O dissídio de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.835,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.408 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.211,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.005 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Carvão Mineral
R$ 5.296,43
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
8.073 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) deve elaborar plano de manutenção, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, reparar componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar caixa de direção, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, lubrificar articulações da suspensão, substituir agregados da suspensão, reparar sistema elétrico, cumprir compromissos assumidos, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, realizar manutenção da bomba hidráulica, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar válvulas pneumáticas, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, demonstrar orientação espacial, trocar filtros e lubrificantes, trocar amortecedores, trocar rolamentos de rodas, trabalhar em equipe, trocar peças com defeito de fabricação, montar motor, trocar componentes da unidade hidráulica, avaliar satisfação do cliente, conferir peças no recebimento, trocar sistema de embreagem, manter-se atualizado profissionalmente, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, substituir braços do sistema, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, testar desempenho do motor em dinamômetro, trocar tensores, testar motor no veículo, substituir bolsas de ar, instalar motor no veículo, sangrar sistema de freios, reparar bomba injetora, realizar manutenção do compressor de ar, regular sistema de ignição e injeção, desmontar o motor, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar buchas, remover o motor do veículo, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, testar válvulas injetoras, trocar radiadores, trocar fluidos hidráulicos, trocar sensores térmicos, reparar bomba hidráulica da direção, reparar bomba d'água, testar circuitos eletroeletrônicos, identificar o trabalho a ser realizado, drenar filtros da linha de alimentação, alinhar sistema de direção, trabalhar com atenção seletiva, efetuar limpeza geral, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, manter relacionamento interpessoal, ajustar componentes pneumáticos, realizar o trabalho de modo eficiente, reparar sistema de arrefecimento, estimar tempo de execução, testar pressão de alimentação e vazão, trocar molas, preencher ordem de serviço, reparar bomba de combustível, realizar teste de emissão de poluentes, ajustar cubos de rodas, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, reparar válvula injetora (diesel), trocar válvulas pneumáticas, testar sistema de transmissão no veículo, reparar unidade hidráulica, orçar serviços manuais e por computador, reparar sistema de carga e partida, regular freios, limpar filtros de transmissão, confirmar plano de manutenção com o cliente, desmontar sistema de transmissão, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, demonstrar destreza manual, orientar o cliente no uso correto do veículo, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, interpretar desenhos e normas técnicas, identificar sons no ambiente, enviar peças para retificação, coordenar braços e pernas, trocar componentes eletroeletrônicos, identificar áreas de risco, vestir equipamentos de proteção individual, instalar sistemas de transmissão no veículo, preencher requisição de material, trocar mangueiras, correias e polias, trocar terminais esféricos (pivôs), trabalhar com responsabilidade, controlar dimensional das peças, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), ajustar válvulas no motor, remover sistemas de transmissão, identificar tipos de transmissão e funcionamento, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar peças do sistema de escapamento, manter o local de trabalho organizado, reparar sistema de sobrealimentação, testar estanqueidade do sistema de alimentação, reparar chassis, trocar vedantes de óleo e água, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de escapamento, trocar válvula injetora, comunicar-se com clareza verbal e por escrito.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (exceto Tratores) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Retificador de Motores de Veículos
- Mecânico de Testes de Automotores
- Retificador de Motores a Gasolina
- Mecânico de Chassis
- Mecânico de Motor a Gasolina
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Mecânico de Direção e Freios de Automóveis
- Mecânico de Empilhadeira
- Afinador de Motores a Diesel