O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Educador Infantil de Nível Médio
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve ensinar alunos, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve registrar observações, demonstrar autocontrole, supervisionar recreio, conferir cadastro dos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, contornar situações adversas, demonstrar paciência, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar o desenvolvimento motor, ler textos, recortar materiais, orientar higiene pessoal, identificar material pedagógico, definir métodos de avaliação, definir técnica de trabalho (estratégias), participar de conselhos, criar jogos e brincadeiras, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar espaço para momento do sono e descanso, ensinar culinária, observar a linguagem, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar capacidade de observação, comentar filmes, desenvolver capacidades emocionais, observar o raciocínio lógico, orientar atividades de desenho, participar da definição do horário, cantar músicas, determinar parâmetros do projeto, investigar interesse do aluno, preencher fichas de avaliação, avaliar atividades dos alunos, organizar espaços em geral, administrar biblioteca circulante, preencher agenda, organizar sala de aula, reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar refeições, reestruturar estratégias, modelar massas e argila, participar de reuniões com demais profissionais da escola, confeccionar material pedagógico, corrigir atividades, selecionar material didático, demonstrar senso de organização, preencher diário de classe, limpar material, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa de cama, visitar locais para eventos extracurriculares, desenvolver capacidades intelectuais, brincar com os alunos, trocar fralda dos alunos, conversar com alunos (roda da conversa), organizar eventos na escola, utilizar sucata, reunir-se com pais e responsáveis, elaborar relatórios, elaborar cronograma, acompanhar alunos em cursos extraclasses, estabelecer vínculos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar sensibilidade, desenvolver atividades com informática, demonstrar versatilidade, auto avaliar-se, explicar atividades propostas, trabalhar em equipe, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), atualizar-se, definir atividades pedagógicas, dar banho nos alunos, servir como referencial de conduta, apresentar projeto aos alunos, construir regras com os alunos, criar espaço para brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades motoras, desenvolver atividades artísticas, colar materiais, observar a socialização, contar estórias, especificar materiais de ensino-aprendizagem, discutir resultados dos projetos, organizar pastas de atividades dos alunos, trocar roupa dos alunos, solicitar material pedagógico, alimentar os alunos, orientar atividades artísticas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, apresentar regras da escola, participar de eventos de qualificação profissional, convocar pais e responsáveis, reciclar material, mostrar filmes, pintar, organizar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, organizar eventos extracurriculares, debater projeto com direção e coordenação, selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar entrada e saída dos alunos, definir objetivos da ação didática, interagir com a comunidade, elaborar estórias com alunos, desenhar, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar criatividade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, comprar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, planejar o roteiro de aula, participar da associação de pais e mestres, escrever letras e números.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: