O dissídio de Gerente de Crédito Imobiliário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141725 no cargo de Gerente de Crédito Imobiliário.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 9.118,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
73 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 4.534,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
50 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 11.022,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Corretagem na Compra e Venda e Avaliação de Imóveis
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de crédito imobiliário Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Gerente de Crédito Imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de crédito imobiliário
O profissional Gerente de Crédito Imobiliário deve administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comercializar produtos e serviços financeiros, gerenciar pessoas, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comunicar-se, planejar processos de operações bancárias, implementar processos operacionais, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário
Um Gerente de crédito imobiliário deve estabelecer prioridades, propor alteração de rating ou score para clientes, elaborar orçamento da área, especificar condições e fluxos operacionais, monitorar qualidade da carteira de crédito, demonstrar liderança, estipular políticas por produto, demonstrar percepção (feeling), examinar operações gerenciais, solicitar compra de equipamentos, definir atribuições para cada cargo, participar das comissões febraban, abecip, programar desenvolvimento de equipes, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, incrementar resultados, analisar evolução de inadimplência das carteiras, estudar sugestões de clientes, propor remuneração de pessoal, solicitar manutenção de sistemas informatizados, atender auditoria interna e externa, participar do comitê operacional e de produtos, prever impactos de normas internas e externas, realizar avaliação cruzada de desempenho, submeter plano diretor à aprovação superior, homologar piloto de produtos, serviços e processos, solucionar reclamações de clientes, detectar riscos inerentes ao processo operacional, sugerir promoção de pessoal, contratar serviços terceirizados, selecionar pessoas, otimizar fluxo de trabalho, motivar equipes, obter conformidade legal de produtos e serviços, revisar plano diretor, implementar políticas internas e externas, demonstrar segurança, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, controlar orçamento da área, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, executar consultas de crédito, divulgar normas e procedimentos, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, estabelecer objetivos e metas, verificar enquadramento de garantias, estabelecer indicadores de resultados, demonstrar flexibilidade, consolidar informações gerenciais, demonstrar poder de decisão, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, coordenar processo de revisão de crédito, atribuir perfil de acesso aos sistemas, demonstrar capacidade de negociação, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, analisar mercado e concorrência, gerir processos de crédito, validar contratos de produtos com compliance, recomendar ações de marketing e vendas, fomentar prospecção de clientes, ajustar parâmetros operacionais, respeitar valores da instituição, checar aplicação do crédito na finalidade, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, coordenar equipes, programar férias da equipe, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, classificar clientes (rating e score), comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, identificar necessidade de cliente, autorizar pagamento de serviços terceirizados, avaliar riscos inerentes ao produto, conduzir reuniões com equipe, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, autorizar manutenção de sistemas informatizados, adequar perfil ocupacional à função, acompanhar formalização de operações, determinar perfil de ocupações, controlar execução de serviços de terceiros, controlar custos, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), administrar conflitos, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar raciocínio analítico, avaliar potencial de pessoal da equipe, participar de projetos da instituição, participar de comitê de crédito, reciclar-se profissionalmente, demonstrar visão gerencial, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, conferir autenticidade de informações, remanejar pessoal, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, visitar clientes, reconhecer nichos de mercado, demonstrar pensamento estruturado, divulgar objetivos e metas da área, definir estrutura organizacional da área, assegurar padrões de atendimento, promover interação da equipe, dispensar pessoas, interagir com demais áreas do banco, delegar atribuições, demonstrar persuasão, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Crédito Imobiliário ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Crédito Imobiliário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Crédito Imobiliário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Crédito Imobiliário ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025
O salário de Gerente de Crédito Imobiliário mostrado aqui é resultado do levantamento de 203 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Crédito Imobiliário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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