O dissídio de Gerente de Crédito e Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141720 no cargo de Gerente de Crédito e Cobrança.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.063,42

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

558 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 25.602,25

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

361 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de crédito e cobrança Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Crédito e Cobrança

O Gerente de crédito e cobrança planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.

Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.

Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.

Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.

Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.

Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.

Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.

Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de crédito e cobrança

O profissional Gerente de Crédito e Cobrança deve comercializar produtos e serviços financeiros, comunicar-se, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, implementar processos operacionais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança

Um Gerente de crédito e cobrança deve propor alteração de rating ou score para clientes, conduzir reuniões com equipe, adequar perfil ocupacional à função, motivar equipes, demonstrar flexibilidade, fomentar prospecção de clientes, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, demonstrar poder de decisão, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, revisar plano diretor, demonstrar percepção (feeling), atribuir perfil de acesso aos sistemas, estudar sugestões de clientes, consolidar informações gerenciais, participar de comitê de crédito, reconhecer nichos de mercado, determinar perfil de ocupações, elaborar orçamento da área, coordenar equipes, demonstrar segurança, participar de projetos da instituição, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, acompanhar formalização de operações, gerir processos de crédito, visitar clientes, homologar piloto de produtos, serviços e processos, demonstrar visão gerencial, estabelecer objetivos e metas, monitorar qualidade da carteira de crédito, avaliar riscos inerentes ao produto, participar das comissões febraban, abecip, delegar atribuições, prever impactos de normas internas e externas, estabelecer indicadores de resultados, controlar orçamento da área, controlar execução de serviços de terceiros, estabelecer prioridades, verificar enquadramento de garantias, detectar riscos inerentes ao processo operacional, solucionar reclamações de clientes, submeter plano diretor à aprovação superior, executar consultas de crédito, ajustar parâmetros operacionais, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), propor remuneração de pessoal, definir atribuições para cada cargo, administrar conflitos, respeitar valores da instituição, solicitar manutenção de sistemas informatizados, definir estrutura organizacional da área, avaliar potencial de pessoal da equipe, desenvolver processos de análise de informações de crédito, estipular políticas por produto, programar desenvolvimento de equipes, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, incrementar resultados, otimizar fluxo de trabalho, remanejar pessoal, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, contratar serviços terceirizados, analisar mercado e concorrência, assegurar padrões de atendimento, recomendar ações de marketing e vendas, mensurar composição dos ativos do banco, programar férias da equipe, solicitar compra de equipamentos, conferir autenticidade de informações, demonstrar capacidade de negociação, selecionar pessoas, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, implementar políticas internas e externas, examinar operações gerenciais, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), interagir com demais áreas do banco, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, autorizar manutenção de sistemas informatizados, autorizar pagamento de serviços terceirizados, identificar necessidade de cliente, realizar avaliação cruzada de desempenho, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, demonstrar liderança, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, especificar condições e fluxos operacionais, classificar clientes (rating e score), analisar evolução de inadimplência das carteiras, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar custos, promover interação da equipe, divulgar normas e procedimentos, reciclar-se profissionalmente, divulgar objetivos e metas da área, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar persuasão, sugerir promoção de pessoal, desenvolver processos de prospecção de clientes, demonstrar raciocínio analítico, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, demonstrar pensamento estruturado, dispensar pessoas, reestudar políticas operacionais e de crédito, atender auditoria interna e externa, coordenar processo de revisão de crédito, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Crédito e Cobrança ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Crédito e Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 4.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Crédito e Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Crédito e Cobrança ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024

O salário de Gerente de Crédito e Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 1371 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Crédito e Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Crédito e Cobrança CBO 141720 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Crédito e Cobrança em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Crédito e Cobrança por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 13.538,70 14.063,42 19.846,72 65,83 5.90%
Paraná 43h 4.920,77 5.111,49 7.213,48 23,62 8.00%
Santa Catarina 43h 4.680,41 4.861,81 6.861,14 22,42 7.40%
Minas Gerais 43h 6.244,89 6.486,93 9.154,55 30,19 5.30%
Ceará 44h 4.368,77 4.538,09 6.404,28 20,71 5.00%
Rio Grande do Sul 42h 11.480,40 11.925,35 16.829,41 57,27 5.00%
Goiás 43h 8.638,03 8.972,82 12.662,71 42,06 7.80%
Rio de Janeiro 42h 7.533,99 7.825,99 11.044,27 36,85 4.50%
Bahia 43h 3.935,95 4.088,50 5.769,81 18,96 5.60%
Mato Grosso 43h 9.092,18 9.444,57 13.328,46 44,31 4.90%
Pernambuco 44h 3.760,49 3.906,23 5.512,59 17,86 7.80%
Piauí 44h 2.409,74 2.503,14 3.532,50 11,46 4.20%
Maranhão 44h 2.919,69 3.032,85 4.280,05 13,84 7.10%
Mato Grosso do Sul 44h 7.738,49 8.038,41 11.344,05 36,64 6.80%
Rondônia 43h 4.323,44 4.491,00 6.337,83 21,10 6.70%
Rio Grande do Norte 44h 2.007,39 2.085,19 2.942,68 9,54 7.50%
Espírito Santo 43h 4.259,58 4.424,67 6.244,22 20,58 7.40%
Pará 43h 3.034,48 3.152,08 4.448,31 14,55 5.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Crédito e Cobrança.

Dissídio de Gerente de Crédito e Cobrança por cidade

Quanto ganha um Gerente de Crédito e Cobrança nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Crédito e Cobrança na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 15.132,51 15.719,00 22.183,12 74,08 6.80%
Curitiba, PR 43 5.072,63 5.269,23 7.436,09 24,25 6.10%
Fortaleza, CE 44 5.741,90 5.964,44 8.417,20 27,28 4.90%
Osasco, SP 44 24.647,00 25.602,25 36.130,66 117,34 4.40%
Goiânia, GO 43 10.523,09 10.930,94 15.426,07 50,77 6.80%
Ribeirão Preto, SP 43 5.696,90 5.917,69 8.351,22 27,27 4.50%
Porto Alegre, RS 40 15.949,62 16.567,78 23.380,95 82,15 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 10.688,25 11.102,50 15.668,18 52,53 6.50%
Teresina, PI 44 2.392,94 2.485,68 3.507,87 11,40 6.40%
Belo Horizonte, MG 42 6.539,82 6.793,29 9.586,89 32,20 7.70%
Recife, PE 44 5.054,98 5.250,89 7.410,22 24,10 5.90%
Barueri, SP 43 16.549,53 17.190,94 24.260,38 80,79 6.20%
Salvador, BA 44 4.133,34 4.293,54 6.059,17 19,52 6.50%
Campinas, SP 43 14.324,37 14.879,54 20.998,45 69,08 5.20%
Uberlândia, MG 43 10.407,15 10.810,50 15.256,10 50,58 5.10%
Pato Branco, PR 40 2.166,56 2.250,53 3.176,02 11,14 5.00%
São Luís, MA 44 3.624,24 3.764,70 5.312,86 17,11 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Crédito e Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Crédito e Cobrança no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de cobrança e informações cadastrais 8.087,27 8.400,71 11.855,34 8.10%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 18.057,05 18.756,89 26.470,29 4.90%
Atividades de teleatendimento 7.406,80 7.693,86 10.857,81 5.90%
Cooperativas de crédito mútuo 8.770,61 9.110,53 12.857,05 7.30%
Comércio varejista de calçados 2.385,39 2.477,85 3.496,81 6.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 7.494,68 7.785,15 10.986,64 6.00%
Comércio varejista de móveis 2.345,50 2.436,41 3.438,33 6.80%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 2.705,46 2.810,31 3.966,00 7.90%
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo 13.787,22 14.321,57 20.211,03 5.80%
Serviços advocatícios 5.529,16 5.743,45 8.105,33 4.30%
Administração de cartões de crédito 12.769,18 13.264,08 18.718,67 7.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 18.742,75 19.469,16 27.475,46 4.60%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 13.587,65 14.114,27 19.918,47 5.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 4.433,79 4.605,63 6.499,60 7.00%
Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras 21.309,12 22.135,00 31.237,58 7.50%
Bancos comerciais 23.564,34 24.477,63 34.543,56 6.30%
Holdings de instituições não-financeiras 9.790,07 10.169,50 14.351,50 6.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.774,85 2.882,39 4.067,72 7.50%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.755,83 1.823,88 2.573,91 7.00%
Securitização de créditos 6.324,69 6.569,81 9.271,52 6.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.