiva dos alunos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, pesquisar o uso de tecnologias, registrar notas e conteúdos em diários de classe, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar da elaboração do currículo escolar, participar de projetos de pesquisa, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar capacidade de observação, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da elaboração do plano de ensino, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, criar materiais para comunicação alternativa, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, elaborar projetos de estimulação essencial, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, elaborar programas de atendimento educacional, realizar atividades para orientação e mobilidade, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, ministrar palestras e cursos, encaminhar alunos para avaliações específicas, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, coordenar curso, ensinar as atividades de vida diária (avd), ensinar as atividades de vida autônoma, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, elaborar instrumentos de avaliação, participar de programas de inclusão escolar, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, atuar em programas de estimulação essencial, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, trabalhar com recursos da linguagem da informática, dominar conteúdos e metodologias da área, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, proceder com ética, participar das associações da área, orientar trabalho em sala de leitura, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, demonstrar capacidade de administrar frustações, transcrever textos em tipos ampliados, ministrar aulas de orientação para o trabalho, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, dominar braile, planejar atividades extraclasse, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, dominar diferentes formas de comunicação, alfabetizar em braile, orientar estágios dos alunos, atuar em programas de habilitação educacional, encaminhar aluno para ensino regular, preparar materiais de autocontrate, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avaliar comunicação expressiva dos alunos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, transcrever textos em tinta para o braile, estabelecer parcerias com as famílias, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, demonstrar capacidade de liderança, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar língua de sinais, participar da organização de eventos sobre prevenção, corrigir trabalhos dos alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, participar de associações da categoria, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, preparar a comunidade para uso do braile, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, pesquisar temas de educação especial, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar tolerância, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, ensinar atividades recreativas, preparar professores para classes de inclusão, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar de reuniões pedagógicas, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar material visual para alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Visual ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Visual e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiência Visual em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Visual ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Alunos Com Deficiência Visual mostrado aqui é resultado do levantamento de 221 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Visual com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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