O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 5.590,89

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Mato Grosso do Sul

163 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Lençóis Paulista - SP

R$ 5.719,80

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Campo Grande - MS

49 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 5.769,10

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

142 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

O profissional Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços À comunidade, comunicar-se, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve agir eticamente na profissão, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, participar de ações institucionais com objetivo social, prestar assessoria técnica à comunidade, executar a manutenção preventiva, demonstrar criatividade, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de avaliação, controlar o estoque de peças de reposição, identificar características e interesses pessoais dos alunos, elaborar os planos de aula, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), comprovar experiência na área específica, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar liderança, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar tolerância e paciência, limpar os equipamentos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, adequar material pedagógico, sistematizar a legislação na sua área, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, divulgar ideias através de projetos de ensino, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, consultar manual do equipamento para manutenção, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, processar materiais para a utilização em ensino, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar certificação das competências, orientar os alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, organizar exposições de produtos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, sistematizar as normas técnicas, preencher diários de classe ou similares, demonstrar capacidade de organização, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, registrar controles de estoque, promover intercâmbios institucionais, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, estabelecer referenciais de avaliação, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, fixar critérios de avaliação dos alunos, criar situações de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, dialogar com os outros professores, demonstrar perseverança, preencher planilhas de custo, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com os alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, especificar equipamentos para manutenção e reposição, sistematizar a produção científica da área, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, participar de campanhas educativas, criar situações interativas com o mercado de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, comprovar qualificação profissional na área de atuação, expressar-se com clareza, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, revisar material pedagógico, programar calendário de atividades para estágios de alunos, registrar as tarefas executadas pelos alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, tomar parte na organização do currículo escolar, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, conferir a execução da manutenção, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, utilizar referenciais de avaliação normatizados, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, investigar diferentes recursos didáticos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de aprendizagem, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, dialogar com os meios de comunicação de massa, confeccionar apostilas para apoio às aulas, integrar-se em eventos da área, sistematizar os termos técnicos da área, verificar o estado dos equipamentos de segurança, identificar novas fontes para atualização, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, tomar providências em casos de emergência, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, negociar projetos e cursos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, preparar recursos audiovisuais, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, analisar as avaliações, auto avaliar-se, criar relacionamentos de confiabilidade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 227 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal CBO 233220 salário