O dissídio de Caminhoneiro de Caminhão-tanque 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782505 no cargo de Caminhoneiro de Caminhão-tanque.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 2.711,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.715 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaquaquecetuba - SP

R$ 3.108,32

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

355 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, gerenciando o seu caminhão e todo o processo de transporte Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Estima custos e calcula preços de frete Confere informações sobre o transporte contratado e a conformidade da documentação da carga Realiza manutenção básica do caminhão.

Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Caminhoneiro de Caminhão-tanque

O Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Verifica o itinerário e examina as características da carga, em proposta de viagem.

Estima custos e calcula preços de frete Elabora plano de viagem, após contratação do serviço.

Verifica a possibilidade de transportar outra carga, na viagem de volta.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com outros caminhoneiros Verifica a legalidade e a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica documentação necessária para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro da mercadoria Coleta a carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço.

Dirige e manobra caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos.

Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Faz cobrança de valores previamente acordados, recebendo numerário ou por outros meios de pagamento e emitindo comprovantes Elabora instrumentos para controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo, tempos e custos.

Realiza manutenção básica do caminhão, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Controla prazos ou quilometragem para revisões Detecta defeitos, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

O profissional Caminhoneiro de Caminhão-tanque deve operar equipamentos, movimentar cargas volumosas e pesadas, verificar documentos do veículo e da carga, vistoriar cargas transportadas, assegurar regularidade do transporte, prestar socorro, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, definir rotas, transportar cargas, realizar inspeções e reparos no veículo, comunicar-se em tempo real.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

