O dissídio de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
.
Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas deve definir rotas, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga, realizar inspeções e reparos no veículo, operar equipamentos, movimentar cargas volumosas e pesadas, trabalhar com segurança, comunicar-se em tempo real, demonstrar competências pessoais, prestar socorro, transportar cargas.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve comunicar-se por rádio, definir tempo de permanência na direção do veículo, verificar limite máximo de carga do veículo, transportar contêiner em porta-contêineres, inspecionar pneus, prestar serviços com qualidade, posicionar veículo para carga e descarga, conferir a carga com a nota fiscal, comunicar a saída à central, conferir a posição dos animais na gaiola, transportar cargas vivas em gaiola, contatar seguradora, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, realizar manutenção corretiva, demonstrar capacidade de resistência física, conferir mercadorias, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, elevar cargas, manusear carga com segurança, coletar mercadorias, medir altura da carga, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), amarrar carga, entregar mercadorias, travar locks de contêiner, dominar funcionamento da máquina, ter consciência dos limites da máquina, demonstrar coerência, desenvolver dirigibilidade para carga viva, transportar carga excedente em veículo específico, enviar mensagem de desvio de rota à central, demonstrar senso de responsabilidade, isolar área de descarga, com cones, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, montar relatório de avarias no veículo, transportar concreto em caminhão betoneira, anotar informações no diário de bordo, pesquisar itinerários, identificar altura, comprimento e largura do veículo, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, controlar tempo de descarga do concreto, operar empilhadeira com funções múltiplas, observar posicionamento de carga suspensa, inspecionar parte mecânica, identificar irregularidades na superfície, conferir ponto de carga na base (combustível), acionar o apoio da polícia militar rodoviária, dominar noções básicas de mecânica, obter informações precisas sobre o local do acidente, transportar grãos em caminhões graneleiros, transportar carga resfriada em baú isotérmico, propor itinerários, contar cabeças de animais, identificar avarias na mercadoria, carregar veículo com peso limite estabelecido, conferir manifesto, conferir roteiro, selecionar veículo por tipo de carga, verificar vazamentos de carga, comunicar a chegada e saída do cliente à central, realizar pequenos reparos no veículo, cumprir leis de trânsito, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, gerenciar autonomia do veículo, centralizar cargas, manusear cargas por meio de empilhadeira, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), posicionar carga de acordo com ordem de entrega, inspecionar parte elétrica, definir pontos de abastecimento, propor mudanças operacionais, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, respeitar os limites da sua força física, operar rampa hidráulica (cegonheira), verificar certificados de vacina dos animais, sinalizar local de acidente, movimentar cargas perigosas, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, examinar acondicionamento da carga, distribuir peso da carga entre eixos, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, transportar produtos minerais em caçamba, demonstrar rapidez de reflexos, conferir quantidade de carga, demonstrar determinação, inspecionar a lataria, operar veículo com plataforma e motosserra, evitar o raio de ação de empilhadeiras, comunicar a chegada à central, conferir lacre, controlar velocidade de batimento do balão, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, realizar manutenção preventiva, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, distribuir o peso em partes iguais, inspecionar ferramentas obrigatórias, inspecionar água e óleo, transportar líquidos em caminhão-tanque, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, preservar integridade da carga, verificar cabos de aço, transportar carga dimensionada em veículos especiais, dominar noções básicas de primeiros socorros, manusear alavanca de compressão da betoneira, planejar itinerário, comunicar-se via satélite (sistema gps), transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, trajar-se adequadamente, definir ponto de equilíbrio da carga, dimensionar peso da carga, operar sistema bottom load, dominar noções básicas de condução econômica, operar equipamentos de combate a incêndio, participar de treinamentos, enlonar carga, identificar ruídos estranhos do veículo, operar caminhão bomba de lança e arrasto, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, controlar descarga do concreto, conferir peso e volume da carga, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, conferir ponto de descarga de inflamável, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, arrumar carga de acordo com o peso, operar caminhão-pipa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Caminhoneiro Operador de Caminhão-betoneira
- Caminhoneiro Carreteiro
- Motorista Carreteiro
- Caminhoneiro de Basculante
- Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta)
- Caminhoneiro de Caminhão-tanque
- Motorista de Caminhão-tanque
- Motorista Operacional de Guincho
- Motorista de Caminhão Leve
- Carreteiro (transporte de Animal)