O dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141715 no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior.

Estado com maior salário médio

Amapá

R$ 32.000,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

168 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 16.745,99

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

128 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a operações de câmbio e de comércio exterior de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de produtos financeiros de câmbio e de comércio exterior, especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais, detectando riscos e acompanhando formalização de operações Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior

O Gerente de câmbio e comércio exterior planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas e instituições financeiras que operam com câmbio e comércio exterior, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.

Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém conformidade legal de produtos, serviços e processos na área jurídica.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços de câmbio e de comércio exterior Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet e terminais eletrônicos.

Recomenda ações de marketing e vendas.

Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.

Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.

Participa de comitê de crédito e acompanha formalização de operações Propõe alteração de nível de risco dos clientes e analisa dossiê de operações de câmbio Examina operações de câmbio e de comércio exterior e mensura impactos legais.

Detecta riscos, atribui perfil de acesso aos sistemas e otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações, desenvolvendo melhorias em produtos e processos.

Classifica níveis de risco e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.

Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Verifica documentação na negociação de cartas de crédito e libera pagamentos em moeda estrangeira e nacional Incrementa resultados financeiros.

Traça plano diretor para área de câmbio e de comércio exterior, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e atribuições dos cargos Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.

Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Determina perfil de ocupações e propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal.

Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de câmbio e comércio exterior

O profissional Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior deve coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, planejar processos de operações bancárias, comunicar-se, comercializar produtos e serviços financeiros, demonstrar competências pessoais, implementar processos operacionais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de câmbio e comércio exterior deve estabelecer objetivos e metas, solicitar manutenção de sistemas informatizados, submeter plano diretor à aprovação superior, divulgar normas e procedimentos, conduzir reuniões com equipe, demonstrar capacidade de negociação, executar consultas de crédito, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, participar de projetos da instituição, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, interagir com demais áreas do banco, demonstrar persuasão, demonstrar pensamento estruturado, selecionar pessoas, demonstrar flexibilidade, detectar riscos inerentes ao processo operacional, estudar sugestões de clientes, revisar plano diretor, atribuir perfil de acesso aos sistemas, examinar operações gerenciais, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, sugerir promoção de pessoal, solicitar compra de equipamentos, avaliar riscos inerentes ao produto, delegar atribuições, programar férias da equipe, incrementar resultados, estipular políticas por produto, consolidar informações gerenciais, conferir documentação, na negociação de cartas de crédito, estabelecer prioridades, controlar execução de serviços de terceiros, autorizar pagamento de serviços terceirizados, dispensar pessoas, determinar perfil de ocupações, fomentar prospecção de clientes, otimizar fluxo de trabalho, divulgar objetivos e metas da área, acompanhar formalização de operações, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, validar contratos de produtos com compliance, liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional, analisar mercado e concorrência, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, demonstrar percepção (feeling), coordenar equipes, homologar piloto de produtos, serviços e processos, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), prever impactos de normas internas e externas, elaborar orçamento da área, motivar equipes, demonstrar segurança, respeitar valores da instituição, classificar clientes (rating e score), definir estrutura organizacional da área, controlar custos, controlar orçamento da área, promover interação da equipe, implementar políticas internas e externas, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, atender auditoria interna e externa, solucionar reclamações de clientes, analisar evolução de inadimplência das carteiras, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, ajustar parâmetros operacionais, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), demonstrar visão gerencial, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar liderança, adequar perfil ocupacional à função, visitar clientes, propor remuneração de pessoal, demonstrar raciocínio analítico, reciclar-se profissionalmente, participar de comitê de crédito, avaliar potencial de pessoal da equipe, programar desenvolvimento de equipes, administrar conflitos, definir atribuições para cada cargo, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, remanejar pessoal, especificar condições e fluxos operacionais, identificar necessidade de cliente, assegurar padrões de atendimento, autorizar manutenção de sistemas informatizados, propor alteração de rating ou score para clientes, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, obter conformidade legal de produtos e serviços, contratar serviços terceirizados, recomendar ações de marketing e vendas, reconhecer nichos de mercado, estabelecer indicadores de resultados, analisar dossiê de operações de câmbio, realizar avaliação cruzada de desempenho, conferir autenticidade de informações, demonstrar poder de decisão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 3.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024

O salário de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior mostrado aqui é resultado do levantamento de 288 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior CBO 141715 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 10.731,47 11.147,39 15.731,53 52,65 5.70%
Rio de Janeiro 34h 16.380,11 17.014,95 24.012,01 98,90 5.50%
Santa Catarina 43h 8.679,59 9.015,99 12.723,63 41,69 6.60%
Paraná 42h 8.900,24 9.245,19 13.047,09 44,16 8.00%
Minas Gerais 43h 7.279,66 7.561,80 10.671,44 35,23 4.50%
Ceará 44h 6.432,69 6.682,00 9.429,84 30,63 4.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior.

Dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior por cidade

Quanto ganha um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 11.147,34 11.579,38 16.341,16 55,02 4.40%
Rio de Janeiro, RJ 33 16.121,18 16.745,99 23.632,44 100,85 7.50%
Belo Horizonte, MG 43 4.845,65 5.033,45 7.103,36 23,66 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Bancos múltiplos, com carteira comercial 12.635,39 13.125,10 18.522,53 5.60%
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários 4.233,08 4.397,14 6.205,38 5.40%
Atividades de despachantes aduaneiros 12.654,64 13.145,10 18.550,75 5.20%
Corretoras de câmbio 5.478,27 5.690,59 8.030,73 4.30%
Bancos comerciais 7.201,14 7.480,23 10.556,33 8.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 12.755,80 13.250,18 18.699,05 4.50%
Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo 14.370,50 14.927,45 21.066,07 7.60%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários 10.706,71 11.121,67 15.695,23 5.80%
Cooperativas de crédito mútuo 7.322,75 7.606,56 10.734,60 7.60%
Atividades de agenciamento marítimo 8.227,38 8.546,25 12.060,72 7.50%
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 3.647,90 3.789,29 5.347,55 4.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 8.407,58 8.733,43 12.324,88 7.80%
Corretoras de títulos e valores mobiliários 15.126,89 15.713,17 22.174,89 4.30%
Fabricação de outros produtos alimentícios 11.597,51 12.047,00 17.001,09 8.30%
Comissaria de despachos 7.385,27 7.671,50 10.826,25 6.60%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 12.068,99 12.536,75 17.692,24 4.40%
Organização logística do transporte de carga 15.560,66 16.163,75 22.810,77 7.20%
Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários 5.690,70 5.911,25 8.342,13 5.30%
Bancos de câmbio 22.607,47 23.483,67 33.140,85 7.70%
Fabricação de geradores de corrente contínua e alternada, peças e acessórios 4.632,78 4.812,33 6.791,31 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.