O dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234510 no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 10.814,43
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.664 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 12.508,26
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
509 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O profissional Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional deve prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, atualizar-se na Área, produzir material de trabalho, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional deve produzir transparências, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, constituir grupos de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, planejar estágios, avaliar políticas educacionais, demonstrar postura ética, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estudar a produção científica da área, divulgar resultados de pesquisas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir artigos para divulgação, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar alunos sobre campos de estágio, programar cursos para atendimento a demandas externas, colaborar em comissões de avaliação, produzir cartazes, produzir textos para uso pedagógico, coordenar reuniões, avaliar planos de ação pedagógica, dialogar com os alunos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, sistematizar conteúdos, avaliar o desempenho dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir vídeos, coordenar pesquisas, atribuir notas e conceitos, orientar monitores, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar áreas, disciplinas e turmas, participar de associações de classe, estudar outros idiomas, dominar a língua portuguesa, coordenar eventos, estudar propostas e políticas educacionais, participar de associações científicas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar os ambientes de aprendizagem, demonstrar postura crítica, produzir planos de cursos e de aulas, avaliar currículos de alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar a própria prática de pesquisa, trabalhar em equipe, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar o desenvolvimento das aulas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), participar de comissões, discutir resultados de avaliação, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, treinar auxiliares de pesquisa, atuar em debates, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, elaborar pareceres, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar diferentes formas de comunicação, coordenar equipes de trabalho, desenvolver propostas de avaliação, redigir publicações científicas, dialogar com as entidades representativas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, participar de colegiados, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, prever fontes de financiamento, atuar em comissões editoriais, participar de congressos e eventos científicos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, coordenar convênios, avaliar cursos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), compromissar-se social e politicamente, participar de reuniões, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, realizar revisão da literatura na área, planejar projetos de extensão, avaliar projetos de extensão, organizar coletâneas, proferir palestras, elaborar programas e cronogramas, exercer cargos de representação, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, estudar a legislação educacional, avaliar material didático, redigir relatórios de pesquisa, trabalhar com diferentes formas de interação humana, atuar em projetos de extensão, produzir hipertextos, planejar eventos e seminários, mapear campos para estágio, orientar alunos de iniciação científica, mediar a relação do estagiário com a instituição, participar de atividades culturais, coletar dados e materiais para pesquisa, prestar assessoria a órgãos públicos, gerenciar convênios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar pesquisas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, gerenciar projetos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em banca examinadora docente e discente, preencher relatórios de atividades, planejar a produção de materiais didáticos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar trabalhos científicos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, desenvolver atividades interativas, realizar eventos, organizar publicações, analisar pesquisas educacionais, dialogar com os professores da instituição, coordenar projetos pedagógicos, coordenar cursos, exercer cargos de direção, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar aulas, coordenar grupos de pesquisa, auto avaliar-se, analisar os problemas da realidade brasileira, produzir instrumentos de avaliação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, avaliar projetos de pesquisa, coordenar projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar estágios, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024
O salário de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 4271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 38h | 8.688,20 | 9.024,93 | 12.736,25 | 47,82 | 5.00% |
Minas Gerais | 22h | 5.263,47 | 5.467,47 | 7.715,86 | 48,80 | 6.20% |
Goiás | 36h | 6.722,51 | 6.983,05 | 9.854,69 | 38,77 | 6.50% |