Um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) deve operar guincho pesado, com munk, verificar cabos de aço, preservar integridade da carga, definir horários apropriados para carga e descarga, respeitar os limites da sua força física, transportar contêiner em porta-contêineres, dominar noções básicas de condução econômica, inspecionar parte mecânica, estimar custos de frete em rodovias não pavimentadas, operar rampa hidráulica (cegonheira), controlar descarga do concreto, enlonar carga, selecionar veículo por tipo de carga, comunicar a chegada e saída do cliente à central, operar veículo com plataforma e motosserra, inspecionar ferramentas obrigatórias, realizar pequenos reparos no veículo, identificar irregularidades na superfície, travar locks de contêiner, identificar altura, comprimento e largura do veículo, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, ter consciência dos limites da máquina, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, definir estadia (tempo concedido para carga e descarga), definir tempo de permanência na direção do veículo, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, transportar carga resfriada em baú isotérmico, conferir mercadorias, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, transportar concreto em caminhão betoneira, posicionar veículo para carga e descarga, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, administrar finanças, anotar informações no diário de bordo, identificar avarias na mercadoria, realizar manutenção corretiva, sinalizar local de acidente, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), negociar dívidas, definir valores de desgaste do veículo, conferir ponto de descarga de inflamável, conferir manifesto, elevar cargas, examinar acondicionamento da carga, propor itinerários, desenvolver dirigibilidade para carga viva, dominar funcionamento da máquina, transportar carga excedente em veículo específico, definir custos do veículo parado, manusear carga com segurança, verificar certificados de vacina dos animais, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, propor mudanças operacionais, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, dominar noções básicas de primeiros socorros, comunicar-se por rádio, transportar cargas vivas em gaiola, realizar manutenção preventiva, operar caminhão-pipa, coletar mercadorias, conferir a posição dos animais na gaiola, montar relatório de avarias no veículo, definir pontos de abastecimento, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), verificar vazamentos de carga, definir ponto de equilíbrio da carga, entregar mercadorias, operar sistema bottom load, cobrar, do embarcador ou do cliente, local próprio para carga e descarga, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), demonstrar coerência, inspecionar parte elétrica, controlar velocidade de batimento do balão, cumprir leis de trânsito, identificar ruídos estranhos do veículo, contatar seguradora, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, arrumar carga de acordo com o peso, controlar tempo de descarga do concreto, comunicar a chegada à central, estimar custos do transporte, segundo o tipo de carga, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, definir período de carregamento da mercadoria, transportar grãos em caminhões graneleiros, dimensionar peso da carga, conferir ponto de carga na base (combustível), demonstrar capacidade de resistência física, carregar veículo com peso limite estabelecido, distribuir o peso em partes iguais, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, operar empilhadeira com funções múltiplas, medir altura da carga, demonstrar determinação, enviar mensagem de desvio de rota à central, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, isolar área de descarga, com cones, conferir roteiro, trajar-se adequadamente, calcular preço tonelada / km do frete, conferir a carga com a nota fiscal, participar de treinamentos, planejar itinerário, amarrar carga, manusear cargas por meio de empilhadeira, conferir quantidade de carga, pesquisar itinerários, inspecionar água e óleo, verificar limite máximo de carga do veículo, distribuir peso da carga entre eixos, evitar o raio de ação de empilhadeiras, gerenciar autonomia do veículo, obter informações precisas sobre o local do acidente, demonstrar rapidez de reflexos, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, observar posicionamento de carga suspensa, operar caminhão bomba de lança e arrasto, transportar carga dimensionada em veículos especiais, definir período de descarga da mercadoria, transportar líquidos em caminhão-tanque, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, dominar noções básicas de mecânica, inspecionar a lataria, manusear alavanca de compressão da betoneira, contar cabeças de animais, conferir lacre, prestar serviços com qualidade, conferir peso e volume da carga, centralizar cargas, movimentar cargas perigosas, transportar produtos minerais em caçamba, demonstrar senso de responsabilidade, inspecionar pneus, comunicar-se via satélite (sistema gps), comunicar a saída à central, operar equipamentos de combate a incêndio.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Caminhoneiro de Caminhão-tanque ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Caminhoneiro de Caminhão-tanque e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Caminhoneiro de Caminhão-tanque em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Caminhoneiro de Caminhão-tanque ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Caminhoneiro de Caminhão-tanque mostrado aqui é resultado do levantamento de 6144 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Caminhoneiro de Caminhão-tanque com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Caminhoneiro de Caminhão-tanque CBO 782505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Caminhoneiro de Caminhão-tanque em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Caminhoneiro de Caminhão-tanque por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.357,77 2.449,15 3.456,32 11,16 4.80%
Paraná 44h 2.461,48 2.556,88 3.608,35 11,63 6.30%
Minas Gerais 44h 2.201,50 2.286,82 3.227,23 10,48 6.90%
Santa Catarina 44h 2.221,25 2.307,34 3.256,19 10,55 5.30%
Rio Grande do Sul 44h 2.244,86 2.331,87 3.290,80 10,61 7.10%
Rio de Janeiro 43h 2.099,13 2.180,48 3.077,16 10,11 7.30%
Bahia 44h 2.138,13 2.220,99 3.134,33 10,19 6.00%
Goiás 44h 1.975,70 2.052,27 2.896,23 9,39 4.70%
Mato Grosso 44h 2.293,33 2.382,21 3.361,85 10,83 5.40%
Mato Grosso do Sul 44h 1.973,40 2.049,88 2.892,85 9,37 7.20%
Ceará 44h 2.097,78 2.179,08 3.075,18 9,96 6.70%
Pernambuco 43h 2.306,70 2.396,10 3.381,45 11,25 4.90%
Pará 44h 2.610,61 2.711,79 3.826,96 12,40 7.80%
Sergipe 43h 1.897,80 1.971,36 2.782,04 9,16 4.10%
Rondônia 44h 2.225,97 2.312,24 3.263,11 10,51 5.40%
Alagoas 43h 1.652,40 1.716,44 2.422,30 7,95 4.90%
Espírito Santo 43h 2.027,59 2.106,17 2.972,29 9,83 7.70%
Rio Grande do Norte 44h 2.149,57 2.232,88 3.151,10 10,21 4.90%
Paraíba 43h 2.105,88 2.187,49 3.087,06 10,11 7.10%
Maranhão 43h 2.048,38 2.127,77 3.002,77 9,90 6.10%
Distrito Federal 44h 1.809,08 1.879,19 2.651,97 8,58 7.80%
Amazonas 44h 2.176,40 2.260,75 3.190,44 10,33 6.10%
Tocantins 44h 2.033,03 2.111,82 2.980,27 9,60 5.60%
Amapá 41h 1.867,91 1.940,30 2.738,22 9,36 7.90%
Piauí 43h 2.287,43 2.376,08 3.353,20 11,01 7.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque.

Dissídio de Caminhoneiro de Caminhão-tanque por cidade

Quanto ganha um Caminhoneiro de Caminhão-tanque nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.392,11 2.484,82 3.506,65 11,30 7.20%
Tarumã, SP 44 1.839,34 1.910,63 2.696,34 8,68 7.20%
Ponta Grossa, PR 44 2.737,68 2.843,79 4.013,24 12,93 6.00%
Curitiba, PR 44 2.273,96 2.362,09 3.333,46 10,75 4.60%
Guarulhos, SP 44 2.947,92 3.062,17 4.321,43 13,93 8.10%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.246,73 2.333,81 3.293,54 10,76 7.50%
Campo Grande, MS 44 1.874,90 1.947,56 2.748,46 8,91 4.30%
São José dos Pinhais, PR 44 2.350,07 2.441,15 3.445,02 11,10 5.30%
Leme, SP 44 2.392,05 2.484,76 3.506,57 11,29 7.00%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.688,36 1.753,79 2.475,00 7,97 5.10%
Taubaté, SP 44 2.278,40 2.366,71 3.339,97 10,76 5.80%
Brasília, DF 44 1.809,08 1.879,19 2.651,97 8,58 6.70%
Fortaleza, CE 44 2.051,57 2.131,08 3.007,45 9,78 7.10%
Uberlândia, MG 44 2.326,39 2.416,55 3.410,31 10,98 7.60%
Ipatinga, MG 44 2.425,34 2.519,34 3.555,36 11,52 6.20%
Iturama, MG 44 1.752,77 1.820,70 2.569,43 8,28 6.90%
Jundiaí, SP 44 2.521,90 2.619,64 3.696,92 11,91 8.20%
Sombrio, SC 44 1.883,45 1.956,45 2.761,00 8,89 4.60%
Recife, PE 41 2.479,00 2.575,08 3.634,03 12,45 5.20%
Guanhães, MG 44 2.382,85 2.475,21 3.493,08 11,25 7.70%
Bento Goncalves, RS 44 2.250,50 2.337,72 3.299,06 10,64 5.10%
Joinville, SC 43 2.165,17 2.249,08 3.173,97 10,45 4.30%
Concordia, SC 44 2.572,43 2.672,13 3.770,99 12,15 8.20%
Maceió, AL 44 1.636,73 1.700,17 2.399,32 7,73 7.30%
Itaquaquecetuba, SP 44 2.992,35 3.108,32 4.386,56 14,13 5.50%
Paranavaí, PR 44 2.158,18 2.241,83 3.163,74 10,19 7.10%
Dracena, SP 44 2.268,58 2.356,50 3.325,57 10,71 4.70%
Sete Lagoas, MG 43 2.649,67 2.752,36 3.884,21 12,84 7.70%
Araucária, PR 44 2.730,23 2.836,04 4.002,31 12,93 4.30%
Planalto, SP 44 1.825,14 1.895,87 2.675,51 8,62 5.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Caminhoneiro de Caminhão-tanque no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.306,84 2.396,24 3.381,65 6.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.282,74 2.371,21 3.346,33 7.00%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.391,53 2.484,22 3.505,81 8.20%
Serviços de engenharia 2.505,72 2.602,84 3.673,20 6.80%
Cultivo de cana-de-açúcar 1.875,00 1.947,67 2.748,61 6.80%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.914,49 1.988,69 2.806,50 5.40%
Locação de mão-de-obra temporária 2.223,71 2.309,89 3.259,79 6.90%
Construção de rodovias e ferrovias 2.356,93 2.448,28 3.455,09 7.70%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 2.546,94 2.645,65 3.733,62 6.40%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.942,76 2.018,05 2.847,93 5.10%
Construção de edifícios 2.391,49 2.484,18 3.505,75 4.60%
Obras de terraplenagem 2.180,30 2.264,80 3.196,16 5.90%
Comércio varejista de madeira e artefatos 1.996,16 2.073,52 2.926,22 6.00%
Rerrefino de óleos lubrificantes 1.707,85 1.774,05 2.503,59 7.20%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.645,07 2.747,59 3.877,48 5.10%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.296,98 2.386,00 3.367,20 7.00%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 1.947,75 2.023,24 2.855,26 7.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.285,11 2.373,67 3.349,80 4.70%
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos 2.391,06 2.483,73 3.505,12 4.50%
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos 2.292,71 2.381,57 3.360,94 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.