O dissídio de Motorista Operador de Caminhão-betoneira 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista Operador de Caminhão-betoneira.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.585,09

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

276.242 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Turvania - GO

R$ 5.140,83

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

37.580 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Motorista Operador de Caminhão-betoneira

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Motorista Operador de Caminhão-betoneira deve vistoriar cargas transportadas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se em tempo real, operar equipamentos, movimentar cargas volumosas e pesadas, prestar socorro, verificar documentos do veículo e da carga, definir rotas, trabalhar com segurança, transportar cargas, realizar inspeções e reparos no veículo.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve conferir mercadorias, comunicar-se via satélite (sistema gps), acionar o apoio da polícia militar rodoviária, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, preservar integridade da carga, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, comunicar a saída à central, enlonar carga, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, conferir a carga com a nota fiscal, verificar vazamentos de carga, distribuir peso da carga entre eixos, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), operar sistema bottom load, comunicar a chegada e saída do cliente à central, inspecionar a lataria, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), demonstrar senso de responsabilidade, conferir ponto de carga na base (combustível), transportar concreto em caminhão betoneira, verificar cabos de aço, conferir peso e volume da carga, amarrar carga, inspecionar ferramentas obrigatórias, verificar certificados de vacina dos animais, contatar seguradora, realizar manutenção corretiva, centralizar cargas, prestar serviços com qualidade, anotar informações no diário de bordo, sinalizar local de acidente, distribuir o peso em partes iguais, planejar itinerário, operar equipamentos de combate a incêndio, conferir ponto de descarga de inflamável, demonstrar determinação, montar relatório de avarias no veículo, inspecionar parte elétrica, operar veículo com plataforma e motosserra, pesquisar itinerários, transportar produtos minerais em caçamba, gerenciar autonomia do veículo, coletar mercadorias, propor itinerários, realizar manutenção preventiva, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, definir tempo de permanência na direção do veículo, transportar grãos em caminhões graneleiros, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, transportar contêiner em porta-contêineres, selecionar veículo por tipo de carga, controlar velocidade de batimento do balão, identificar irregularidades na superfície, medir altura da carga, contar cabeças de animais, propor mudanças operacionais, controlar tempo de descarga do concreto, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, manusear carga com segurança, demonstrar capacidade de resistência física, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, elevar cargas, conferir roteiro, participar de treinamentos, identificar ruídos estranhos do veículo, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, enviar mensagem de desvio de rota à central, manusear alavanca de compressão da betoneira, operar caminhão-pipa, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, respeitar os limites da sua força física, transportar líquidos em caminhão-tanque, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, conferir quantidade de carga, entregar mercadorias, operar caminhão bomba de lança e arrasto, inspecionar pneus, arrumar carga de acordo com o peso, ter consciência dos limites da máquina, inspecionar parte mecânica, movimentar cargas perigosas, dominar noções básicas de mecânica, definir ponto de equilíbrio da carga, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, demonstrar coerência, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), posicionar veículo para carga e descarga, operar rampa hidráulica (cegonheira), verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, verificar limite máximo de carga do veículo, dominar noções básicas de condução econômica, carregar veículo com peso limite estabelecido, trajar-se adequadamente, evitar o raio de ação de empilhadeiras, transportar carga dimensionada em veículos especiais, manusear cargas por meio de empilhadeira, definir pontos de abastecimento, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, conferir lacre, comunicar-se por rádio, transportar cargas vivas em gaiola, desenvolver dirigibilidade para carga viva, comunicar a chegada à central, identificar altura, comprimento e largura do veículo, dimensionar peso da carga, conferir a posição dos animais na gaiola, cumprir leis de trânsito, identificar avarias na mercadoria, operar empilhadeira com funções múltiplas, travar locks de contêiner, inspecionar água e óleo, isolar área de descarga, com cones, conferir manifesto, realizar pequenos reparos no veículo, transportar carga excedente em veículo específico, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, dominar noções básicas de primeiros socorros, obter informações precisas sobre o local do acidente, dominar funcionamento da máquina, demonstrar rapidez de reflexos, controlar descarga do concreto, transportar carga resfriada em baú isotérmico, observar posicionamento de carga suspensa, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, examinar acondicionamento da carga.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Motorista Operador de Caminhão-betoneira ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista Operador de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista Operador de Caminhão-betoneira em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista Operador de Caminhão-betoneira ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Motorista Operador de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 1099339 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista Operador de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista Operador de Caminhão-betoneira CBO 782510 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Motorista Operador de Caminhão-betoneira em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Motorista Operador de Caminhão-betoneira por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.390,14 2.482,77 3.503,76 11,33 6.00%
Minas Gerais 44h 2.164,13 2.248,01 3.172,45 10,32 4.20%
Paraná 44h 2.488,63 2.585,09 3.648,15 11,78 7.20%
Santa Catarina 44h 2.332,71 2.423,12 3.419,58 11,04 6.90%
Rio Grande do Sul 44h 2.299,74 2.388,87 3.371,25 10,89 7.40%
Goiás 44h 1.935,39 2.010,40 2.837,14 9,21 5.90%
Mato Grosso 44h 2.440,77 2.535,36 3.577,98 11,56 7.60%
Bahia 44h 2.209,32 2.294,95 3.238,70 10,52 6.30%
Rio de Janeiro 43h 2.061,34 2.141,23 3.021,77 9,93 7.70%
Mato Grosso do Sul 44h 2.069,18 2.149,37 3.033,26 9,83 8.30%
Espírito Santo 43h 2.123,26 2.205,55 3.112,53 10,19 6.30%
Pará 43h 2.352,35 2.443,52 3.448,37 11,24 4.90%
Pernambuco 43h 2.264,25 2.352,00 3.319,22 10,82 4.70%
Ceará 44h 2.026,85 2.105,40 2.971,20 9,65 6.70%
Maranhão 44h 2.249,80 2.337,00 3.298,04 10,74 4.60%
Rondônia 44h 2.186,02 2.270,74 3.204,54 10,35 6.70%
Tocantins 44h 2.201,87 2.287,21 3.227,78 10,45 7.50%
Alagoas 44h 1.820,30 1.890,85 2.668,42 8,65 5.70%
Rio Grande do Norte 44h 2.139,68 2.222,61 3.136,61 10,17 5.40%
Distrito Federal 44h 1.920,25 1.994,67 2.814,94 9,12 4.60%
Amazonas 43h 2.097,87 2.179,18 3.075,32 10,04 4.70%
Paraíba 44h 2.072,92 2.153,26 3.038,75 9,82 7.50%
Piauí 44h 2.011,77 2.089,74 2.949,10 9,55 5.80%
Sergipe 43h 1.902,14 1.975,86 2.788,39 9,12 5.00%
Acre 44h 1.812,67 1.882,92 2.657,24 8,58 8.30%
Roraima 44h 2.025,64 2.104,15 2.969,44 9,61 7.10%
Amapá 44h 2.113,61 2.195,53 3.098,39 10,04 4.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista Operador de Caminhão-betoneira.

Dissídio de Motorista Operador de Caminhão-betoneira por cidade

Quanto ganha um Motorista Operador de Caminhão-betoneira nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Motorista Operador de Caminhão-betoneira na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.445,97 2.540,76 3.585,60 11,62 5.80%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.027,49 2.106,07 2.972,15 9,73 6.80%
Curitiba, PR 44 2.444,49 2.539,24 3.583,45 11,58 7.20%
Guarulhos, SP 44 2.524,10 2.621,92 3.700,14 11,95 5.50%
Goiânia, GO 44 1.820,10 1.890,65 2.668,14 8,64 7.00%
Belo Horizonte, MG 44 2.127,03 2.209,47 3.118,07 10,13 5.50%
Maringá, PR 44 2.454,37 2.549,49 3.597,92 11,60 6.40%
Contagem, MG 44 2.160,54 2.244,28 3.167,19 10,29 7.80%
Brasília, DF 44 1.920,25 1.994,67 2.814,94 9,12 5.30%
Campo Grande, MS 44 1.961,53 2.037,55 2.875,46 9,28 6.40%
Itajaí, SC 44 2.220,53 2.306,59 3.255,13 10,50 7.60%
Fortaleza, CE 43 2.054,87 2.134,51 3.012,28 9,84 6.40%
Uberlândia, MG 44 2.198,63 2.283,84 3.223,03 10,43 6.90%
Manaus, AM 43 2.088,56 2.169,50 3.061,67 10,00 5.00%
Cuiabá, MT 44 2.333,90 2.424,35 3.421,32 11,07 6.00%
Barueri, SP 43 2.490,56 2.587,09 3.650,97 12,03 6.50%
Ribeirão Preto, SP 44 2.348,34 2.439,35 3.442,49 11,11 7.30%
Serra, ES 43 2.207,47 2.293,02 3.235,98 10,68 4.50%
Ponta Grossa, PR 44 2.583,23 2.683,35 3.786,83 12,22 4.50%
Aparecida de Goiânia, GO 43 1.760,38 1.828,61 2.580,58 8,45 6.90%
Rondonópolis, MT 44 2.395,47 2.488,32 3.511,59 11,33 6.10%
Betim, MG 43 2.261,73 2.349,39 3.315,52 10,82 7.80%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.378,46 2.470,64 3.486,64 11,25 5.20%
Chapeco, SC 44 2.586,18 2.686,41 3.791,15 12,22 4.20%
Duque de Caxias, RJ 43 2.185,58 2.270,29 3.203,90 10,48 4.80%
Salvador, BA 43 2.136,39 2.219,19 3.131,78 10,22 6.20%
São José dos Pinhais, PR 44 2.576,36 2.676,21 3.776,75 12,19 5.70%
Anápolis, GO 44 2.002,39 2.080,00 2.935,36 9,51 5.80%
Rio Verde, GO 44 2.086,54 2.167,41 3.058,72 9,88 6.40%
Campinas, SP 44 2.298,92 2.388,02 3.370,05 10,90 8.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista Operador de Caminhão-betoneira. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Motorista Operador de Caminhão-betoneira no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.345,34 2.436,23 3.438,09 7.30%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.202,92 2.288,30 3.229,31 5.30%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.371,34 2.463,24 3.476,20 8.10%
Construção de rodovias e ferrovias 2.342,45 2.433,24 3.433,86 7.70%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.019,25 2.097,51 2.960,06 7.90%
Obras de terraplenagem 2.285,21 2.373,78 3.349,95 6.90%
Construção de edifícios 2.270,02 2.358,00 3.327,69 4.90%
Fabricação de açúcar em bruto 2.117,88 2.199,97 3.104,66 5.90%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.231,19 2.317,66 3.270,76 4.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.141,30 2.224,29 3.138,98 4.80%
Cultivo de cana-de-açúcar 2.122,89 2.205,17 3.112,00 6.90%
Cultivo de soja 2.744,86 2.851,25 4.023,76 6.90%
Fabricação de álcool 2.192,08 2.277,04 3.213,43 7.70%
Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante 2.012,05 2.090,03 2.949,52 6.30%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 2.208,69 2.294,29 3.237,77 8.20%
Serviços de engenharia 2.213,21 2.298,99 3.244,40 7.60%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.349,38 2.440,43 3.444,01 4.60%
Comércio varejista de materiais de construção 2.102,53 2.184,01 3.082,15 8.00%
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos 2.153,29 2.236,75 3.156,56 6.50%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 2.039,90 2.118,96 2.990,34 6.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.