Distrito Federal | 26h | 3.935,68 | 4.088,21 | 5.769,41 | 31,37 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 21h | 5.125,15 | 5.323,78 | 7.513,08 | 50,51 | 7.10% |
Sergipe | 40h | 6.177,25 | 6.416,66 | 9.055,38 | 32,48 | 7.60% |
Rio Grande do Sul | 28h | 5.907,85 | 6.136,82 | 8.660,46 | 43,57 | 8.20% |
Ceará | 23h | 4.662,24 | 4.842,93 | 6.834,49 | 42,00 | 5.30% |
Espírito Santo | 32h | 7.291,61 | 7.574,21 | 10.688,95 | 47,21 | 7.20% |
Bahia | 26h | 3.170,34 | 3.293,21 | 4.647,47 | 25,80 | 7.70% |
Amazonas | 30h | 5.773,93 | 5.997,71 | 8.464,15 | 39,78 | 6.40% |
Santa Catarina | 26h | 5.801,77 | 6.026,63 | 8.504,96 | 46,91 | 7.60% |
Maranhão | 29h | 5.594,49 | 5.811,31 | 8.201,10 | 40,16 | 6.30% |
Paraná | 24h | 4.543,09 | 4.719,17 | 6.659,83 | 39,20 | 6.40% |
Pará | 36h | 7.106,27 | 7.381,69 | 10.417,26 | 40,69 | 5.10% |
Piauí | 27h | 6.849,55 | 7.115,02 | 10.040,93 | 52,93 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 42h | 10.410,94 | 10.814,43 | 15.261,65 | 51,67 | 7.80% |
Acre | 41h | 1.841,55 | 1.912,93 | 2.699,58 | 9,35 | 8.00% |
Mato Grosso | 21h | 4.381,05 | 4.550,84 | 6.422,29 | 43,28 | 8.10% |
Rondônia | 18h | 3.915,98 | 4.067,76 | 5.740,54 | 45,20 | 4.50% |
Pernambuco | 25h | 3.461,03 | 3.595,17 | 5.073,62 | 28,80 | 5.10% |
Amapá | 17h | 1.984,29 | 2.061,20 | 2.908,83 | 23,69 | 4.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional. |
Dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 32 | 12.041,56 | 12.508,26 | 17.652,03 | 77,20 | 5.90% |
Brasília, DF | 26 | 3.935,68 | 4.088,21 | 5.769,41 | 31,37 | 7.90% |
Goiânia, GO | 40 | 7.846,62 | 8.150,73 | 11.502,56 | 40,27 | 4.70% |
Uberlândia, MG | 19 | 4.142,89 | 4.303,46 | 6.073,17 | 45,98 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 19 | 5.235,46 | 5.438,38 | 7.674,80 | 56,46 | 7.70% |
Manaus, AM | 30 | 5.904,33 | 6.133,16 | 8.655,30 | 40,54 | 5.30% |
Manhuacu, MG | 20 | 4.682,48 | 4.863,96 | 6.864,17 | 48,71 | 5.70% |
São Luís, MA | 31 | 5.496,42 | 5.709,44 | 8.057,34 | 37,14 | 6.70% |
Aracaju, SE | 39 | 6.025,02 | 6.258,53 | 8.832,22 | 32,18 | 7.70% |
Fortaleza, CE | 18 | 3.925,91 | 4.078,06 | 5.755,08 | 45,99 | 8.10% |
Teresina, PI | 28 | 6.359,53 | 6.606,01 | 9.322,60 | 46,64 | 4.30% |
Cruz Alta, RS | 25 | 5.265,71 | 5.469,79 | 7.719,14 | 44,63 | 6.80% |
Joinville, SC | 24 | 5.128,85 | 5.327,63 | 7.518,51 | 44,85 | 7.90% |
Sorocaba, SP | 44 | 8.035,49 | 8.346,92 | 11.779,42 | 37,94 | 7.00% |
Salvador, BA | 25 | 3.388,55 | 3.519,88 | 4.967,36 | 28,49 | 6.80% |
Vitoria, ES | 33 | 7.786,44 | 8.088,22 | 11.414,34 | 49,42 | 6.50% |
Curitiba, PR | 19 | 2.905,19 | 3.017,79 | 4.258,79 | 31,39 | 4.40% |
Campo Grande, MS | 42 | 10.410,94 | 10.814,43 | 15.261,65 | 51,67 | 7.30% |
São Lourenco, MG | 44 | 10.122,38 | 10.514,69 | 14.838,65 | 47,79 | 5.60% |
Quirinópolis, GO | 14 | 2.766,13 | 2.873,34 | 4.054,94 | 39,91 | 4.40% |
Barueri, SP | 44 | 7.662,04 | 7.959,00 | 11.231,98 | 36,18 | 5.80% |
Campinas, SP | 41 | 10.054,13 | 10.443,79 | 14.738,60 | 50,38 | 4.60% |
Governador Valadares, MG | 17 | 5.398,76 | 5.608,00 | 7.914,18 | 65,66 | 5.70% |
Presidente Prudente, SP | 27 | 5.432,43 | 5.642,97 | 7.963,53 | 41,08 | 4.50% |
Sena Madureira, AC | 44 | 1.452,53 | 1.508,82 | 2.129,30 | 6,86 | 6.30% |
Conceição do Coite, BA | 25 | 2.970,04 | 3.085,15 | 4.353,86 | 25,11 | 7.40% |
Cariacica, ES | 44 | 9.983,03 | 10.369,94 | 14.634,37 | 47,14 | 6.30% |
Praia Grande, SP | 43 | 8.105,07 | 8.419,19 | 11.881,42 | 39,34 | 6.50% |
Varginha, MG | 40 | 8.158,88 | 8.475,10 | 11.960,31 | 42,72 | 6.10% |
Catanduva, SP | 27 | 6.108,07 | 6.344,80 | 8.953,97 | 47,71 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Docente de Ensino Superior na Área de Orientação Educacional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação | 7.755,51 | 8.056,09 | 11.369,00 | 6.90% | |
Educação profissional de nível tecnológico | 7.649,74 | 7.946,22 | 11.213,95 | 7.40% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 5.061,61 | 5.257,78 | 7.419,94 | 7.70% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 8.003,98 | 8.314,19 | 11.733,23 | 4.20% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.461,88 | 1.518,54 | 2.143,01 | 4.90% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 8.063,20 | 8.375,70 | 11.820,04 | 4.40% | |
Ensino fundamental | 2.663,98 | 2.767,23 | 3.905,20 | 6.30% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.554,22 | 3.691,97 | 5.210,22 | 7.70% | |
Administração pública em geral | 5.726,82 | 5.948,77 | 8.395,09 | 5.60% | |
Educação infantil - creche | 2.466,50 | 2.562,10 | 3.615,71 | 7.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 5.414,38 | 5.624,23 | 7.937,08 | 6.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.402,75 | 2.495,87 | 3.522,25 | 6.50% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.993,88 | 8.303,70 | 11.718,43 | 4.50% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 2.833,80 | 2.943,63 | 4.154,13 | 6.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 7.154,62 | 7.431,92 | 10.488,14 | 4.50% | |
Treinamento em informática | 9.431,37 | 9.796,90 | 13.825,68 | 4.70% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 1.909,65 | 1.983,67 | 2.799,41 | 4.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.682,06 | 1.747,25 | 2.465,77 | 8.00% | |
Atividades de organizações religiosas | 7.467,99 | 7.757,43 | 10.947,52 | 7.90% | |
Ensino médio | 2.583,72 | 2.683,86 | 3.787,54 | 7.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |