O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Educador Infantil de Nível Médio
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, comunicar-se, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, planejar ações didáticas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve definir técnica de trabalho (estratégias), elaborar estórias com alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, discutir plano de aula com coordenação e direção, elaborar cronograma, avaliar atividades dos alunos, observar a socialização, demonstrar versatilidade, desenvolver atividades com informática, criar espaço para brincadeiras, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), servir como referencial de conduta, trocar roupa de cama, confeccionar material pedagógico, participar da associação de pais e mestres, dar banho nos alunos, preencher fichas de avaliação, organizar eventos extracurriculares, organizar material pedagógico, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, selecionar material didático, ensinar culinária, participar de conselhos, discutir resultados dos projetos, observar a linguagem, demonstrar afetividade, explicar atividades propostas, reunir-se com a coordenação e a direção, orientar atividades artísticas, visitar locais para eventos extracurriculares, preencher agenda, elaborar relatórios, criar jogos e brincadeiras, supervisionar refeições, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar espaço para momento do sono e descanso, observar o desenvolvimento motor, organizar sala de aula, demonstrar sensibilidade, modelar massas e argila, apresentar projeto aos alunos, demonstrar paciência, desenhar, organizar pastas de atividades dos alunos, comentar filmes, supervisionar recreio, identificar material pedagógico, contar estórias, trocar fralda dos alunos, atualizar-se, auto avaliar-se, recortar materiais, corrigir atividades, ler textos, apresentar regras da escola, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, participar da definição do horário, conversar com alunos (roda da conversa), desenvolver atividades artísticas, construir regras com os alunos, mostrar filmes, estabelecer vínculos, servir alimentação aos alunos, orientar atividades de desenho, organizar eventos na escola, interagir com a comunidade, dramatizar estórias e músicas, investigar interesse do aluno, registrar observações, trocar roupa dos alunos, observar o raciocínio lógico, supervisionar momento do sono e descanso, conferir cadastro dos alunos, demonstrar senso de organização, determinar parâmetros do projeto, limpar sala de aula e mobiliário, escrever letras e números, limpar material, participar da elaboração de calendário escolar, orientar higiene pessoal, cantar músicas, selecionar eventos e atividades extracurriculares, colar materiais, administrar biblioteca circulante, reestruturar estratégias, alimentar os alunos, definir atividades pedagógicas, definir objetivos da ação didática, solicitar material pedagógico, demonstrar autocontrole, demonstrar capacidade de observação, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, reunir-se com pais e responsáveis, utilizar sucata, participar de eventos de qualificação profissional, comprar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, preencher diário de classe, definir métodos de avaliação, organizar espaços em geral, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, brincar com os alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, pintar, reciclar material, contornar situações adversas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver capacidades motoras, planejar o roteiro de aula, debater projeto com direção e coordenação, convocar pais e responsáveis, analisar necessidades do aluno e da comunidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: