O dissídio de Caminhoneiro 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782505 no cargo de Caminhoneiro.
Estado com maior salário médio
Pará
R$ 2.704,40
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.779 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Itaquaquecetuba - SP
R$ 3.177,98
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
316 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, gerenciando o seu caminhão e todo o processo de transporte Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.
Estima custos e calcula preços de frete Confere informações sobre o transporte contratado e a conformidade da documentação da carga Realiza manutenção básica do caminhão.
Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Caminhoneiro
O Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.
Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.
Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Verifica o itinerário e examina as características da carga, em proposta de viagem.
Estima custos e calcula preços de frete Elabora plano de viagem, após contratação do serviço.
Verifica a possibilidade de transportar outra carga, na viagem de volta.
Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com outros caminhoneiros Verifica a legalidade e a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.
Verifica documentação necessária para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).
Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro da mercadoria Coleta a carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço.
Dirige e manobra caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos.
Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.
Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Faz cobrança de valores previamente acordados, recebendo numerário ou por outros meios de pagamento e emitindo comprovantes Elabora instrumentos para controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo, tempos e custos.
Realiza manutenção básica do caminhão, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Controla prazos ou quilometragem para revisões Detecta defeitos, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o veículo de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.
Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.
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Funções do Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)
O profissional Caminhoneiro deve demonstrar competências pessoais, vistoriar cargas transportadas, operar equipamentos, trabalhar com segurança, realizar inspeções e reparos no veículo, movimentar cargas volumosas e pesadas, transportar cargas, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, definir rotas, assegurar regularidade do transporte, verificar documentos do veículo e da carga.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais)
Um Caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais) deve prestar serviços com qualidade, definir horários apropriados para carga e descarga, definir estadia (tempo concedido para carga e descarga), conferir ponto de descarga de inflamável, definir custos do veículo parado, controlar tempo de descarga do concreto, inspecionar parte elétrica, definir período de carregamento da mercadoria, verificar certificados de vacina dos animais, enlonar carga, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, conferir mercadorias, verificar vazamentos de carga, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), trajar-se adequadamente, comunicar a chegada e saída do cliente à central, elevar cargas, controlar descarga do concreto, ter consciência dos limites da máquina, estimar custos de frete em rodovias não pavimentadas, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, operar veículo com plataforma e motosserra, definir período de descarga da mercadoria, dominar noções básicas de primeiros socorros, identificar altura, comprimento e largura do veículo, dimensionar peso da carga, demonstrar rapidez de reflexos, contar cabeças de animais, examinar acondicionamento da carga, medir altura da carga, operar equipamentos de combate a incêndio, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, comunicar-se por rádio, coletar mercadorias, manusear carga com segurança, inspecionar água e óleo, anotar informações no diário de bordo, definir pontos de abastecimento, conferir ponto de carga na base (combustível), dominar noções básicas de condução econômica, transportar concreto em caminhão betoneira, demonstrar capacidade de resistência física, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, sinalizar local de acidente, obter informações precisas sobre o local do acidente, calcular preço tonelada / km do frete, operar guincho pesado, com munk, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, identificar ruídos estranhos do veículo, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, selecionar veículo por tipo de carga, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, posicionar veículo para carga e descarga, cobrar, do embarcador ou do cliente, local próprio para carga e descarga, transportar carga resfriada em baú isotérmico, travar locks de contêiner, conferir quantidade de carga, contatar seguradora, negociar dívidas, estimar custos do transporte, segundo o tipo de carga, isolar área de descarga, com cones, demonstrar determinação, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, propor itinerários, verificar limite máximo de carga do veículo, observar posicionamento de carga suspensa, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, manusear alavanca de compressão da betoneira, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, comunicar a saída à central, evitar o raio de ação de empilhadeiras, inspecionar pneus, conferir manifesto, distribuir o peso em partes iguais, carregar veículo com peso limite estabelecido, transportar carga dimensionada em veículos especiais, gerenciar autonomia do veículo, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, propor mudanças operacionais, verificar cabos de aço, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), centralizar cargas, operar empilhadeira com funções múltiplas, conferir lacre, realizar manutenção corretiva, transportar produtos minerais em caçamba, demonstrar coerência, comunicar a chegada à central, operar sistema bottom load, demonstrar senso de responsabilidade, definir tempo de permanência na direção do veículo, operar caminhão bomba de lança e arrasto, preservar integridade da carga, operar rampa hidráulica (cegonheira), transportar contêiner em porta-contêineres, comunicar-se via satélite (sistema gps), definir valores de desgaste do veículo, distribuir peso da carga entre eixos, conferir a posição dos animais na gaiola, dominar funcionamento da máquina, desenvolver dirigibilidade para carga viva, respeitar os limites da sua força física, inspecionar ferramentas obrigatórias, conferir peso e volume da carga, identificar avarias na mercadoria, planejar itinerário, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, montar relatório de avarias no veículo, amarrar carga, transportar grãos em caminhões graneleiros, transportar líquidos em caminhão-tanque, identificar irregularidades na superfície, dominar noções básicas de mecânica, transportar carga excedente em veículo específico, pesquisar itinerários, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, definir ponto de equilíbrio da carga, entregar mercadorias, inspecionar a lataria, participar de treinamentos, realizar pequenos reparos no veículo, conferir roteiro, conferir a carga com a nota fiscal, manusear cargas por meio de empilhadeira, enviar mensagem de desvio de rota à central, transportar cargas vivas em gaiola, controlar velocidade de batimento do balão, cumprir leis de trânsito, inspecionar parte mecânica, operar caminhão-pipa, realizar manutenção preventiva, arrumar carga de acordo com o peso, movimentar cargas perigosas, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, administrar finanças.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Caminhoneiro ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Caminhoneiro e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Caminhoneiro em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Caminhoneiro ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024
O salário de Caminhoneiro mostrado aqui é resultado do levantamento de 6165 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Caminhoneiro com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta)
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Valor do salário na CCT 2024 de Caminhoneiro em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.410,20 | 2.503,62 | 3.533,18 | 11,42 | 5.30% |
Paraná | 44h | 2.523,23 | 2.621,02 | 3.698,87 | 11,92 | 7.50% |
Minas Gerais | 43h | 2.288,66 | 2.377,36 | 3.355,00 | 10,93 | 4.30% |
Santa Catarina | 44h | 2.277,30 | 2.365,56 | 3.338,35 | 10,83 | 6.60% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.340,43 | 2.431,13 | 3.430,89 | 11,08 | 6.20% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.176,25 | 2.260,60 | 3.190,22 | 10,53 | 7.20% |
Bahia | 44h | 2.217,27 | 2.303,21 | 3.250,35 | 10,55 | 6.40% |
Goiás | 44h | 1.939,54 | 2.014,71 | 2.843,22 | 9,25 | 7.70% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.108,42 | 2.190,13 | 3.090,78 | 10,04 | 7.00% |
Mato Grosso | 44h | 2.420,51 | 2.514,32 | 3.548,29 | 11,44 | 5.90% |
Ceará | 44h | 2.076,90 | 2.157,40 | 3.044,58 | 9,87 | 6.00% |
Pará | 44h | 2.603,49 | 2.704,40 | 3.816,53 | 12,34 | 7.10% |
Sergipe | 43h | 2.117,98 | 2.200,07 | 3.104,80 | 10,13 | 5.60% |
Pernambuco | 43h | 2.254,51 | 2.341,88 | 3.304,94 | 10,82 | 6.10% |
Rondônia | 44h | 2.251,19 | 2.338,44 | 3.300,08 | 10,63 | 4.40% |
Espírito Santo | 43h | 2.071,17 | 2.151,44 | 3.036,18 | 9,98 | 8.20% |
