O dissídio de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422315 no cargo de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.778,09
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
38.326 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Embu - SP
R$ 2.691,48
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
21.372 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing)
O Operador de telemarketing receptivo prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.
Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.
Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.
Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.
Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.
Pode enviar mensagem pós-atendimento.
Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.
Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Operador de telemarketing receptivo
O profissional Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) deve cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, cobrar débitos, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo
Um Operador de telemarketing receptivo deve trabalhar em equipe, finalizar contato, negociar descontos, confirmar dados cadastrais, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, abordar o cliente, direcionar atendimento, finalizar pendência técnica, negociar valores, ouvir mensagem do cliente, abrir chamados técnicos (ordens de serviços), finalizar pendências de serviços, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), depurar informações, demonstrar clareza de dicção, demonstrar agilidade de digitação, identificar-se ao cliente, demonstrar poder de persuasão, demonstrar capacidade de expressão escrita, descrever o produto, tomar decisões, registrar informações com precisão, fornecer informações, demonstrar empatia, consultar área técnica, informar prazo de entrega, trabalhar a qualidade vocal, enviar mensagens pós-atendimento, confirmar dados, agendar retorno (follow-up), identificar necessidades do interlocutor, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, negociar valor de débitos, atualizar cadastro por telefone, demonstrar capacidade de expressão oral, informar sanções contratuais, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de compreensão escrita, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar paciência, orientar o usuário, oferecer alternativas de produtos e serviços, identificar problemas, seguir o código de ética, informar disponibilidade de serviços agregados, comunicar débitos, esclarecer dúvidas, solicitar informações ao cliente, consultar histórico, informar restrições ao crédito, oferecer benefícios variados, oferecer soluções, acionar serviços emergenciais, atualizar listas, autocontrolar-se, calcular encargos do débito, informar relação custo-benefício, demonstrar agilidade no atendimento, reverter a insatisfação do cliente, administrar conflitos, oferecer vantagens, argumentar com o cliente, analisar reclamações com maior flexibilidade, consultar supervisor, apresentar produtos e serviços, solicitar providências técnicas junto à área competente, definir formas de pagamento, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar objetividade, identificar clientes potenciais, negociar datas de pagamento, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, efetivar a venda, consultar manuais, evidenciar vantagens do produto ou serviço, orientar usuário de telefonia, avaliar perfil de consumo, verificar disponibilidade de entrega, providenciar retirada de restrições ao crédito, realizar triagem de atendimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 7.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 79075 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Teleoperador Ativo (telemarketing)
- Teleoperador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Bilíngüe
- Atendente de Informações (telemarketing)
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Ativo
- Operador de Suporte Técnico (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Técnico
- Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo
- Operador de Telemarketing Especializado
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.669,90 | 1.734,62 | 2.447,95 | 9,26 | 6.50% |
Minas Gerais | 38h | 1.456,45 | 1.512,90 | 2.135,05 | 7,91 | 6.30% |
Ceará | 37h | 1.415,94 | 1.470,82 | 2.075,67 | 7,98 | 5.90% |
Paraná | 37h | 1.667,30 | 1.731,92 | 2.444,14 | 9,25 | 6.20% |
Santa Catarina | 39h | 1.711,75 | 1.778,09 | 2.509,29 | 9,17 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 38h | 1.612,12 | 1.674,60 | 2.363,24 | 8,86 | 6.10% |
Goiás | 40h | 1.519,58 | 1.578,47 | 2.227,59 | 7,90 | 6.50% |
Rio Grande do Sul | 39h | 1.625,01 | 1.688,00 | 2.382,15 | 8,73 | 7.80% |
Distrito Federal | 36h | 1.536,85 | 1.596,41 | 2.252,90 | 8,93 | 7.20% |
Espírito Santo | 38h | 1.527,21 | 1.586,40 | 2.238,77 | 8,35 | 5.70% |
Bahia | 39h | 1.455,51 | 1.511,92 | 2.133,66 | 7,71 | 4.40% |
Piauí | 37h | 1.370,37 | 1.423,48 | 2.008,86 | 7,77 | 6.40% |
Maranhão | 37h | 1.460,56 | 1.517,16 | 2.141,07 | 8,14 | 7.20% |
Pernambuco | 39h | 1.449,11 | 1.505,28 | 2.124,29 | 7,78 | 5.10% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.520,12 | 1.579,03 | 2.228,38 | 8,35 | 5.20% |
Amazonas | 41h | 1.434,81 | 1.490,42 | 2.103,33 | 7,30 | 6.80% |
Paraíba | 39h | 1.395,67 | 1.449,76 | 2.045,95 | 7,34 | 4.80% |
Pará | 41h | 1.526,09 | 1.585,24 | 2.237,13 | 7,79 | 5.00% |
Mato Grosso | 41h | 1.607,87 | 1.670,18 | 2.357,01 | 8,07 | 4.70% |
Alagoas | 40h | 1.426,51 | 1.481,80 | 2.091,16 | 7,36 | 6.20% |
Tocantins | 40h | 1.477,00 | 1.534,24 | 2.165,17 | 7,64 | 5.10% |
Rio Grande do Norte | 42h | 1.488,92 | 1.546,62 | 2.182,64 | 7,34 | 5.30% |
Rondônia | 44h | 1.493,23 | 1.551,10 | 2.188,96 | 7,09 | 4.70% |
Sergipe | 37h | 1.438,23 | 1.493,97 | 2.108,34 | 8,05 | 6.10% |
Amapá | 43h | 1.410,91 | 1.465,59 | 2.068,29 | 6,77 | 7.60% |
Acre | 42h | 1.443,38 | 1.499,32 | 2.115,89 | 7,17 | 7.40% |
Roraima | 43h | 1.424,41 | 1.479,62 | 2.088,09 | 6,93 | 6.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing). |
Dissídio de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 37 | 1.754,88 | 1.822,90 | 2.572,53 | 9,77 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 37 | 1.411,12 | 1.465,81 | 2.068,60 | 7,98 | 4.80% |
Belo Horizonte, MG | 39 | 1.496,14 | 1.554,13 | 2.193,23 | 7,92 | 4.70% |
Barueri, SP | 37 | 1.546,48 | 1.606,42 | 2.267,02 | 8,76 | 4.80% |
Curitiba, PR | 37 | 1.721,18 | 1.787,89 | 2.523,13 | 9,73 | 7.80% |
Uberlândia, MG | 36 | 1.378,57 | 1.432,00 | 2.020,88 | 7,87 | 8.20% |
Jundiaí, SP | 36 | 1.399,51 | 1.453,75 | 2.051,57 | 8,06 | 6.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 38 | 1.642,23 | 1.705,88 | 2.407,39 | 9,08 | 5.90% |
Goiânia, GO | 39 | 1.566,38 | 1.627,09 | 2.296,19 | 8,29 | 5.10% |
Brasília, DF | 36 | 1.536,85 | 1.596,41 | 2.252,90 | 8,93 | 7.30% |
Porto Alegre, RS | 38 | 1.572,47 | 1.633,41 | 2.305,12 | 8,64 | 7.90% |
Mogi das Cruzes, SP | 37 | 1.386,96 | 1.440,72 | 2.033,18 | 7,83 | 5.10% |
São Bernardo do Campo, SP | 37 | 1.564,06 | 1.624,68 | 2.292,79 | 8,89 | 5.40% |
Teresina, PI | 37 | 1.368,31 | 1.421,34 | 2.005,84 | 7,78 | 5.60% |
Joinville, SC | 38 | 1.717,59 | 1.784,16 | 2.517,86 | 9,46 | 5.30% |
Cajamar, SP | 40 | 1.674,22 | 1.739,11 | 2.454,28 | 8,73 | 5.60% |
Poa, SP | 36 | 1.361,78 | 1.414,56 | 1.996,27 | 7,85 | 6.60% |
Londrina, PR | 37 | 1.504,61 | 1.562,93 | 2.205,65 | 8,44 | 5.30% |
Salvador, BA | 38 | 1.434,65 | 1.490,26 | 2.103,10 | 7,94 | 4.70% |
Campinas, SP | 38 | 1.660,54 | 1.724,90 | 2.434,23 | 9,15 | 6.20% |
Florianópolis, SC | 37 | 1.557,38 | 1.617,74 | 2.283,00 | 8,74 | 5.20% |
Vila Velha, ES | 38 | 1.532,48 | 1.591,88 | 2.246,50 | 8,36 | 8.00% |
Guarulhos, SP | 40 | 1.812,08 | 1.882,31 | 2.656,38 | 9,43 | 6.90% |
Rio Claro, SP | 37 | 1.386,40 | 1.440,13 | 2.032,36 | 7,69 | 4.60% |
Imperatriz, MA | 37 | 1.469,30 | 1.526,24 | 2.153,88 | 8,33 | 7.10% |
Manaus, AM | 41 | 1.435,93 | 1.491,58 | 2.104,97 | 7,30 | 6.10% |
Campo Grande, MS | 37 | 1.545,65 | 1.605,56 | 2.265,81 | 8,60 | 6.30% |
Eusébio, CE | 37 | 1.408,83 | 1.463,43 | 2.065,24 | 7,86 | 4.90% |
São José dos Campos, SP | 37 | 1.663,89 | 1.728,37 | 2.439,13 | 9,25 | 6.20% |
Osasco, SP | 39 | 1.995,53 | 2.072,87 | 2.925,30 | 10,74 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Atendimento Receptivo (telemarketing) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.519,58 | 1.578,47 | 2.227,59 | 4.40% | |
Planos de saúde | 1.486,26 | 1.543,87 | 2.178,75 | 8.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.635,05 | 1.698,42 | 2.396,86 | 4.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.842,84 | 1.914,26 | 2.701,46 | 5.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.648,28 | 1.712,17 | 2.416,26 | 7.90% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 1.434,25 | 1.489,84 | 2.102,51 | 5.20% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.521,02 | 1.579,97 | 2.229,70 | 8.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.472,26 | 1.529,32 | 2.158,23 | 4.10% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.500,29 | 1.558,44 | 2.199,31 | 6.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.751,61 | 1.819,50 | 2.567,73 | 6.90% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.547,18 | 1.607,14 | 2.268,05 | 6.60% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.583,72 | 1.645,10 | 2.321,62 | 4.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.991,02 | 2.068,19 | 2.918,69 | 8.30% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.582,47 | 1.643,80 | 2.319,78 | 5.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.670,48 | 1.735,22 | 2.448,79 | 8.00% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.466,13 | 1.522,95 | 2.149,24 | 7.10% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.488,49 | 1.546,18 | 2.182,02 | 4.60% | |
Laboratórios clínicos | 1.506,92 | 1.565,33 | 2.209,04 | 7.10% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.511,97 | 1.570,57 | 2.216,43 | 4.70% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 1.447,41 | 1.503,51 | 2.121,80 | 5.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |