O dissídio de Motorista de Caminhão-betoneira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira.

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.699,65

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

289.312 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.353,52

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.591 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano

R$ 4.334,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

444.660 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Motorista de Caminhão-betoneira

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Motorista de Caminhão-betoneira deve realizar inspeções e reparos no veículo, definir rotas, transportar cargas, prestar socorro, movimentar cargas volumosas e pesadas, trabalhar com segurança, operar equipamentos, demonstrar competências pessoais, vistoriar cargas transportadas, comunicar-se em tempo real, verificar documentos do veículo e da carga.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve dominar noções básicas de primeiros socorros, demonstrar coerência, demonstrar determinação, selecionar veículo por tipo de carga, demonstrar rapidez de reflexos, realizar manutenção preventiva, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), planejar itinerário, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, contar cabeças de animais, anotar informações no diário de bordo, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, transportar carga resfriada em baú isotérmico, movimentar cargas perigosas, evitar o raio de ação de empilhadeiras, cumprir leis de trânsito, comunicar a saída à central, controlar velocidade de batimento do balão, demonstrar senso de responsabilidade, pesquisar itinerários, conferir ponto de descarga de inflamável, coletar mercadorias, comunicar-se via satélite (sistema gps), transportar contêiner em porta-contêineres, centralizar cargas, enlonar carga, inspecionar parte mecânica, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, conferir a carga com a nota fiscal, preservar integridade da carga, distribuir peso da carga entre eixos, participar de treinamentos, dimensionar peso da carga, examinar acondicionamento da carga, travar locks de contêiner, manusear carga com segurança, operar caminhão-pipa, identificar altura, comprimento e largura do veículo, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, arrumar carga de acordo com o peso, transportar líquidos em caminhão-tanque, transportar grãos em caminhões graneleiros, dominar funcionamento da máquina, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, transportar cargas vivas em gaiola, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, definir tempo de permanência na direção do veículo, dominar noções básicas de condução econômica, inspecionar a lataria, operar rampa hidráulica (cegonheira), inspecionar pneus, manusear alavanca de compressão da betoneira, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, contatar seguradora, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), controlar descarga do concreto, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), posicionar carga de acordo com ordem de entrega, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, trajar-se adequadamente, identificar ruídos estranhos do veículo, realizar pequenos reparos no veículo, realizar manutenção corretiva, isolar área de descarga, com cones, prestar serviços com qualidade, identificar irregularidades na superfície, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, montar relatório de avarias no veículo, comunicar a chegada à central, inspecionar parte elétrica, conferir manifesto, verificar limite máximo de carga do veículo, definir ponto de equilíbrio da carga, operar sistema bottom load, ter consciência dos limites da máquina, inspecionar água e óleo, propor itinerários, conferir quantidade de carga, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, desenvolver dirigibilidade para carga viva, posicionar veículo para carga e descarga, demonstrar capacidade de resistência física, operar veículo com plataforma e motosserra, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, conferir lacre, conferir roteiro, observar posicionamento de carga suspensa, conferir mercadorias, comunicar-se por rádio, entregar mercadorias, transportar carga dimensionada em veículos especiais, controlar tempo de descarga do concreto, amarrar carga, distribuir o peso em partes iguais, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, transportar produtos minerais em caçamba, transportar carga excedente em veículo específico, gerenciar autonomia do veículo, conferir ponto de carga na base (combustível), transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, carregar veículo com peso limite estabelecido, definir pontos de abastecimento, conferir a posição dos animais na gaiola, operar equipamentos de combate a incêndio, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, elevar cargas, identificar avarias na mercadoria, obter informações precisas sobre o local do acidente, respeitar os limites da sua força física, dominar noções básicas de mecânica, enviar mensagem de desvio de rota à central, operar empilhadeira com funções múltiplas, transportar concreto em caminhão betoneira, inspecionar ferramentas obrigatórias, medir altura da carga, sinalizar local de acidente, verificar certificados de vacina dos animais, propor mudanças operacionais, conferir peso e volume da carga, verificar vazamentos de carga, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, operar caminhão bomba de lança e arrasto, manusear cargas por meio de empilhadeira, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, verificar cabos de aço, comunicar a chegada e saída do cliente à central, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-betoneira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-betoneira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-betoneira ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Motorista de Caminhão-betoneira mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.184.387 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-betoneira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão-betoneira CBO 782510 salário