O dissídio de Caminhoneiro de Caminhão-tanque 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782505 no cargo de Caminhoneiro de Caminhão-tanque.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 2.711,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.715 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaquaquecetuba - SP

R$ 3.108,32

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

355 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, gerenciando o seu caminhão e todo o processo de transporte Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Estima custos e calcula preços de frete Confere informações sobre o transporte contratado e a conformidade da documentação da carga Realiza manutenção básica do caminhão.

Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Caminhoneiro de Caminhão-tanque

O Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Verifica o itinerário e examina as características da carga, em proposta de viagem.

Estima custos e calcula preços de frete Elabora plano de viagem, após contratação do serviço.

Verifica a possibilidade de transportar outra carga, na viagem de volta.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com outros caminhoneiros Verifica a legalidade e a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica documentação necessária para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro da mercadoria Coleta a carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço.

Dirige e manobra caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos.

Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Faz cobrança de valores previamente acordados, recebendo numerário ou por outros meios de pagamento e emitindo comprovantes Elabora instrumentos para controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo, tempos e custos.

Realiza manutenção básica do caminhão, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Controla prazos ou quilometragem para revisões Detecta defeitos, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

O profissional Caminhoneiro de Caminhão-tanque deve assegurar regularidade do transporte, verificar documentos do veículo e da carga, trabalhar com segurança, prestar socorro, realizar inspeções e reparos no veículo, vistoriar cargas transportadas, comunicar-se em tempo real, definir rotas, demonstrar competências pessoais, movimentar cargas volumosas e pesadas, transportar cargas, operar equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)

