O dissídio de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 12.246,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
1.818 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.891,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Obras de Montagem Industrial
R$ 12.427,24
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
821 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.
Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.
Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.
Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.
Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.
Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.
Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.
Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.
Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.
Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.
Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.
Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.
Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.
Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.
Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
O profissional Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante deve coordenar manutenção de bordo, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), administrar pessoal, navegar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve trabalhar em equipe, supervisionar postos de manobra de fundeio, ministrar aulas de formação profissional, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, discriminar cores, supervisionar seção de câmara, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar manutenção de equipamentos de navegação, conferir certificação da embarcação, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, operar guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, operar rampas de acesso, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, inspecionar condições de flutuabilidade, demonstrar capacidade de improvisação, ministrar treinamento em terra, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar as condições para desatracação, manusear cargas a bordo, coordenar navegação de objeto rebocado, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, conduzir embarcação de salvamento, controlar certificados regulamentares de bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, elaborar apresentações, emitir permissão para trabalho, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, elaborar o plano para reboque, controlar as condições da carga durante a viagem, demonstrar comportamento proativo, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, preparar documentação para despacho da embarcação, preparar a unidade para reboque, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar postos de emergência, efetuar os registros pertinentes, controlar certificação da tripulação, verificar a permissão de acesso de terceiros, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, transportar passageiros, coordenar operações de resgate, orientar estagiário-aluno a bordo, demonstrar percepção espacial, avaliar as condições para amarração, controlar atmosfera do tanque, manobrar a embarcação, coordenar manutenção de equipamentos de convés, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar operações de carga e descarga, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, demonstrar raciocínio analítico, controlar planos de bordo, supervisionar o sms, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, executar procedimentos para navegação em águas rasas, realizar manutenção de equipamentos de segurança, operar rampas de cargas, supervisionar equipe de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, ministrar treinamento a bordo, efetuar auditorias internas, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, avaliar as condições de calado, operar equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de salvatagem, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), supervisionar postos de manobra de amarração, operar sistema de posicionamento dinâmico, testar equipamentos de segurança, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, coordenar reuniões de segurança, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar temperatura dos tanques, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, discriminar sons e ruídos, inspecionar equipamentos de navegação, tomar decisões, operar tampas de escotilha, demonstrar raciocínio sintético, elaborar material didático, inspecionar as condições de segurança, fiscalizar a aplicação da legislação, demonstrar liderança, controlar manuais técnicos de bordo, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, aplicar legislação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, fiscalizar o uso de epi, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de negociação, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar criatividade, verificar peação da carga, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), conduzir embarcação rápida de salvamento, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, trabalhar sob pressão, realizar comunicação de bordo, verificar marcação das cargas, controlar material de passadiço, acionar plano de contingência, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), efetuar embarque e desembarque de passageiros, realizar o plano de viagem, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de autocontrole, operar o sistema de lastro, testar equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, definir área segura para trabalho, controlar rancho, conferir certificação da tripulação, controlar publicações regulamentares de bordo, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), verificar sistema de segurança para cargas perigosas, acionar plano de emergência, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação com o prático, coordenar operações de manuseio de âncora, consultar legislação, avaliar estanqueidade dos porões, operar cobertas de cargas, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, inspecionar equipamentos de segurança, inspecionar condições de navegabilidade, proferir palestras, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar material de combate à poluição, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), operar guincho de reboque, executar procedimentos para navegação costeira, coordenar operações de reboque, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar raciocínio matemático, orientar praticante-aluno a bordo, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, supervisionar equipe de conexão de mangote, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), inspecionar equipamentos de comunicação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar as condições para desamarração, orientar a navegação, controlar epi e epc, avaliar as condições de atracação, demonstrar percepção cinemática, avaliar as condições meteorológicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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