O dissídio de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.699,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

289.312 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.353,52

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.591 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 4.334,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

444.660 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas deve vistoriar cargas transportadas, trabalhar com segurança, movimentar cargas volumosas e pesadas, realizar inspeções e reparos no veículo, comunicar-se em tempo real, definir rotas, verificar documentos do veículo e da carga, demonstrar competências pessoais, prestar socorro, transportar cargas, operar equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve sinalizar local de acidente, dominar funcionamento da máquina, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, pesquisar itinerários, identificar ruídos estranhos do veículo, prestar serviços com qualidade, operar caminhão bomba de lança e arrasto, posicionar veículo para carga e descarga, conferir ponto de descarga de inflamável, arrumar carga de acordo com o peso, conferir lacre, operar rampa hidráulica (cegonheira), comunicar a chegada à central, planejar itinerário, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, transportar concreto em caminhão betoneira, demonstrar capacidade de resistência física, identificar irregularidades na superfície, carregar veículo com peso limite estabelecido, operar equipamentos de combate a incêndio, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, realizar manutenção preventiva, dominar noções básicas de condução econômica, desenvolver dirigibilidade para carga viva, identificar altura, comprimento e largura do veículo, preservar integridade da carga, travar locks de contêiner, conferir manifesto, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, evitar o raio de ação de empilhadeiras, definir pontos de abastecimento, demonstrar coerência, inspecionar parte elétrica, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, transportar contêiner em porta-contêineres, comunicar-se via satélite (sistema gps), manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, isolar área de descarga, com cones, definir ponto de equilíbrio da carga, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, transportar carga excedente em veículo específico, transportar carga dimensionada em veículos especiais, dominar noções básicas de mecânica, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), controlar tempo de descarga do concreto, propor itinerários, controlar descarga do concreto, operar caminhão-pipa, operar veículo com plataforma e motosserra, realizar manutenção corretiva, comunicar a chegada e saída do cliente à central, propor mudanças operacionais, distribuir peso da carga entre eixos, manusear carga com segurança, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, verificar vazamentos de carga, conferir a carga com a nota fiscal, amarrar carga, anotar informações no diário de bordo, cumprir leis de trânsito, conferir a posição dos animais na gaiola, obter informações precisas sobre o local do acidente, inspecionar água e óleo, transportar líquidos em caminhão-tanque, inspecionar parte mecânica, ter consciência dos limites da máquina, inspecionar ferramentas obrigatórias, operar sistema bottom load, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, manusear cargas por meio de empilhadeira, montar relatório de avarias no veículo, enlonar carga, conferir quantidade de carga, comunicar a saída à central, conferir ponto de carga na base (combustível), controlar velocidade de batimento do balão, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, gerenciar autonomia do veículo, conferir peso e volume da carga, operar empilhadeira com funções múltiplas, definir tempo de permanência na direção do veículo, conferir roteiro, elevar cargas, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, examinar acondicionamento da carga, realizar pequenos reparos no veículo, identificar avarias na mercadoria, verificar cabos de aço, medir altura da carga, coletar mercadorias, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), demonstrar determinação, respeitar os limites da sua força física, dominar noções básicas de primeiros socorros, transportar cargas vivas em gaiola, contatar seguradora, contar cabeças de animais, enviar mensagem de desvio de rota à central, observar posicionamento de carga suspensa, comunicar-se por rádio, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, inspecionar pneus, centralizar cargas, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, conferir mercadorias, transportar grãos em caminhões graneleiros, demonstrar senso de responsabilidade, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, movimentar cargas perigosas, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, transportar carga resfriada em baú isotérmico, selecionar veículo por tipo de carga, distribuir o peso em partes iguais, inspecionar a lataria, verificar limite máximo de carga do veículo, trajar-se adequadamente, dimensionar peso da carga, participar de treinamentos, verificar certificados de vacina dos animais, transportar produtos minerais em caçamba, manusear alavanca de compressão da betoneira, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, demonstrar rapidez de reflexos, entregar mercadorias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 5.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas CBO 782510 salário