Um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) deve coletar mercadorias, demonstrar determinação, definir tempo de permanência na direção do veículo, respeitar os limites da sua força física, conferir roteiro, travar locks de contêiner, transportar cargas vivas em gaiola, calcular preço tonelada / km do frete, definir horários apropriados para carga e descarga, isolar área de descarga, com cones, definir ponto de equilíbrio da carga, transportar produtos minerais em caçamba, carregar veículo com peso limite estabelecido, comunicar a chegada e saída do cliente à central, conferir lacre, comunicar-se por rádio, obter informações precisas sobre o local do acidente, conferir peso e volume da carga, dominar funcionamento da máquina, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, demonstrar senso de responsabilidade, dominar noções básicas de condução econômica, demonstrar capacidade de resistência física, participar de treinamentos, conferir mercadorias, desenvolver dirigibilidade para carga viva, inspecionar ferramentas obrigatórias, comunicar-se via satélite (sistema gps), inspecionar parte elétrica, demonstrar rapidez de reflexos, propor itinerários, dimensionar peso da carga, arrumar carga de acordo com o peso, planejar itinerário, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, ter consciência dos limites da máquina, posicionar veículo para carga e descarga, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), conferir manifesto, inspecionar a lataria, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, operar caminhão-pipa, anotar informações no diário de bordo, administrar finanças, contar cabeças de animais, definir período de descarga da mercadoria, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, trajar-se adequadamente, controlar velocidade de batimento do balão, pesquisar itinerários, cumprir leis de trânsito, operar guincho pesado, com munk, comunicar a chegada à central, preservar integridade da carga, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, dominar noções básicas de primeiros socorros, transportar carga resfriada em baú isotérmico, montar relatório de avarias no veículo, centralizar cargas, definir custos do veículo parado, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, operar empilhadeira com funções múltiplas, operar sistema bottom load, verificar vazamentos de carga, definir estadia (tempo concedido para carga e descarga), transportar contêiner em porta-contêineres, identificar avarias na mercadoria, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, inspecionar parte mecânica, movimentar cargas perigosas, comunicar a saída à central, operar rampa hidráulica (cegonheira), orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, identificar altura, comprimento e largura do veículo, entregar mercadorias, gerenciar autonomia do veículo, dominar noções básicas de mecânica, manusear cargas por meio de empilhadeira, transportar carga dimensionada em veículos especiais, propor mudanças operacionais, operar equipamentos de combate a incêndio, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, estimar custos do transporte, segundo o tipo de carga, inspecionar água e óleo, prestar serviços com qualidade, contatar seguradora, realizar manutenção corretiva, transportar grãos em caminhões graneleiros, identificar ruídos estranhos do veículo, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, transportar carga excedente em veículo específico, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, controlar tempo de descarga do concreto, enviar mensagem de desvio de rota à central, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, controlar descarga do concreto, operar caminhão bomba de lança e arrasto, amarrar carga, verificar certificados de vacina dos animais, realizar pequenos reparos no veículo, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), manusear alavanca de compressão da betoneira, verificar cabos de aço, observar posicionamento de carga suspensa, medir altura da carga, inspecionar pneus, negociar dívidas, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, manusear carga com segurança, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, conferir a carga com a nota fiscal, operar veículo com plataforma e motosserra, selecionar veículo por tipo de carga, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, definir pontos de abastecimento, identificar irregularidades na superfície, sinalizar local de acidente, transportar líquidos em caminhão-tanque, elevar cargas, examinar acondicionamento da carga, conferir ponto de carga na base (combustível), definir período de carregamento da mercadoria, evitar o raio de ação de empilhadeiras, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, verificar limite máximo de carga do veículo, cobrar, do embarcador ou do cliente, local próprio para carga e descarga, transportar concreto em caminhão betoneira, estimar custos de frete em rodovias não pavimentadas, conferir ponto de descarga de inflamável, distribuir o peso em partes iguais, conferir a posição dos animais na gaiola, demonstrar coerência, realizar manutenção preventiva, conferir quantidade de carga, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, enlonar carga, definir valores de desgaste do veículo, distribuir peso da carga entre eixos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Caminhoneiro de Caminhão-tanque ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Caminhoneiro de Caminhão-tanque e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 5.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Caminhoneiro de Caminhão-tanque em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Caminhoneiro de Caminhão-tanque ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Caminhoneiro de Caminhão-tanque mostrado aqui é resultado do levantamento de 6144 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Caminhoneiro de Caminhão-tanque com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Caminhoneiro de Caminhão-tanque CBO 782505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Caminhoneiro de Caminhão-tanque em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Caminhoneiro de Caminhão-tanque por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.357,77 2.449,15 3.456,32 11,16 8.10%
Paraná 44h 2.461,48 2.556,88 3.608,35 11,63 6.80%
Minas Gerais 44h 2.201,50 2.286,82 3.227,23 10,48 5.40%
Santa Catarina 44h 2.221,25 2.307,34 3.256,19 10,55 4.90%
Rio Grande do Sul 44h 2.244,86 2.331,87 3.290,80 10,61 4.70%
Rio de Janeiro 43h 2.099,13 2.180,48 3.077,16 10,11 6.00%
Bahia 44h 2.138,13 2.220,99 3.134,33 10,19 8.20%
Goiás 44h 1.975,70 2.052,27 2.896,23 9,39 6.70%
Mato Grosso 44h 2.293,33 2.382,21 3.361,85 10,83 4.90%
Mato Grosso do Sul 44h 1.973,40 2.049,88 2.892,85 9,37 5.50%
Ceará 44h 2.097,78 2.179,08 3.075,18 9,96 5.90%
Pernambuco 43h 2.306,70 2.396,10 3.381,45 11,25 6.10%
Pará 44h 2.610,61 2.711,79 3.826,96 12,40 4.70%
Sergipe 43h 1.897,80 1.971,36 2.782,04 9,16 7.70%
Rondônia 44h 2.225,97 2.312,24 3.263,11 10,51 4.50%
Alagoas 43h 1.652,40 1.716,44 2.422,30 7,95 5.00%
Espírito Santo 43h 2.027,59 2.106,17 2.972,29 9,83 7.90%
Rio Grande do Norte 44h 2.149,57 2.232,88 3.151,10 10,21 5.30%
Paraíba 43h 2.105,88 2.187,49 3.087,06 10,11 7.80%
Maranhão 43h 2.048,38 2.127,77 3.002,77 9,90 6.80%
Distrito Federal 44h 1.809,08 1.879,19 2.651,97 8,58 4.40%
Amazonas 44h 2.176,40 2.260,75 3.190,44 10,33 5.90%
Tocantins 44h 2.033,03 2.111,82 2.980,27 9,60 7.10%
Amapá 41h 1.867,91 1.940,30 2.738,22 9,36 4.50%
Piauí 43h 2.287,43 2.376,08 3.353,20 11,01 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque.

