O dissídio de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 2.699,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
289.312 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.353,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
38.591 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 4.334,82
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional
444.660 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.
Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas
O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.
Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.
Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.
Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.
Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
.
Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
O profissional Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas deve prestar socorro, movimentar cargas volumosas e pesadas, realizar inspeções e reparos no veículo, definir rotas, operar equipamentos, trabalhar com segurança, comunicar-se em tempo real, transportar cargas, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)
Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, medir altura da carga, demonstrar determinação, conferir peso e volume da carga, arrumar carga de acordo com o peso, inspecionar pneus, manusear cargas por meio de empilhadeira, dominar noções básicas de condução econômica, transportar carga dimensionada em veículos especiais, dominar noções básicas de primeiros socorros, planejar itinerário, dominar funcionamento da máquina, participar de treinamentos, examinar acondicionamento da carga, conferir ponto de carga na base (combustível), transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), identificar avarias na mercadoria, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, dominar noções básicas de mecânica, enlonar carga, comunicar a saída à central, transportar grãos em caminhões graneleiros, realizar manutenção preventiva, pesquisar itinerários, inspecionar parte mecânica, travar locks de contêiner, controlar velocidade de batimento do balão, demonstrar capacidade de resistência física, sinalizar local de acidente, preservar integridade da carga, conferir quantidade de carga, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, verificar limite máximo de carga do veículo, inspecionar parte elétrica, operar caminhão bomba de lança e arrasto, distribuir o peso em partes iguais, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), verificar certificados de vacina dos animais, comunicar a chegada e saída do cliente à central, conferir manifesto, demonstrar rapidez de reflexos, coletar mercadorias, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, carregar veículo com peso limite estabelecido, anotar informações no diário de bordo, propor mudanças operacionais, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, cumprir leis de trânsito, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, manusear carga com segurança, verificar cabos de aço, transportar contêiner em porta-contêineres, posicionar veículo para carga e descarga, definir tempo de permanência na direção do veículo, operar veículo com plataforma e motosserra, controlar descarga do concreto, comunicar-se via satélite (sistema gps), definir pontos de abastecimento, conferir a carga com a nota fiscal, realizar manutenção corretiva, transportar cargas vivas em gaiola, transportar carga resfriada em baú isotérmico, controlar tempo de descarga do concreto, definir ponto de equilíbrio da carga, conferir ponto de descarga de inflamável, identificar altura, comprimento e largura do veículo, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, centralizar cargas, selecionar veículo por tipo de carga, comunicar a chegada à central, operar rampa hidráulica (cegonheira), realizar pequenos reparos no veículo, distribuir peso da carga entre eixos, contar cabeças de animais, obter informações precisas sobre o local do acidente, manusear alavanca de compressão da betoneira, movimentar cargas perigosas, transportar produtos minerais em caçamba, inspecionar a lataria, amarrar carga, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, evitar o raio de ação de empilhadeiras, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar líquidos em caminhão-tanque, isolar área de descarga, com cones, montar relatório de avarias no veículo, operar equipamentos de combate a incêndio, entregar mercadorias, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, trajar-se adequadamente, prestar serviços com qualidade, ter consciência dos limites da máquina, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, identificar ruídos estranhos do veículo, respeitar os limites da sua força física, conferir roteiro, conferir mercadorias, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), conferir a posição dos animais na gaiola, comunicar-se por rádio, verificar vazamentos de carga, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, demonstrar senso de responsabilidade, elevar cargas, operar sistema bottom load, inspecionar ferramentas obrigatórias, gerenciar autonomia do veículo, transportar carga excedente em veículo específico, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, contatar seguradora, desenvolver dirigibilidade para carga viva, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, operar caminhão-pipa, identificar irregularidades na superfície, demonstrar coerência, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, propor itinerários, inspecionar água e óleo, conferir lacre, enviar mensagem de desvio de rota à central, observar posicionamento de carga suspensa, transportar concreto em caminhão betoneira, dimensionar peso da carga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Manobrista de Veículos Pesados Sobre Rodas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Motorista de Caminhão-guincho Leve
- Motorista de Caminhão
- Caminhoneiro de Caminhão-tanque
- Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk
- Carreteiro (transporte de Animal)
- Caminhoneiro Autônomo (rotas Regionais e Internacionais)
- Caminhoneiro de Caminhão Pipa
- Motorista Operacional de Guincho
- Caçambeiro
- Gaioleiro (gado)