O dissídio de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.835,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.408 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 2.211,53

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.005 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Extração de Carvão Mineral

R$ 5.296,43

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores

8.073 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O profissional Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel deve reparar componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve trocar válvulas pneumáticas, trocar buchas, trocar tensores, trocar terminais esféricos (pivôs), sangrar sistema de freios, reparar caixa de direção, trocar peças com defeito de fabricação, trabalhar em equipe, demonstrar destreza manual, testar desempenho do motor em dinamômetro, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar sensores térmicos, trocar rolamentos de rodas, alinhar sistema de direção, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, controlar dimensional das peças, trocar fluidos hidráulicos, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trocar componentes eletroeletrônicos, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, reparar chassis, orientar o cliente no uso correto do veículo, limpar filtros de transmissão, manter o local de trabalho organizado, coordenar braços e pernas, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, identificar o trabalho a ser realizado, trocar radiadores, trocar amortecedores, avaliar satisfação do cliente, testar pressão de alimentação e vazão, reparar sistema de sobrealimentação, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, substituir braços do sistema, trabalhar com atenção seletiva, trocar componentes da unidade hidráulica, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, interpretar desenhos e normas técnicas, identificar áreas de risco, trocar peças do sistema de escapamento, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, testar sistema de transmissão no veículo, trocar molas, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), lubrificar articulações da suspensão, trocar sistema de embreagem, enviar peças para retificação, substituir bolsas de ar, reparar bomba d'água, reparar sistema de carga e partida, regular sistema de ignição e injeção, trocar válvula injetora, reparar sistema elétrico, reparar sistema de arrefecimento, reparar bomba injetora, reparar válvulas pneumáticas, trocar vedantes de óleo e água, reparar unidade hidráulica, identificar sons no ambiente, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trabalhar com responsabilidade, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, desmontar o motor, reparar sistema de escapamento, testar válvulas injetoras, reparar bomba de combustível, reparar bomba hidráulica da direção, instalar sistemas de transmissão no veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, reparar válvula injetora (diesel), realizar teste de emissão de poluentes, testar motor no veículo, demonstrar orientação espacial, efetuar limpeza geral, realizar o trabalho de modo eficiente, vestir equipamentos de proteção individual, desmontar sistema de transmissão, trocar mangueiras, correias e polias, interpretar diagramas eletroeletrônicos, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, preencher ordem de serviço, manter relacionamento interpessoal, drenar filtros da linha de alimentação, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, regular freios, instalar motor no veículo, orçar serviços manuais e por computador, realizar manutenção do compressor de ar, testar circuitos eletroeletrônicos, cumprir compromissos assumidos, substituir agregados da suspensão, montar motor, manter-se atualizado profissionalmente, estimar tempo de execução, ajustar válvulas no motor, ajustar cubos de rodas, confirmar plano de manutenção com o cliente, ajustar componentes pneumáticos, identificar tipos de transmissão e funcionamento, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, preencher requisição de material, remover o motor do veículo, conferir peças no recebimento, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, remover sistemas de transmissão, trocar filtros e lubrificantes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025

O salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 914425 salário