Dissídio de Caminhoneiro de Caminhão-tanque por cidade

Quanto ganha um Caminhoneiro de Caminhão-tanque nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.392,11 2.484,82 3.506,65 11,30 5.00%
Tarumã, SP 44 1.839,34 1.910,63 2.696,34 8,68 7.50%
Ponta Grossa, PR 44 2.737,68 2.843,79 4.013,24 12,93 4.10%
Curitiba, PR 44 2.273,96 2.362,09 3.333,46 10,75 8.30%
Guarulhos, SP 44 2.947,92 3.062,17 4.321,43 13,93 8.20%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.246,73 2.333,81 3.293,54 10,76 5.80%
Campo Grande, MS 44 1.874,90 1.947,56 2.748,46 8,91 5.70%
São José dos Pinhais, PR 44 2.350,07 2.441,15 3.445,02 11,10 4.30%
Leme, SP 44 2.392,05 2.484,76 3.506,57 11,29 4.90%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.688,36 1.753,79 2.475,00 7,97 5.50%
Taubaté, SP 44 2.278,40 2.366,71 3.339,97 10,76 4.40%
Brasília, DF 44 1.809,08 1.879,19 2.651,97 8,58 6.60%
Fortaleza, CE 44 2.051,57 2.131,08 3.007,45 9,78 5.80%
Uberlândia, MG 44 2.326,39 2.416,55 3.410,31 10,98 7.00%
Ipatinga, MG 44 2.425,34 2.519,34 3.555,36 11,52 7.40%
Iturama, MG 44 1.752,77 1.820,70 2.569,43 8,28 8.30%
Jundiaí, SP 44 2.521,90 2.619,64 3.696,92 11,91 4.40%
Sombrio, SC 44 1.883,45 1.956,45 2.761,00 8,89 6.50%
Recife, PE 41 2.479,00 2.575,08 3.634,03 12,45 8.20%
Guanhães, MG 44 2.382,85 2.475,21 3.493,08 11,25 5.60%
Bento Goncalves, RS 44 2.250,50 2.337,72 3.299,06 10,64 6.30%
Joinville, SC 43 2.165,17 2.249,08 3.173,97 10,45 4.80%
Concordia, SC 44 2.572,43 2.672,13 3.770,99 12,15 6.00%
Maceió, AL 44 1.636,73 1.700,17 2.399,32 7,73 8.10%
Itaquaquecetuba, SP 44 2.992,35 3.108,32 4.386,56 14,13 7.10%
Paranavaí, PR 44 2.158,18 2.241,83 3.163,74 10,19 5.40%
Dracena, SP 44 2.268,58 2.356,50 3.325,57 10,71 4.50%
Araucária, PR 44 2.730,23 2.836,04 4.002,31 12,93 4.10%
Planalto, SP 44 1.825,14 1.895,87 2.675,51 8,62 4.10%
Barreiras, BA 44 2.501,52 2.598,48 3.667,05 11,81 4.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Caminhoneiro de Caminhão-tanque. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Caminhoneiro de Caminhão-tanque no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.306,84 2.396,24 3.381,65 8.00%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.282,74 2.371,21 3.346,33 4.80%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.391,53 2.484,22 3.505,81 8.30%
Serviços de engenharia 2.505,72 2.602,84 3.673,20 4.30%
Cultivo de cana-de-açúcar 1.875,00 1.947,67 2.748,61 4.80%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.914,49 1.988,69 2.806,50 7.90%
Locação de mão-de-obra temporária 2.223,71 2.309,89 3.259,79 8.30%
Construção de rodovias e ferrovias 2.356,93 2.448,28 3.455,09 4.50%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 2.546,94 2.645,65 3.733,62 4.80%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 1.942,76 2.018,05 2.847,93 4.20%
Construção de edifícios 2.391,49 2.484,18 3.505,75 6.60%
Obras de terraplenagem 2.180,30 2.264,80 3.196,16 6.30%
Comércio varejista de madeira e artefatos 1.996,16 2.073,52 2.926,22 8.00%
Rerrefino de óleos lubrificantes 1.707,85 1.774,05 2.503,59 7.10%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.296,98 2.386,00 3.367,20 5.40%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.645,07 2.747,59 3.877,48 5.00%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 2.285,11 2.373,67 3.349,80 7.50%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 1.947,75 2.023,24 2.855,26 4.70%
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos 2.391,06 2.483,73 3.505,12 4.70%
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos 2.292,71 2.381,57 3.360,94 5.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.