O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.041,23
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.268 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Itabuna - BA
R$ 8.198,26
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.830 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Educador Infantil de Nível Médio
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve organizar espaços em geral, brincar com os alunos, desenvolver atividades artísticas, definir métodos de avaliação, explicar atividades propostas, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar autocontrole, conferir cadastro dos alunos, conversar com alunos (roda da conversa), desenvolver capacidades emocionais, planejar o roteiro de aula, demonstrar capacidade de observação, trocar fralda dos alunos, solicitar material pedagógico, orientar atividades de desenho, trabalhar em equipe, avaliar atividades dos alunos, apresentar regras da escola, demonstrar versatilidade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), ler textos, interagir com a comunidade, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, pintar, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar a socialização, discutir resultados dos projetos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, elaborar relatórios, observar o raciocínio lógico, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar recreio, definir técnica de trabalho (estratégias), reciclar material, atualizar-se, participar de conselhos, elaborar estórias com alunos, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar criatividade, participar de eventos de qualificação profissional, demonstrar senso de organização, supervisionar refeições, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa de cama, preencher diário de classe, preencher agenda, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar da definição do horário, desenvolver capacidades intelectuais, escrever letras e números, definir objetivos da ação didática, pesquisar materiais e recursos disponíveis, observar a linguagem, acompanhar alunos em cursos extraclasses, limpar material, modelar massas e argila, dramatizar estórias e músicas, cantar músicas, demonstrar paciência, convocar pais e responsáveis, recortar materiais, definir atividades pedagógicas, visitar locais para eventos extracurriculares, auto avaliar-se, construir regras com os alunos, observar o desenvolvimento motor, organizar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, alimentar os alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, reestruturar estratégias, demonstrar sensibilidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, ensinar culinária, comentar filmes, utilizar sucata, organizar sala de aula, organizar espaço para momento do sono e descanso, desenvolver atividades com informática, colar materiais, orientar higiene pessoal, apresentar projeto aos alunos, orientar atividades artísticas, determinar parâmetros do projeto, criar espaço para brincadeiras, comprar material pedagógico, selecionar eventos e atividades extracurriculares, trocar roupa dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, debater projeto com direção e coordenação, elaborar cronograma, contar estórias, selecionar material didático, estabelecer vínculos, demonstrar afetividade, administrar biblioteca circulante, identificar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, dar banho nos alunos, participar da associação de pais e mestres, corrigir atividades, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), preencher fichas de avaliação, orientar atividades com jogos e brinquedos, servir como referencial de conduta, mostrar filmes, supervisionar entrada e saída dos alunos, investigar interesse do aluno, registrar observações, contornar situações adversas, organizar eventos na escola, desenvolver capacidades motoras, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar eventos extracurriculares, discutir plano de aula com coordenação e direção, servir alimentação aos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2024
O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 41080 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Educador Infantil de Nível Médio em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 36h | 2.927,76 | 3.041,23 | 4.291,87 | 17,11 | 4.30% |
Rio Grande do Sul | 39h | 2.076,64 | 2.157,12 | 3.044,20 | 11,15 | 7.40% |
Minas Gerais | 37h | 2.410,29 | 2.503,71 | 3.533,31 | 13,58 | 4.20% |
Rio de Janeiro | 31h | 2.219,72 | 2.305,75 | 3.253,94 | 15,10 | 6.40% |
Paraná | 37h | 2.329,47 | 2.419,75 | 3.414,82 | 13,26 | 4.50% |
Santa Catarina | 37h | 2.441,13 | 2.535,74 | 3.578,52 | 13,59 | 4.90% |
Bahia | 35h | 2.227,29 | 2.313,61 | 3.265,04 | 13,38 | 6.10% |
Goiás | 34h | 2.176,03 | 2.260,37 | 3.189,90 | 13,33 | 7.60% |
Ceará | 38h | 2.298,35 | 2.387,42 | 3.369,20 | 12,56 | 6.30% |
Mato Grosso do Sul | 33h | 2.132,62 | 2.215,28 | 3.126,26 | 13,44 | 4.90% |
Distrito Federal | 28h | 2.700,12 | 2.804,77 | 3.958,18 | 19,68 | 4.20% |
Pernambuco | 34h | 1.995,52 | 2.072,86 | 2.925,29 | 12,20 | 5.40% |
Alagoas | 38h | 2.160,54 | 2.244,28 | 3.167,19 | 11,77 | 4.40% |
