O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Educador Infantil de Nível Médio

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve conversar com alunos (roda da conversa), servir alimentação aos alunos, demonstrar senso de organização, demonstrar paciência, especificar materiais de ensino-aprendizagem, cantar músicas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades intelectuais, observar a socialização, explicar atividades propostas, participar da elaboração de calendário escolar, desenhar, supervisionar recreio, elaborar relatórios, participar de eventos de qualificação profissional, limpar sala de aula e mobiliário, observar o desenvolvimento motor, pesquisar materiais e recursos disponíveis, convocar pais e responsáveis, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar regras da escola, preencher fichas de avaliação, contar estórias, discutir resultados dos projetos, organizar eventos na escola, recortar materiais, visitar locais para eventos extracurriculares, definir técnica de trabalho (estratégias), mostrar filmes, selecionar material didático, colar materiais, demonstrar capacidade de observação, participar de reuniões com demais profissionais da escola, ler textos, estabelecer vínculos, reunir-se com pais e responsáveis, definir atividades pedagógicas, brincar com os alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, apresentar projeto aos alunos, elaborar estórias com alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, criar espaço para brincadeiras, construir regras com os alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, limpar material, conferir cadastro dos alunos, observar a linguagem, reestruturar estratégias, identificar material pedagógico, participar da associação de pais e mestres, orientar atividades artísticas, planejar o roteiro de aula, preencher diário de classe, organizar espaços em geral, contornar situações adversas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, interagir com a comunidade, desenvolver atividades artísticas, comprar material pedagógico, acompanhar alunos em cursos extraclasses, administrar biblioteca circulante, definir métodos de avaliação, organizar eventos extracurriculares, observar o raciocínio lógico, ensinar culinária, trocar roupa de cama, orientar atividades de desenho, confeccionar material pedagógico, dar banho nos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar refeições, comentar filmes, supervisionar entrada e saída dos alunos, reciclar material, pintar, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar material pedagógico, preencher agenda, trocar fralda dos alunos, servir como referencial de conduta, trocar roupa dos alunos, participar de conselhos, demonstrar versatilidade, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), escrever letras e números, auto avaliar-se, atualizar-se, elaborar cronograma, demonstrar criatividade, desenvolver capacidades emocionais, avaliar atividades dos alunos, registrar observações, demonstrar sensibilidade, orientar higiene pessoal, criar jogos e brincadeiras, investigar interesse do aluno, debater projeto com direção e coordenação, alimentar os alunos, demonstrar autocontrole, desenvolver capacidades motoras, trabalhar em equipe, encaminhar alunos para outros profissionais, determinar parâmetros do projeto, modelar massas e argila, organizar sala de aula, solicitar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, corrigir atividades, utilizar sucata, desenvolver atividades com informática, dramatizar estórias e músicas, supervisionar momento do sono e descanso, participar da definição do horário.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Educador Infantil de Nível Médio CBO 331105 salário