O dissídio de Instrutor de Treinamento Agropecuário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor de Treinamento Agropecuário.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 7.972,45

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

76 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Carlos - SP

R$ 1.802,29

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Carlos - SP

17 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Formação de Condutores

R$ 1.790,31

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

28 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Treinamento Agropecuário

O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

O profissional Instrutor de Treinamento Agropecuário deve elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar tolerância e paciência, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, executar a manutenção preventiva, promover intercâmbios institucionais, investigar diferentes recursos didáticos, criar situações de trabalho em equipe, corrigir trabalhos, provas, exercícios, sistematizar a produção científica da área, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tomar parte na organização do currículo escolar, integrar-se em eventos da área, controlar o estoque de peças de reposição, participar de atividades de elaboração do plano de curso, estabelecer referenciais de avaliação, elaborar os planos de aula, organizar exposições de produtos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de avaliação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar criatividade, prestar assessoria técnica à comunidade, tomar providências em casos de emergência, auto avaliar-se, demonstrar capacidade de aprendizagem, verificar o estado dos equipamentos de segurança, participar da captação de recursos financeiros e físicos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com os outros professores, sistematizar os termos técnicos da área, consultar manual do equipamento para manutenção, sistematizar a legislação na sua área, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, revisar material pedagógico, demonstrar capacidade de organização, processar materiais para a utilização em ensino, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, utilizar referenciais de avaliação normatizados, registrar as tarefas executadas pelos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, adequar material pedagógico, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, programar calendário de atividades para estágios de alunos, participar de campanhas educativas, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, limpar os equipamentos, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com os alunos, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, avaliar competências adquiridas anteriormente, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, analisar as avaliações, negociar projetos e cursos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com membros e instituições da comunidade, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, fixar critérios de avaliação dos alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar flexibilidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, preencher diários de classe ou similares, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, promover a exposição e venda de produtos do curso, divulgar ideias através de projetos de ensino, comprovar experiência na área específica, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar as normas técnicas, identificar novas fontes para atualização, demonstrar liderança, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, orientar os alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, conferir a execução da manutenção, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, comprovar certificação das competências, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, preparar recursos audiovisuais, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, identificar características e interesses pessoais dos alunos, preencher planilhas de custo, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, expressar-se com clareza, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar perseverança, agir eticamente na profissão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Treinamento Agropecuário ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Agropecuário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 5.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Agropecuário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Treinamento Agropecuário ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Treinamento Agropecuário mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Agropecuário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Treinamento Agropecuário CBO 233205 salário