O dissídio de Instrutor de Aprendizagem em Comunicação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233225 no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Comunicação.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 5.955,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.274 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.579,33

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brumado - BA

754 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Perícia Técnica Relacionados à Segurança do Trabalho

R$ 10.089,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

1.002 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem em Comunicação

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

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Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O profissional Instrutor de Aprendizagem em Comunicação deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços deve direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, divulgar ideias através de projetos de ensino, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, encaminhar alunos para atendimentos específicos, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar relacionamentos de confiabilidade, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, organizar exposições de produtos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, identificar novas fontes para atualização, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, comprovar certificação das competências, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, consultar manual do equipamento para manutenção, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, executar a manutenção preventiva, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, limpar os equipamentos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, selecionar material pedagógico, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar os termos técnicos da área, confeccionar apostilas para apoio às aulas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, revisar as metodologias e técnicas de ensino, registrar controles de estoque, sistematizar as mudanças tecnológicas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, selecionar recursos didáticos, tomar parte na organização do currículo escolar, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, definir metodologias e técnicas de ensino, participar de campanhas educativas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de organização, propor cronograma de atividades pedagógicas, investigar diferentes recursos didáticos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, sistematizar as normas técnicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, participar de ações institucionais com objetivo social, utilizar referenciais de avaliação normatizados, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, comprovar experiência na área específica, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, promover intercâmbios institucionais, fixar metas educacionais para a escola, auto avaliar-se, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, dialogar com membros e instituições da comunidade, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, preparar recursos audiovisuais, programar calendário de atividades para estágios de alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, programar a utilização de material didático-pedagógico, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, demonstrar criatividade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, elaborar os planos de aula, participar da captação de recursos financeiros e físicos, demonstrar liderança, integrar-se em eventos da área, agir eticamente na profissão, sistematizar a produção científica da área, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, estabelecer referenciais de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, analisar as avaliações, dialogar com os alunos, demonstrar flexibilidade, dialogar com os outros professores, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar capacidade de aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preencher diários de classe ou similares, demonstrar tolerância e paciência, criar situações interativas com o mercado de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, criar situações operacionais de atividades, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preparar material didático, expressar-se com clareza, simular situações atuais de trabalho, controlar o estoque de peças de reposição, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, negociar projetos e cursos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, orientar os alunos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, tomar parte na elaboração do calendário escolar, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preencher planilhas de custo, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, tomar providências em casos de emergência, especificar equipamentos para manutenção e reposição, processar materiais para a utilização em ensino, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar perseverança, revisar material pedagógico, registrar as tarefas executadas pelos alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar situações de trabalho em equipe, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, conferir a execução da manutenção, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, fixar critérios de avaliação dos alunos, adequar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, sistematizar a legislação na sua área.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Comunicação ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem em Comunicação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem em Comunicação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem em Comunicação ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem em Comunicação mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.516 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem em Comunicação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem em Comunicação CBO 233225 salário