Paraíba | 44h | 2.141,68 | 2.224,68 | 3.139,54 | 10,17 | 6.50% |
Alagoas | 43h | 1.600,86 | 1.662,91 | 2.346,75 | 7,71 | 6.80% |
Maranhão | 43h | 2.238,23 | 2.324,98 | 3.281,08 | 10,79 | 6.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.220,25 | 2.306,31 | 3.254,73 | 10,58 | 8.30% |
Distrito Federal | 43h | 1.963,11 | 2.039,20 | 2.877,78 | 9,50 | 5.50% |
Amazonas | 44h | 2.222,11 | 2.308,23 | 3.257,45 | 10,57 | 8.10% |
Tocantins | 44h | 2.085,01 | 2.165,82 | 3.056,47 | 9,84 | 6.40% |
Amapá | 42h | 1.812,63 | 1.882,88 | 2.657,18 | 8,94 | 7.20% |
Piauí | 43h | 2.327,96 | 2.418,18 | 3.412,61 | 11,37 | 4.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Caminhoneiro. |
Dissídio de Caminhoneiro por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.526,72 | 2.624,65 | 3.703,98 | 11,94 | 4.90% |
Tarumã, SP | 44 | 1.866,44 | 1.938,78 | 2.736,06 | 8,81 | 6.80% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.778,21 | 2.885,88 | 4.072,64 | 13,12 | 6.30% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.002,16 | 3.118,51 | 4.400,93 | 14,20 | 6.30% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.962,16 | 2.038,21 | 2.876,38 | 9,39 | 8.20% |
Leme, SP | 44 | 2.433,06 | 2.527,36 | 3.566,68 | 11,49 | 4.50% |
Curitiba, PR | 44 | 2.226,85 | 2.313,16 | 3.264,40 | 10,53 | 6.00% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.421,60 | 2.515,45 | 3.549,88 | 11,43 | 7.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.192,10 | 2.277,06 | 3.213,46 | 10,53 | 6.30% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.455,86 | 2.551,04 | 3.600,11 | 11,66 | 4.90% |
Fortaleza, CE | 43 | 1.976,38 | 2.052,98 | 2.897,23 | 9,48 | 6.60% |
Joinville, SC | 44 | 2.290,72 | 2.379,50 | 3.358,02 | 10,82 | 5.40% |
Sombrio, SC | 44 | 1.895,66 | 1.969,13 | 2.778,89 | 8,95 | 6.80% |
Brasília, DF | 43 | 1.963,11 | 2.039,20 | 2.877,78 | 9,50 | 5.40% |
Ipatinga, MG | 44 | 2.542,25 | 2.640,78 | 3.726,75 | 12,07 | 6.20% |
Dracena, SP | 44 | 2.318,03 | 2.407,87 | 3.398,06 | 10,94 | 5.90% |
Sete Lagoas, MG | 44 | 2.712,29 | 2.817,42 | 3.976,02 | 12,88 | 8.00% |
Bento Goncalves, RS | 44 | 2.284,29 | 2.372,83 | 3.348,60 | 10,80 | 6.90% |
Itaquaquecetuba, SP | 44 | 3.059,40 | 3.177,98 | 4.484,85 | 14,51 | 4.80% |
Laranjeiras, SE | 44 | 2.414,08 | 2.507,64 | 3.538,86 | 11,40 | 8.30% |
Concordia, SC | 44 | 2.650,70 | 2.753,43 | 3.885,73 | 12,52 | 4.70% |
Três Cachoeiras, RS | 44 | 2.243,44 | 2.330,39 | 3.288,72 | 10,59 | 8.00% |
Iturama, MG | 44 | 1.808,59 | 1.878,68 | 2.651,25 | 8,54 | 6.90% |
Simões Filho, BA | 44 | 2.147,02 | 2.230,24 | 3.147,37 | 10,14 | 6.50% |
Guanhães, MG | 44 | 2.423,05 | 2.516,96 | 3.552,01 | 11,44 | 6.60% |
Taubaté, SP | 44 | 2.376,16 | 2.468,26 | 3.483,28 | 11,22 | 7.40% |
Catanduva, SP | 44 | 2.563,30 | 2.662,65 | 3.757,60 | 12,10 | 4.40% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.386,76 | 2.479,27 | 3.498,82 | 11,27 | 6.50% |
Manaus, AM | 44 | 2.231,61 | 2.318,10 | 3.271,37 | 10,64 | 6.60% |
Nova Iguaçu, RJ | 44 | 1.681,20 | 1.746,36 | 2.464,51 | 7,94 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Caminhoneiro. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Caminhoneiro no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.366,94 | 2.458,68 | 3.469,76 | 5.30% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.385,93 | 2.478,40 | 3.497,60 | 8.30% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.418,44 | 2.512,17 | 3.545,25 | 6.20% | |
Serviços de engenharia | 2.543,03 | 2.641,59 | 3.727,89 | 5.50% | |
Cultivo de cana-de-açúcar | 1.891,58 | 1.964,90 | 2.772,92 | 7.10% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.404,30 | 2.497,48 | 3.524,52 | 6.90% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 1.961,31 | 2.037,32 | 2.875,13 | 6.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.236,27 | 2.322,95 | 3.278,21 | 7.50% | |
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica | 2.571,33 | 2.670,99 | 3.769,38 | 4.40% | |
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 1.899,05 | 1.972,65 | 2.783,87 | 4.60% | |
Obras de terraplenagem | 2.206,72 | 2.292,25 | 3.234,89 | 6.70% | |
Construção de edifícios | 2.425,96 | 2.519,99 | 3.556,28 | 8.20% | |
Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões | 2.399,67 | 2.492,68 | 3.517,74 | 6.30% | |
Comércio varejista de madeira e artefatos | 2.054,38 | 2.134,00 | 3.011,56 | 6.20% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.664,19 | 2.767,44 | 3.905,50 | 6.60% | |
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.620,90 | 2.722,48 | 3.842,04 | 5.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.056,48 | 2.136,18 | 3.014,64 | 8.10% | |
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos | 2.459,78 | 2.555,12 | 3.605,86 | 7.90% | |
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas | 2.925,89 | 3.039,29 | 4.289,14 | 5.30% | |
Criação de bovinos para corte | 2.660,01 | 2.763,11 | 3.899,38 | 5.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |