O dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141715 no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior.
Estado com maior salário médio
Amapá
R$ 32.000,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
168 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 16.745,99
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
128 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a operações de câmbio e de comércio exterior de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de produtos financeiros de câmbio e de comércio exterior, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e acompanhando formalização de operações Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior
O Gerente de câmbio e comércio exterior planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas e instituições financeiras que operam com câmbio e comércio exterior, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e identificando nichos de atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém conformidade legal de produtos, serviços e processos na área jurídica.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços de câmbio e de comércio exterior Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet e terminais eletrônicos.
Recomenda ações de marketing e vendas.
Adapta produtos, serviços e processos às mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente, garantindo seu cumprimento.
Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Participa de comitê de crédito e acompanha formalização de operações Propõe alteração de nível de risco dos clientes e analisa dossiê de operações de câmbio Examina operações de câmbio e de comércio exterior e mensura impactos legais.
Detecta riscos, atribui perfil de acesso aos sistemas e otimiza fluxo de trabalho Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações, desenvolvendo melhorias em produtos e processos.
Classifica níveis de risco e faz consultas de crédito Verifica autenticidade de informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e evolução de inadimplência das carteiras Verifica documentação na negociação de cartas de crédito e libera pagamentos em moeda estrangeira e nacional Incrementa resultados financeiros.
Traça plano diretor para área de câmbio e de comércio exterior, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional da área e atribuições dos cargos Estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados.
Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Determina perfil de ocupações e propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal.
Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos membros da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Comunica alterações de taxas e tarifas a clientes e repassa informações a órgãos reguladores Promove campanhas de vendas Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de câmbio e comércio exterior
O profissional Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior deve coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, planejar processos de operações bancárias, demonstrar competências pessoais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, gerenciar pessoas, comercializar produtos e serviços financeiros, implementar processos operacionais, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de câmbio e comércio exterior
Um Gerente de câmbio e comércio exterior deve participar de comitê de crédito, definir atribuições para cada cargo, demonstrar segurança, prever impactos de normas internas e externas, controlar custos, avaliar riscos inerentes ao produto, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar orçamento da área, implementar políticas internas e externas, conferir autenticidade de informações, conferir documentação, na negociação de cartas de crédito, remanejar pessoal, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, adequar perfil ocupacional à função, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, autorizar manutenção de sistemas informatizados, estabelecer prioridades, motivar equipes, acompanhar formalização de operações, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, fomentar prospecção de clientes, validar contratos de produtos com compliance, programar desenvolvimento de equipes, obter conformidade legal de produtos e serviços, autorizar pagamento de serviços terceirizados, identificar necessidade de cliente, demonstrar capacidade de negociação, detectar riscos inerentes ao processo operacional, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), solucionar reclamações de clientes, executar consultas de crédito, estudar sugestões de clientes, demonstrar persuasão, demonstrar poder de decisão, administrar conflitos, coordenar equipes, atender auditoria interna e externa, controlar orçamento da área, estipular políticas por produto, demonstrar percepção (feeling), propor alteração de rating ou score para clientes, analisar dossiê de operações de câmbio, determinar perfil de ocupações, sugerir promoção de pessoal, avaliar potencial de pessoal da equipe, respeitar valores da instituição, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, recomendar ações de marketing e vendas, participar de projetos da instituição, delegar atribuições, atribuir perfil de acesso aos sistemas, demonstrar visão gerencial, divulgar normas e procedimentos, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), demonstrar flexibilidade, conduzir reuniões com equipe, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, solicitar compra de equipamentos, assegurar padrões de atendimento, solicitar manutenção de sistemas informatizados, definir estrutura organizacional da área, ajustar parâmetros operacionais, executar políticas de manutenção de clientes, consolidar informações gerenciais, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar liderança, demonstrar pensamento estruturado, programar férias da equipe, estabelecer objetivos e metas, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, otimizar fluxo de trabalho, analisar evolução de inadimplência das carteiras, propor remuneração de pessoal, contratar serviços terceirizados, selecionar pessoas, analisar mercado e concorrência, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, estabelecer indicadores de resultados, demonstrar raciocínio analítico, promover interação da equipe, reciclar-se profissionalmente, especificar condições e fluxos operacionais, interagir com demais áreas do banco, incrementar resultados, visitar clientes, classificar clientes (rating e score), revisar plano diretor, controlar execução de serviços de terceiros, divulgar objetivos e metas da área, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, submeter plano diretor à aprovação superior, examinar operações gerenciais, homologar piloto de produtos, serviços e processos, dispensar pessoas, reconhecer nichos de mercado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 5.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024
O salário de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior mostrado aqui é resultado do levantamento de 288 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Administrador de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior
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- Gerente de Crédito Rural
- Gerente de Agência
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Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 10.731,47 | 11.147,39 | 15.731,53 | 52,65 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 34h | 16.380,11 | 17.014,95 | 24.012,01 | 98,90 | 4.70% |
Santa Catarina | 43h | 8.679,59 | 9.015,99 | 12.723,63 | 41,69 | 8.10% |
Paraná | 42h | 8.900,24 | 9.245,19 | 13.047,09 | 44,16 | 6.30% |
Minas Gerais | 43h | 7.279,66 | 7.561,80 | 10.671,44 | 35,23 | 6.20% |
Ceará | 44h | 6.432,69 | 6.682,00 | 9.429,84 | 30,63 | 6.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior. |
Dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 11.147,34 | 11.579,38 | 16.341,16 | 55,02 | 7.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 33 | 16.121,18 | 16.745,99 | 23.632,44 | 100,85 | 4.40% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 4.845,65 | 5.033,45 | 7.103,36 | 23,66 | 6.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Bancos múltiplos, com carteira comercial | 12.635,39 | 13.125,10 | 18.522,53 | 4.50% | |
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários | 4.233,08 | 4.397,14 | 6.205,38 | 7.30% | |
Atividades de despachantes aduaneiros | 12.654,64 | 13.145,10 | 18.550,75 | 6.70% | |
Corretoras de câmbio | 5.478,27 | 5.690,59 | 8.030,73 | 8.30% | |
Bancos comerciais | 7.201,14 | 7.480,23 | 10.556,33 | 4.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 12.755,80 | 13.250,18 | 18.699,05 | 8.10% | |
Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo | 14.370,50 | 14.927,45 | 21.066,07 | 7.90% | |
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários | 10.706,71 | 11.121,67 | 15.695,23 | 4.40% | |
Cooperativas de crédito mútuo | 7.322,75 | 7.606,56 | 10.734,60 | 6.70% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 8.227,38 | 8.546,25 | 12.060,72 | 8.30% | |
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos | 3.647,90 | 3.789,29 | 5.347,55 | 6.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 8.407,58 | 8.733,43 | 12.324,88 | 6.50% | |
Corretoras de títulos e valores mobiliários | 15.126,89 | 15.713,17 | 22.174,89 | 7.70% | |
Fabricação de outros produtos alimentícios | 11.597,51 | 12.047,00 | 17.001,09 | 5.80% | |
Comissaria de despachos | 7.385,27 | 7.671,50 | 10.826,25 | 4.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 12.068,99 | 12.536,75 | 17.692,24 | 4.30% | |
Organização logística do transporte de carga | 15.560,66 | 16.163,75 | 22.810,77 | 5.10% | |
Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários | 5.690,70 | 5.911,25 | 8.342,13 | 6.60% | |
Bancos de câmbio | 22.607,47 | 23.483,67 | 33.140,85 | 5.90% | |
Fabricação de geradores de corrente contínua e alternada, peças e acessórios | 4.632,78 | 4.812,33 | 6.791,31 | 6.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |