O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Educador Infantil de Nível Médio

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

.

Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, preparar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve supervisionar refeições, observar o desenvolvimento motor, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa de cama, supervisionar momento do sono e descanso, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar regras da escola, participar da definição do horário, elaborar cronograma, debater projeto com direção e coordenação, preencher agenda, observar o raciocínio lógico, investigar interesse do aluno, demonstrar capacidade de observação, recortar materiais, participar de conselhos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, orientar higiene pessoal, criar espaço para brincadeiras, auto avaliar-se, demonstrar sensibilidade, demonstrar criatividade, contornar situações adversas, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), determinar parâmetros do projeto, servir alimentação aos alunos, preencher fichas de avaliação, modelar massas e argila, trocar fralda dos alunos, demonstrar senso de organização, participar de eventos de qualificação profissional, alimentar os alunos, explicar atividades propostas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar espaços em geral, definir atividades pedagógicas, registrar observações, brincar com os alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, organizar material pedagógico, ler textos, observar a socialização, selecionar eventos e atividades extracurriculares, demonstrar afetividade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), encaminhar alunos para outros profissionais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, orientar atividades artísticas, administrar biblioteca circulante, demonstrar autocontrole, dramatizar estórias e músicas, convocar pais e responsáveis, solicitar material pedagógico, utilizar sucata, limpar sala de aula e mobiliário, desenvolver capacidades intelectuais, criar jogos e brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, estabelecer vínculos, supervisionar entrada e saída dos alunos, trocar roupa dos alunos, demonstrar paciência, pintar, organizar espaço para momento do sono e descanso, atualizar-se, organizar sala de aula, limpar material, dar banho nos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, conversar com alunos (roda da conversa), definir técnica de trabalho (estratégias), supervisionar recreio, reunir-se com pais e responsáveis, visitar locais para eventos extracurriculares, reciclar material, demonstrar versatilidade, orientar atividades de desenho, ensinar culinária, desenhar, interagir com a comunidade, corrigir atividades, confeccionar material pedagógico, contar estórias, reestruturar estratégias, planejar o roteiro de aula, construir regras com os alunos, apresentar projeto aos alunos, servir como referencial de conduta, identificar material pedagógico, cantar músicas, participar da elaboração de calendário escolar, elaborar relatórios, selecionar material didático, organizar eventos extracurriculares, discutir resultados dos projetos, colar materiais, definir métodos de avaliação, definir objetivos da ação didática, escrever letras e números, participar da associação de pais e mestres, avaliar atividades dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, especificar materiais de ensino-aprendizagem, observar a linguagem, mostrar filmes, desenvolver atividades artísticas, desenvolver capacidades motoras, preencher diário de classe, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar pastas de atividades dos alunos, organizar eventos na escola, comprar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trabalhar em equipe, desenvolver atividades com informática, conferir cadastro dos alunos, comentar filmes, elaborar estórias com alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Educador Infantil de Nível Médio CBO 331105 salário