Rio Grande do Norte | 40h | 2.036,66 | 2.115,59 | 2.985,59 | 10,57 | 5.40% |
Mato Grosso | 30h | 2.504,06 | 2.601,11 | 3.670,77 | 17,27 | 6.00% |
Maranhão | 33h | 1.790,25 | 1.859,64 | 2.624,38 | 11,12 | 7.70% |
Amazonas | 40h | 1.710,74 | 1.777,05 | 2.507,82 | 8,83 | 4.10% |
Espírito Santo | 32h | 1.912,78 | 1.986,91 | 2.803,99 | 12,41 | 5.70% |
Pará | 33h | 2.055,93 | 2.135,61 | 3.013,84 | 12,80 | 6.60% |
Sergipe | 37h | 1.673,07 | 1.737,91 | 2.452,59 | 9,33 | 5.60% |
Paraíba | 36h | 1.921,61 | 1.996,09 | 2.816,94 | 11,20 | 7.30% |
Piauí | 32h | 2.385,14 | 2.477,58 | 3.496,43 | 15,36 | 5.20% |
Rondônia | 38h | 2.187,47 | 2.272,25 | 3.206,66 | 11,94 | 6.30% |
Amapá | 39h | 2.054,02 | 2.133,63 | 3.011,05 | 10,85 | 4.80% |
Tocantins | 38h | 2.246,35 | 2.333,42 | 3.292,99 | 12,26 | 8.00% |
Roraima | 42h | 1.778,51 | 1.847,43 | 2.607,16 | 8,70 | 7.10% |
Acre | 32h | 1.760,52 | 1.828,76 | 2.580,80 | 11,61 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Educador Infantil de Nível Médio. |
Dissídio de Educador Infantil de Nível Médio por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 38 | 3.199,76 | 3.323,78 | 4.690,61 | 17,71 | 5.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 30 | 2.545,05 | 2.643,69 | 3.730,86 | 17,56 | 7.10% |
Porto Alegre, RS | 40 | 2.185,72 | 2.270,43 | 3.204,10 | 11,25 | 7.90% |
Caxias do Sul, RS | 41 | 2.036,99 | 2.115,94 | 2.986,08 | 10,30 | 5.30% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 3.225,17 | 3.350,17 | 4.727,86 | 18,08 | 7.40% |
Franca, SP | 42 | 2.217,65 | 2.303,60 | 3.250,91 | 10,95 | 7.50% |
Curitiba, PR | 38 | 1.983,23 | 2.060,09 | 2.907,26 | 10,82 | 5.60% |
Betim, MG | 40 | 2.689,08 | 2.793,30 | 3.941,99 | 14,12 | 5.20% |
Guarulhos, SP | 37 | 2.737,55 | 2.843,65 | 4.013,05 | 15,28 | 8.00% |
Uberlândia, MG | 39 | 1.856,77 | 1.928,73 | 2.721,88 | 9,91 | 6.40% |
Limeira, SP | 30 | 3.092,27 | 3.212,12 | 4.533,04 | 21,33 | 5.10% |
São Carlos, SP | 33 | 3.789,80 | 3.936,68 | 5.555,57 | 23,86 | 5.90% |
Canoas, RS | 39 | 2.069,09 | 2.149,28 | 3.033,13 | 11,16 | 4.80% |
Itajaí, SC | 39 | 2.331,58 | 2.421,94 | 3.417,92 | 12,42 | 5.20% |
Juiz de Fora, MG | 38 | 2.282,05 | 2.370,49 | 3.345,31 | 12,63 | 8.00% |
Bertioga, SP | 38 | 3.819,15 | 3.967,17 | 5.598,58 | 20,97 | 8.30% |
Brasília, DF | 28 | 2.700,12 | 2.804,77 | 3.958,18 | 19,68 | 5.50% |
Salvador, BA | 35 | 2.202,41 | 2.287,77 | 3.228,57 | 13,06 | 5.00% |
Fortaleza, CE | 39 | 1.714,78 | 1.781,24 | 2.513,74 | 9,23 | 8.30% |
São Bernardo do Campo, SP | 35 | 2.560,12 | 2.659,35 | 3.752,95 | 15,09 | 5.00% |
Ponta Grossa, PR | 32 | 3.027,50 | 3.144,84 | 4.438,09 | 19,39 | 4.40% |
Ipatinga, MG | 43 | 2.504,20 | 2.601,26 | 3.670,97 | 12,09 | 7.30% |
Gravatai, RS | 31 | 1.748,38 | 1.816,14 | 2.562,99 | 11,56 | 8.00% |
Florianópolis, SC | 36 | 2.467,49 | 2.563,12 | 3.617,15 | 14,20 | 4.40% |
Campinas, SP | 37 | 2.709,02 | 2.814,01 | 3.971,22 | 15,34 | 5.30% |
Joinville, SC | 39 | 2.487,17 | 2.583,57 | 3.646,01 | 13,26 | 7.90% |
Maceió, AL | 39 | 2.304,18 | 2.393,48 | 3.377,75 | 12,25 | 8.20% |
Londrina, PR | 41 | 2.597,49 | 2.698,16 | 3.807,72 | 13,04 | 7.70% |
Blumenau, SC | 41 | 2.593,95 | 2.694,48 | 3.802,53 | 13,00 | 6.00% |
São Leopoldo, RS | 38 | 2.107,60 | 2.189,29 | 3.089,59 | 11,47 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Educador Infantil de Nível Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Educador Infantil de Nível Médio no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação infantil - creche | 2.404,45 | 2.497,64 | 3.524,75 | 4.60% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.110,70 | 2.192,51 | 3.094,14 | 5.40% | |
Administração pública em geral | 3.474,58 | 3.609,25 | 5.093,48 | 7.50% | |
Ensino fundamental | 2.286,94 | 2.375,57 | 3.352,48 | 6.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.431,46 | 2.525,70 | 3.564,34 | 5.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.446,86 | 2.541,69 | 3.586,91 | 4.70% | |
Ensino médio | 3.041,97 | 3.159,87 | 4.459,30 | 5.80% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.303,13 | 2.392,39 | 3.376,21 | 7.00% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.768,94 | 2.876,25 | 4.059,05 | 7.60% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.058,96 | 2.138,76 | 3.018,28 | 5.10% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.297,11 | 2.386,14 | 3.367,39 | 7.30% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.588,13 | 2.688,44 | 3.794,00 | 6.50% | |
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente | 1.975,53 | 2.052,10 | 2.895,98 | 4.20% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 2.285,28 | 2.373,86 | 3.350,06 | 4.40% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.033,77 | 2.112,59 | 2.981,36 | 4.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.979,38 | 3.094,85 | 4.367,55 | 8.00% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 2.203,55 | 2.288,95 | 3.230,24 | 4.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.042,93 | 6.277,14 | 8.858,48 | 6.80% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.456,29 | 3.590,24 | 5.066,66 | 4.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 2.379,52 | 2.471,74 | 3.488,20 | 5.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |