O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 11.527,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Mato Grosso do Sul
193 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campo Grande - MS
R$ 5.742,51
Cidade que mais contrata
Campo Grande - MS
67 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O profissional Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, auto avaliar-se, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar a produção científica da área, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, integrar-se em eventos da área, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar a legislação na sua área, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar relacionamentos de confiabilidade, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, registrar as tarefas executadas pelos alunos, conferir a execução da manutenção, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, agir eticamente na profissão, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, limpar os equipamentos, demonstrar liderança, demonstrar criatividade, analisar as avaliações, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar recursos audiovisuais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, prestar assessoria técnica à comunidade, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, participar de campanhas educativas, dialogar com os meios de comunicação de massa, tomar providências em casos de emergência, comprovar certificação das competências, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, participar de ações institucionais com objetivo social, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, sistematizar as normas técnicas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, sistematizar os termos técnicos da área, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, controlar o estoque de peças de reposição, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de aprendizagem, demonstrar tolerância e paciência, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, promover a exposição e venda de produtos do curso, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, organizar exposições de produtos, revisar material pedagógico, divulgar ideias através de projetos de ensino, adequar material pedagógico, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, comprovar experiência na área específica, investigar diferentes recursos didáticos, elaborar os planos de aula, estabelecer referenciais de avaliação, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, consultar manual do equipamento para manutenção, executar a manutenção preventiva, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, identificar novas fontes para atualização, demonstrar capacidade de avaliação, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar capacidade de organização, promover intercâmbios institucionais, utilizar referenciais de avaliação normatizados, comprovar qualificação profissional na área de atuação, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, demonstrar flexibilidade, programar calendário de atividades para estágios de alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar perseverança, preencher diários de classe ou similares, participar de atividades de elaboração do plano de curso, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher planilhas de custo, participar da captação de recursos financeiros e físicos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, dialogar com os alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, dialogar com os outros professores, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, negociar projetos e cursos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 4.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 255 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Instrutor de Aprendizagem em Informática
- Instrutor de Aprendizagem Comercial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Ofícios Industriais
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial
- Instrutor de Aprendizagem Agropecuária
- Instrutor de Treinamento Industrial (formação Profissional)
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Treinamentos Industriais
- Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
Valor do salário na CCT 2024 de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Mato Grosso do Sul | 40h | 5.411,89 | 5.621,64 | 7.933,43 | 27,96 | 4.30% |
São Paulo | 40h | 4.975,13 | 5.167,95 | 7.293,17 | 25,82 | 5.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal. |
Dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Campo Grande, MS | 40 | 5.528,25 | 5.742,51 | 8.104,00 | 28,71 | 4.50% |
Dourados, MS | 40 | 5.521,49 | 5.735,48 | 8.094,09 | 28,68 | 6.90% |
Três Lagoas, MS | 41 | 5.160,94 | 5.360,97 | 7.565,56 | 26,44 | 5.50% |
Corumbá, MS | 40 | 5.399,72 | 5.609,00 | 7.915,59 | 28,05 | 5.70% |
Lençóis Paulista, SP | 42 | 5.531,33 | 5.745,71 | 8.108,52 | 27,28 | 5.30% |
Aparecida do Taboado, MS | 40 | 5.466,49 | 5.678,36 | 8.013,47 | 28,19 | 4.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.524,25 | 5.738,35 | 8.098,13 | 7.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.800,54 | 4.986,60 | 7.037,24 | 4.40% | |
Atividades de apoio à produção florestal | 5.455,56 | 5.667,00 | 7.997,44 | 8.10% | |
Cultivo de eucalipto | 5.468,86 | 5.680,82 | 8.016,94 | 6.90% | |
Fabricação de álcool | 4.372,00 | 4.541,44 | 6.409,02 | 5.50% | |
Ensino de idiomas | 3.737,02 | 3.881,86 | 5.478,19 | 6.80% | |
Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel | 5.410,33 | 5.620,02 | 7.931,13 | 8.00% | |
Ensino médio | 2.846,51 | 2.956,83 | 4.172,77 | 7.40% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 6.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 6.680,10 | 6.939,00 | 9.792,52 | 7.60% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 4.572,77 | 4.750,00 | 6.703,34 | 5.20% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 2.924,65 | 3.038,00 | 4.287,32 | 7.80% | |
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos | 11.096,92 | 11.527,00 | 16.267,25 | 7.90% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.541,50 | 2.640,00 | 3.725,65 | 5.40% | |
Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 4.70% | |
Treinamento em informática | 2.117,92 | 2.200,00 | 3.104,71 | 4.60% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.925,38 | 2.000,00 | 2.822,46 | 8.10% | |
Comércio varejista de livros | 1.482,54 | 1.540,00 | 2.173,29 | 6.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.316,70 | 4.484,00 | 6.327,96 | 8.00% | |
Ensino fundamental | 2.606,00 | 2.707,00 | 3.820,20 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |